quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Shopping no mercado: PS, IpT e BE querem referendo

Os Independentes por Tomar, o Partido Socialista (PS) e o Bloco de Esquerda (BE) defendem um referendo local sobre a construção do “Fórum Tomar” no local do mercado municipal.
Na sessão da Assembleia Municipal, os Independentes anunciaram a intenção de propor a realização de um referendo local sobre os projectos mais polémicos do Plano de Pormenor do Flecheiro.
Também no decurso do recente debate público promovido pelo PS sobre o Plano de Pormenor do Mercado/Flecheiro, os socialistas propuseram a realização de um referendo e dão como alternativas ao projecto a manutenção e renovação do mercado, apontando a construção do Centro Comercial para a zona de Marmelais.
Já o BE salienta em comunicado que não foram realizados “quaisquer estudos sobre os efeitos do Fórum / Centro Comercial no comércio local” nem foram “estudadas as necessidades dos consumidores”. Para o Bloquistas a construção do Fórum naquele local virá reforçar a barreira visual sobre o rio e o Castelo, “já iniciada com a construção do Centro de Emprego”, não havendo garantias de sucesso comercial do Fórum, “o que pode redundar na existência, a prazo, de um monstro urbanístico sem sentido”.
Estas propostas de referendo estão a gerar uma polémica entre os partidos da oposição. Os Independentes acusam o PS de “atitude divisionista” e apelam “ao bom senso dos dirigentes locais do PS no sentido de recuarem na sua tentativa de se apropriar da iniciativa de outros e de se juntarem aos IpT e ao BE”.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"...dão como alternativas ao projecto a manutenção e renovação do mercado, apontando a construção do Centro Comercial para a zona de Marmelais." Parece-me a coisa mais sensata, já que pelos vistos é tão urgente a construção de um centro comercial.

22 fevereiro, 2007 18:24  
Blogger Mariavai said...

Ó sr. anónimo, acha que é assim tão urgente um Centro Comercial? Para quê? Para enfraquecer ainda mais o comércio tradicional? Se a Corredoura já se encontra às moscas, depois ficará aos moscardos.
As pessoas que querem fazer compras continuarão a ir a Torres Novas, ao Entroncamento, a Coimbra...a Lisboa.
Só se depois vierem os de fora....cá dentro...
Há tantas coisas que fariam mais falta....

24 fevereiro, 2007 16:06  
Anonymous Anónimo said...

Um referendo?
Quando para questões tão importantes a população não vota, porque:
Está frio.
Está calor e foram para a praia.
Está a chover.
Está, Está, Está-se mesmo a ver que as pessoas estão-se a marimbar para os problemas que não lhes tocam directamente.
MARIAVIA SAID...
Há tantas coisas que fariam mais falta....
Por favor, especifique. Só assim se pode patrocionar o debate.
Para mim os centros comerciais, são um local de romaria, "a volta dos tristes", mas como as alternativas também não aparecem... o que podemos fazer?.
Ver futebol?
Passear na corredora, com as lojas fechadas, lixo e trampa por todo o sitio?
Pode ser que com a concretização do Polis, Tomar fique mais atractivo.
Vamos a ver.

24 fevereiro, 2007 23:28  
Blogger Mariavai said...

tb vou opinar

Realmente tem razão quando diz que as pessoas não votam em questões importantes. Somos demasiados egoístas. Só sabemos refilar e quando é preciso actuar, escusamo-nos.

Coisas que fariam mais falta?

-Recuperação de casas, que se estão a degradar em determinados bairros, para pessoas carenciadas.

-Modernizar o Mercado Municipal, fazendo obras de beneficiação, deixando-o ficar onde está.

-Dinamizar a Corredoura e a Praça da República, com espectáculos de rua e deixar que se coloquem esplanadas sem as exigências costumeiras (as colectividades subsidiadas pela Cãmara eram chamadas a participar).

-Reactivar o Parque de Campismo.

-Estabelecer um protocolo para a implementação de um Centro de Dia para Idosos. Este podia ser feito com uma Junta de Freguesia. (mas que não sejam exigidos 480 lugares de estacionamento....)

-Apetrechar as escolas do Concelho com novos materiais, pois muitos,estão demasiado obsoletos.

Parece-me que já chega...Se calhar existem outros mais prementes, mas agora não me ocorrem..

25 fevereiro, 2007 20:57  

Enviar um comentário

<< Home