quinta-feira, julho 26, 2007

Tribunal de Contas investiga obra do Estádio Municipal de Tomar


A obra de requalificação do Estádio Municipal e da zona envolvente foi adjudicada ao Consórcio Lena – Engenharia e Construções, S.A. e Construções Aquino & Rodrigues, S.A., por cerca de 3 milhões de euros (600 mil contos), mas acabou por custar mais.
Esta derrapagem em relação ao orçamento inicial levou o Tribunal de Contas a ordenar uma auditoria à obra, tal como a mais 11 obras noutros pontos do país.
A notícia é avançada na edição de hoje do 'Jornal de Negócios'.
As 12 obras públicas investigadas registaram um desvio total que ascende a 8,7 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo médio de perto de 20% face ao que estava previsto nos contratos iniciais.
No caso do Estádio Municipal de Tomar, trata-se de uma obra no âmbito do programa Polis que decorreu durante 2005.

26-07-2007 12:56

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Investigue-se também a obra de "requalificação do Pavilhão Municipal com parque subterrâneo", o que já se lá gastou e... o que ainda se vai lá gastar é enorme.
E já agora apure-se como uma "requalificação" passou a demolição (do Pavilhão e do, ainda recente, parque de estacionamento anexo) com nova construção bem diferente do que la estava.
Que nehuma dúvida fique a pairar.

26 julho, 2007 15:41  
Anonymous Anónimo said...

Antes de mais analisem bem é os projectos que mandam fazer em lisboa, como se em Tomar não existissem técnicos capazes de os realizar.

Depois vêm cá apresentá-los e nem os nomes da ruas conhecem... Nem sequer a realidade de Tomar, nem os hábitos e gostos de quem cá habita.

Mas depois temos de levar com o que os iluminados de lisboa acham que é bom para nós.

Culpados: paiva e restante escumalha

26 julho, 2007 17:00  
Anonymous Anónimo said...

E investigue-se a construção da cibernética (a primeira vez), e das lombas.
Também aí se calhar havia uns dinheiritos a mais.

26 julho, 2007 17:06  
Blogger FederaçãoPSRibatejo said...

Este facto é a prova de que as Instituições Públicas, com poder de fiscalização dos actos da Admnistração, apesar de tudo o que se diz por aí muitas vezes, funcionam.

O Tribunal de Contas, orgão independente da República, actua onde e quando lhe "parece" que há dúvidas na utilização de dinheiros públicos.

Todos sabemos que dentro em breve será a vez do Contrato de Concessão do Estacionamento Tarifado da Cidade de Tomar, assinado entre esta e a Parque-T, da BragaParques, que deu origem à construção do parque por detrás da Câmara Municipal.

Por mais tentativas que esta Câmara tente, quando daqui há alguns anos se fizer a avaliação destes últimos dez, depressa descobriremos que muito foi feito sim senhor, mas muito do que foi realizado foi feito de forma errada e muito mais caro do que poderia ter sido feito.

Disso não tenho a mais pequena dúvida.
Também em abono da verdade, tal só aconteceu porque se fez, daí que também se errou.
O mais grave no entanto até nem é isso: o mais grave é que Tomar parece ter ficado mesmo a meio caminho... de lado nenhum.

Precisamos de um Município fortemente activo e liderante de uma região, com eficácia e controle interno eficiente, dentro dos mais avançados paradigmas da Gestão Pública Moderna.

Um socialista identificado
Luis Ferreira

26 julho, 2007 18:28  
Anonymous Anónimo said...

A CAMARA FALIDA,TANTO DINHEIRO QUE ANDA MONTE E AINDA QUER FAZER A PONTE E O CENTRO COMERCIAL.
O DINHEIRO QUE GANHOU AINDA NÃO CHEGOU PARA A LACA DO CABELO DO SENHOR PRESIDENTE.JÁ AGORA PORQUE É QUE A OPOSIÇÃO NÃO GRITOU !!!!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ANDA TUDO AO MESMO

26 julho, 2007 20:21  
Anonymous Anónimo said...

Acho que devemos ter calma, e antes de abrirmos a boca devemos tentar inteirar-nos de tudo o que possa estar envolvido.
Concordo com algumas críticas sobre algumas opções e estratégias que foram seguidas.
No entanto estranho que Luís Ferreira seja tão radical nas suas posições até porque sabemos que há Câmaras Socialitas muito endividadas, ou mais que a de Tomar.
Há concelhos com Câmaras Socialistas cujas obras também podemos questionar?!
E veremos se algunas destas também serão sujeitas a auditorias?!
Com iste não estou a defender a actual Câmara, mas penso que devemos ser sérios e honestos nas análises que possamos fazer, sem contudo deixarmos de criticar se for caso disso!
António Paiva poderá ter uns amargos de boca, apenas por uma razão: porque fez!
Quanto à POnte no Flecheiro, não estou contra, mas em relação ao Centro Comercial no Mercado, acho que é um perfeito disparate!

IM

26 julho, 2007 21:02  
Anonymous Anónimo said...

PAiva fez sim, mas das muitas trapalhadas que fez, o que é realmente significativo e determinante para o futuro do concelho? E do que fez, com que cuustos

27 julho, 2007 11:20  
Anonymous Anónimo said...

Já que investigam o estádio, podiam investigar a fonte cibernética, o faz e desfaz e torna a fazer nalgumas obras na cidade(ex: passeios e lombas, investigar tambem a intenção de construir um centro comercial no local do mercado(que interesses estarão por trás desta obra)....

27 julho, 2007 12:35  
Anonymous Anónimo said...

O sr. Luis Ferreira no seu comentário tem alguma razão, mas TERMOS UM CONCELHO FORTE,não será de certeza com os politicos de hoje.
Pelo que vejo desde o 25 de abril para cá, os politicos têem um grande designio nacional: satisfazer os seus dotes consumistas com dinheiro público e pôr os seus amigos em lugares chave da administração publica e tb claro assegurar uma reforma choruda sem se fazer muito( veja-se o exemplo de muitos politicos que hoje estão aposentados com muitos milhares de euros mensais)e mais grave é que muitos deles pouco ou nada fizeram pelo BEM DO PAÍS

27 julho, 2007 12:49  
Anonymous Anónimo said...

O meus amigos, se não se faz o centro comercial no mercado faz-se onde?! é sempre melhor ir gastar o dinheiro a Torres Novas ou a Leiria, não é?!

Se não querem o c.c. no mercado dêm opções viáveis,agora dizer que não porque não, é mesmo á tuga. Enquanto andam por ai a ver se sim se não já o Belmiro anda a contruir mais lojas no Modelo..meus amigos é outro ritmo o que a camara acha e o que os privados querem.

E já agora o é que os "palhaços" da acitofeba andam cá a fazer? esses gajos são uma raça a abater

27 julho, 2007 15:02  
Anonymous Anónimo said...

100% de acordo consigo, amigo Tomarense. É que não se gasta o dinheiro em Tomar, para se ir gastar em t novas e leiria. Cá em Tomar é que ele não fica, nessas lojecas a vender tudo ao dobro do preço (acitifebas).

27 julho, 2007 15:50  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente, a questão é mesmo essa o conservadorismo da câmara não protege os tomarenses, protege sim os interesses económicos já instalados. Se existem privados que queiram investir (como por exemplo o caso do projecto para o shoping) em Tomar porque não deixá-los? Para continuarmos a assistir ao exôdo dos jovens tomarenses para os concelhos vizinhos (Torres Novas, Entroncamento) ou até para mais longe (Lisboa, Coimbra, etc).
Deixem as empresas investir em Tomar, criar emprego, criar melhores condições de vida.

28 julho, 2007 13:59  
Blogger André Escórcio Soares said...

Exactamente, a questão é mesmo essa o conservadorismo da câmara não protege os tomarenses, protege sim os interesses económicos já instalados. Se existem privados que queiram investir (como por exemplo o caso do projecto para o shoping) em Tomar porque não deixá-los? Para continuarmos a assistir ao exôdo dos jovens tomarenses para os concelhos vizinhos (Torres Novas, Entroncamento) ou até para mais longe (Lisboa, Coimbra, etc).
Deixem as empresas investir em Tomar, criar emprego, criar melhores condições de vida.

André Soares.

http://www.mls-tomar.blogspot.com

28 julho, 2007 14:02  
Anonymous Anónimo said...

Penso que o Centro Comercial poderia ser construido em outros locais como por ex: na zona do Hospital.
Eu concordo com a construção dum CC nessa ou noutra area limitrofe à cidade, pois desse modo não entopiria mais a cidade com carros, e o custo do terreno deve ser mais barato do que os Milhões que a Câmara quer receber para o construirem no terreno do actual mercado.

30 julho, 2007 09:37  
Anonymous Anónimo said...

Mas Tomar tem algum Estádio Municipal???????

31 julho, 2007 14:14  
Anonymous Anónimo said...

Claro que não tem Estádio nenhum. É mais uma invenção desta gentinha que vai até Bruxelas passear à conta do erário público e depois têm que fazer o frete aos "donos".

31 julho, 2007 18:32  
Anonymous Anónimo said...

Senhores parece que neste país não sabem como é que os presidentes da câmara enriquessem! Isaltino Morais, Avelino Torres, Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro e outros por aí pertíssimo de nós! É o pecado da tentação. O caminho mais curto é o melhor (para quase todos) e isto aplica-se em todas as vertentes da sociedade. No desporto é o doping para conseguir grandes metas em pouco tempo; na política o doping é a corrupção. Com 500 contos mensais e alcavalas ninguém adquire tantas: casas, terrenos, carros, empresas, viagens, hotéis, jantares. Quem escreve isto é quem lida com dinheiro quotidianamente. Não há milagres e a moeda não se multiplica em património e qualidade de vida em tão pouco tempo.

03 agosto, 2007 19:07  
Anonymous Anónimo said...

Boas férias ou más férias: é a escolher!

06 agosto, 2007 18:47  
Anonymous Anónimo said...

O anónimo de 3 de agostp das 20:07 está-se a lembrar de algum marques de Tomar de há dez anos, é isso?

07 agosto, 2007 19:14  
Anonymous Anónimo said...

Deus o abençoe pela sua inteligência caro anónimo das 20:14.

07 agosto, 2007 21:12  
Anonymous Anónimo said...

"Quem se pica alhos trinca", não é anónimo das 20:14? Nosso Senhor, Pai de Jesus Cristo quando fez, vossa excelência, esqueceu-se de lhe pôr o cérebro! Francamente, havia necessidade de se auto-indagar? Por acaso alguns dos espertos atrás enumerados estão presos? Então, são todos inocentes, honestos e pobres de tanto trabalhar com inteligência!

07 agosto, 2007 21:24  

Enviar um comentário

<< Home