terça-feira, março 18, 2008

Comércio está a mudar no centro histórico de Tomar

A população de Tomar tem assistido nos últimos anos a mudanças no comércio da zona histórica de Tomar. São lojas que fecham, outras que abrem e algumas mudam de ramo. Aqui apenas o sector dos bares parece estar a crescer.
Só alguns exemplos: a loja de ferragens Cotralha na Corredoura vai dar lugar a uma pizaria, a farmácia Dias Costa vai mudar para a estrada da Serra, a farmácia Nova já mudou para a parte nova da cidade, a Casa Quintas (na Praça da República) está em vias de fechar, vai abrir um bar no espaço da Gráfica de Tomar, etc.
Estamos a assistir ao definhar da zona histórica de Tomar em termos comerciais? Ou estamos a assistir apenas a uma transformação do comércio nesta zona?
Quais as potencialidades e os constrangimentos desta zona?
Está aberto o debate.

18-03-2008 16:15

Jornal “O Templário”
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
http://www.otemplario.pt/
http://o-templario.blogspot.com/
http://otemplario.hi5.com/

55 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Existe uma "evolução" natural das coisas. Uma evolução Darwiniana, da sobrevivência do mais apto.
Entenda-se apto como aquele que responde às apetências do consumo.
Gráfica vira café ??. Ideia: Café com livros, internet e música...
Ganda malha...
Nome do Café: A Gráfica de Thomar.

18 março, 2008 19:36  
Anonymous Anónimo said...

Vão a Guimarães - Berço da Nacionalidade - e vejam como é que eles resolveram o problema do definhamento do seu Centro Histórico.
Devemos tentar seguir os bons exemplos, não os copiando, mas extraindo deles o que há de positivo e se encaixa naquilo que temos e queremos.

18 março, 2008 22:30  
Anonymous Anónimo said...

Encomende-se um estudo ao IPT pois existem lá investigadores capazes de radiografar cientificamente esta situação e encontrar soluções para um desenvolvimento sustentado da urbe Tomarense.
Não é preciso contratar o Mateus & Associados.

19 março, 2008 00:27  
Blogger templario said...

Não é fácil explicar essa transformação, mas parece-me que o poder local terá abandonado a defesa dessa zona histórica, cada vez mais degradada. Ao fim e ao cabo a forte imagem de marca de Tomar é essa área, o Castelo, o Rio Nabão, pelo menos no exterior.

Confesso sentir pena por saber que a Gráfica de Tomar vai dar lugar a um bar. É a evolução tecnológica a par da apatia e conservadorismo que me parece padecer a cidade.

Fui Tipógrafo nessa cidade durante 8 anos, comecei na Tipografia Nabão (agora também em dificuldades) com o Mestre Mário "Catorze" que com a Gráfica de Tomar eram emblemas da cidade.

Nos anos 60 do séc.passado, os tipógrafos eram em Tomar um grupo operário interventivo em várias áreas: política e cultural.

Somos o povo dono da palavra e sentimento SAUDADE. Não fujo à regra. Só não sei se tenho e temos saudade do que vai morrendo ou do que devíamos ter feito e não fizemos e não fazemos por culpa de não sei quê de obstinado e corrosivo que se entrepõe entre nós e nós mesmos.

19 março, 2008 01:15  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade, essa evolução natural, em Tomar não o tem sido e esse é um dos nossos principais problemas.
Há muito conservadorismo e a câmara também não ajuda, só complica.

O centro histórico está morto, e mesmo ao nível de bares ou animação noturna, não tem nada a ver com o que já foi.

19 março, 2008 11:17  
Anonymous Anónimo said...

O empreendedorismo é fundamental mas é necessário ter cuidado com os impactos negativos da restauração a retalho em zonas históricas. Um exemplo é a poluição sonora que é nefasta para o bem-estar comum.
Será que o impacto destes negócios são benéficos ao rendimento global tomarense? Existem clientes para tantos locais de diversão? Existem bares que sirvam interesses específicos da comunidade? Não, não e não!
Mas esperemos que Tomar seja um pólo de atracção nocturna de não-residentes e excursionistas. A bem de todos e não se abram bares da moda para depois os "empreendedores espertalhões" ganharem dinheiro com os trespasses, claro :-)

19 março, 2008 15:56  
Anonymous Anónimo said...

Tomar é tipo Docas pá gajada andar a buber shots e depois num deixar os moradores dormir...

Tou mêmo a ver, vomitado e beatas no chão.. vivá gajada... viva à bejeca...viva !!!

20 março, 2008 20:35  
Anonymous Anónimo said...

"Incidente na Escola Secundária Carolina Michaelis"

Em primeiro ligar o professor existe para ensinar e não para educar ou transmitir boas-maneiras (podem tentar mas não devem descarregar boas intenções junto dos alunos quando sabem que não dão em nada) pois para isso existem os familiares e quando o não fazem (quase sempre, não é?) ou não sabem aparecem nas escolas "bestas" como essa miúda do vídeo.
Em segundo lugar a professora deveria ter chamado o segurança prevendo a resistência pacífica da "besta" (pois a professora estava a jeitinho de perder os óculos). O telemóvel era da "besta" e como era particular deveria ser devolvido. Para mim quando as coisas não resultam o melhor é ir a bem. Como? A "besta" iria para a rua. Não vai? Chama-se o segurança da escola.
Em terceiro lugar os comentários dos colegas da "besta" são exactamente aquilo que a sociedade tem a mais há alguns anos: falta de respeito pelo próximo!
A aluna não deve ser suspensa mas retomar os estudos e ao primeiro sinal de "cólera" o conselho executivo deve deliberar de acordo com os seus regulamentos.
A professora deve repensar a forma como controla "bestas" e não invadir aspectos privados da vida de adolescentes. É que os putos não gostam que velhos excepto os pais ou avós com dinheiro se metam (e mesmo assim são muito interesseiros pois aprendem com os familiares). Isso é também ser político na sua acctividade profissão: saber conduzir até "bestas". Em abono da verdade estas coisas acontecem porque estes professores não sabem controlar as turmas na medida em que lhes falta algo e eu diria que é fazer o seu trabalho de casa. Prever o que pode acontecer e simular mentalmente soluções. Mas não se dão ao trabalho pois ao fim do mês é que conta.
Como corolário disto tudo: uma sociedade violenta, mal-formada e mal-educada vai pagar no futuro o seu preço. Mas o mal é geral veja-se nos EUA. E "bestas" todos somos um dia pois temos todos momentos infelizes mais dia menos dia. Façam desporto, durmam, rezem e transpirem mais pois só assim podem ser bons pais e deitar cá para fora, com menor probabilidade de cronicamente serem "bestas", estas maravilhas que são os filhos. Dar amor não é sinónimo de dar uma mota, um portátil, um telemóvel (para calar o filho) pois o que fica a seguir quando se perde o bem material? Nada!
Vamos dar amor, carinho e atenção. Ter os pais e outros familiares mais junto dos filhos na sua caminhada pela vida e no seu crescimento psíquico, por exemplo. Feito o meu rascunho devo acrescentar que a minha esperança neste altruísmo de amor é inversamente proporcional à minha competência profissional.
Uma Páscoa cheia de afectos.

P.S.: o Hitler também foi filho!

O BURRO!

21 março, 2008 14:37  
Anonymous Anónimo said...

EM RESPOSTA AO ÚLTIMO COMENTÁRIO:

EM DEFESA DA JOVEM ALUNA.

Todos os dias nos incomodam a vista e os ouvidos com notícias e imagens exclusivamente com o intuito de servir os diversos interesses abancados à manjedoura nacional. Não há temperança, não há independência. Amachuca-se quem quer que seja, sem dó nem piedade. Estamos a viver um novo PREC, não sei se jogam ao murro para incluir as notícias que sastifaçam os interesses instalados. Quem foi o desastrado (ou os desastrados) que impuseram a passagem daquelas imagens sem detalhes que completassem a história (se é que era inevitável publicá-las), sem um mínimo de pedagogia?

Não. Proscreveram a jovem estudante perante milhões de pessoas como o protótipo dos alunos violentos, das agressões, os mal educados filhos dos pobres, dos marginalizados, cujos pais incapazes de educar os filhos são propostos para botar palavra sobre a avaliação dos senhores professores. Estão a ver?..,
esfregaram as mãos de contentes alguns deles.

E aqueles professores que, por exemplo, em aulas de biologia pedem aos alunos para lerem a matéria nas páginas dos livros (não preparam as aulas) e vão para um recanto fumar o seu cigarro e falar com os seus amigos por telemóvel, tantas coisas que a televisão não passaria...
A RTP, sabe-se lá porquê, talvez julgando que todos iríamos tomar as imagens como uma cena de porrada, tratou a jovem rapariga, cegamente agarrada a um telemóvel com que fala com as suas amigas e amigos, o seu mundo (é indiscutível), como trata o jovem americano ou outro, desvairado, afectado mentalmente e que numa sala de aulas assassina professores e colegas. O impacto foi o mesmo. Tudo se podia resumir a uma expulsão da sala, a uma interrupção da aula para restabelecer a ordem, que deve existir e ser respeitada. A uma punição exemplar da aluna. Firme, justa

Meios de comunicação, fracções de classe da nossa sociedade com "status", direcções partidárias, sindicais, "lobbies" diversos, todos mancomunados em manjar da mesma gamela recheada (mais para uns do que para outros), à custa de milhões de assalariados no sector privado, onde impera a selvajaria neoliberal, ganharam um passatempo para este fim de semana prolongado.

Repudiando solenemente o comportamento da jovem aluna, estou, neste contexto, claramente a seu lado e de sua família, pelo aproveitamento ordinário e desprezível que estão a fazer.

21 março, 2008 16:42  
Anonymous Anónimo said...

ONDE ESTÁ: "Isso é também ser político na sua acctividade profissão"
DEVERIA ESTAR: "Isso é também ser político na sua actividade profissional".

Respondendo ao post anterior: julgo que o meu post e o do escritor anterior são simbiósicos.

O BURRO!

21 março, 2008 17:33  
Anonymous Anónimo said...

Com o desenvolvimento deste lamentável caso volto ao assunto.
Esta professora de francês é uma "besta" também pois estas velhas têm a mania que mandam em tudo. A ideia de poder é terrível. Principalmente quando não se pode mandar em casa, ou o marido lhe bate, maltrata ou vai às prostitutas ou ainda a senhora tem filhos drogados e pródigos. Só tenho pena que a aluna não lhe fizesse o mesmo "onde está o seu telemóvel? A professora também mexe, atende e envia sms e não se preocupa com os seus alunos. Fazemos uma troca a professora dá-me o seu e eu dou-lhe o meu até ao final da aula mas ficam ambos no silêncio para não perturbar a aula, pode ser?"
Queria ver se a velha professora aceitava. Propriedade privada é privada e celulares em silêncio e nestas circunstâncias perturbam menos.

O BURRO!

21 março, 2008 20:39  
Anonymous Anónimo said...

Os meninos dos ricos são educados em colégios privados pagos a preço de ouro, longe destas cenas tristes,e longe das exposições públicas.
Bestas foram os colegas da jovem, tão jovens e já tão voyeurs.
O espectáculo é que conta.
Confesso que tive dó da jovem e da professora. Ambas metem pena.
Estas imgens podem ser úteis para muitas coisas, para dar ideia de um país miserável.
Isto é o reflexo das políticas de educação de todos os governos. que nenuhm se ponha de fora.

Os filhos dos senhores ministros e
dos subservientes ao Estado têm muito dinheirinho para educar os filhinhos nos colégios privados.

Um país triste, sem rumo...

IM

21 março, 2008 21:19  
Anonymous Anónimo said...

Querem saber a melhor?
Na passada terça-feira em Tomar na Assembleia Municipal discutiu-se a Carta Educativa para o concelho de Tomar.
Qual é o nosso espanto quando o presidente da Câmara. Corvelode Sousa, pediu desculpa porque não leu o documento.
Arre que isto é incompetência!
O PSD que tenha dó do homem e não o deixe fazer figuras destas!
Tirem-me deste filme!
Tomar não merece isto!!!!!

21 março, 2008 21:24  
Anonymous Anónimo said...

Pobres professores!
Pobres alunos, que futuro irão ter???
Que´tipo de país se está a construír!!

21 março, 2008 21:27  
Anonymous Anónimo said...

Quanto ao país é este e vai para melhor pois já teve pior.

O C. Sousa é limitado por isso não leu a Carta Educativa ou pelo menos fazia como o Paiva: punha alguém a ler por ele e depois sabia o essencial. A esperteza não é para todos nem de todos!!!

Os colegas é que foram os culpados das tristes imagens? Elas existem em todo o lado só que aqui foram reveladas. Deixemos de ser hipócritas e mostre-se a realidade.

Os ricos em colégios e os pobres em escolas públicas? E qual é o problema? Mas é assim no mundo inteiro? É como as sociedades abundantes, cheias de comida e doenças coronárias e países subdesenvolvidos como o Sudão onde não se come e não se morre de colesterol!
Nos colégios privados parece tudo bonito mas existem tantas histórias lá, ui, estava aqui a noite toda! Há coisas boas em todo lado e coisas más. O mundo não é branco e preto pois é uma mistura de tantas cores.

Sócrates está a ir no bom caminho apesar de achar que ele não seja um exemplo do ponto de vista académico. As reformas estão a fazer-se e se mais não se faz é porque a maior parte dos funcionários públicos não faz nada e vai de férias "alargar os horizontes".

Bem-vindos são os estrangeiros que cá vêm. Venham cá mais vezes e digam bem de Portugal para subir a nossas auto-estima.

Por mim aguardo que os portugueses trabalham mais e sejam menos mesquinhos uns com os outros. Mas estou a borrifar-me pois cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

O BURRO!

21 março, 2008 22:00  
Anonymous Anónimo said...

"Bem-vindos são os estrangeiros que cá vêm. Venham cá mais vezes e digam bem de Portugal para subir a nossa auto-estima."

21 março, 2008 22:01  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso todos os ilustres deputados leram o documento da Carta Educativa?
E perceberam ou é preciso fazer um desenho?

O BURRO!

21 março, 2008 22:04  
Anonymous Anónimo said...

Um presidente de câmara tem um pouco mais de responsabilidade que um deputado municipal...

De qualquer forma era bom que os amigos do Carrão não fossem tão lestos em tentar queimar o Côrvelo.

21 março, 2008 22:38  
Anonymous Anónimo said...

o Carrão é outra nulidade.
Corvelo e Carrão não valem nada.
Já estamos fartos destes cromos!
Queremos gente diferente! Ha e já agora levam aquela senhora que anda por lá a fazer-lhes companhia, que dá pelo nome de Rosário!

21 março, 2008 22:57  
Anonymous Anónimo said...

Todos sabemos que estes senhores já deram provas do que valem!!!
Agora é necessário aparecer alguém que se assuma de vez como já fizeram Sócrates e Menezes.
Gostaria que Cristovão por exemplo se chegasse à frente mas ainda é cedo para o rapaz: mais conhecimento, mais maturidade, mais humildade ser-lhe-ão ou não concedidas pela vida se este se mostrar receptivo.

O BURRO!

22 março, 2008 14:27  
Anonymous Anónimo said...

Eu cá por mim, temos que escolher tomarenses com provas dadas, fora dos corredores da intriga política, das cumplicidades, do amiguismo.

Digam o que disserem, o PS devia candidatar o Eng. Bruno Graça. Gosta do poder e tem capacidades e, além disso, é um desperdício andar a fazer fretes à CDU.

22 março, 2008 17:10  
Anonymous Anónimo said...

Com que então o Sr. BURRO apoia os xuxas de cristo(vão)!
A pouco e pouco vai-se descobrindo a careca!!!!
Xuxialista encapotado!
Socratino!
Eh! Eh! Eh!

22 março, 2008 20:38  
Anonymous Anónimo said...

OH Burro
Esta Cristovão é simplesmente uma provocação da sua parte?
Não é para ser levada a sério!?

O Observador

23 março, 2008 10:15  
Anonymous Anónimo said...

Antigamente dizia-se assim:

O António há-de morrer!

A Oliveira há-de secar!

O Sal há-de derreter!

E o azar há-de acabar!



Actualmente é caso para dizer:


O António já morreu!

A Oliveira já secou!

O Sal já derreteu!

Mas a merda do azar não acabou!

23 março, 2008 13:27  
Anonymous Anónimo said...

O defeito do Bruno Graça é que se
alguma vez conquistasse o poder
era um verdadeiro ditador.
Quem não fosse por ele era contra ele. Logo um alvo abater!
Não obrigada!

23 março, 2008 19:58  
Anonymous Anónimo said...

"Com que então o Sr. BURRO apoia os xuxas de cristo(vão)!
A pouco e pouco vai-se descobrindo a careca!!!!
Xuxialista encapotado!
Socratino!
Eh! Eh! Eh!"


"OH Burro
Esta Cristovão é simplesmente uma provocação da sua parte?
Não é para ser levada a sério!?

O Observador"

SEMPRE APARTIDÁRIO (QUAL PS QUAL CARAPUÇA. NÃO ACERTAM UMA), INDEPENDENTE E LIVRE EMBORA SUJEITO A RESTRIÇÕES TAIS COMO NÃO REVELAR A MINHA IDENTIDADE!
CLARO QUE O DESAFIO AO CRISTOVÃO É UMA BRINCADEIRA POIS NÃO SE ATREVERÁ (A CURTO PRAZO) A CANDIDATAR-SE A UM LUGAR QUE QUER MAS NÃO É CAPAZ DE EXERCER POR AGORA, CONTUDO OS DESÍGNIOS DO PODER SÃO SUPERIORES À COMPETÊNCIA DOS SERES HUMANOS.
O PAIVA ANTES DE SER POLÍTICO DO PSD DIZIA QUE NUNCA FARIA FRETES A NINGUÉM E POR ISSO NUNCA IRIA PARA A POLÍTICA. VEJAM ONDE FOI PARAR. FEZ, FAZ E FARÁ FRETES ATÉ ESTAR EM COMISSÕES DE SERVIÇO!
AGORA IMAGINE-SE QUEM JÁ TEM TENDÊNCIAS PARA A POLÍTICA DESDE TENRA IDADE. O QUE FARIA CRISTOVÃO SE ALGUM DIA FOSSE PRESIDENTE DA CÂMARA DE TOMAR? NEM VALE A PENA FAZER UM EXERCÍCIO DE PREVISÃO POIS SERIA UM PESADELO PARA A MINHA CIDADE MAS SERÃO SEMPRE OS ELEITORES A DECIDIR DEMOCRATICAMENTE :-)

O BURRO!

23 março, 2008 21:52  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez venho pedir desculpa ao templário ,pois o assunto é difrente daquele que aqui é tratado.
è favor ir ao blog:
Cavaleiros guordiões de st Maria do olival.

gratos pela atenção e mais uma vez as nossas desculpas.

23 março, 2008 21:52  
Anonymous Anónimo said...

A NOVA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA ASAE

"Não tenho memória de ler uma referência num jornal estrangeiro à actuação das autoridades responsáveis pelo controlo da qualidade alimentar, mesmo quando se regista um incidente grave, como sucedeu recentemente num matadouro americano, são os factos que são notícia e não as autoridades. Graças às ambições e vaidade pessoais do inspector-geral da ASAE em Portugal esta entidade é notícia quase diária, o vício pelos jornais do seu responsável parece mesmo ter levado a ASAE a cometer excessos, tornando-se numa super-polícia que até prepara os seus agentes para serem pequenos rambos.

O inspector-geral da ASAE percebeu que se estava a afundar se continuasse a fechar as "ginjinhas" e as mercearias típicas, agora opta por inspeccionar armazéns de peixe e, talvez para dar um ar de esquerda à sua actuação, até fechou umas grandes superfícies na Sexta-Feira Santa.

O problema do inspector-geral da ASAE é que ainda não percebeu que o seu erro não está na actuação, está na vaidade pessoal e no recurso abusivo à comunicação social para impor o medo colectivo pela sua polícia. O inspector-geral da ASAE ainda não percebeu que os resultados da sua actuação são avaliados a longo prazo e não pelas primeiras páginas que consegue alcançar. Não é por parecer uma Lili Caneças da Administração Pública que o inspector-geral da ASAE nos convence da sua competência, há muitos outros organismos públicos com um bom desempenho sem que os seus dirigentes utilizem as competências das instituições para gerir a sua própria imagem."

O JUMENTO

24 março, 2008 09:32  
Anonymous Anónimo said...

Querem saber a melhor?
Na passada terça-feira em Tomar na Assembleia Municipal discutiu-se a Carta Educativa para o concelho de Tomar.
Qual é o nosso espanto quando o presidente da Câmara. Corvelode Sousa, pediu desculpa porque não leu o documento.
Arre que isto é incompetência!

24 março, 2008 12:29  
Anonymous Anónimo said...

Caro Jumento,

Completamente de acordo. Já pude presenciar algumas intervenções da ASAE e chocou-me a forma como pauta a sua actuação. Receio que com um bocadinho mais de poder essa força policial descambe para a repressão.

E não se esqueçam que a PIDE quando começou era também uma polícia de costumes...

AM

24 março, 2008 12:34  
Anonymous Anónimo said...

O problema da ASAE é que tem à sua frente um vaidoso que aspira chegar a Primeiro-Ministro.

24 março, 2008 12:36  
Anonymous Anónimo said...

O homem cumpre os seus deveres de fiscalizar bem numa área que toca com a saúde pública.

O que está a chatear muita gente é que ele está a levar a sério as suas funções contra os que fogem sistematicamente ao fisco e vendem gato por lebre. Força ASAE!

É preciso acabar com a facturação a lápis e pedaços de papel de embrulho. É preciso atacar os chulos deste país que não cumprem as regras. ´

O que esta gente gosta é que estes responsáveis sejam corruptos para se sentirem acobertados.

Modernizem-se, sejam sérios, paguem os impostos, ou só os trabalhadores é que pagam para alimentar a chulice?

24 março, 2008 13:35  
Anonymous Anónimo said...

Os nossos políticos - de Tomar - são agora mais uns Cromos da Bola ?

25 março, 2008 00:12  
Anonymous Anónimo said...

não são cromos, são Kromos!

25 março, 2008 09:46  
Anonymous Anónimo said...

Este site Cromos da Cidade e não Cromos da Bola é claramente do PS.
Ainda bem pois os outros não têm sites de jeito embora confesse que este site raspe o nojo!
COMPETÊNCIA ANABELA, COMPETÊNCIA VITORINO, COMPETÊNCIA CRISTOVÃO.
Sabem lá o que é a competência? é só atrasados nesta cidade mesquinha - já dizia o Paiva!!!

O BURRO!

25 março, 2008 16:40  
Anonymous Anónimo said...

Então houve uma orgia numa escola Inglesa?
Quer dizer se fosse cá não faltaria.
Então miúda da Escola Secundária Carolina Michaelis tem problemas mentais como ouvi na TVI à pouco?
E estes jovens ingleses que fizeram um grande bacanal, ameaçaram comerciantes, andaram nus pela rua e não usaram preservativos tendo as pitas tomado a pílula do dia seguinte, são o quê?
"Bestas" existem em todas as sociedades e nos colégios privados ingleses ainda é pior: homossexualismo, drogas e álcool sabiam?
Querem crucificar a miúda mas a parva da professora nem agredida foi? Uma agressão era levar um murro e se fosse filha minha dava-lhe autorização para esmurrar quem lhe tirasse um bem particular.

O BURRO!

25 março, 2008 17:00  
Anonymous Anónimo said...

Além de burro, és é uma besta estúpida!!!

26 março, 2008 17:44  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. Burro deve ser um educador exemplar!
Bem aventurados filhos que tal pai gerou.
Com as suas formas de pensar (e de ctuar) o ensino vai de mal a pior.
Mas, o Sr. Burro ainda se arrisca a ser o futuro Ministro da Educacão.
Socratino como é (embora o negue a pés juntos), tem a entrada assegurada.
Aproveite, ferre muitos murros nos professores e distribua telemoveis topo de gama aos alunos para eles passarem as aulas em contactos, até podem ajudar na avaliação.
E ai do professor que lhes tire esse bem pessoal, vai logo para a rua, por indecente e må figura.

26 março, 2008 19:28  
Anonymous Anónimo said...

Quando se doutorarem podem vir atirar postas de pescada. Até lá trabalhem seus preguiçosos e se me permitem: seus incompetentes que nem sabem controlar "bestas" ainda a cheirar a leite!!!

O BURRO!

26 março, 2008 20:27  
Anonymous Anónimo said...

DESAFIO PARA COMPETENTES:
Escreve-se: "ainda a cheirar a leite" ou "ainda a cheirarem a leite"?

O BURRO!

26 março, 2008 20:29  
Anonymous Anónimo said...

Depende de ser:

- leite de vaca;
- leite de ovelha;
- leite da Cáritas;
- leite de camela;
- leite de lebres;
- leite do Padre da Mata Mourisca.

ou
leite de apelido!!!!!!

26 março, 2008 22:02  
Anonymous Anónimo said...

Tomar não tem gente em condições para ser presidente da câmara.
O melhor é procurar alguém fora do concelho, senão não saimos da cepa torta. Mas mesmo nimguém.

26 março, 2008 22:43  
Anonymous Anónimo said...

Ivo é o mais preferido na Sondagem de Tomar .

Será mesmo que Carlos Carrão consegue vencer a popularidade de Ivo Santos?

26 março, 2008 23:26  
Anonymous Anónimo said...

Querem um tipo de fora do Concelho para PC?

Falem com LFMenezes ou Mendes Bota. Têm pa lá malta com fartura esganadinhos por um lugar destes. Podem ser refugo, mas estão cheios de vontade.

27 março, 2008 00:24  
Anonymous Anónimo said...

Pa refugo já cá temos o P.Marques e o C.Sousa.

E no nosso PPD temos o A.Cruz, a sumidade da Serra.

27 março, 2008 01:04  
Anonymous Anónimo said...

Até parece que o comércio na zona histórica da cidade está bem.
Infelizmente as coisas não são assim. E mesmo com alguma revitalização, muito louvável, os comerciantes que restam teimam em lutar contra uma morte "quase" obrigatória.
Comparar a vitalidade do comércio hoje e há, por exemplo, 20 anos atrás, é um exercício difícil.
A "baixa" de Tomar é hoje um fantasma. As pessoas passaram a rumar às "novas catedrais de consumo" e desprezam "as pequenas capelas de bairro".
Sinais dos tempos? Sim, mas também sinal da nossa pequenês e de falta de visão social.
Não se pode lutar contra a "desertificação populacional" dos centros urbanos se não acarinharmos o comércio de proximidade.
Os cafés é um paliativo e não constituem solução de fundo. O problema existe. A reconversão deveria ser mais profunda e tendo por base uma estratégia socio-económica de desenvolvimento das áreas centrais das cidades. Caso contrário continuaremos a matar as urbes. E sem golpes de misericórdia.

FM

27 março, 2008 11:37  
Anonymous Anónimo said...

Então porque não aceitam um Centro Comercial digno desse nome em Tomar?

Podia ser que assim as pessoas se habituassem a vir a Tomar às compras, como acontecia no passado.

Na zona do Flecheiro, do Colégio Nuno Alvares, da Varzea Grande ou de Marmelais, o que interessava era ter um Centro Comercial em Tomar.

Os comerciantes que aprendam com os outros das outras terras!

27 março, 2008 12:28  
Anonymous Anónimo said...

Ou, pensando melhor, será que em Tomar está tudo com falta de dinheiro e os comerciantes, da "baixa" e "da alta" se comportam, ao nível da fixação de preços, como no tempo das vacas gordas?

Se a "Corredoura", até pelo facto de estar fechada ao trânsito, configura um centro comercial, Tomar precisará de outro?

27 março, 2008 16:19  
Anonymous Anónimo said...

Requalifiquem urgentemente o Mercado Municipal, vejam o que fizeram em Coimbra ao Mercado Municipal, em Évora, em Paris, em Londres -Covent Garden
As boas ideias são sempre de aproveitar!
Agora não avancem para o faraónico "forum" sobre dos destroços do Mercado Municipal.
Isso era a maior erro, ou o maior dos muitos erros.
Há que atacar este problema com olhos, sentir e inteligência TOMARENSE.
Releiam a história e apliquem os ensinamentos.
Tomar merece respeito, muito respeito!
Abaixo os "pedreiros" "inginheiros" e outros que tais.
Ousar lutar ousar vencer!!!!

27 março, 2008 21:56  
Anonymous Anónimo said...

Caros leitores estamos sempre a escrever sobre isto e aquilo por isso e já de fim-de-semana à porta deixo uma sugestão para descansar a vista!

É tipo vá para fora cá dentro.

Temos aqui uma boa primeira dama para o famoso Amandie!

Visitem o site: http://pitucha1980.hi5.com

É a Rosário, 27 anos, solteira, residente em Tomar e anda muito pela Alameda 1.º de Março.

Reparem na estatística dada pela página:
- 4094 Amigos
- 609 Comentários ao Perfil
- 1078 Comentários às Fotos
- 517 Fives

O que terá de tão especial esta menina e moça?

Os senhores leitores façam o obséquio de consultar à página da gaiata. Sejam amigos e juntem-se aos 4094! Sejam comentadores fotográficos e somem-se aos 1078.

Eu já o fiz (pedi amizade e não comentei nada pois sou muito respeitador da honra feminina) a conselho do meu psiquiatra e estou mais relaxado é um facto e até deixei os anseolíticos.

Mas o melhor é ir mesmo direito a ela por isso aí fica o link.

Aconselho os doentes cardíacos a tomarem a medicação meia-hora antes do click em http://pitucha1980.hi5.com

Bom fim-de-semana para todos e sejam felizes como os Dinamarqueses. Sim porque ao que vi no 60 minutos da SIC Notícias o povo mais feliz do mundo está na Dinamarca.

E sabem porquê? Vejam o programa na SIC Notícias e por favor felicitem a Rosário no: http://pitucha1980.hi5.com

Até mais escrever :-)

28 março, 2008 23:09  
Anonymous Anónimo said...

Já agora não assinei propositadamente o post anterior mas pelo estilo devo acrescentar que sou o...

28 março, 2008 23:13  
Anonymous Anónimo said...

tão mas que é que isto tem haver com a noticia a comentar??

há gente muito tótó...

29 março, 2008 03:40  
Anonymous Anónimo said...

oh rosário se não fosses tão linda eu pedia-te em namoro mas já sei que o teu coração tem dono!!!

Um admirador do trabalho do templário e da singela rosário, claro!!!

29 março, 2008 12:02  
Anonymous Anónimo said...

Juro que quando li sobre ROSÁRIO e ALAMEDA pensei: brincadeira sobre o parvo do Paiva e a sua dulcineia Rosário que ficou por cá para ser a voz do dono.
Mas não!
Afinal esta Rosário é de facto a mulher mais bonita da Cidade de Tomar, cujo coração pode ter dono, mas uma mulher bonita não pode ter dono, não só porque a s mulheres não têm dono e muito especialmente uma mulher bonita.

Parabena ao Site do templário por esta espectacular revelação.

30 março, 2008 21:45  
Anonymous Anónimo said...

Porque só comentários em modo "anónimo"? Mas têm medo de quê?

12 abril, 2008 22:21  

Enviar um comentário

<< Home