terça-feira, julho 03, 2007

Fotografia divide redacção de “O Templário”


Aqui no nosso jornal funciona a democracia. Nos aspectos mais polémicos cada um dá a sua opinião e segue-se a decisão da maioria. Como há sensibilidades diferentes e há mais mulheres do que homens, as opiniões dividem-se.
Foi isso que aconteceu com esta fotografia que faz a capa da revista que publicamos esta semana. A discussão surgiu por causa da imagem do Gualdim Pais.
O enquadramento era óptimo, mas o perfil “fálico” do Gualdim Pais poderia ferir susceptibilidades. A espada do fundador de Tomar, vendo-se a estátua de perfil, dá ideia de um pénis.
“Vão dizer que estamos a gozar, vão dizer que estamos a brincar com a Festa”, era o argumento de alguns, sobretudo das mulheres. Algumas iam ao ponto de propor que se apagasse o “símbolo fálico” na imagem. Outros defendiam que não se deveria alterar a imagem, mas sim publicá-la tal qual como estava, sem cortes nem retoques.
Venceu uma solução de consenso. A imagem das crianças e dos tabuleiros sem a estátua de Gualdim Pais.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por mais "chocante" que seja a imagem da realidade ela não deve ser artificialmente modificada.

04 julho, 2007 09:25  
Anonymous Anónimo said...

O que???? Nem acredito, parece mentira que em pleno 2007 o argumento desta foto não ser escolhida tenha sito a estátua e a sua espada. "poderia ferir susceptabilidades"??? isto é que é jornalismo??? Bem "O Templário" desceu muito na minha consideração. Sei lá se as noticias do dia a dia não vêm descirtuadas par "não ferir susceptabilidades", Templário nunca mais.

04 julho, 2007 21:19  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada anónimo do post das 22:19
pelo facto de "Templário nunca mais", gostamos de leitores frontais, que dizem o que pensam.
Só nos lê quem quer.
O Templário é um projecto de uma empresa privada.
Se duvida da nossa seriedade faz muito bem: "Templário nunca mais"

Isabel Miliciano

04 julho, 2007 22:32  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o Gualdim Pais n�o acrescentava valor � imagem. Fizeram bem em "cort�-lo".

05 julho, 2007 17:23  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o Gualdim Pais n�o acrescentava valor � imagem. Fizeram bem em "cort�-lo".

05 julho, 2007 17:23  
Anonymous Anónimo said...

No fundo, venceu o bom-senso. Decisão acertada.

05 julho, 2007 18:23  
Anonymous Anónimo said...

S� me pareceria mal se de facto a espada fosse o pirilau do Gualdim e que, por essa mesma raz�o, fosse "censurada". De resto, n�o me parece tratar-se de "censura" nem pudor, mas de uma simples demonstra�o de bom senso. Do mesmo modo, n�o acharia bem que a mesma imagem fosse publicada sob o signo do Photoshop (ou que fosse, literalmente, "photo-chopped"). H� fotografias que simplesmente n�o funcionam...
Barroso

05 julho, 2007 20:55  
Blogger Unknown said...

Há três ícones de Tomar.
A "Casa das Ratas", a montra da Gráfica e o pirilau do tio Gualdim Pais.

Não me chocaria vê-lo, ao pirilau, nos escaparates.

Mas não me incomoda nada que não o tenham posto.

Agora aferir da qualidade de um projecto jornalístico a partir deste "fait diver" revela um provincianismo, uma falta de educação, de capacidade de análise e de lucidez que julgava não existir mais.

06 julho, 2007 23:45  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Caiano, há pessoas tão más e invejosas em Tomar que aproveitam tudo para tentar deitar abaixo quem se esforça por construir alguma coisa.
Até porque poderíamos ter evitado colocar esta questão no blogue, mas porque gostamos de ouvir outras opiniões, correndo o risco de nos censurarem.
Ninguém está acima da crítica e o nosso trabalho também deve ser alvo de análise por parte dos nossos leitores.
Quanto a outro tipo de gente invejosa e má, não é, pela nossa parte, para levar a sério.

Isabel Miliciano

07 julho, 2007 00:14  
Anonymous Anónimo said...

Sr.ª Isabel Miliciano como sabe é muito dificil construir e muito fácil destruir e isto para todas as vertentes da nossa vida terrena. Por consequência, "live goes on". Concerteza que nada disto que se diz se leva a sério, ou estão a brincar ou são maldosos ou psicologicamente problemáticos!

08 julho, 2007 13:58  
Anonymous Anónimo said...

Como a Senhora Isabel Miliciano mesma disse, "O Templário" colocou este "post" no blog para ouvir a opinião dos leitores, então no meu ver, não tem de criticar as pessoas que não acham bem a foto ter sido alterada. Para mim tanto se me faz, e acho que vocês fazem um trabalho lindissimo em prol da nossa cidade e estam de parabens! Mas nem todas as pessoas têm a mesma opinião, Sra. Isabel, à que aceitar!

11 julho, 2007 21:55  
Anonymous Anónimo said...

Aceitamos a crítica.
Colocámos à discussão um caso pontual, e aceitamos que outros no nosso lugar tivessem outra opção.
Agora partir de um caso concreto, pontual para ajuizar um trabalho global, aí já não posso aceitar, mas respeito.
Se não gostam do Templário, aí já é outra conversa.
Mas respeito que existam gostos diferentes.

Isabel Miliciano

11 julho, 2007 23:42  
Anonymous Anónimo said...

Agora sim Sra. Isabel, concordo consigo, entendo melhor o seu ponto de vista, e concordo plenamente quando se refere a pessoas que não gostam do Templário, na minha opinião, esse senhor que diz: "Templário nunca mais", se diz isso apenas por uma mera fotografia que vocês alteraram com a melhor das atenções é porque possivelmente já nem lia o jornal, e pessoas dessas... que só gostam de criticar pela negativa... Eu sei como é que isso funciona pois eu trabalho num jornal nos Estados Unidos e há sempre coisas que não agradam a certas pessoas, enfim, não se pode agradar a todos.

12 julho, 2007 19:53  
Anonymous Anónimo said...

Meu acro amigo do post anterior
não considero que alterámos uma fotografia.
Aliás, nunca alteramos fotografias.
O que podemos fazer é ampliar parte de uma foto ou restringir-nos a publicar parte da foto, que foi o caso. Ao ampliar a foto, não o fizemos em proporção, mas apenas em parte. O que decidimos fazer foi omitir parte da foto.
O nosso objectivo foi fazer sobrassair as meninas que desfilavam na Praça da República.
Não alteramos a foto no verdadeiro sentido da palavra.

Isabel Miliciano

13 julho, 2007 15:27  
Anonymous Anónimo said...

Cara Isabel,
Nao vale a pena estar aqui a debater o que se passou com a foto e o porque, pois o que esta feito, esta feito gostem as pessoas ou nao. No entanto eu usei a palavra alterar pois seja um corte numa foto digital ou nao, um aumento de uma parte ou qualquer coisa do genero, isso e' uma alteracao da foto. Mas... como ja entendi, a senhora Isabel Miliciano quer ter a ultima palavra e pelos vistos nao concorda la muito com o que as pessoas escrevem, seja no bom ou mau sentido, portanto para mim, acaba aqui o meu comentario sobre esta noticia, e espero que no futuro, se voltar a comentar alguma noticia possamos chegar a um consenso.

Nota: Peco desculpa a falta de acentos e outros, pois este teclado nao os tem.

14 julho, 2007 03:44  

Enviar um comentário

<< Home