terça-feira, fevereiro 27, 2007

QUINTA-FEIRA É FERIADO EM TOMAR

Esta semana é marcada por um feriado em Tomar. Trata-se do feriado municipal do 1 de Março, data que assinala a fundação de Tomar por D. Gualdim Pais em 1160.

Na quinta-feira, as cerimónias começam às 10 horas com a celebração da missa na igreja de São João Baptista. Segue-se às 11 horas o hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho e a deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais na Praça da República, actos em que participam as chamadas "forças vivas" do concelho.

Depois está prevista uma romagem ao túmulo de D. Gualdim Pais na igreja de Santa Maria dos Olivais, com os convidados a passarem pela Corredoura, ponte velha e rua de Santa Iria.
No final há um almoço no salão dos Bombeiros Municipais.

Da parte da tarde está agendada uma visita à Casa dos Cubos, antigo Quartel II, junto à rotunda Alves Redol. O edifício acaba de ser recuperado através do programa Polis e ali vão funcionar os serviços de cultura da Câmara de Tomar.

Este ano o feriado municipal de Tomar coincide com uma quinta-feira pelo que haverá muitos que aproveitam e fazem ponte.