quarta-feira, setembro 26, 2007

Feira Nova vem para Tomar

De acordo com uma fonte da Câmara de Tomar, o hipermercado Feira Nova vai instalar-se em Tomar, na estrada da Serra, perto da Rotunda da Serôdia. Há vários meses que os proponentes deste investimento comercial mostraram interesse em instalar-se em Tomar, tendo-se realizado várias reuniões entre representantes da Câmara de Tomar e os investidores.

35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ao menos uma boa notícia, desta vez.

27 setembro, 2007 10:44  
Anonymous Anónimo said...

Boa notícia?...
Só se for para o Soares Alves, patrão da Jerónimo Martins.
Até o Modelo começou a preparar o contra-ataque, aumentando o parque de estacionamento e a área comercial.

27 setembro, 2007 10:53  
Anonymous Anónimo said...

UM Empresa nova e que vai criar mais algumas dezenas de empregos...
Podem vir mais...

27 setembro, 2007 11:15  
Anonymous Anónimo said...

Segundo a DECO é o hipermercado mais barato

27 setembro, 2007 11:58  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 11:15:

De facto é mais uma empresa. E também é verdade que irá criar mais alguns empregos. Sobretudo caixas e repositores. Que como todos sabemos são pagos "principescamente".

Mas por outro lado irá contribuir para o afundanço do pequeno comércio da cidade (e arredores).

Enfim, é o país que temos. Dominado pelas regras de mercado... Ou melhor pelas leis do capitalismo selvagem e descontrolado que nos caracteriza e me entristece.

27 setembro, 2007 12:35  
Anonymous Anónimo said...

É melhor receber 400 ou 500 do que nada....
No entanto as pessoas podem optar pela via dos "ciganos"- NÃO FAZEM NADA DE UTIL, E RECEBEM O RENDIMENTO MINIMO...

27 setembro, 2007 13:03  
Anonymous Anónimo said...

Tá bem tá espera aí que já o mamas, o rendimento mínimo.
O governo ainda doidinho para acabar com isso. Hoje nem metade do pessoal tem direito, arrnjam sempre maneira de dificultar.
Tá bem tá...!

27 setembro, 2007 16:11  
Blogger André Escórcio Soares said...

Esta é uma excelente noticia, mais umas dezenas de empregos e mais concorrência para os hipers já existentes o que faz com que estes tenham de se desenvolver e criar ainda mais emprego.

Reconheço que os pequenos comerciantes fiquem um pouco afectados por isto, mas a verdade é que vivemos na época do franchising e nada os impede de transformar os seu negócios noutros tendencialmente maiores (ex. transformar um supermercado sem marca num pingo doce). No entanto, neste sentido, julgo que a Câmara Municipal de Tomar deveria ter um gabinete de apoio (juridico, aconselhamento, etc.) à transformação de pequenos negócios em franchisings. Desta forma seriam criados mais empregos e os pequenos negociantes teriam uma oportunidade de se actualizar.

http://mls-tomar.blogspot.com

27 setembro, 2007 17:26  
Anonymous Anónimo said...

Eu fico contente.

Sempre são menos uns euros dos tomarenses que vão parar a t. novas ou a leiria.

Boa notícia.

27 setembro, 2007 17:48  
Anonymous Anónimo said...

Eu fico muito feliz com a noticia, só não fica quem é parvo.
Um hiper mercado dá sempre emprego a mais 100 pessoas e com a worten e sportzone são mais 60 ou 70.
pode ser pouco mas faz a diferença!

Quanto ao pequeno comércio acho que nada vai influenciar porque quem lá vai , continua a ir.

A meu ver os maior prejudicados é o Modelo e o Intermarche

28 setembro, 2007 00:36  
Anonymous Anónimo said...

Não vou discutir franchisings, a questão do pequeno comércio, os milhares de empregos que cria, assuntos urbanísticos, sociais ou do raio que o parta.
Apenas acho que Tomar não se deve regozijar pelos peixes oferecidos, mas sim preocupar-se seriamente em reconstruir a própria cana de pesca.
Se o hipermercado ajuda? Claro que sim, mas nunca será a solução do verdadeiro problema. Que o hipermercado seja um meio, nunca um fim.
Miguel Ferreira

28 setembro, 2007 02:45  
Anonymous Anónimo said...

Um Hiper é bom para Tomar?
Claro que sim. Deste modo evitar-se-ão deslocações a Torres Novas ou a Leiria. No entanto a instalação de um Hiper deveria ser acompanhada de medidas de apoio à conversão do pequeno comércio local e, eventual reorientação dos vários grandes supermercados existentes. Senão a luta será fraticida. Para vários lados.

Mas não haverá problema enquanto houver ordenados certos e/ou jóias de família para colocar no prego. O consumo continuará em alta. E as industrias asiáticas continuarão a agradecer a preferência pelos preços baixos.

E esta sociedade de consumo, ou melhor a sociedade do "usar e deitar, continuará desperdiçar recursos naturais.

O pior mesmo será quando a crise bater à porta...

Nessa altura as "grandes tendas do consumo" fecharam as portas deixando atrás de si umas centenas de desempregados e um tecido comercial completamente arruinado.

Um Hiper é bom para Tomar.
Claro que sim!
Não se pode parar o progresso. E esta "grande feira da actualidade" é sinal evolução e modernidade, num meio onde sempre se aspirou acompanhar o pelotão da frente. Os tomarenses sempre foram conhecidos por quererem viver acima das suas possibilidades. Porque contrariar esta tendência histórica?...

AS

28 setembro, 2007 10:09  
Blogger André Escórcio Soares said...

Miguel Ferreira, concordo consigo, a abertura de um novo hipermercado nunca poderá ser considerado como um fim mas antes como um meio.
Não sei se no meu comentário me expliquei mal, mas nunca pretendi dizer que a abertura de um hiper ou qualquer outra loja comercial é um fim e que combaterá todos os problemas de Tomar.

http://www.mls-tomar.blogspot.com

28 setembro, 2007 11:44  
Anonymous Anónimo said...

A comunicação social cá do burgo tem de perder a mania de chamar estrada da serra a uma artéria que desde o seu início na intersecção da Rua Manoel de Matos com a Praceta Dr. Raul Lopes tem a designação de Rua Coronel Garcês Teixeira, até ao modelo, daì tem a de Av. Dr. Aurélio Ribeiro, ainda em Tomar e depois nas Avessadas, tem a de Rua de Tomar dentro do Lugar de Valdonas, o uníco lugar que tem uma rua com essa designação é o Carril, aì sim é designada por estrada Serra. Deste modo o povo nunca se habitua a chamar o nome pelos bois. A localização exacta do dito hiper é o gaveto da Av. Dr. Aurélio Ribeiro, nas Avessadas com a Rua de Sant' Iago, em Santa Marta, visto a rotunda aì existente ainda não ter designação toponímica atribuida. è só isto que peço aos meios de comunicação, para serem exímios na informação e formação dos seus leitores.

29 setembro, 2007 10:43  
Anonymous Anónimo said...

Uma lição sobre a nomenclatura e a localização das artérias de Tomar e freguesias.
Melhor e mais actualizado que o Google.
Só lhe faltou falar na Rotunda da Serôdia!
Mas, mesmo assim, continue, continue sempre que o Povo precisa de cultura ... de borla.
Brigadinho.

29 setembro, 2007 22:21  
Anonymous Anónimo said...

A mudança no PSD não vai ser tão rápida quanto alguns já vaticinam. Vamos ver o próximo congresso e como se vão perfilar os até-anteonetem apoiantes de Mendes.

Por Tomar continuará a reinar Relvas. E isto porque a nova geração não se assume como alternativa - como o PS já fez, com Ferreira, Crsitovão e companhia.

Onde estão Tenreiro, Ivo, Jácome, Francisco Madureira, Tómanel entre outros. Mesmo Júlio Figueiredo e Casimiro Serra? - Entregaram o partido ao clube do Jaime Lopes (Fatima, marido da Fatima, Ricardo e resto da família) e do Carrão (António Rodrigues, Mario Santos, Cruz).

Acham que é com a malta destes 2 clubes que o PSD lá vai?

Acham que é com esta malta que existe discussão política séria, credivel e construtiva?

Duma vez por todas sigam o exemplo de Meneses - desafiem as forças intaladas. Vão ver que vão ganhar.

Lanço o desafio a Tenreiro e Ivo - que se entendam; que estabeleçam pactos; que unam as facções mais novas; que se unam!

o Governo de Tomar será deles no futuro.

30 setembro, 2007 12:42  
Anonymous Anónimo said...

Crsitovão ....

Quem é este?

Por pouco era clitoris.
Vai lá vai!

30 setembro, 2007 13:38  
Anonymous Anónimo said...

"Lanço o desafio a Tenreiro e Ivo - que se entendam; que estabeleçam pactos; que unam as facções mais novas; que se unam!

o Governo de Tomar será deles no futuro."

-O anónimo das 12,42 de 30/09 que me desculpe, mas o tenreiro para o Poder em Tomar.
-Carissimo não me façam rir....Quanto ao Ivo dou o beneficio da dúvida, embora ache que ele poderá dar um bom vereador, mas presidente, tenho dúvidas.
-Acho que para presidente da Câmara tem de ser alguem livre dos Partidos politicos de forma a actuar de acordo com o que tem de ser feito e não de acordo com prioridades dos partidos....
-Até porque temos visto o que dá sermos governados pelos interesses partidários....por essas e por outras é que o país está cada vez pior...

01 outubro, 2007 16:08  
Anonymous Anónimo said...

E é com os In-Dependentes que iremos lá?...
Para aquele peditório já demos e já nos arrependemos...

01 outubro, 2007 18:44  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 18,44

Eu no comentário das 16,08 não estava a falar dos independentes, longe de mim tal ideia.
Até porque essa equipa já esteve na câmara e pouco ou nada fez.
-O que fez pedro Marques quando lá esteve?-POUCO OU NADA
Eu em pessoas que não tenham nem tiveram nada a ver com os partidos...

01 outubro, 2007 21:18  
Anonymous Anónimo said...

Calma!
A equipa dos independentes nunca esteve na Câmara, nem na Assembleia.
Recordem-se que uns estavam num lado (PS) e outros no outro (CDU-PSD-Independentes S. João) e até se opunham aguerridamente.
Talvez seja por isso que se entendem agora bem.

01 outubro, 2007 21:47  
Anonymous Anónimo said...

"Para o anónimo das 11:15:

De facto é mais uma empresa. E também é verdade que irá criar mais alguns empregos. Sobretudo caixas e repositores. Que como todos sabemos são pagos "principescamente".

Mas por outro lado irá contribuir para o afundanço do pequeno comércio da cidade (e arredores).

Enfim, é o país que temos. Dominado pelas regras de mercado... Ou melhor pelas leis do capitalismo selvagem e descontrolado que nos caracteriza e me entristece."


O pequeno comércio afunda-se se os produtos comercializados forem mais caros e de menor qualidade do que na nova superfície comercial. Felizmente as pessoas vão poder optar por comprar no mercado tradicional ou nas superfícies não tradicionais. A opção de escolha por parte do consumidor é essencial e não deve ser imposta, ou seja, é bom que não haja entraves para o investimento local por parte dos empresários que tragam mais variedade à cidade, para que o consumidor faça a sua escolha.
Se se colocar entraves subsiste apenas o mercado tradicional obrigando o consumidor a comprar nesse mercado por não haver outro.
De qualquer forma uma coisa também é certa, os pequenos comerciantes não conseguem ter os produtos tão baratos porque os encomendam em menor quantidade estando efectivamente em desvantagem. Talvez a ideia sugerida pelo André Soares seja uma ideia que merece ser tida em conta, quando fala na abertura de um gabinete da câmara que vise prestar apoio sob forma de aconselhamento aos pequenos empresários.

01 outubro, 2007 22:43  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 21:47

1º A equipa nunca esteve na câmara mas já lá esteve a maioria dos seus membros;
2º Se os memebros se opunham aguerridamente quando estavivem por lá que garantias temos nós que eles se irão entender?
3º "Para aquele peditório já demos e já nos arrependemos..."

02 outubro, 2007 11:15  
Anonymous Anónimo said...

Para José Martins,

Com tanto liberalismo ainda não percebeu que o espera um futuro negro? Muito negro, diria!
Lembre-se do provérbio "Que o que é demais é doentio", e repare que mesmo os países mais desenvolvidos, bastiões da economia de mercado preservam medidas algo proteccionistas. Por exemplo, por que é que acha que os Estados Unidos não assinaram Quioto?
Só espero que não tenha ainda que ir trabalhar na caixa de um hipermercado ou de basconista numa loja chinesa (ou de 1,5€)...

02 outubro, 2007 11:21  
Blogger André Escórcio Soares said...

Para o anónimo anterior:

Longe de mim estar a querer servir de advogado de outros comentadores. No entanto não podia ficar calado perante a desinformação do anónimo anterior.

1ºOs Estados Unidos não são nem nunca foram um país Liberal, se quer falar de países liberais ou tendencialmente liberais falemos do Canadá, Holanda, Suécia, etc. Países em tudo muito à frente do nosso Portugal (excepto em coisas não controláveis como o clima).

2ºNâo sei se alguma vez trabalhou como caixa ou como repositor, mas olhe que eu já e não me envergonho nada por ter passado por isso. Todos os trabalhos merecem ser vistos com dignidade. E sim, prefiro estar numa caixa de uma Zara que estar no desemprego.

3ºAcho que um comentário a rebaixar tanto algumas profissões só foi proferido por o seu autor estar escondido sob um cómodo anonimato.

De qualquer forma para evitar que caia em mais erros originados pela simples desinformação acerca de qualquer ideologia politica deixo alguns links onde poderá aprender o que é o liberarismo:

www.liberal-social.org

http://en.wikipedia.org/wiki/Liberalism (neste link ver liberalismo social que é o liberalismo que me parece que José Martins tem vindo a defender neste blog)

Se pretender saber ainda mais também pode contactar o mls-tomar@liberal-social.org

02 outubro, 2007 13:18  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 11H15
Na Câmara só estiveram o Pedro (como Presidente) e o Rosa Dias (como vereador da oposição sem pelouro, no tempo do Pedro) e o José Júlio (como vereador PSD a tempo inteiro com o Bonet), os outros estiveram na Assembleia e na oposição (excepto o José Júlio Presidente da Junta pelo PSD nas Câmaras AD).
Portanto .....
Tem todo o direito de se arrepender, mas não fale pelos outros.
Cumprimentos

02 outubro, 2007 14:49  
Anonymous Anónimo said...

Para José Escórcio Soares:

1º - Aconselho a ler atentamente o que os outros escrevem antes de fazer acusaçõs infundadas. Quem disse que os Estados Unidos são um país Liberal foi o Sr. Dr. O anónimo das 11:21 disse foi que os EUA eram um país bastião da economia de mercado que não tinha assinado Quioto (o que não foi desmentido).

2º - O anónimo das 11:21 também já trabalhou como repositor em grandes superfícies. E também não se envergonha desse trabalho, tal como de outros que fez e que não passam pela cabeço do Dr. André E.Soares. Contudo evergonha-se de, enquanto repositor no Modelo ter feito parte de um sistema em que se abusa de uma mão de uma mão-de-obra jovem e muito disponível (e penso que muito bem qualificada para as tarefas desenvolvidas), ou seja, por ter pactuado com a exploração do trabalho, sem grande protecção social (ao contrário do que acontece nos países nórdicos que citou).

3ª O anónimo das 11:21 também preferia ser caixa da Zara do que estar no desemprego, mas lembre-se que infelizmente há muita gente que prefere estar no desemprego do que ser caixa na Zara e ganhar pouco mais do que o subsídio de desemprego.

4º Se lhe disser o meu nome provavelmente fica na mesma, portanto não implique com o uso ou não de uma faculdade que o próprio blogue permite.

5º Aproveito para salientar que nos países liberais que citou, e bem, existem regras bem menos permissivas e libertinas do que as temos em Portugal. Na Suécia, os hipermercados (que são uma minoria, fecham impreterivelmente às 18,30 - 19 horas da tarde) e não abrem aos domingos, tal como na Holanda. No Canadá, e ao invés do que acontece nos EUA, as licenças para novas grandes superfícies passam um rigoroso ecrutínio de controlo.

Se defende esse liberalismo, com uma componente social-democrata forte, concordo consigo a 100%. Agora se pretende apenas o liberalismo pelo liberalismo manifesto a minha discordância em aceitar esse capitalismo selvagem tão próprio de um país do terceiro-mundo.
Que é o que nós somos.~


PS - Quando a lições de liberalismo, apenas digo: não queira ensinar a missa ao padre. E sobretudo, não queira deitar areia para os olhos de quem o lê.

02 outubro, 2007 16:09  
Anonymous Anónimo said...

« Na Câmara só estiveram o Pedro (como Presidente) e o Rosa Dias (como vereador da oposição sem pelouro, no tempo do Pedro) e o José Júlio (como vereador PSD a tempo inteiro com o Bonet), os outros estiveram na Assembleia e na oposição (excepto o José Júlio Presidente da Junta pelo PSD nas Câmaras AD).
Portanto .....
Tem todo o direito de se arrepender, mas não fale pelos outros. »

- Obrigado pelas informações tão bem sistematizadas. Vou tê-las presente quando estiver para votar nas próximas eleições. Com a certeza de que não irei votar nos Independentes!

02 outubro, 2007 16:14  
Anonymous Anónimo said...

É André não é José. Zarolho!

02 outubro, 2007 17:20  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Anónimo das 16H14
Como sabe que os Independentes vão concorrer nas próximas de 2009?
Tem alguma fada madrinha que lhe disse?
O voto é a arma do povo e felizmente é secreto, permite até votar num e dizer que votou noutro.

02 outubro, 2007 17:28  
Anonymous Anónimo said...

Por favor acabem com essa discussão estéril em volta dos Independentes.
Já me dói as orelhas.

02 outubro, 2007 17:47  
Anonymous Anónimo said...

Gaita!
Deixem jogar o Mantorras!

02 outubro, 2007 21:14  
Blogger André Escórcio Soares said...

"Se defende esse liberalismo, com uma componente social-democrata forte, concordo consigo a 100%"

O d66 é um partido social-democrata??? o partido liberal canadiano também???? Bom, por esse ponto de vista admito ser um social-democrata.
No entanto discordo que esses partidos Liberais sejam sociais-democratas ou tenham algo de social-democrata. Aliás não é por acaso que o PSD tentou estar em algumas organizações liberais internacionais e pura e simplesmente foi expulso.

Mas já que se considera apoiante dos partidos liberais de que falamos convido-o (a) desde já a aderir ao movimento irmão Portugês desses partidos. www.liberal-social.org

02 outubro, 2007 21:17  
Anonymous Anónimo said...

Adira à Confraria do Vinho do Porto, ou aos Terças!
Isso sim é serviço!
Partidos ... são centros de interesses e de negócios!

02 outubro, 2007 21:51  
Anonymous Anónimo said...

Abaixo os Partidos.
Vivam os Inteiros.

Liga Portuguesa Anti-Partidos

02 outubro, 2007 22:40  

Enviar um comentário

<< Home