terça-feira, outubro 16, 2007

Vestígios arqueológicos fazem parar obra

Foram encontrados esta manhã (dia 16) numa vala em frente ao quartel dos bombeiros de Tomar ossos humanos e vestígios de habitações romanas o que obriga a uma paragem nas obras de saneamento para que se possa proceder a escavações arqueológicas.
A rua de Santa Iria tinha sido cortada ao trânsito por causa das obras, mas agora vai ser reaberta enquanto os arqueólogos estiverem a trabalhar num corredor criado especialmente para o efeito.
Na rua Carlos Campião, entre o quartel dos bombeiros e o cemitério, já tinham sido encontradas ossadas e vestígios da época romana e da idade do ferro.
Os trabalhos arqueológicos são da responsabilidade da empresa Ozecarus, de Carlos Batata.

16-10-2007 11:36

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt
http://o-templario.blogspot.com
http://otemplario.hi5.com

46 Comments:

Anonymous Anónimo said...

estes arqueólogos são uns empatas!

16 outubro, 2007 13:09  
Anonymous Anónimo said...

não se compreende tanto preciosismo. é um facto que compreender o passado é fundamental, mas este tipo de fundamentalismos primários só causa contestação - tanto mais que os terrenos em questão foram já alvo, no passado, de múltiplas intervenções. escamotear este facto é vergonhoso. mas é o país que temos - uma vergonha!

16 outubro, 2007 14:06  
Anonymous Anónimo said...

Tomar começa a ser pior do que Roma. Abre-se um buraco e surgem logo pedras com milhares de anos de História.

16 outubro, 2007 15:35  
Anonymous Anónimo said...

Não vejo mal em se descobrir novos elementos arqueológicos em Tomar. Isso demonstra uma grande riqueza cultural que a cidade tem, e a nossa história não se resume apenas a posteriori a Gualdim Pais. Obviamente este cidade já tem milhares de anos, só mudou de nome ao longo dos tempos, e civilizações. É preciso conhecer o passado para entender o presente.

16 outubro, 2007 16:18  
Anonymous Anónimo said...

e viver rumo ao futuro!

16 outubro, 2007 16:22  
Anonymous Anónimo said...

Rumo ao futuro, sem o paiva, mas o flecheiro com ponte e limpinho. :)

16 outubro, 2007 16:46  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 15:35
- A Geologia é que estuda os calhaus, não deveria ser a História...

16 outubro, 2007 17:24  
Anonymous Anónimo said...

«É preciso conhecer o passado para entender o presente...»

É bonito.
É profundo.
Mas sugiro ao filósofo que meia-tijela que escreveu isto que se dedique aos calhaus de Foz Côa e futuramente aos calhaus do Ocreza ali para os lados do Alvito, onde pretendem construir um das grandes barragens da era Mário Lino e deixe a cidade em paz.

Todos os tomarenses sabem - excepto o Paiva, mas esse não é de Tomar - que por baixo de Tomar existem muitos vestígios arqueológicos que poderiam ser estudados. Como muitos outros por este país fora.
Todos sabemos que junto à Igreja de Santa Maria se situava um grande cemitério que antes de tomar já serviria para enterrar os mortos, mouros, visigóticos, romanos, celtas, etc.

Agora pouco desconhecem que as verdadeiras razões que levam os arquólogos da nossa praça (Batatas e Lda) a defender pesquisas arqueológicas no centro da cidade é puro comodismo e exibicionismo. Comodismo porque é mais perto de casa...; exibicionismo porque pretendem dar nas vistas complicando a vista a todos.

Não sejais empata-f%d#$!

A Justiceira de Asseiceira

16 outubro, 2007 17:34  
Anonymous Anónimo said...

NÃO BASTAVA OS POLITICOS PARA EMPATAR TAMBEM ESTÃO AÍ OS ARQUEOLOGOS....

MAS SERÁ QUE ESTE PAÍS SÓ É COMPOSTO POR EMPATAS!?

16 outubro, 2007 17:44  
Anonymous Anónimo said...

Agora já só faltam os da quer cus interporem uma providência cautelar, ou outra qualquer parvoíce...

16 outubro, 2007 18:02  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

16 outubro, 2007 18:03  
Blogger Unknown said...

Ainda bem que se vive numa cidade que preza o seu passado e que não hesita em suspender, por meros momentos, as obras para o estudar, para se documentar e para bem alicerçar o seu futuro.

Ainda bem que Tomar não está nas mãos das "justiceiras", sejam da Asseiceira ou da Junceira, pois já não teríamos o Convento certamente mandado demolir para aproveitar o espaço para alguma coisa muito moderna, ou a capela da Senhora da Piedade reconvertida em bar de karaoke.

E se foi o Paiva o responsável pelo mandar suspender a obra para o estudo destes vestígios eu, que no passado recente votei CDU e Sílvia Sarraventoso, desde já lhe garanto o meu voto.

Tomar merece muito melhor do que estes "filhos" que tem.

16 outubro, 2007 18:08  
Anonymous Anónimo said...

Meu carissimo Caiano,

Desconheço os motivos que o levam a defender a arqueologia que por cá se faz, e que em vez de estudar verdadeiramente o nosso passado é usada como arma por organizações ditas não-governamentais, geralmente de esquerda, para impedir o progresso. E quando falo do progresso não me refiro apenas às construções de betão. Falo de uma mudança de mentalidades, menos conivente com os lobbies instalados e outros que se querem instalar.

Gostava de ver esses mesmos arqueólogos, ditos cientistas da História, em investigarem os restos do passado que proliferam fora do centro de Tomar e que correm o risco de desaparecer porque ninguém a eles se dedica.

É bonito bloquear construções, pouco ligando a indemnizações compensatórias por interrupções alheias aos empreiteiros.

No entanto era de esperar de quem se diz culto tivesse mais respeito pelo dinheiro que é de todos nós, antes de defender a pura demagogia de uma classe incapaz de se fazer respeitar em virtude destas atitudes irreflectidas.

A Justiceira de Asseiceira

16 outubro, 2007 18:15  
Anonymous Anónimo said...

E digo com a legitimidade que me dá o facto de ser casada com um professor de História que todos os anos corre o risco de não ficar colocado.

A Justiceira de Asseiceira

16 outubro, 2007 18:18  
Anonymous Anónimo said...

opa sinceramente estes comentários deixam-me triste.

Como é que é possivel alguem n ver a importancia das descobertas em Tomar?!!

Tomar é um poço de riqueza de descobertas arqueológicas, será que ninguém percebe isso?!

ou só vos cega a ponte e o flecheiro?!

cada buraco que se abre tem muita história, não são todas as cidades que tem um património romano como Tomar.

ignorantes

16 outubro, 2007 18:22  
Anonymous Anónimo said...

Oh Sr. Caiano
Qual foi a actividade dessa senhora após as eleições de 2005?
O pai dela ainda vai escrevinhando umas coisas, agora a senhora nem parece ser da CDU.
E para agravar agora o Bruno emudeceu.
Será de vez?
Realmente a CDU está uma tristeza.
É pena.

16 outubro, 2007 21:03  
Anonymous Anónimo said...

é uma vergonha virem para este blog dizer mal do que quer que seja relacionado com a "vossa" terra....pois o aparecimento destas ruinas só vem contribuir para enriquecer a grandiosa historia que Tomar tem...

16 outubro, 2007 21:19  
Blogger Unknown said...

Eu, cara "Justiceira", tenho esta opinião e não acredito em muitas das coisas que afirma, porém, sendo essa a sua opinião, só tenho a esperar não ter que a ver decidir.

Caro anónimo.
Votei CDU e Sílvia Serraventoso, por exclusão de partes e algum vestígio de alguma militância. Não tenho, nem quero, nenhuma procuração para defender a senhora.

Também me parece ser demasiado discreta mas esse é um problema com que me terei de defrontar em 2009 se, e apenas se, a senhora for candidata.

Não tendo procuração para a defender nem motivos para a atacar deixo aos outros caros comentadores a árdua tarefa (ou não!) da análise da actividade política da senhora.

16 outubro, 2007 22:47  
Blogger Unknown said...

E continuo sem perceber qual é a legitimidade que obtém do facto de ser casada com um professor de História que corre o risco de não ser colocado em cada ano.

Será que eu, por ser casado com uma licenciada em Gestão de Empresas e que corre o risco de em cada ano não ser colocada fico automaticamente habilitado a discorrer sobre o tecido empresarial tomarense, a sua vitalidade e a as suas necessidades? A opinar sobre as taxas de IRC? A dissertar sobre a política de emprego? A analisar a evolução do comércio na freguesia da Asseiceira?

Nã! Não me parece!

16 outubro, 2007 22:53  
Blogger Unknown said...

E tem razão o anónimo que pede vergonha. Porque é, de facto, vergonhosa a atitude de vir sempre, mas sempre, denegrir Tomar.

Será que não há outras cidades?

Ide! E sejam felizes.

16 outubro, 2007 22:55  
Blogger Unknown said...

Errata.
Não é "de vir" é "de virem".

16 outubro, 2007 22:57  
Anonymous Anónimo said...

"Não tendo procuração para a defender nem motivos para a atacar deixo aos outros caros comentadores a árdua tarefa (ou não!) da análise da actividade política da senhora."

Sr. Caiano - será antes INACTIVIDADE política da criatura!
Não é verdade?!

17 outubro, 2007 09:05  
Anonymous Anónimo said...

Começo a ter pena desta "justiceira" tipo buldozzer, que até passaria com um viaduto sobre o Convento em nome do progresso.

Tomar tem um passado riquissimo. Um património que deverá ser preservado e não destruído. Sobretudo destruído em virtude de pressas administrativas.

17 outubro, 2007 11:46  
Anonymous Anónimo said...

Os arqueólogos não são empatas.
As obras podem esperar.
É mais urgente estudar a nossa História.
O passado é muito importante para preparar o futuro.
Aqueles que são contra o estudo do passado gostam de passar sobre tudo e sobre todos. Não tem consideração por nada nem por ninguém.
Tenho pena de ter que viver em sociedades com eles.
Se não gostam de viver numa cidade com a riqueza de Tomar, em vez de dizerem que «se sentem mal ao viver numa cidade-museu», escolham outra.
Há muitos dormitórios desumanos, feitos de caixotes iguais junto a Lisboa. Se calhar sentiam-se lá melhor...

17 outubro, 2007 12:11  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 12.11

"Não tem consideração por nada nem por ninguém."
-NÃO FAÇA AS PESSOAS RIREM-SE, QUEM NÃO TEM RESPEITO PELAS PESSOAS SÃO OS MANDA-CHUVAS AQUI DA CIDADE, POIS ESTA CIDADE ESTÁ A PIORAR DE ANO PARA ANO...

"Se não gostam de viver numa cidade com a riqueza de Tomar, em vez de dizerem que «se sentem mal ao viver numa cidade-museu"
-Riqueza em Tomar!?Qual?As pedras debaixo do alcatrão, o desemprego, comercio a fechar , pessoas sem dinheiro para as suas necessidades, isto é riqueza!?
-Pode ter a certeza que muita gente não sai desta cidade por problemas de manutenção dos seus empregos, senão iam-se embora de boa vontade.Eu sou um deles...Esta cidade não interessa a ninguem a não ser aos turistas e mesmos esses...

18 outubro, 2007 00:16  
Anonymous Anónimo said...

ao anónimo das 00:16,18 Outubro, 2007

tás mal ???! MUDA-TE !!!!!

18 outubro, 2007 05:10  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

18 outubro, 2007 13:14  
Anonymous Anónimo said...

Porra so saloios!ha prolemas muito mais importantes a resolver do que estar preocupados com umas porcarias de ruinas.se assim fosse cavariam Tomar todo ,sendo que toda a gente com o minimo de cabeça sabe que a cidade esta cheia de ruinas pela cidade.deixem nas mas é enterradas como sempre estiveram,e nao para estarem a descoberto como atras dos bombeiros e como ao pe do pavilhao municipal a fazerem de caixotes do lixo.TOMAR cada vez pior,e infelizmente isso é devido á maioria labrega que a habita

18 outubro, 2007 17:04  
Anonymous Anónimo said...

Pros saloios,aqui relembro que existem prioridades e as "porcarias" de ruinas que se vao descobrindo pela cidade estao em ultima lugar nas prioridades.Os principais monomentos da cidade estao a "cair" de podre como de costume,a mata dos sete montes que está uma vergonha,o convento,etc.enquanto nao houver ninguem com cabeça para levar isto para a frente isto so vai piorar,e esse alguem nao irá ser certamente da merda dos partidos politicos de hoje,esquerda ou direita ou centro é tudo a mesma merda.esse gajos é que deviam ir presos pelas promessas que nao cumprem

18 outubro, 2007 17:16  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

18 outubro, 2007 18:53  
Anonymous Anónimo said...

olha!! encontraram o dom sebastiao!!!

18 outubro, 2007 18:54  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

18 outubro, 2007 18:56  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

18 outubro, 2007 18:59  
Anonymous Anónimo said...

é pa, sugiro ao pessoal do tmeplario que começe a vigiar mais o blog e ter mais moderação, pois isto aqui qq dia é uma bandalheira

18 outubro, 2007 19:23  
Blogger Jornal "O Templário" said...

É impossível estarmos aqui 24 horas a vigiar o blog, nem temos vocação para "Diácono Remédios". Infelizmente há pessoas que não sabem emitir opinião sem ofender ou sem usar uma linguagem ordinária.
Mais uma vez apelamos ao bom senso.
Fica o alerta: “O Templário” não aceita neste blog comentários com ofensas pessoais ou em que se utilize linguagem grosseira.

18 outubro, 2007 22:49  
Anonymous Anónimo said...

Os comentários com ofensas, que não sejam retirados, tal como explica o Templário, não devem ter direito de resposta, senão parece uma bola de neve, neste caso de coisa mal cheirosa, e assim os seus autores têm de modificar a sua maneira de escrever, para merecerem o debate do seu comentário por parte dos outros.

19 outubro, 2007 19:15  
Anonymous Anónimo said...

É curioso, se a Arqueologia não importa porquê tanto alarido????
Este é nada mais nada menos que a notícia do Blog com mais posts, e até parece que se conhecem uns aos outros. Se um Arqueologo irrita muita gente, um curso em Tomar irrita muito mais.... Ah!!!! será por isso?

19 outubro, 2007 20:35  
Anonymous Anónimo said...

Sabem porque já não leio os pasquins em papel tomarenses?
Sujam os dedos. Aqui vai uma ideia que nunca funcionará em Tomar.
O Expresso é lido por mim e mais alguns em pdf inteligente. E já viram o site do expresso? Fantástico!!!
Como não se pode ler tudo fico pela observação e audição no dia-a-dia dos acontecimentos na minha terra. E da consulta do sofrível site da câmara e de mais alguns. E mais, faço leituras fundamentais sobre gente competente que escreve bem e aprofundadamente da região e da nossa terra e não de artigos de jornal de gente que pouco sabe e menos faz. São os frustrados profissionalmente!
Já agora o Paiva deve estar a precisar de outra entrevista no "O Templário" via Bruxelas. Força vamos a outra campanha de marketing patrocinada pelo "O Templário".
Bem-hajam por lerem estas palavras pois no que faço todos os dias só alguns tem capacidade para me decifrarem mas é assim mesmo, a natureza não dá tudo a toda a gente e nosso senhor esqueceu-se de me atribuir alguma racionalidade mas para animal vá lá vá lá,

BOM FIM-DE-SEMANA AMIGO DR. TATU AÍ POR...,

O BURRO!

20 outubro, 2007 02:49  
Anonymous Anónimo said...

TATU, TATU, perdão DR. TATU, como tatu?.

21 outubro, 2007 22:34  
Anonymous Anónimo said...

Dr. TATU para presidente :-)

O BURRO!

22 outubro, 2007 00:52  
Anonymous Anónimo said...

Não há quem frite este tal de Batata?
Está-me a apetecer um bitoque com umas batatinhas-fritas...

22 outubro, 2007 10:12  
Anonymous Anónimo said...

Este Batata é primo do Cebola?

22 outubro, 2007 19:08  
Anonymous Anónimo said...

O Batata foi ó Prado aos tomates.

22 outubro, 2007 21:16  
Anonymous Anónimo said...

EStava convencido que a cidade já era uma ruína, ou não?
Por este andar e poraquilo que andam para aí a escrever esta cidade mais parece da pré-história, são só calhaus, mas sem história.

O Observador

22 outubro, 2007 21:48  
Anonymous Anónimo said...

O problema é que muitos destes calhaus armados em historiadores, incapazes de fazer opções,julgam que podem preservar tudo.
Pudera, o dinheiro não lhes custa a ganhar...

23 outubro, 2007 15:19  
Anonymous Anónimo said...

portugal pais pobre e infelizmente quando um governo toma decisões importantes para construir 10 barragens e uma delas a de alvito ocreza que é uma pena ela não ficar a cota 260 ou 221, mas mesmo pequena que ira ficar ainda assim ,vai ter alguns artistas a querer interdir a seu local de construção isto é uma miséria neste pais só se vive de com artista a meia tijela a defender as pedras inuteis desta zona miseravel e pobre .VAMOS CONSTRUIR ESTA BARRAGEM E A COTA 221 .muito obrigado a todos os que concordam com o projeto

30 março, 2008 19:05  

Enviar um comentário

<< Home