sexta-feira, março 03, 2006

Carrazede: Uma escola só com crianças ciganas

O que têm em comum a Nice, o Ângelo, a Domingas, a Isa, o José Augusto, o Edgar e o Mário? Para além de serem os únicos alunos a frequentar a Escola Primária da Carrazede são todos de etnia cigana.
Inaugurada em 1968, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Carrazede n.º 1 tem, desde há três anos a esta parte, uma singularidade: é frequentada, exclusivamente, por alunos de etnia cigana. A professora Helena Lourenço, com a preciosa ajuda da auxiliar de educação Luísa Leal, é a responsável pela educação escolar destas crianças que tem idades compreendidas entre os seis e os doze anos.
“Eles gostavam de ter colegas que não fossem ciganos mas os pais das outras crianças preferem pô-los noutras escolas ”, começou por apontar a professora Helena Lourenço.
Professora há 18 anos, é o primeiro ano que Helena Lourenço, 39 anos, ensina uma turma de alunos exclusivamente de etnia cigana. “Por vezes são um bocadinho agressivos entre eles e as capacidades de aprendizagem são um pouco sucintas. Nem sempre estão motivados para trabalhar, é preciso motivá-los tal como todas as crianças”, explicou ao nosso jornal. “Tal como lhe damos carinho, temos que os repreender quando é preciso”, conclui.
reportagem completa na edição 897 do Jornal O Templário
comente

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se as pessoas de etnia cigana não querem ser discriminadas têm que começar a fazer pressão dentro da própria comunidade para que se comecem a comportar como pessoas civilizadas e mostrar-nos que não há razão para termos medo deles!!

Eu tenho medo!

Eu evito todo o tipo de contacto com ciganos! É racismo, preconceito, discriminação? Sim!!

Mas prefiro ser acusada destas coisas todas do que ter 50 ciganos à minha porta para me bater porque acidentalmente pisei o pé de um deles!!

Quando a atitude deles começar a mudar a nossa também muda! Não vamos esquecer que Portugal é um país hospitaleiro, aceitamos pessoas de outros países, temos todo o gosto em aprender com pessoas de outras culturas. Por isso usem esta nossa caracteristica para se sentirem melhor cá!

09 março, 2006 11:26  

Enviar um comentário

<< Home