segunda-feira, junho 09, 2008

Arqueólogos descobrem mais de 600 esqueletos

A equipa de arqueologia que está a escavar à volta da igreja de Santa Maria dos Olivais em Tomar já fez o levantamento de mais de 600 esqueletos. Toda a zona envolvente da igreja funcionava, há cinco séculos, como uma necrópole.
Hoje a Câmara Municipal de Tomar promoveu uma visita às obras do Polis no Flecheiro e nas imediações da igreja de Santa Maria dos Olivais, trabalhos que devem estar concluídos em Setembro.
Todos os pormenores na próxima edição do Jornal "O Templário"

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não descobrem nada. Apenas estão a desenterrá-los, porque fartos de saber que aquilo ali estava cheio de esqueletos estamos nós. Ainda se descobrissem petroleo ou a divída da Camara de Tomar, que ninguém diz. isso sim. Agora ossos.

09 junho, 2008 20:41  
Anonymous Anónimo said...

é nisto que Tomar é grande: cada buraco que se faz, descobrem-se esqueletos! gostava de saber desses esqueletos quantos são mortos politicos.

Vejam lá se também desenterram os podres da câmara.

Politicos de 3ºa descendentes de uma grande ovelha

09 junho, 2008 21:45  
Blogger Rui Ferreira said...

Só é pena que esta intervenção arqueológica tenha uma obra "por razão".
Sem pôr em causa a qualidade dos arqueólogos temo que Tomar fique mais uma vez a perder com as pressas das betoneiras.

Má programação, más obras, atentados ao Património edificado. Não vale a pena encherem a cara do público com visitas de charme.

Estavam fartos de saber que há ali uma necrópole...

09 junho, 2008 23:46  
Anonymous Anónimo said...

Nos outros lados procura-se preservar etes locais, onde estão depositados à anos esqueletos humanos, sendo respeitados. em Tomar perdeu-se o respeito e mudam-se esqueletos de sítio para se construir a aberração de uma ponte e um nova rua. Tudo isto a destruir o nosso património histórico em nome de um pseudo-desenvolvimento. Tenham vergonha.

10 junho, 2008 09:23  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe dizer quanto é que é a divída da Câmara de Tomar e quem são os seus credores?

10 junho, 2008 09:25  
Anonymous Anónimo said...

Certamente que o Paiva não sabe, nem quer saber (quer vier a seguir que feche a porta!.....), o Curvelo também não, o Carrão talvez saiba, mas ... não quer dizer e, claro, o Dr. Boavida é o que sabe melhor destes assuntos, mas tem segredo de "justiça" e bico calado.
Quanto aos credores eles bem saberão qual a sua quota na dívida camarária.
Mas, devem-se ter precavido e feito as contas muito por cima para, recebendo tarde e más horas, não terem tanto prejuízo.

10 junho, 2008 11:01  
Anonymous Anónimo said...

"Enterrar os mortos e salvar os vivos", este o grande ensinamento do Homem Libre Sebastião de Cravalho e Melo (Marquês de Pombal).

Aproveitem os detratores do costume para aprenderem com quem sabe. Deixem-se de independentices bacocas!

10 junho, 2008 11:35  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo de 10 Junho, 2008 11:35

Tu, boy for a job, também celebras o "dia da raça"!!!!!!
Ora, deixa-te de imbecilidades bacocas!
Aproveita para aprenderes com quem sabe.
E vai xatear o Camões!!!!!

10 junho, 2008 16:53  
Anonymous Anónimo said...

ENTÃO PARA QUE SERVEM OS COMPUTADORES

«Habituada ao amanho da terra, que a vida não está fácil, Maria da Silva Ribeiro, quase a fazer 53 anos de idade, a viver para os lados de Soutelo, não muito longe de Vila Verde, Braga, nunca pensou viver a "aflição" de ter que pagar um imposto… de um apartamento que nunca comprou. A surpresa chegou-lhe a meio da semana passada, numa manhã de chuva miudinha, quando foi levantar aos Correios a carta do aviso que o carteiro na véspera lhe deixara em casa. Era das Finanças. "Tenho algumas propriedades e, se calhar, a carta era sobre alguma", contou ao JN. "Abri a carta na rua e até disse: meu Deus, ainda não meti a relação de bens e já vou pagar", desabafou. Mulher avisada e ciente do ditado que diz que à mulher de César não basta ser séria... foi ao encontro de um solicitador amigo que lhe explicou tudo. "Isto tem a ver com um prédio que você comprou", disse-lhe. "Mas eu não comprei nada", retorquiu. "Então mexa-se porque pode ter problemas à volta disso. Se não pagar, são-lhe penhorados os bens e até lhe podem congelar as contas bancárias", foi o conselho que recebeu. A aflição da Maria Ribeiro começou aqui. O Fisco não dorme. O aviso 2008 400418703 enviado pela Direcção-Geral de Impostos é taxativo: tem até ao próximo dia 30 que pagar 185,60 euros como liquidação adicional do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), pela aquisição em Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia) do prédio urbano 003380-AF, avaliado em 92 780 euros. E como nestas coisas dos impostos, o Fisco é mais sério que... os mais sérios, lembra-lhe que a liquidação resulta do facto do valor apurado da avaliação "ser superior ao valor declarado para o acto e ao valor da isenção prevista" . "Familiares de Aveiro foram buscar-me a Soutelo e acabamos por ir à 4ª Repartição de Finanças de Vila Nova de Gaia, na Avenida da República, para resolver o assunto, já que era ali que o prédio que eu supostamente comprei estava inscrito", conta a Maria da Silva Ribeiro. "Mostrei o aviso e disse que não tinha comprado nada, que não sabia porque é que tinha recebido a carta, mas foram bastante indelicados", desabafa . "Até me disseram que as pessoas dizem que não compram nada, mas que depois vem a saber-se e até compraram, como se eu não soubesse o que compro e não compro, o que tenho e não tenho", acrescentou, nada contente, quando lhe disseram que o problema "era do Cartório e me mandaram para um, do outro lado da rua, quando eles sabem que a escritura do foi feita num Cartório do Porto". "Deixei uma declaração a dizer que não tinha comprado qualquer casa e disseram-me para daqui a uns dias ir às Finanças de Vila Verde ver se está tudo resolvido", conta a Maria da Silva Ribeiro. "Então, para que servem os computadores?", questiona, ainda incrédula com o que lhe aconteceu. O caso não é para menos! » [Jornal de Notícias]

10 junho, 2008 18:12  
Anonymous Anónimo said...

deixem-se de tonterias. o que ainda ninguém dissemnem muito menos os jornalistas presentes vá-se la saber o porque é que o corvelo se apresentou sem a vereação. uma coisa que nem o paiva fazia. a guerra civil está adivinha-se.

10 junho, 2008 19:38  
Anonymous Anónimo said...

A campanha já começou e os vereadores já andam a lamber as botas para integrarem listas á Câmara.

10 junho, 2008 22:37  
Blogger simon said...

Desde meados dos anos 80 que se sabia que a arqueologia iria ter uma palavra a dizer em toda aquela zona. A surpresa talvez venha do facto de ser uma necrópole bastante extensa. Precisamos todos e principalmente precisam os tomarenses de ver publicado o trabalho de síntese sobre as escavações ali efectuadas.

11 junho, 2008 10:40  
Anonymous Anónimo said...

Vejam lá se está lá o esqueleto do Carrão!

11 junho, 2008 13:04  
Anonymous Anónimo said...

"Não fui eu que adoptei uma cria que fiz a uma senhora de um bar de alterne"

11 junho, 2008 13:07  
Anonymous Anónimo said...

Aconselham-se os "habitués" do dizer mal - L.Graça, J.Soares, J.Simões, J.Neto e quejandos - a deixarem de fora da sua tontice gente séria, que é aquilo que nenhum de vós poderá vir já a ser... (Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és)

11 junho, 2008 14:13  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pá!
Mas tem cuidado que a tua mulher já sabe que te perdes pelos bares de alterne.
Tem cuidado, não dês tanto nas vistas, alterna de mansinho.
Quem te avisa .....!!!!!

11 junho, 2008 15:43  
Blogger Rui Ferreira said...

Sr Simon tem toda a razão.

Deve, desde há muito, começar a exigir-se à edilidade uma publicação sobre os resultados arqueológicos.
Senão, o que tem sido escavado em Tomar, será apenas do conhecimento de poucas centenas de pessoas nos Congressos e Conferências da especialidade. Democracia começa com o acesso à informação. A CMT que comece a ter um BOLETIM CULTURAL não um pasquito com os horários dos comboios e as Selecções administrativas dos Paços Concelhios .

11 junho, 2008 21:08  
Anonymous Anónimo said...

Wed, 11th Jun 2008
Chelsea TV and www.chelseafc.com can exclusively reveal the following statement:

Chelsea Football Club is delighted to confirm that Luiz Felipe Scolari will be the club's new manager from July 1, 2008.

Felipe has great qualities. He is one of the world's top coaches with a record of success at country and club level, he gets the best out of a talented squad of players and his ambitions and expectations match ours. He was the outstanding choice.

Out of respect for his current role as Head Coach of the Portuguese national team, and to ensure minimum disruption to this work, there will be no further comment from Chelsea FC nor from Felipe about his new role until his employment with us commences.

11 junho, 2008 22:18  
Anonymous Anónimo said...

E assim se gasta o tempo e odinheiro que é de todos: DESENTERRAR ESQUELETOS...
-Mas será que essa cambada de parasitas não têem mais nada que fazer...
-Mas que raio de país é este que cada vez que se faça uma obra lá estão os parasitas a desenterrar ossos(digam-me qual o interesse dos ossos para o país.)

12 junho, 2008 14:28  
Anonymous Anónimo said...

Isso dizes tu que não gostas de anoréticas...

12 junho, 2008 14:35  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Anónimo.

Os tais parasitas são conhecidos como arqueólogos. A sua função é procurar saber mais e mais sobre o passado de maneira a que vive o presente e planeia o futuro o viva melhor. São eles que ajudam os médicos a saber o que comiam os tomarenses, as suas doenças para que os cientistas nos digam o que está menos bem na alimentação. São os "parasitas" dos arqueólogos que nos dizem que os homens e mulheres dos séculos XV, XVI e XVII não construiam em leito de cheia para precaver a cheia. Nós agora, talvez o senhor anónimo não ligue a isso senão quando lhe bater à porta. Nesse momento diz que o mundo está mal e a culpa é do poder. Mas o poder tem o direito e o dever de usar esses "parasitas", os arqueólogos õ sentido de proporcionar uma vida melhor.

13 junho, 2008 12:56  
Blogger Rui Ferreira said...

Ganda malha Ernesto !!

14 junho, 2008 12:00  
Anonymous Anónimo said...

direi melhor, Ernesto ganda malha!!

14 junho, 2008 19:05  

Enviar um comentário

<< Home