quarta-feira, março 12, 2008

Tribunal de Abrantes: Testemunha ouvida pelo juíz na rua

O caso insólito aconteceu ontem no Tribunal de Abrantes. Uma testemunha num processo judicial teve de ser ouvida pelo juiz na rua porque o edifício não tem acesso para quem se desloca em cadeira de rodas.
O jornal 24 Horas relata esta situação na sua edição de hoje.
Entretanto, à agência Lusa, o presidente da Câmara de Abrantes, Nelson Carvalho, anunciou que a breve prazo o Tribunal vai sofrer obras e o problema do acesso dos deficientes ficará resolvido.
Mas o que aconteceu no Tribunal de Abrantes acontece noutros serviços públicos e noutras cidades. Basta ver os exemplos dos tribunais judicial e de trabalho de Tomar que também não dispõem de acessos especiais para cadeiras de rodas.
“O Templário” desta semana vai publicar o que se passou com um jovem deficiente motor quando lhe marcaram um exame médico numa clínica de Tomar em que é preciso subir 12 degraus.
Mais um caso que nos faz pensar na dificuldade que têm os deficientes em cadeiras de rodas de terem acesso aos edifícios onde funcionam os mais diversos serviços.

A notícia da Agência Lusa pode ser lida aqui:
Abrantes: Acesso de deficientes ao Tribunal facilitado em breve - admite autarca
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/0c0e2ebd5c4034da8d1026.html

12-03-2008 17:49

Jornal “O Templário” - Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734 - E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É fácil de prever isto, o ministério da justiça não tem ao seu serviço cadeiras de rodas e ninguem as usa, por isso a ausencia de rampas, nunca pensaram que um dia podiam a ser necessárias a alguem que fosse chamado aquela comarca, este país no seu melhor!

12 março, 2008 21:33  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. Juiz poderia ter optado por levar a testemunha ao colo até à sala de audiência.
Não o fez porque, provavelmente, criaria jurisprudência na matéria e depois era uma chatice por esse país fora.
:-)

12 março, 2008 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Mas... o que é que este assunto interessa? isto passou-se em Tomar?
O juiz é de Tomar? a testemunha é de Tomar? O Templário é de Abrantes?
Bem... se calhar alguma destas hipóteses é verdadeira, eu é que não sabia...

13 março, 2008 15:35  
Anonymous Anónimo said...

O PODER DA 'RUA'

«As impressionantes manifestações registadas nas últimas semanas, e continuadas um pouco por toda a parte, assumem a forma e o conteúdo de um severo depoimento contra o Governo. Não se trata de turbulências comunistas, como já o disse José Sócrates e, iradamente, o repetiu Augusto Santos Silva, cujas "verdades" surgem cada vez mais avariadas. A "rua" foi a demonstração categórica do desequilíbrio entre quem pensa em termos estatísticos e quem é vítima desse equívoco. E uma vigorosa afirmação de civismo. Há dias, conversei com Raul Solnado sobre a natureza do Estado e o domínio pelo domínio exercido, repetidamente, pelo Governo, esquecido de que a força da República é a virtude, e a sua fraqueza a soberba. Sobre ser um amigo de há mais de 40 anos, Solnado é homem sábio, de frase pensada e advertida inteligência, com quem apetece discretear. Disse: "Gostaríamos de sentir que este Governo tem vontade de transformar e de modernizar o País. Por outro lado, a sua arrogância e autismo quer arrastá-lo para uma democracia musculada, o que é assustador. Eles distanciaram-se de nós."» [Diário de Notícias]

Por Baptista Bastos.

13 março, 2008 20:51  
Anonymous Anónimo said...

Estes juízes têm privilégios a mais: vencimento acima dos 2500 euros, pagamento do combustivel de deslocação, telemóvel, portátil, pagamento de subsídio de alojamento que agora (vejam só que deixou de estar congelado!) passou ou vai passar a ser de 770 euros pois antes era de 700 euros. É uma vergonha, uma afronta e um pesadelo para um professor do secundário que tem que pagar o quarto ou apartamento onde ensina, tem que pagar a sua formação académica, tem que pagar o seu mesrtrado e ainda as deslocações que faz entre a cidade onde ficou colocado e a sua residência oficial. Os juizes não trabalham mais que um professor dedicado e ainda por cima são uns mimados pelo Estado. Mas que m... de justiça temos neste país? Não será a educação no ensino obrigatório por exemplo, ou a saúde tão importantes como a justiça? E vejam os privilégios dos militares: esses sim pois são uns xuxas do caraças. Comem no quartel, deslocações pagas e por aqui me fico porque nem tudo é injusto.

14 março, 2008 20:36  
Anonymous Anónimo said...

Estes juízes têm privilégios a mais: vencimento acima dos 2500 euros, pagamento do combustivel de deslocação, telemóvel, portátil, pagamento de subsídio de alojamento que agora (vejam só que deixou de estar congelado!) passou ou vai passar a ser de 770 euros pois antes era de 700 euros. É uma vergonha, uma afronta e um pesadelo para um professor do secundário que tem que pagar o quarto ou apartamento no local onde ensina, tem que pagar a sua formação académica, tem que pagar o seu mestrado e ainda as deslocações que faz entre a cidade onde ficou colocado e a sua residência oficial. Os juizes não trabalham mais que um professor dedicado e ainda por cima são uns mimados pelo Estado. Mas que m... de justiça temos neste país? Não será a educação no ensino obrigatório por exemplo, ou a saúde tão importantes como a justiça? E vejam os privilégios dos militares: esses sim pois são uns xuxas do caraças. Comem no quartel, deslocações pagas e por aqui me fico porque nem tudo é injusto.

14 março, 2008 20:39  
Anonymous Anónimo said...

Simples: se o estado cumprisse com as leis que ele proprio publica isto nao teria acontecido. Em 97 emitiu uma lei concedendo 6 anos para que todos os edificios fossem adaptados... mas nada fizeram.
Pior, no tribunal de Ourem, por exemplo, fizeram obras, arranjos exteriores, etc... mas nem uma simples rampa aliminando 2 degraus lá puseram, que nao resolvendo o problema, tornava acessivel o res-do-chao onde estão as conservatorias e o notariado. O que mais estranho é que na altura até lá trabalha uma conservadora casada com um deficiente... enfim, falta educação e formação a toda a gente.

14 março, 2008 23:04  
Anonymous Anónimo said...

Juizes a ganhar 2500 euros?

Sabem quanto ganha um professor no topo da carreira? 3000 euros

Sabem quanto ganha, no mínimo 1/3 dos professores que estão nas escolas - hoje designados como Titulares? 2450 euros

Sabem quanto ganham, no mínimo os Juizes? cerca de 4000 euros

Sabem quanto ganham no máximo os Juizes? cerca de 7000 euros

Sabem quanto é o salário mínimo nacional? 426 euros

Sabem quantos trabalhadores portugueses ganham menos de 750 euros? 40% (incluidos nestes números cerca de 700.000 funcionários públicos, cujo salário médio é 1000 euros)

Poupem-nos, por favor!

O Anarquista

14 março, 2008 23:38  
Anonymous Anónimo said...

"Juizes a ganhar 2500 euros?"
Meu amor isso é no início da carreira. Sabias?
As carreiras profissionais têm um início e um topo, anarquista!
Qual é a profissão pública de inicio da carreira onde se ganha mais? Só os inspectores e os xuxas do ministério público!!!
Depois os juízes, o que é uma vergonha!!!

15 março, 2008 13:18  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Eng.º Vicente não acha que é um exagero os cortes constantes na Alameda 1 de Março?
São estes ano já 5!!!!!!! E nos outros anos? Que serviço mais terceiro mundista que corta sem avisar? E só avisa quando corta a água por falta de pagamento.
E estragam os esquentadores que ficam cheios de ar.
E depois é o SMAS que vai pagar a factura do técnico para desentupir os esquentadores?
Sinceramente e atentamente,
Uma munícipe

17 março, 2008 13:15  

Enviar um comentário

<< Home