quinta-feira, março 29, 2007

Polis de Tomar “bastante atrasado”

Tomar é uma das 39 cidades abrangidas pelo Programa Polis, que não vai conseguir cumprir os prazos, sobretudo, devido aos atrasos nos planos de pormenor. Iniciadas em 2000, as intervenções nas zonas previstas vão continuar até 2008. “O Templário” entrevistou Pinto Leite, Coordenador nacional do Programa Polis.

“O Templário” - Em que fase está o Programa Polis em Tomar?
Pinto leite - O Programa Polis de Tomar foi dos últimos a ser lançados e, como tal, é dos que estão bastante atrasados. Houve, principalmente, muitos problemas na elaboração e aprovação dos planos de pormenor, que acabam por condicionar as obras. Sei que algumas obras importantes vão ser lançadas só agora, durante os próximos meses. Ou seja, o programa que deveria acabar ainda este ano, só estará concluído em 2008. De qualquer maneira, tem obras muito importantes, relacionadas com o rio. Há uma preocupação em devolver o rio às cidades, porque elas já se tinham esquecido que tinham vias ribeirinhas. Eram sítios que, ou estavam abandonados, ou as pessoas não iam lá. Um dos projectos de referência é, por exemplo, uma ponte que vai ser feita, da autoria do engenheiro Adão da Fonseca, o autor da ponte pedonal de Coimbra. Os atrasos relacionados com os planos de pormenor levaram a que os prazos não fossem cumprindo. Houve, no entanto, avanços em algumas obras, porque não estavam abrangidas por esses planos, mas, outras houve que ficaram à espera da definição desse plano de ordenamento do território. Vão ser ainda lançadas obras para o mês de Abril. (...)

"Qualidade do policiamento mantêm-se"

Garante comandante da GNR de Tomar
O Destacamento da GNR de Tomar passou a estar sedeado em Ourém. O comandante da unidade, capitão Duarte da Graça, explicou a “O Templário” as razões desta transferência, assegurando que, se mantém a qualidade do policiamento e que, na prática, nada vai mudar para os tomarenses.



- Tomar: Câmara contesta saída da GNR
- Executivo reiteira posição
- GNR de Tomar toma conta de 14 freguesias

Edição n.º 953 - 29 de Março de 2007


quinta-feira, março 22, 2007

Alviobeira ganha luta do IC3

O Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações considerou "pertinente" a reivindicação dos moradores de Alviobeira e Manobra que contestam o troço do IC3 a nascente de Alviobeira, defendendo a continuação da estrada para norte passando a poente da aldeia e atravessando a Rede Natura.
Num ofício enviado no dia 15 à Comissão de Moradores a chefe de gabinete, Carla Correia, informa que “a proposta de integração da solução que se desenvolve a poente de Alviobeira, será integrada no estudo prévio do IC3 / Coimbra, que se encontra em curso”. A pretensão foi aceite “por ter sido considerada pertinente”. (..)

"BIG BROTHER" no jardim do Mouchão

É notícia de destaque na edição desta semana do Jornal "O Templário". A Câmara de Tomar anunciou a instalação de câmaras de videovigilância no Mouchão e no jardim da Várzea Pequena. Uma decisão que levanta o problema da eventual violação da vida privada versus segurança.
À volta do pavilhão e do estádio de Tomar já há esse tipo de videovigilância.

Edição n.º 952 - 22 de Março de 2007


sexta-feira, março 16, 2007

Edição n.º 951 - 15 de Março de 2007


domingo, março 11, 2007

Finanças de Tomar – instalações polémicas



A Repartição de Finanças e a Tesouraria da Fazenda Pública de Tomar vão ser instaladas na rua Everard (Levada), nos antigos escritórios de Fábricas Mendes Godinho.
Nesta fase o interior e o telhado do edifício estão a ser demolidos, mantendo-se apenas as paredes exteriores.
A opção de instalar as Finanças neste local levanta uma série de questões: Situa-se em zona de cheias (aconteceu três vezes no último Inverno – mesmo antes do rio Nabão galgar as suas margens já o rés do chão do edifício fica inundado pela água que sai dos esgotos); é a zona de maior constrangimento em termos de estacionamento e trânsito; entre outros aspectos negativos.
Está aberto o debate. Aceitam-se comentários, críticas e sugestões.

11-03-2007 11:50

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

"Revolução" no Mouchão




Estão a decorrer obras no Mouchão, em Tomar. Os mais conservadores temem que este espaço verde seja descaracterizado. O projecto inicial previa o abate dos chorões à volta da roda do Mouchão, mas entretanto conseguiu-se garantir que essa intenção não fosse concretizada. Uma lacuna que se aponta é a inexistência de sanitários públicos, instalações que o projecto não contempla. Em contrapartida prevê-se a criação de quiosques... Aceitam-se comentários.
11-03-2007 11:42

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

sexta-feira, março 09, 2007

Mulheres em festa

Ontem o dia foi das mulheres. Os restaurantes da região encheram-se de grupos de mulheres que tiveram uma noite especial só para si.
No restaurante Bela Vista, em Águas Belas, foram mais de 200 as mulheres que participaram no jantar. No restaurante Convívio juntaram-se mais de 100 num ambiente onde a boa disposição foi uma constante e nem sequer faltaram algumas “malandrices”. Veja-se o formato do bolo…
Grupos mais pequenos juntaram-se noutros restaurantes e, para muitas, a noite terminou nos bares e discotecas da região.
O convívio e a animação marcaram estes encontros interditos à presença masculina.
“O Templário” fez uma ronda por algumas festas no Dia Internacional da Mulher e aqui fica uma pequena mostra:







09-03-2007 11:56

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

quinta-feira, março 08, 2007

PRESIDENTE DA RT LEIRIA DEFENDE MARCA "FÁTIMA/TEMPLÁRIOS" -


O presidente da Região de Turismo de Leiria/Fátima, Miguel Sousinha, que é simultaneamente o presidente da Associação Nacional de Regiões de Turismo (ANRET), participou no Raid dos Templários, organizado pela TEMPLAR nos dias 24 e 25 de Fevereiro. Oportunidade que "O Templário" aproveitou para questionar aquele responsável sobre o futuro "desenho" turístico na região, ou seja a anunciada fusão de regiões de turismo.

PAI DESPEJA FILHO: "VOU COMEÇAR DO ZERO"

"Com 37 anos, uma vida inteira a trabalhar, vou começar do zero", desabafava Vítor Cravo no final da sessão no Tribunal de Tomar, no dia 27.A polémica acção de despejo do seu pai, António Cravo contra si, terminou em acordo. Até Agosto de 2008 Vítor e a sua família vão ter de abandonar a casa onde vivem há oito anos, em Delongo, Paialvo, Tomar. Em contrapartida, os pais de Vitor têm de pagar ao filho 45 mil euros.

EDIÇÃO N.º 950 - 08 DE MARÇO DE 2007

quarta-feira, março 07, 2007

Música moderna em alta na região



A banda tomarense Ashes (na foto) conquistou o primeiro lugar no concurso inserido no 1º Festival Rock do Oeste, organizado pela X-Eventos.
Esta é apenas uma das notícias no universo da música moderna na nossa região, a par de festivais, gravações e lançamentos.
Outro grupo de Tomar, os U-Clic, acabam de lançar o novo trabalho “Console Pupils” e tem previstas participações em festivais e concertos, o próximo dos quais em Tomar, na casa dos Cubos, no dia 17.
Na vila de Tramagal, Concelho de Abrantes, vai decorrer sexta e sábado (9 e 10 de Março) o Festival Efeito Borboleta organizado pela Associação Cistus.
Em S. Silvestre, Beselga, Tomar, a Associação Cultural e Desportiva local está a organizar o Festival S. Silvestre Jovem agendado para os dias 13 e 14 de Abril.

07-03-2007 11:55

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

Autarcas e ARS “negoceiam” urgências


"Nenhuma urgência vai encerrar no Centro Hospitalar do Médio Tejo”, garantiu ontem Miguel Relvas, presidente da Assembleia Municipal de Tomar no final de uma reunião com o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Gomes Branco. Nessa reunião participaram também o presidente da Câmara e os líderes das bancadas da Assembleia Municipal de Tomar.
Miguel Relvas anunciou que o presidente da Câmara e a ARS vão, em conjunto, nos próximos dias, "preparar um documento para que fique claro que não haverá alterações à situação actual".
O presidente da Assembleia Municipal de Tomar considerou a reunião “muito positiva”.
Apesar disso, a Comissão de Utentes do Médio Tejo não vai desmarcar a concentração, agendada para sábado, junto aos hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas, que compõem o Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Manuel Soares, porta-voz da comissão de utentes considera que "os problemas da saúde não se restringem às questões relacionadas com as urgências".
Por isso vão manter a caravana automóvel e as manifestações previstas para sábado em Torres Novas, Tomar e Abrantes.

Utentes unidos em defesa da saúde
http://jn.sapo.pt/2007/03/07/sul/utentes_unidos_defesa_saude.html

07-03-2007 10:31

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

terça-feira, março 06, 2007

Festa dos Tabuleiros 2007: 594 TABULEIROS E 18 RUAS


As 16 Juntas de Freguesia do Concelho de Tomar já confirmaram junto da Comissão da Festa dos Tabuleiros o número previsível de tabuleiros com que vão participar no Cortejo principal de 8 de Julho.
Saiba tudo no link especial da FESTA DOS TABULEIROS:
http://www.otemplario.pt/por/conteudos.asp?TipoConteudo=TABULEIROS