terça-feira, julho 03, 2007

Blog do Condado acaba com comentários


“Sobre Tomar, sobre tudo. Cada um manda no que pode, reina sobre o que quiser, e é dono do que entender - conquanto ninguém se queixe”. É assim que é apresentado o Condado do Flecheiro, blog que registava um recorde de comentários e que nos últimos tempos agitou a vida política e académica de Tomar.
Alguns posts chegaram a registar quase 500 comentários. O pior é que alguns comentadores usavam uma linguagem grosseira e difamavam figuras públicas da cidade. Nos últimos dias chegou-se ao ponto de haver ameaças de morte entre os comentadores.
O autor do blog (anónimo) não teve outro remédio senão apagar os comentários e suspender a possibilidade de se emitir opiniões, sob pena de ser processado judicialmente.
Esta situação é exemplar e levanta uma série de problemas. Até onde pode ir a liberdade de opinião? Porquê o uso indiscriminado do anonimato? Como se pode responsabilizar alguém que difame e ofenda?

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nas conversas de café difamam este e aquele! E usam linguagem com asneiras à mistura. O que aconteceu é que houve gente que desmonopolizou os assuntos! Os políticos e académicos não gostam e foi o que foi! O blogue era um feudo e passou a mercado aberto. O proprietário teve medo e pronto! Não se volte a meter noutra destas. Descansem que mais blogues aparecerão pois as verdades têm que se dizer sob a capa do anonimato senão lá vem o saneamento como aconteceu agora! O blogue foi perdendo qualidade e não dignificava o debate por isso quem quiser que assuma um blogue com frontalidade e vede o acesso aos anónimos ou semi-anónimos como faz o Cristovão que só aceita o que lhe interessa. Também devo dizer que não é a escrever que se chega lá, trabalhe-se mais e fale-se e escreva-se menos. Se alguém dá a cara sobre a gestão despesista do Paiva - como fez Sousa Tavares no Expresso de Sexta com aquele texto da Diana - quantos ordinários tomarenses lhe saltariam como hienas famintas para cima? Estou pois a favor do anonimato, sempre haverá, e assim se denunciarão muitas verdades com a ajuda dos media, caso contrário a democracia estará ferida de morte para sempre! Quanto às ameaças de morte não valem nada pois para morrermos basta estarmos vivos e quem não deve não teme! Sinceramente ameaças a gente e de gente que nem se conhece só dá vontade de rir. Essas questões ignoram-se, agora o que vem relatado no livro da desmiolada da Carolina Salgado sobre limpezas humanas, agressões, prostituição, corrupção isso sim é para ser levado a sério e porquê? Acham que o apito dourado avançava e o Pinto da Costa seria alguma vez arguido sem a publicação do livro e a nomeação da determinada Morgado? Continuação de um bom dia e viva a festa dos vaidosos!

03 julho, 2007 18:51  
Blogger Unknown said...

Sendo que o primeiro responsável jurídico pelo que foi escrito é o autor do blog e sendo certo que se pode identificar o anónimo autor caber-lhe-à restringir ou não o acesso aos comentários.

Continuo a achar que aquilo que se passava ali era uma grande m****.

A coberto de anonimato, eu tenho acesso a vários computadores, uns com IP fixo, outros com IP aleatório, alguns meus, outros de amigos e até de cybercafé, disseram-se ali verdadeiras barbaridades. Caluniaram-se pessoas. Ofendeu-se toda uma comunidade.

O fecho de comentários é a medida profilática mínima.

Tenho para mim, que tenho na minha conta três blogues, que o autor tem que estar em cima dos comentários e não permitir excessos de forma alguma. Foi o que o anónimo autor do condado não fez e que deu um péssimo resultado.

03 julho, 2007 22:30  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente nem todos percebem que a liberdade de cada um termina quando começa a dos outros.

04 julho, 2007 09:27  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem. O nível dos comentários era, de facto, muito baixo.

05 julho, 2007 18:26  
Anonymous Anónimo said...

É pena falarem destes blogs e não se lembrarem do melhore blog da cidade e que muito da aprender sobre esta terra.

templariosthomar.blogspot.com

So em comentarios já são mais de 1000 e com 7853 vizitas.

05 julho, 2007 19:09  
Blogger Unknown said...

Presunção e água-benta cada um toma a que quer!

Considerar "Os Cavaleiros" o "melhore" blogue da cidade é de um homem se deitar para o chão a rir.

E aceitar como bom o critério de aferição proposto, o do número de comentários e visitas, faz de qualquer blogue de pornografia um "bom" blogue.

Talvez o tempo gasto com esta "propaganda" fosse melhor aproveitado no estudo das regras gramaticais da língua evitando-se assim que se escrevessem pérolas tais como "... confraternização ocorrida em Março em Tomar permitiu que o João a indicasse-me."

06 julho, 2007 23:54  
Anonymous Anónimo said...

Não conhecia o sr. Silvestre! Está cá com uns óculos lindos! Escreva no seu lindo blogue ou peça para publicar nos jornais da terra que o Sr. Carrão, felizmente, conhece a população e não passa a vida no computador. A propósito o seu blogue é bué de comentado parabéns. Se levar o tabuleiro mude de óculos senão fica como o seu querido gordão Cristovão que de vendedor de gelados (à quatro anos) passou para pinto engravatado mas é por pouco tempo!

08 julho, 2007 14:07  
Blogger Unknown said...

?????

08 julho, 2007 22:03  
Blogger Unknown said...

E não tem nada para dizer, caro senhor?

08 julho, 2007 22:03  
Anonymous Anónimo said...

há (il y a quatre...)

09 julho, 2007 01:45  
Anonymous Anónimo said...

O SR.CAIANO SILVESTRE DEVE GOSTAR DE PINGA,BASTA VER A VERGONHA DE BLOG QUE TEM.cOMO BENFIQUISTA ACHO UMA AFRONTA AQUELA FOTO .NORMALMENTE AQUELES QUE CHAMAM SÃO AQUELES QUE AINDA NÃO SAIRAM DO ARMÁRIO.pELA CARA TEM PINTA DE ISSO.
VIVA O SLB

10 julho, 2007 22:20  
Anonymous Anónimo said...

Deve de ser do cheiro dos avíarios que afectaram o miolo.
Mas meus amigos a caravana passa e os cães ladram,vamos em frente com as notícias da nossa cidade.

Rui

10 julho, 2007 22:27  

Enviar um comentário

<< Home