segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Hospital de Tomar é o único que ainda não aceita voluntários

Albertina Santos e Florindo Veludo quiseram ser voluntários no novo Hospital de Tomar mas nem um nem outro conseguiram pelo que tiveram que ir “praticar o bem” noutras Instituições. Segundo apurámos, a Liga dos Amigos do Hospital de Tomar já foi criada mas está à espera de ser reconhecida como Instituição Pública de Solidariedade Social.

Albertina Santos viveu durante 32 anos em Lisboa, onde sabe que todos os hospitais contam com o apoio de pessoas que voluntariamente ali exercem actividades variadas em prol do bem-estar do próximo. Em Julho de 2004, e devido à pré-reforma do marido, regressou à sua terra natal, Calvinos, na freguesia de Casais. Na cabeça trazia a ideia vincada de se ir oferecer como voluntária no Hospital de Tomar. “Nessa altura, fui ao hospital para me oferecer como voluntária e a assistente social recebeu-me bem mas disse que não podia fazer nada por mim. Disse-me até que já tinha dado cursos de voluntariado mas, quando chegava à altura, não assinavam contrato connosco e sugeriu que fosse oferecer-me como voluntária no Lar da Santa Casa da Misericórdia”, explicou a “O Templário”.
“A criação de um serviço de voluntariado é uma aspiração há muito sentida”

“O Templário” quis saber porque é que não é possível fazer voluntariado no Hospital de Tomar, ao contrário do que se passa nas Unidades de Abrantes e Torres Novas. Segundo a Administração desta unidade, “a criação de um serviço de voluntariado é uma aspiração há muito sentida” e, até ao ano de 2004, “foram surgindo algumas pessoas interessadas em avançar com o Projecto da Liga de Amigos que mais tarde viriam a desistir”.
Segundo Pedro Marques, gestor da Unidade hospitalar de Tomar, “por iniciativa do Serviço Social do Hospital”, foram convidadas alguns elementos da comunidade que constituíram um “grupo promotor” e que, por sua vez iniciou a sua actividade em Janeiro de 2005. “Este grupo teve como primeira prioridade a constituição da Liga dos Amigos do Hospital de Tomar”, refere Pedro Marques, tendo sido os seus estatutos elaborados e publicados em Diário da República a dia 18 de Julho de 2005. Actualmente, esta Liga de Amigos está à espera de ser reconhecida como Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS), processo que ainda não está concluído, facto que a impede aceitar e integrar voluntários.
De acordo com os esclarecimentos do Hospital de Tomar, “será esta IPSS que vai ser o suporte jurídico, organizacional e promotor do Serviço de Voluntariado no Hospital de Tomar, tal como acontece nos Hospitais de Abrantes e Torres Novas”, onde estas Ligas já são IPSS e, portanto, já estão regulamentarizadas para receber voluntários.
(reportagem integral na edição 894 do jornal O Templário)
(comente)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não consigo perceber porque é que para fazer voluntariado é necessário tanta burocracia. Vivemos numa época de egocentrismo e criticamos essa nossa apatia para com os problemas dos outros... E quando alguém se oferece para praticar o bem, são impedidos porque a "instituição ainda não está reconhecida".

A mim parece-me ridiculo! Mas enfim!

14 fevereiro, 2006 00:26  
Blogger Margarida Sousa said...

Concordo perfeitamente com o comentátio desta senhora de idade entre os 23 e os 55 anos. Pois a verdade é que também não consigo perceber o porque de o hospital de tomar ainda não aceitar voluntarios, qual a dificuldade em fazer um associação de voluntarios para actuar no hospital, ajudando assim as pessoas que precisam, nem que seja simplesmente com uma palavra amiga, uma conversa quase regular, confaternidade, amizade. Porquê é que nesta cidade onde quase tudo se fazia e hoje quase nada se faz, não se pode começar a fazer aquilo que de mais importante pode existir para fazer, que é ajudar?! porquê?! Sou uma jovem estudante no curso de engenharia do ambiente e biológica, tenho menos de duas décadas de vida vivida, e pouca experiencia neste Mundo, mas percebo que existe muito a fazer para que todos sejamos felizes, porque não começar?! porque não fazer sorrir, quem raramente sorri?! porque não?!

margaridasousa1991@hotmail.com
Deixo o meu contacto, agradecia uma resposta, e acima de tudo, poder fazer voluntariado como desde cedo sempre quis, e claro quero. Adorava começar pela minha cidade!

*Talvez um dia percebam que ajudar e fazer sorrir não precisa assim de tantas burocracias!*

24 novembro, 2009 10:21  

Enviar um comentário

<< Home