terça-feira, maio 20, 2008

Edição de 22-05-2008


11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é ou não verdade que houve reuniões com as Juntas de Freguesia antes das obras???
Discutiu-se ou não os traçados e ligações??
Há alterações não previstas??? TRIBUNAL...!!!

20 maio, 2008 23:00  
Anonymous Anónimo said...

DE: CAMARADITA

Não fiquei surpreendido com a notícia divulgada hoje sobre uma sondagem encomendada pela ANMP à Eurosondagem, que revela que mais de 65% dos portugueses manifesta satisfação pela acção positiva do Poder Local e dos próprios presidentes de câmara. Quero acreditar que a sondagem é séria.

E é uma boa notícia, porque revela que em Portugal o municipalismo cumpriu positivamente a sua missão, ganhou e consolidou credibilidade junto das comunidades, os autarcas na sua esmagadora maioria conquistaram o respeito dos munícipes, tornando-se a única dimensão de poder do Estado de que as populações não abrem mão; pelo contrário, cada vez mais se relacionam com ele como alternativa a um poder central claramente descolado das suas vidas e dos seus problemas. A democracia representativa afasta sempre os responsáveis políticos do povo. Mesmo a nível individual, um munícipe que tenha um problema grave tem a possibilidade de o expôr até pessoalmente ao Vereador e ao PC.

É certo que em torno do poder local se desenvolve um luta política radicalista, de denúncias, acusações muitas vezes decorrentes de má fé, invejas, lutas de pequenos interesses fora da política, "zaragatas" de grupelhos sob as rédeas de alguns caciques locais que, detestando a política e os políticos, buscam o poder de uma câmara para negociatas, por empregos na administração pública para toda a vida. Quantos interesses perfilados ao redor das câmaras municipais! Elites, grupos, grupelhos locais, na maior parte dos casos só para deitar abaixo. Há grande desemprego na nossa sociedade e isso reflete-se na "classe" política (da base ao topo), acotevelando-se por descobrir um carreiro que os leve à manjedoura nacional.

Porque será? Porque também nas organizações partidárias locais e regionais pouco se ocupam de política nacional, a não ser para elegerem os chefes e isso está normalmente nas mãos de dois ou três.Quero dizer que a concorrência para níveis superiores da esfera estatal está blindada por "outras gentes".

É por isso que andam para aí a "ladrar" pela regionalização.

O poder local é muito bonito, do mal o menos, é o que deve ser preservado com unhas e dentes pelas comunidades.

CAMARADITA

21 maio, 2008 00:46  
Anonymous Anónimo said...

1. As sondagens valem o que valem... eu aqui há uns anitos mandei fazer uma sobre impostos e concluí que quase 100% dos portugueses gostariam de acabar com os mesmos. Simultaneamente a maioria dos inquiridos também afirmava que gostaria de ver aumentadas as prestações sociais do Estado (na doença e no desemprego).

2. Quanto à regionalização, como forma de distribuição de (mais) cargos políticos também concordo com o "camaradita" das 00:46. Contudo gostaria de ir mais longe e de salientar que o problema que está na base desta ambição dos aparelhos partidários é que hoje, a grande maioria dos chamados "cargos políticos" são ocupados por tecnocratas cinzentos promovidos por líderes partidários (os dois ou três que falava atrás) e que assim veêm uma forma de evitar desgaste dentro dos partidos que os promoveu.
O que tem acontecido é a antítese daquilo que deveria ser o regime democrático. Os cargos políticos são ocupados por tecnocratas obedientes e os cargos técnicos da administração pública por elementos dos aparelhos partidários.

Por isso é que os aparelhos partidários querem mais cargos políticos. Os que existem estão geralmente "tapados" pelos cães-de-fila apartidários que fazem do culto do chefe a sua razão de existência.

Com amizade,
O Duque de Sabacheira

21 maio, 2008 09:52  
Anonymous Anónimo said...

Caro Duque,
Embora pense que é um "boy" disfarçado de nobre, concordo com a sua interpretação sobre o processo de reginalização que se avizinha.

21 maio, 2008 11:19  
Anonymous Anónimo said...

Felizmente temos a televisão para divulgar os podres da cidade. Aos jornais e às rádios locais já ninguém liga. Já ninguém respeita.

21 maio, 2008 16:51  
Anonymous Anónimo said...

Nã diga isso, homi. Atã o Cidade Tomar publica uma notícia de um buraco da travessa nã sê quê.

21 maio, 2008 18:02  
Anonymous Anónimo said...

Isto aqui está tudo muito morno. Será da chuva ou das filmagens do Convento?
Se calhar é da ponte.
Bendito Corpo de Deus.

23 maio, 2008 09:58  
Anonymous Anónimo said...

Dr. Corvelo de Sousa alcança o primieor ligar nos "bonecos" nos Jornais Locais

23 maio, 2008 12:45  
Anonymous Anónimo said...

(poema adaptável às estrelas no céu do Rui Veloso)

Não há Ic3 em Cêras,
para arrepiar caminho
pra passear o Mercedes
do menino Antoninho

Tanto artigo publicado
tanto trabalho mal feito
nem mesmo o'abaixo-assinado
acabou por ter efeito

Foi a Quercus, foi Ferreira
que se uniram pra tramar
as vontades do rapaz
que põe mortos a falaaar


Não há(háhá)
Ic3 em Cêêras
Ic3 em Cêêêêras

Ass. Manel do Tabuleiro

25 maio, 2008 15:09  
Anonymous Anónimo said...

Temos poeta.

25 maio, 2008 17:23  
Anonymous Anónimo said...

o Mercedes
do menino Antoninho
é melhor que
o do seu amigo Ivinho,
ou que o Vectra do
opositor Julinho
e que o táxi do
chefe Fernandinho

08 junho, 2008 22:39  

Enviar um comentário

<< Home