terça-feira, fevereiro 26, 2008

Ourém investe um milhão no Agroal

A Câmara de Ourém adjudicou no sábado, a 1.ª fase das obras de requalificação do Agroal, zona balnear do rio Nabão entre os concelhos de Tomar e Ourém.
A obra, no valor de um milhão de euros, refere-se ao à requalificação de toda a zona marginal ao rio, no troço desde a ponte à piscina.
Fazem parte desta fase da obra a criação de uma área de recepção junto à ponte, um pontão sob o rio e uma praia fluvial de areia que entretanto será criada. A calçada paralela ao rio será toda ela convertida, sendo separadas as zonas de comércio das de repouso. A zona da actual piscina sofrerá também obras de intervenção, com a substituição e relocalização da ponte pedonal, a requalificação dos muros, melhoria de acessos e recuperação da nora. Criar-se-á ainda um solário, um parque de merendas, um anfiteatro tipo ‘romano’ na encosta adjacente e uma outra praia fluvial, no seguimento do caudal do rio.
Nas fases seguintes está prevista a criação de um parque de estacionamento com 57 lugares junto ao Parque Aventura e a requalificação dos edifícios adjacentes à piscina para espaços de apoio à prática balnear, com um bar, solário, esplanadas e salas polivalentes.
Mais pormenores na próxima edição do Jornal "O Templário"

26-02-2008 9:51

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E nós por cá a brincar aos Polis há uma série de anos...

26 fevereiro, 2008 10:19  
Anonymous Anónimo said...

É verdade. As Câmaras sem Polis (Abrantes, Torres Novas, Ourém, Alcanena, etc.) fazem mais pelas zonas ribeirinhas do que Tomar que recebeu milhões.

26 fevereiro, 2008 10:58  
Anonymous Anónimo said...

ó simoes acho que andas a precisar de te bahares no agroal pois andas muito sectário! assim só te posso chamar burro, pa´!

26 fevereiro, 2008 20:17  
Anonymous Anónimo said...

ó pá deves andar vesgo porque não foi o gajo que escreveu isso,
porra, deves pensar que ele é um super-homem, está em todas

26 fevereiro, 2008 21:34  
Anonymous Anónimo said...

Composição do Zézinho (6º ano) - Uma obra prima!

As rãs:
Eu gosto muito de rãs. As rãs arrotam a noite toda. As rãs são mais pequenas que as vacas e mais grandes que um pintelho. As rãs não têm pintelhos.
As rãs põem ovos pela paxaxa que depois dão rãzinhas pequenas.Se as rãs tivessem pintelhos na paxaxa arranhavam os ovinhos que são muito pequenininhos e as rãzinhas que estão lá dentro iam morrer porque entrava água pelas arranhadelas e elas morriam afogadas e porque quando são pequenas não têm patas e não sabem nadar.
Eu também ainda não tenho pintelhos mas já sei nadar. Também ainda não tenho paxaxa mas um dia vou ter muitas. As rãs são as mulheres dos sapos.
Os sapos não têm unhas por isso não podem coçar os tomates. É por isso
que eles andam com as pernas abertas a arrastar os Tomates que é para os coçar. E quando se picam nos tomates os sapos dão saltos.
As rãs também dão muitos saltos, por isso têm a paxaxa sempre aos saltos.
Eu gosto muito de rãs. E gosto muito de sapos.

Zézinho, 6º ano

26 fevereiro, 2008 21:57  
Anonymous Anónimo said...

Para quando é que as noticias são dadas com veracidade? NO fim de semana passado ocorreu um acidente no entroncamento da Rua de Santo António com a Rua de Santiago, no lugar de Santa Marta e não na aldeia do Coito como foi noticiado. Não é dificil informar com clareza.

26 fevereiro, 2008 22:33  
Anonymous Anónimo said...

«As Câmaras sem Polis (Abrantes, Torres Novas, Ourém, Alcanena, etc.) fazem mais pelas zonas ribeirinhas do que Tomar que recebeu milhões.»

Infelizmente,
Tudo isto existe,
tudo isto é triste,
tudo isto é fado.

27 fevereiro, 2008 16:36  
Anonymous Anónimo said...

A 'gaffe' de Sócrates no encerramento das jornadas parlamentares do PS
Afinal Maria de Lurdes Rodrigues é ministra da Avaliação
Perante uma sala cheia, foram poucos os que conseguiram conter os sorrisos e risos. É que Sócrates não podia ter cometido uma 'gaffe' mais actual: Chamou a Maria de Lurdes Rodrigues ministra da avaliação, em vez de ministra da Educação.

27 fevereiro, 2008 22:26  
Anonymous Anónimo said...

Isto sim é um bom investimento!
já estou a ver as pessoas em vez de irem po Algarve irem po Agroal!

Opa façam investimentos decentes!

27 fevereiro, 2008 22:58  
Anonymous Anónimo said...

Investimentos decentes. Exemplos:

a) Uma fonte cibernética;
b) Um silo para estacionamento que está às moscas porque nunca mais acertam o negócio com a BragaParques;
c) Destuir um estádio para fazer um campo da bola;
e) Destruir o mercado para fazer um centro comercial no centro da cidade;
f) Podar as árvores para igual Tomar a um conjunto de cidades da Andaluzia espanhola;
g) Destruir o enquadramento paisagistico envolvente à Igreja de Santa Maria do Olival;
h) Prometer um Pólis que virou anedota;
etc, etc, etc

28 fevereiro, 2008 13:10  
Anonymous Anónimo said...

ó caro anónimo!
desde quando é que construir um centro comercial no mercado é mau?...eu percebo qual é a crise "o comércio local..." qual comercio local? esse já desapareceu há alguns anos

"enquadramento paisagístico"?aquele monte de mato que não deixava ver a igreja e de noite servia para algumas coisas mais, alem disso era um óptimo wc para os ciganos que pernoitavam lá de quinta para sexta.

pensem nos vossos filhos!

28 fevereiro, 2008 23:09  
Anonymous Anónimo said...

Abaixo as árvores
A Relva!

29 fevereiro, 2008 11:18  
Anonymous Anónimo said...

Abaixo a Relva
As árvores !

29 fevereiro, 2008 17:32  
Anonymous Anónimo said...


Esta questão do Agroal, a iniciativa da Câmara de Ourém (que me parece oportuna), trouxe-me à memória um acontecimento polémico e bairrista a confirmar que o Rio Nabão é um Património sagrado da Cidade e Concelho Nabantino.

Ainda adolescente, participei na minha primeira manifestação pública em defesa do Rio, talvez em 1957(8) - já não sou em um jovem - com mais de 20.000 munícipes, na Praça da República, com as ruas à vola à pinha.

A Igreja, então, queria desviar parte do caudal do Nabão para Fátima para dar de beber aos peregrinos, regar as azinheirinhas das aparições, apoiar a agricultura, impulsionar o comércio religioso e outro, muitas coisas como se pode adivinhar e, dizia-se, para construir um Lago onde os clérigos e todo o pessoal religioso da Cova de Santa Iria se pudessem banhar e purificar naquelas "águas doces". Até se comentava que o grande segredo guardadinho pela Santa Lúcia seria o nascimento de um rio em Fátima.

Afinal o segredo era outro, como se NSFátima percebesse alguma coisa de política.

Recordo-me dos discursos bairristas inflamados, um deles proferidos por um padre da cidade e o mais empolgante foi de Ninim Ferreira, antigo director deste Jornal. Dizia-se (coisas que ouvia, eu era rapazola) que foi a "Maria", empregada doméstica do... Presidente do Conselho de então que o convenceu a convencer o Cardeal dos pobrezinhos benditamente ignorantes, a desistir de acarretar a água para lá. Naquela sempre costumada abertura do regime para todo o tipo de reivindicações populares, o Agroal continuou a dar saída à água total, inclusivamente a curandeira por aí abaixo e a garantir a singular beleza da cidade de Tomar.

O Director d"O Templário" até pode ir aos arquivos e relembrar esse acontecimento numa das próximas edições sem qualquer aproveitamento político para a eleição do próximo Presidente da Câmara.

Para terminar, ocorre-me uma proposta (tenho sempre uma proposta), uma proposta fantástica:

"LAGOA COMERCIAL E RECREATIVA TAMARARA"

=============================

Em vez de transformarem o espaço do velho mercado municipal como está planeado, melhor seria, através de engenhoso sistema de pequenos canais, transformá-lo numa invejável Lagoa para todos os serviços de lazer possíveis, para abastecimento de água por Helicópteros de socorro a incêndios na região, etc..

A toda a volta da lagoa construir o tal Centro Comercial em lojinhas de cave, rés-do-chão e primeiro andar (do rés-do-chão visualizava-se a paisagem aquática) e ainda sobravam lojinhas para os comerciantes que agora lá comercializam.

A Câmara acordava com os do Centro Comercial de que não poderiam comercializar, nem frutas, nem produtos hortículas, coisas assim, produtos frescos da terra, nem venda de carne fresca para proteger a tradição e qualidade dos talhos de Tomar.

Na encosta que dá para o cemitério, em sucalcos adequados (os arquitetos paisagisticos é que sabem disso) ficaria 1 ou 2 bares à maneira, e espaço para assistir a certo tipo de espectáculos.

Para o efeito, seria construída uma plataforma móvel que ocuparia, quando preciso, o centro da lagoa e onde poderiam actuar as bandas da cidade, ópera ao ar livre, teatro, dança, missas e até comícios políticos.

Desculpem mas só posso avançar tópicos. Os artistas que continuem.

Falem com o Ti Belmiro e vão ver que ele alinha. Afinal é um capitalista português e nós devemos estimar os capitalistas portugueses.

Se houver problemas eu mesmo falo com ele. Mantemos as melhores relações.

(Não me identifico porque não quero que me tramem para PC).



Cumprimentos e não têm de quê.



P.S. - No tempo das cheias, vazava e funcionava como dique. Esquecia-me desta

29 fevereiro, 2008 18:16  
Anonymous Anónimo said...

Pessoalmente acho a ideia excelente.
Mas acabo de falar com o Paiva que já me disse que não há dinheiro para isto.
:-(

29 fevereiro, 2008 18:57  
Anonymous Anónimo said...

Não há dinheiro?!
Mas haverá para as bizarias do costume, não?

29 fevereiro, 2008 23:55  
Anonymous Anónimo said...

Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberdade, Democracia, Justiça, Imprensa, Direitos Humanitários. Sim.
Ditaduras, PIDE/D.G.S.E., Tortura, Fome, Corrupção. Não Obrigado.
Peço Asilo Político, Dinheiro, Doente e Invalido com Fome em Tribunal com Dívidas.
Enviar dinheiro para a Anti Pide/D.G.S.E..
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Se não pode impôr a paz, pode convencer pelo exemplo. -----

Peço Asilo Político. -----

Donativos para a Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Conta de Épargne UBS CHF --- Nº conta 233-691451.M1F --- Nº de cliente 233-691451 --- Iban CH21 0023 3233 691451M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. --- Telefone: 0041 765 450 994. Comuniquem na Imprensa Mundial. Eu falo Português, E também Francês. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberté, Démocratie, Justice, Presse, Droits Humanitaires. Oui.
Dictatures, PIDE/D.G.S.E., Torture, Faim, Corruption. Non Merci.
Je demande Asile Politique, l'argent, le malade et l'invalide avec la faim devant le tribunal avec des dettes.
Envoyer argent pour l'Anti Pide/D.G.S.E..
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Si ne peut pas imposer la paix, peut convaincre par l'exemple. -----

Je demande Asile Politique. -----

Donations pour la Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- Nº de compte 233-691451.M1F --- Nº de client 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Téléphone: 0041 765 450 994. Communiquent dans la Presse Mondiale. Je parle Portugais, Et aussi Français. ---
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Widerstand Portugiesisches Militärisches und Zivilist Anti Pide/D.G.S.E. -----

Freiheit, Demokratie, Justiz, die Presse, Humanitäre Rechte. Ja.
Diktaturen, PIDE/D.G.S.E., Tortur, Hunger, Bestechung. Nein Danke.
Ich verlange politisches Asyl, das Geld, Kranke und Invalide mit dem Hunger vor dem Gericht mit Schulden.
Senden Geld für Anti Pide/D.G.S.E..
Herr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Schweiz. -----

Wenn nicht aufdrängen kann der Frieden, kann durch das Beispiel überzeugen. -----

Ich verlange politisches Asyl. -----

Schenkungen für den Widerstand Portugiesisches Militärisches und Zivilist Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- N° des Kontos 233-691451.M1F --- Nº des Kunden 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Schweiz. --- Oder ---
Herr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Schweiz. ---
Telefon: 0041 765 450 994. Teilen in der weltweiten Presse mit. Ich spreche Portugiesisch, Und auch Französisch. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistance Portuguese Military and Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Freedom, Democracy, Justice, The Press, Humane Rights. Yes.
Dictatorships, PIDE/D.G.S.E., Torture, Hunger, Corruption. Not Thank You.
I ask for Political asylum, Money, Sick and Invalid with Hunger in Court with Debts. To send money for the Anti Pide/D.G.S.E..
Sir. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

If it can not impose peace, can convince by example. -----

I ask for Political asylum -----

Donations for the Resistance Portuguese Military and Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Account of Épargne UBS CHF --- Nº of account 233-691451.M1F --- Nº of customer 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Switzerland. --- Or ---
Sir. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Telephone: 0041 765 450 994. Communicate in the World Press. speak Portuguese, And also French. -----

http://pide1.spaces.live.com/

19 março, 2008 17:09  

Enviar um comentário

<< Home