quinta-feira, junho 21, 2007

Câmara de Tomar já tem site


Se a notícia fosse publicada há 10 anos causaria surpresa pela positiva. Hoje causa estranheza mas pela negativa. Como é que uma autarquia com a dimensão e grandeza da de Tomar só agora marca presença na net?
O site (www.cm-tomar.pt) apresenta-se simples, sem qualquer inovação e praticamente sem interactividade com o cidadão. Além disso, algumas funções e links ainda não funcionam.
Depois de tantos anos à espera contava-se com um site mais completo e com mais possibilidades de interactividade com o munícipe. Basta ver o link para os serviços online. (www.cm-tomar.pt/pt/conteudos/Servicos+OnLine) que apenas disponibiliza para download o formulário para… limpeza de fossas.
De resto, lá estão informações sobre Tomar, o município, os órgãos autárquicos, as Juntas de Freguesia, obras e outros dados sobre cultura, desporto e turismo.
JG

21/06/2007 12:55

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«É uma das maiores vergonhas a que já assisti em Tomar: em quase dois mandatos e meio não ter este instrumento, http://www.cm-tomar.pt, ao serviço de todos os cidadãos! E não é com a implementação do Médio Tejo Digital que se explica a ausência do portal ou da web page nem, muito menos, argumentando que não se pode fazer tudo de uma só vez – a secção de turismo da câmara tomarense tem um site, http://www.tomartourism.com, para promover a cidade. Para este, canalizaram-se meios logísticos, financeiros e humanos mas para o site, que seria o output on-line (e possível) da actividade da câmara municipal de Tomar, absolutamente nada (má gestão das oportunidades, mas corrigível). É um verdadeiro atentado ao serviço público célere e à transparência autárquica. Por que “carga de água” tenho que me deslocar ao SMAS (gerido, a meu ver, incompetentemente) para ter acesso ao seu regulamento actualizado? E se houvesse interesse em, por exemplo, disponibilizar os conteúdos das deliberações das reuniões da câmara municipal ou o orçamento de 2007 on-line, em vez de os munícipes serem incomodados com deslocações, estacionamentos e requerimentos? Não há vontade! Choque tecnológico, não! Choque betuminoso, sim claro, é fundamental para a cidade! Os jovens também se afastam da política nacional, mas porquê da municipal? “Não havia necessidade!!!” Pergunte-se-lhes se conhecem os vereadores do executivo camarário tomarense. O que é, onde e quando se reúne a assembleia municipal. E para que servem as juntas de freguesia. Um site, razoavelmente bem elaborado, serviria toda a comunidade (se calhar não interessava a alguns, mas paciência, manda a maioria que foi eleita). Não chega ter um presidente jovem cheio de energia, que manuseia um HTC Qtek e diz em público que paga as contas por “homebanking”. Assim fica-se com o rótulo no fato de “façam o que eu digo, não façam o que eu faço” mas, imediatamente tapado com “os cães ladram e a caravana passa”.»

Fui eu que escrevi o texto acima. A página está lançada (ufa!) mas poderia por exemplo dar mais contribuições no caminho da transparência: onde está o regulamento do SMAS? E o orçamento de 2007? O executivo camarário tem currículo publicável? E os seus contactos? Nem e-mail? E já agora, como o Senhor Alcaide tem tiques de cosmopolita, onde está a sua declaração de rendimentos? Nos países escandinavos quem gere dinheiro dos cidadãos publica, mas o Sr. Alcaide tem problemas com o frio! Espera-se que a página seja activa, dinâmica e se actualize diariamente: isso é exigir o básico dos básicos, a uma Câmara Municipal duma cidade média portuguesa, ao serviço dos cidadãos!

21 junho, 2007 13:38  
Anonymous Anónimo said...

Sr. JG corrija o link para a Câmara pois está errado: http://(www.cm-tomar.pt/pt
Este é o certo:
http://www.cm-tomar.pt

21 junho, 2007 13:46  
Anonymous Anónimo said...

Entretanto, ao fim da tarde do dia 21, o site foi suspenso.

22 junho, 2007 10:44  
Anonymous Anónimo said...

Começa bem o seu nascimento!

22 junho, 2007 13:33  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar não passou de um aborto.

25 junho, 2007 14:24  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente. Vamos ver se é actualizada como deve ser...

25 junho, 2007 22:48  
Anonymous Anónimo said...

Se tem site não parece... já está em baixo desde sexta-feira (21/06/2007).
De facto, valeu a pena esta espera...
Será assim tão difícil colocar um site online?

25 junho, 2007 23:48  
Anonymous Anónimo said...

Bem, parece que está em baixo, e de vez. Período de férias, suponho.

Ao consultar outros sites de municipios portugueses verifica-se a sua total disponibilidade e intenção em informar o cidadão.E com variedade de informação que se fosse há uns anos atrás demoraria meses a adquirir, nem que fosse para pesquisa ou apenas informação geral. Um site dinâmico e novo precisa-se URGENTEMENTE!! senão de todas as vezes que terei de me deslocar à CM Tomar, o parquimetro do parque fica-me com todos os trocos. E já agora, O Sr. Paiva aquando das suas deslocações ao Parlamento Europeu, já ficaria a saber do que se passa por cá. Pode ser que uma remodelaçãozita resolva a coisa.

07 agosto, 2007 15:18  

Enviar um comentário

<< Home