quarta-feira, outubro 01, 2008

FEIRA DE SANTA IRIA APOSTA NA ANIMAÇÃO

A Feira de Santa Iria, que vai decorrer em Tomar de 17 a 26 de Outubro, foi hoje apresentada à comunicação social.
Como principal novidade surge a realização de uma corrida de touros, tal como acontecia no programa da feira nos anos 30 e 40 do século passado.
Na parte da animação, a Comissão optou por promover menos espectáculos mas com artistas de maior renome, como sejam Micael Carreira, Adelaide Ferreira ou Quim Barreiros.
Outro novidade é a mudança da Feira das Passas da rua dos Arcos para a Praça da República.
Nos divertimentos anuncia-se a presença de uma roda gigante, a maior existente em Portugal.
De resto, para os mais curiosos, aqui fica o comunicado de imprensa distribuído pela organização:

……………………………………………………………………………..

Tomar, de 17 a 26 de Outubro
Feira de Santa Iria regressa com muitas novidades



Trezentos e oitenta e dois anos de história da Feira de Santa Iria de Tomar voltam a cumprir-se este ano a meados de Outubro, entre os dias 17 e 26. A tradição mantém-se, mas a Feira surge renovada por algumas novidades - a Feira das Passas passa a realizar-se na principal praça da cidade; a Praça de Touros retoma a realização de uma tourada; e na zona dos divertimentos vai ser instalada a maior Roda Gigante a funcionar em Portugal. Bons motivos para não perder uma semana de diversão “intensa” em Tomar.

Aproxima-se um tempo de nostalgia tomarense, pelo cheiro doce das castanhas assadas, pela adrenalina dos carrosséis, pela agitação dos vendedores, pela excitação dos concertos nocturnos, vividos ao ar livre e enregelados pelos primeiros frios do Outono… Aproxima-se mais uma realização das Feira de Santa Iria e Feira das Passas, entre 17 e 26 de Outubro, e, por isso, a cidade já fervilha com os trabalhos de preparação para o grande momento. O certame realiza-se há 382 anos por ordem do Rei D. Filipe III de Portugal (1626), o que faz dele um dos mais antigos ainda a ser cumprido no nosso país. Mas apesar da antiguidade, a Comissão Organizadora da Feira de Santa Iria vai implementar algumas alterações na edição deste ano.

Feira das Passas desloca-se para a Praça da República
As novidades são muitas, mas o grande destaque vai para a transferência da Feira das Passas, que abandona a Rua dos Arcos (onde sempre foi realizada) e desloca-se para um espaço de excelência, a Praça da República (frente ao edifício da Câmara Municipal de Tomar). O vereador Ivo Santos, responsável pelo pelouro de Feiras e Mercados na autarquia, justifica de forma simples esta alteração – “ A intenção é a de voltar a valorizar a Feira das Passas”.
O certame terá também nova “roupagem”. As cerca de vinte bancas onde serão vendidos os frutos secos produzidos na região vão apresentar-se com estrutura em ferro e bases de
madeira, rematados por um toldo branco em forma triangular, emprestando ao local uma aparência árabe.
A Feira das Passas irá funcionar todos os dias com animação específica, através da actuação de diversos ranchos folclóricos da região.
Entretanto, a Acitofeba – Associação Comercial e Industrial de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha está a desenvolver esforços junto dos comerciantes do centro histórico da cidade (nomeadamente da Rua Serpa Pinto) para que alarguem os seus horários de funcionamento à noite e aos fins-de-semana, de forma a compatibilizá-los com o período de realização do certame. Esta medida tem o objectivo de animar esta zona da cidade e ao mesmo tempo torná-la numa oportunidade de negócio para o comércio local.

Os Toiros regressam à arena de Tomar para fecho da temporada
A realização da Grande Corrida de Toiros prevista para o primeiro Domingo da Feira de Santa Iria (dia 19) é mais uma das grandes apostas da organização deste ano. Trata-se do retomar de uma tradição que era praticada nos anos 30/40 do século XX. Na altura, a Grande Corrida realizada durante o período da feira encerrava a temporada das lidas tauromáquicas na região. O mesmo vai acontecer este ano com este espectáculo taurino, numa organização conjunta da Comissão da Feira de Santa Iria e da empresa José Salvador e Herdeiros.
A Corrida de Touros da Feira de Santa Iria conta com a presença dos cavaleiros Rui Salvador, Pedro Salvador, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Paulo Jorge Santos e do amador João Maria Branco. Durante o intervalo Adriano Marques prestará prova para bandarilheiro de alternativa. O espectáculo conta ainda com a presença dos Forcados Amadores de Tomar, dos Forcados Amadores da Chamusca e dos Forcados Amadores de S.Manço. Serão toureados 6 animais da Ganadaria de Pinto Barreiros e da Ganadaria Varela Crujo.

A maior Roda Gigante vai estar na Várzea Grande

Os carrosséis, os carrinhos de choque, o Kanguru, as barraquinhas de tiros e de rifas… estão todos de volta ao parque de diversões que será montado, mais uma vez, na Várzea Grande (entre o edifício do tribunal e a estação de comboios de Tomar). Mas a grande atracção deste ano, dos cerca de 16 divertimentos presentes, vai ser a Roda Gigante, a mais alta a funcionar em Portugal, com 32 metros de altura. Promete provocar uma boa dose de adrenalina e de emoções aos mais aventureiros e uma vista sobre a cidade privilegiada para os mais afoitos.
Outra das novidades centra-se na organização sonora das estruturas de diversão. O regulamento da Comissão da Feira de Santa Iria proíbe, pela primeira vez, a emissão ad-hoc de música, evitando desta forma a “balbúrdia” de sons audíveis durante o período de funcionamento.
Junto à Várzea Grande vai ser instalado o palco de espectáculos por onde irão desfilar grandes nomes da música portuguesa. Adelaide Ferreira e Mickael Carreira serão os primeiros a actuar na noite do dia 18 (Sábado). No dia 20 (Dia de Santa Iria), o palco será ocupado com a festa de aniversário da Rádio Cidade de Tomar e no dia 24 (segundo fim-de-semana) será a vez de Quim Barreiros entusiasmar o recinto. A animação da Feira de Santa Iria encerra com um grande concerto da banda tomarense Quinta do Bill.
Os espectáculos têm início previsto para as 21h30m. As entradas são gratuitas.
Na Várzea Grande vão ficar ainda situadas as barracas de venda de diversos produtos, assim como o espaço de exposição de automóveis, motos e tractores agrícolas.

As novidades são muitas mas a tradição também se mantém
O dia grande desta época festiva de Tomar mantém-se a 20 de Outubro, o Dia de Santa Iria, comemorado com as habituais celebrações religiosas (missa na Igreja São João) e com a Procissão que este ano, conta com a presença de mil crianças dos estabelecimentos do pré-escolar e escolas do 1º ciclo do concelho. “A adesão está a ser espectacular”, confirma o vereador Ivo Santos.
Recorde-se que a Procissão termina na Ponte Velha, altura em que as centenas de crianças lançam flores ao Rio Nabão em homenagem à Santa Mártir, que segundo a lenda, ali terá sido morta e lançada às águas no século XVII.
Os sabores da região vão voltar a marcar presença nas Tasquinhas que serão instaladas no recinto do mercado de Tomar. São um total de cinco, promovidas pelo União de Tomar, Sporting Clube de Tomar, Sociedade Recreativa Nabantina, Associação de Bombeiros de Tomar e Associação Cultural de Valdonas.
Este ano, a participação das escolas do concelho na preparação da Feira de Santa Iria vai voltar a merecer destaque. A inauguração da exposição de trabalhos escolares sobre o certame na Casa dos Cubos (dia 17 às 18h00) é o momento escolhido pela organização para a
abertura solene da Grande Feira Anual de Tomar. A cerimónia será seguida de um Porto de Honra.
A Comissão da Feira de Santa Iria

……………………………………………………………………………..



01-10-2008 16:09

Jornal "O Templário"
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt
http://o-templario.blogspot.com
http://otemplario.hi5.com

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A notícia não é essa.
O pequeno mimo com que o PS nos brindou esta semana é que conta.

Ora vejam lá se não tenho razão e se aqueles socialistas não andam com a cabeça virada ao contrário?

(Proposta apresentada pelo Vereador Carlos Silva, ontem na reunião de Câmara)

PS PROPÕE SOLUÇÃO PARA HABITAÇÃO SOCIAL
PROPOSTA
CONSTRUÇÃO DE CONJUNTO HABITACIONAL NA ZONA INDUSTRIAL DE TOMAR


Considerando que:

- A Câmara vem desenvolvendo desde há algum tempo projecto para construção de conjunto habitacional de 40 fogos a custos controlados;

- Já obteve o Município aprovação do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para o mesmo Projecto;

- Houve sempre da parte de todos os envolvidos a melhor boa fé, no sentido da mais rápida resolução de um problema endémico de existência de condições de habitação sub-humanas numa determinada comunidade, antes nómada, mas há dezenas de anos instalada à entrada da Cidade;

- Os esclarecimentos produzidos recentemente, quer pelos responsáveis do IHRU, quer pelo Chefe de Divisão de Gestão Urbanística do espaço Rural, obrigam esta Câmara a tomar de forma definitiva uma decisão, visto haver “incompatibilidade” da “operação urbanística” “com a classe de espaço industrial”, onde o mesmo se pretende inserir”;


Considerando ainda que:

Não é só esta comunidade a estar carente de apoio à solução de habitação social no espaço do Município, havendo inclusive funcionários da autarquia a estarem nessa situação, bem como inúmeras famílias de baixos rendimentos, conforme se pôde constatar recentemente aquando do processo de atribuição de habitações no Bairro 1º de Maio.

Neste sentido se propõe que:

1 – Não seja dado seguimento ao Projecto da construção do Conjunto Habitacional dos 40 fogos a custos controlados, na Zona Industrial de Tomar, Freguesia da Madalena, junto à Estação de Tratamento de Resíduos Industriais aí localizado;

2 – Seja de imediato feito o levantamento de várias localizações possíveis no Concelho, para construção de habitação a custos controlados, seja através de construção nova ou da recuperação de edificado, e presente este levantamento a posterior reunião de Câmara;

3 – Que as novas propostas de localização, levem em linha de conta o acesso à habitação de todos os agregados familiares nas condições previstas no DL 54/2007 e tenham o necessário parecer e acompanhamento realizado pelos competentes serviços da Segurança Social e CLAS (Rede Social);

4 – Só após isso seja novamente solicitado financiamento do Programa PROHABITA, do IHRU.

O Vereador Socialista, Carlos Silva
colocada às 19:41

01 outubro, 2008 16:41  
Anonymous Anónimo said...

A BEM DAS TRADIÇÕES NA CIDADE DE TOMAR, PROPONHA QUE A CORRIDA DE TOUROS AQUANDO DA FEIRA DE SANTA IRIA TENHA TOUROS DE MORTE.

01 outubro, 2008 16:51  
Anonymous Anónimo said...

A BEM DAS TRADIÇÕES NA CIDADE DE TOMAR, PROPONHA QUE A CORRIDA DE TOUROS AQUANDO DA FEIRA DE SANTA IRIA TENHA TOUROS TOUROS DAS MELHORES GANADARIAS (NÚÑEZ DEL CUVILLO, VITORINO MARTIN, TORRESTRELLA, CEBADA GAGO, PALHA, FUENTE YMBRO)
E QUE HAJA UM "ENCIERRO" COMO EM PAMPLONA PARA CONDUZIR OS ANIMAIS ATÉ À PRAÇA E PERMITIR AOS AFICIONADOS O SEU ACOMPANHAMENTO!

E OLÉ!!!!.

01 outubro, 2008 17:25  
Anonymous Anónimo said...

ALELUIA!

Hoje já andava um GATO PRETO junto ao bebedouro por baixo da Ponte Velha atento à rataria que por lá prolifera!
Que tenha um (vários) opíparo (s) banquete (s) e aproveite antes da Câmara fazer a (prometida) desratização!

Avante camarada GATO faz o trabalho com alma!!!!!

01 outubro, 2008 17:39  
Anonymous Anónimo said...

E VACAS! QUEREMOS VACAS DAS MELHORES GANADARIAS.

01 outubro, 2008 17:44  
Anonymous Anónimo said...

JURA?

01 outubro, 2008 18:50  
Anonymous Anónimo said...

Uma das grandes tradições da Feira era o Circo.

Será que o Circo foi banido da Feira? E também os "Robertos"?

01 outubro, 2008 18:51  
Anonymous Anónimo said...

Em vez de aproximarem a Feira das Passas do resto da Feira, estão a matá-la afastando-a.
Pois muita gente não vai fazer aquele trajecto a pé para ver ou comprar o que se vende todas as sextas-feiras no mercado semanal.

01 outubro, 2008 18:52  
Anonymous Anónimo said...

Concordo o o Anónimo das 18H52.

Não lembra ao diabo uma tal decisão. Isso cheira a feira de vaidades e a manobra de caça votos.

As pessoas não são capazes de exercerem as suas funções públicas sem estas espertezas. Tudo funciona nesta Câmara há muitos anos em função da Serpa Pinto e Praça da República. Basta uns passos para as ruas e travessas ao lado para verificar o enorme desprezo dos autarcas pela cidade

Além disso a Feira de Santa Iria não tinha a tradição de desperdiçar dinheiro com a contratação de artistas tipo Barreiros e outros que metem dó.

01 outubro, 2008 19:09  
Anonymous Anónimo said...

Uma das grandes tradições da Feira era o Circo.

Será que o Circo foi banido da Feira? E também os "Robertos"?

Não vão ser.
Na 6ª feira à noite os "Robertos" vão aparecer e o Circo será no dia 5 de Outubro com a actuação dos palhaços e a escolha do "Roberto" para liderar no próximo ano (talvez 5 de Outubro).
A partir de domingo vai continuar o circo com a adjunto e os seus batatinhas!!!!!!

01 outubro, 2008 21:13  
Anonymous Anónimo said...

Palhaços.
São todos uns palhaços!

02 outubro, 2008 09:50  
Anonymous Anónimo said...

JURA ??

02 outubro, 2008 10:43  
Anonymous Anónimo said...

Palhaços!
Bobos da Corte!
Brincalhões!
Comediantes!
Zombeteiros!
Humoristas!
Farsantes!
Farofeiros!

Esta cidade há muito parece um circo. Portanto não será necessário trazer o dito à cidade por ocasião da Feira.

02 outubro, 2008 12:31  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida que estes blogs dão vontade de rir. Qualquer coisa q alguem faz é logo destruida por todos. Assim é que esta terra vai longe. São todos uma nódoa pelos vistos. A começar por quem aqui descarrega os seus ódios. Frustados. Cambada de tristes Frustados.

02 outubro, 2008 18:24  
Anonymous Anónimo said...

JURA ???

02 outubro, 2008 22:59  
Anonymous Anónimo said...

Este ano a coisa até não tá má, principalmente em relação aos concertos.A corrida de toiros era como em pamplona, pelas ruas.O executivo fazia a parelha de palhaços (que era para poupar uns trocos)o circo esse sim montado na praça da republca, agora a feira das passas...o meus amigos!

02 outubro, 2008 23:09  
Anonymous Anónimo said...

Estou farto da música que me dão.
O melhor mesmo seria colocar esses palhaços pegarem os touros. Atenção eu digo Touros e não uns bezerros por desmamar ou umas vacas já muito usadas...

03 outubro, 2008 09:40  
Anonymous Anónimo said...

VACAS?!

O QUE NÃO FALTA NESTA TERRA SÃO VACAS.

05 outubro, 2008 20:44  

Enviar um comentário

<< Home