segunda-feira, janeiro 14, 2008

Urgências de Tomar e Torres Novas são “Básicas”

As urgências hospitalares de Tomar e de Torres Novas já são consideradas formalmente SUB – Serviços de Urgência Básica, o que significa que nestas duas urgências passam a existir apenas dois médicos e dois enfermeiros em permanência.
Para o Bloco de Esquerda isto significa uma considerável redução da oferta de serviços nas urgências de Torres Novas e Tomar.
Em comunicado o Bloco de Esquerda alerta para a redução do leque de serviços prestados nas áreas cobertas pelas duas unidades hospitalares.
A medida contraria as declarações públicas de António Rodrigues, Presidente da Câmara de Torres Novas e líder distrital do PS, que garantiu a manutenção das urgências do Médio Tejo “como estão”, ou seja, sem qualquer redução na oferta.
No mesmo comunicado o Bloco de Esquerda diz que está contra qualquer redução da oferta de serviços, nas urgências dos hospitais do Médio Tejo.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo realiza hoje uma Conferência de Imprensa, em Torres Novas com o objectivo é divulgar as suas posições sobre a nova organização dos Centros de Saúde, com a criação de dois Agrupamentos de Centros de Saúde no Médio Tejo, com sedes em Constância e Torres Novas.
A falta de pessoal médico no Centro de Saúde de Torres Novas e a actividade do Centro Hospitalar do Médio Tejo e perspectivas futuras, são outros temas da conferência de imprensa.

14-01-2008 9:19

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
http://www.otemplario.pt/

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Era de ver...
Até parece que o "Cuco" já sabia, visto que a semana passda nos veio com este cartoon que ninguém percebeu.

É altura de sabermos quem nos vai liderar nesta luta. Será o Menino do Calendário ? Ou o Chefe dela? .

Em todo o caso, está resolvido o problema: Nunca Tomar teve liderança neste processo, nem António Rodrigues de Torres nOvas contou alguma vez alguma coisa neste processo.

Tudo como dantes... o resto entende-se? Não?

O Professor Espinha

14 janeiro, 2008 10:31  
Anonymous Anónimo said...

Isto é só o principio do FIM!
Estou ainda em condições de avançar que os LABORATÓRIOS de ANÁLISES CLÍNICAS do hospital de Tomar e de Abrantes vão ser centralizados em Torres Novas, ficando estes a realizar um leque muito reduzido de análises, passando o sangue a passear em carrinhas do CHMT...
E assim vai o nosso povo... Pobrete mas alegrete!...

14 janeiro, 2008 14:43  
Anonymous Anónimo said...

Pao e Circo, era assim na antiga roma, dava-se estes dois ingredientes para que o povo nao ligasse aos problemas que faziam a diferença!
Agora no presente, este governo de um pseudo-engenheiro e da sua escoria de lacaios, faz a mesma coisa!

14 janeiro, 2008 16:05  
Anonymous Anónimo said...

É tudo mentira. Tudo mentira.

Só fumaça e tiros parvos contra o Sócrates de quem tem inveja de não estar lá.

14 janeiro, 2008 16:15  
Anonymous Anónimo said...

A situação da saúde é demasiado importante para todos nós, para que tratemos o assunto apenas com ironia!
Tomar tem "espaços de saúde "a mais e cuidados de saúde a menos!!
Construiram o Centro de Saúde da nabância, porque o de Marmelais não tinha condições!!! Mas agora passou a ter! E médicos??? São os mesmos, ou se calhar são menos!
A quem serve na realidade o Centro de Saúde???? Em minha opinião, há espaços sub-aproveitados e tempos (horários)dos médicos desperdiçados!
Não percebo porque razao os médicos de família das extensões, dão consultas em part-time nesses postos, para estarem no serviço de urgência do hospital!
Não são médicos de medicina interna, muito menos especialistas em urgência, a medicina familiar, não se exerce nos hospitais, exerce-se, ANTES de se chegar aos hospitais!!!
Gostava de saber, como são remunerados estes médicos!
Todos precisamos de um serviço de urgência, mas que seja eficaz: o que há muito tempo o SU de TOMAR não é!!
Os médicos que por lá passam, são os nossos conhecidos "médicos de família"!
O que TODOS devemos exigir, é um serviço de urgência técnicamente equipado, e com profssionais especializados que saibam o que fazem!
Defendo, (contra a corrente) a luta por serviços eficazes, ao nível da grande urgência , independetemente do local onde ficam! Se nos dispersarmos, NUNCA teremos nada! Restar-nos-á, COIMBRA ou LISBOA!
Estamos todos (os cidadãos de Abrantes, Tomar e Torres Novas) a pagar caro, os erros dos bairrismos saloios dos políticos que venderam os seus votos, "lixando" quem lhos comprou!!
Quanto a essa Comissão de Utentes, ninguém sabe quem são nem de onde saíram, nem que interesses defendem!

14 janeiro, 2008 16:33  
Anonymous Anónimo said...

AS AMOSTRAS DE SANGUE, URINA E OUTRAS, A PASSEAR EM CARRINHAS, ENTRE O´S HOSPITAIS?????
E os doentes, quanto tempo vão ficar à espera do resultado???? Vão para casa aguardar, e entretanto morrem ????
Essa tem de ser explicada, não pode ficar-se apenas por um boato!!!
È mau de mais, para ser verdade!!!!
Mas não deixa de ser mais uma consequência dos serviços estarem divididos!
Porque é que haviam de fazer 3 hospitais, para agora NADA estar em nenhum????
Enquanto não transformar uma parte do Hospital de Tomar, em Centro de Saúde de atendimento permanente (antigo SAP), centralizando os médicos de família todos ali, e ceder as instalações de internamento para a medicina paliativa, ou de cuidados continuidados (geridos por privados talvez), o Sr.GOMES BRANCO não descansa!!!
Muitos pensam que ele quer fechar o hospital: não quer não, o que ele quer é outra coisa!!! Ficar com uma parte, e negociar a outra!!
As urgências básicas, vão acabar!!!
Até essas, vão apenas ficar em Torres Novas, e a grande urgência em Abrantes!!!
Tomar, já foi!! Já era!!

14 janeiro, 2008 16:56  
Anonymous Anónimo said...

Por aqui é tudo muito BÁSICO.

Começando no Ministro Campos Correia e acabando na Administração do Hospital (ou será Centro de Saúde?) de Tomar, passando pelos autarcas de Tomar, com António Paiva á cabeça que abandonou o barco perante o descalabro que aí vem.

É tudo muito BÁSICO

14 janeiro, 2008 17:02  
Anonymous Anónimo said...

A questão das ANÁLISES CLINICAS é verdadeira. O despacho já foi devidamente ASSINADO pelo conselho de administração, estando à espera de pormenores para entrar em funcionamento.
É mais uma bela forma da directora do serviço CONTINUAR a arranjar umas artimanhas para encher os bolsos, pouco se lixando para a qualidade do serviço...

14 janeiro, 2008 19:37  
Anonymous Anónimo said...

Para um serviço onde a directora, exª Sra. Dra. Maria do Rosário Tello Gonçalves é famosa por estar 24h/dia, 365 dias/ano de prevenção (€€€€) e nunca ter sido necessária a sua chamada, está tudo dito...
O espantoso é como dezenas de administradores que lá passaram, nenhum viu isto...

14 janeiro, 2008 19:46  
Anonymous Anónimo said...

Os médicos do centro de saúde que prestam serviço na urgência do hospital de Tomar são pagos a mais de 50€ à hora...por exemplo, Luis madaleno, américo, rui gandara, ubaldo fernandes, natália...todos estes são pagos a peso de ouro e além disso estão sempre dois médicos de clinica geral mas só trabalham meio turno...passo a explicar, apartir da meia noite, um deles vai dormir até às 4 da manhã, apartir desta hora trocam...
Já agora É A MAIS PURA VERDADE QUE A URGÊNCIA DE TOMAR VAI ACABAR ATÉ AO FINAL DO ANO DE 2008, TODOS IREMOS PARA ABRANTES, UM HOSPITAL SEM CONDIÇOES E ONDE QUEREM FAZER PEQUENAS OBRAS DE MELHORAMENTO PARA TAPAR OS OLHOS DA POPULAÇÃO...UM ENFARTE NUNCA CHEGARÁ A TEMPO A ABRANTES, UM AVC NUNCA TERÁ O ATENDIMENTO NO TEMPO DESEJADO. LEMBEM-SE A MÉDIA DE ATENDIMENTOS DAS 3 URGÊNCIAS SOMADAS É DE 450 DOENTES POR DIA, DIGAM SE CONSEGUEM IMAGINAR A URGÊNCIA DE ABRANTES COM 450 DOENTES POR DIA OUQUALQUER UMA DAS 3 URGÊNCIAS...ALÉM DISSO ABRANTES TEM PROBLEMAS DE REVESTIMENTO DAS PAREDES MAS ISSO FICA PARA OUTRO COMENTÁRIO...
MAIS UMA VEZ ALERTO, UM DOS MAIORES ESTRATEGAS PARA O FIM DO HOSPITAL DE TOMAR É JOÃO VIEIRA DA LUZ, ANTIGO CIRURGIÃO DESTE HOSPITAL E QUE AGORA ESTÁ NO CONCELHO DE ADMINISTRAÇÃO!!!

14 janeiro, 2008 22:50  
Anonymous Anónimo said...

Faz tanta falta o Hospital velhinho, nada destas coisas aconteciam. Não sei o que aquele monstro está ali a fazer, com salas fechadas, é o despegismo e o gerir fundos publicos. Aqueles palhaços que estão em Lisboa, quando estão todos reunidos na Assembleia da Republica, a ETA ou o Bin Ladin, devia-se lembrar deles.

14 janeiro, 2008 23:03  
Anonymous Anónimo said...

Há aqui um comentador que já se percebeu que sabe do que fala!
Vamos ter o Hospital sem serviço de urgências! Ele tem toda a razão(provavelmente SABE)!Mas afinal vai ter o quê?
E que serviços vamos ter em Abrantes???
È para aí que temos de olhar! Não vale a pena pensar num serviço de urgências, que verdadeiramente já não temos! Só lá temos médicos de medicina familiar!!Medicina Interna? Quantos? Especilaistas??
Quanto ao LABRATÓRIO, encaixa perfeitamente na situação descrita!
Sem serviço de urgências, ficará, obviamente, sobredimensionado!!
Os Tomarenses não serão os mais prejudicados. Estão a 20 minutos de alternativa (se Abrantes fosse alternativa!!!!!....) Pior estão os utentes, por exemplo de Ferreira do ZEzere^, e outras localidades a norte !!!
Santarém , uma unidade intermédia, vai também estar com capacidade esgotada e isso deixa-nos aterrados!! A alternativa é Lisboa ou Coimbra! Mas o pior é que não é isso: vai ser as ambulâncias do INEM, SIV, VMERs, que nos transportam, OBRIGATORIAMENTE" para hospitais "de referência deles"" (não os adequados)
Para não falar do tempo de espera dessas ambulâncias e das consequências!!!!

15 janeiro, 2008 01:05  
Anonymous Anónimo said...

Quanto à questão das paredes do Hospital de Abrantes, é público que estão carregadinhas de AMIANTO, uma substância altamente cancerigena e que levou por exemplo à demolição da sede da UE em Bruxelas...

15 janeiro, 2008 08:38  
Anonymous Anónimo said...

Enquanto o governo não tiver coragem de assumir que é muito mais rentável fechar as 3 unidades agora existentes e fazer uma nova na zona da Barquinha, isto não tem remédio!
É um passo atrás para dar 50 em frente!
É um investimento pago em cerca de 1 ou 2 anos.
Haja CORAGEM!

15 janeiro, 2008 10:13  
Anonymous Anónimo said...

Foi um erro enorme a construção dos três hospitais!!! Mas a verdade á que estão construídos! Interessa agora, preparar um deles (no mínimo) para receber URGÊNCIAS, visto que não há nenhuma no Médio Tejo! Esta é uma realidade que parecemos esquecer, valorizando cada autarca a sua capela, o que não nos levará a NADA!
Apenas ao erro continuado!!!
Deve haver racionalidade dos autarcas, e evitar a instrumentalização bacoca dos munícipes, num regresso ao passado, que levou ao que temos hoje: uma mão cheia de coisa nenhuma!
Os hospitais de Abrantes, de Tomar e de Torres Novas, não são dos seus Presidentes de Cãmara! São de todos os Portugueses em geral, e dos cidadãos que servem em particular!
A partidarização da saúde não traz benefícios aos cidadãos, trará apenas benefícios aos INTERESSES INSTALADOS na saúde, que são esses que "mexem os cordelinhos", com total indiferença dos reais interesses dos utentes!
Entre aqueles que "mexem os cordelinhos", neste caso estão os médicos do SNS!!!!
O que se passa no Centro de Saúde é também vergonhoso, a justificar um 2negócio" qualquer que não foi ainda explicado aos cidadãos utentes!
Enquanto aquele monstro se mantém ali, há postos sem médico, e os doentes nem têm atendimento num lado nem no outro!
Recorrem ao pseudo-serviço de urgência do hospital, onde os médicos se encontram a trabalhar, e ganhar bem, e a serem dispensados (eles dizem que são compensados) do normal exercício de funções nas extensões para assegurarem o SU!!
Traduzido isto significa: mais custos para o Hospital, e um mau serviço aos doentes!!!
Mas serve, por exemplo, para manter um serviço , cuja natureza não tem razão de ser, se houver um atendimento eficaz dos Centros de Saúde! Que não temos!

15 janeiro, 2008 15:19  
Anonymous Anónimo said...

Deixo aqui alguns números: a área de influência do hospital de Tomar é de mais de 100 mil pessoas, Torres Novas não anda muito longe deste número, Abrantes não chega às 75 mil. Além destes números deixo outro bem mais interessante, para que se tenha uma urgência em Abrantes para o desenrasque teram de se realizar obras no valor de 20 milhões de euros, caso se optasse por uma solução dividida entre Tomar e Torres Novas com Abrantes como Hospital de rectaguarda, o valor seria cerca de 1 décimo...Já para não falar de uma certa empresa de âmbulancias que irá colocar ao serviço do CHMT 18!!! Âmbulancias para transporte de doentes...Com que qualidade??? Ninguém sabe...
Para responder a alguns, existem em Tomar por cada 24H 2 médicos de Medicina interna, 1 cirurgião e, de 2ª a 6ª, 1 psiquiatra, 1 urologista e 1 oftalmologista de urgência...
Nas outras unidades não há nenhuma destas especialidades. Abrantes tem apenas a mais a ortopedia que não funciona porque os srs ortopedistas nunca estão no serviço. Torres novas apenas tem a pseudo-cardiologia que funciona de vez em quando...
Com estas caracteristicas analisem e realmente digam se Abrantes é a melhor solução para os doentes do médio Tejo...

15 janeiro, 2008 18:45  
Anonymous Anónimo said...

Não conheço o hospital de Abrantes!
Mas sabemos que é o mais antigo, provavelmente o menos recomendado, por necessidade de investimentos nas remodelações e melhoramentos!
Tem que haver distinção entre Ambulâncias e Veículos de Transporte de Doentes entre os hospitais! São coisas diferentes!
Aí os cidadãos têm um papel importante: Não comer o que lhe puserem à frente!!
Mas estamos todos a ver negócios e negócios, interesses e mais nada!

15 janeiro, 2008 20:27  
Anonymous Anónimo said...

Um medíocre professor de português, um empresário que nada sabe de gestão e que tem muito que provar nesta humilde profissão nunca deveria estar na política: não se tranforma o carvão em ouro.
Quem tem profissão sólida não precisa da política a não ser que queira enriquecer rapidamente e existem casos desses cá no burgo. Será que temos cá mais um exemplo e por aqui me fico pois não dou importância (nem publicito) gentinha que não tem valor algum. Esta gente deve ser, isso sim um exemplo a não seguir, pelos mais jovens.
Trabalhem, estudem, aprendam, evoluam e não se metam na m... da política para perderem os vossos princípios.
E porque o homem já me cheira mal devo acrescentar que é feio, fala mal e escreve pior!
Ignorem o tipo pois nada se compara a Paiva, uma inteligência superior.

16 janeiro, 2008 00:41  
Anonymous Anónimo said...

Isto funciona tudo a base de capelinhas, não se esquecam que um dos membros da famosa comissão que fez a restruturação das urgencias é um conhecido medico de Abrantes. Será obra do destino?? Ou terá alguma coisa em comum estes dois factores!

16 janeiro, 2008 14:44  
Anonymous Anónimo said...

Então, admitindo que assim é, funcionando tudo à base das capelinhas, o que cada vez mais se percebe que assim é, teremos logicamente de defender a nossa...

Agora não podemos é ficar à espera que venham os outros defender-nos. Teremos de ser nós TOMARENSES a defender o que é nosso, sendo que quem terá mais capacidade para coordenar um movimento em prol da defesa dos interesses do Concelho, será a Câmara Municipal, agora na pessoa de outro presidente.

Veremos se têm a capacidade e a força que nesta altura são tão necessárias...

Por mim, cá estarei para defender o que acho que devo: A minha Cidade e o meu Concelho!!!!

100% Tomarense

16 janeiro, 2008 17:26  
Anonymous Anónimo said...

10.1.08
Como parece que o "folhetim" está prestes a voltar, mas vale prevenir do que remediar.
A palavra chave aqui parece ser mesmo "remediar", que é o que se vem fazendo no Centro Hospitar do Médio Tejo há anos.
Até um dia...
Pássaro amigo vai dizendo por aí que é pretendido que "as águas se agitem", aproveitando boleias de outras regiões.
Como não acredito em coincidências, apenas vejo muito especulação, muita inveja, muita mentira a inundar um sector que deveria ter mais respeito e humanidade por quem sofre.
Se durante algum tempo parecia ser apenas e só o "pessoal do PC" a fazer pela vida, muito estranho é que cada vez mais sejam "os laranjinhas" a serem cada vez mais os arautos da desgraça. Mas enfim, são estilos...
posted by Luis J.S. Ferreira @

EXEMPLAR!

17 janeiro, 2008 21:04  
Anonymous Anónimo said...

Mas o gajo (Luis J.S.Ferreira) tem razão ou não?

18 janeiro, 2008 17:19  
Anonymous Anónimo said...

paiva foi o melhor presidente desde o 25 de abril . a cidade nunca antes teve infra-estruturas básicas que caracterizam concelhos desenvolvidos. a história vai dar-me razão. foi preciso vir alguém da áfrica do sul para transformar esta terrinha de gente má-língua.

21 janeiro, 2008 12:48  
Anonymous Anónimo said...

chiça que o boy é persistente e não larga,
deve ganhar em função do apoio canino.
agora vai mudar de vómito e vai pregar com outro paizinho, ou então ruma ao choupal com o guru..

21 janeiro, 2008 21:59  
Anonymous Anónimo said...

se me disser quem foi o melhor presidente? quem foi mais forte, mais duro, mais terra a terra, mais visionário, mais inteligente, mais esperto, mais teimoso, mais poliglota? o paiva

23 janeiro, 2008 23:00  

Enviar um comentário

<< Home