quinta-feira, julho 10, 2008

Autárquicas já mexem

A um ano e três meses das eleições autárquicas, o xadrez político em Tomar começa a agitar-se. Os candidatos começam a definir-se e os apoios também.
Em entrevista a “O Templário” desta semana, o líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Tomar, Luís Ferreira, revela que apoia Becerra Vitorino para cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas. Na mesma entrevista fala do seu trabalho como adjunto do Governador Civil de Santarém.
“Por que é que abandonou a última reunião da Assembleia Municipal?” é a primeira pergunta de uma entrevista a Carlos Trincão, do Bloco de Esquerda, que “O Templário” publica esta semana.
Tece duras críticas ao presidente da Assembleia Municipal, Miguel Relvas, à bancada do PSD, que considera sem “um pau mandado” e até ao PS pelas posições quanto à limitação dos tempos de intervenção na Assembleia.
Carlos Trincão revela ainda a sua intenção de terminar o mandato e, para já, diz que não é candidato a nada.
Nos próximos meses “O Templário” irá publicar mais entrevistas a outros protagonistas da cena política.

30 Comments:

Anonymous Anónimo said...

PARA OS QUE DIZEM QUE O BENFICA É O CLUBE DO REGIME!!!
"Em 2008, data de publicação deste artigo, o Campeonato Português de Futebol conta com 73 edições, 32 ganhas pelo Benfica.
António de Oliveira Salazar liderou Portugal entre 1933 e 1968. Desde da época 33/34 a 68/69 passaram 35 temporadas. Nesse tempo o Benfica venceu apenas 14 campeonatos, o Sporting venceu 12 e o Porto 9.
Assim sendo, de 32 títulos, o Benfica conquistou 14 enquanto Salazar esteve no poder e 18 sem Salazar. Deve-se assinalar que o Sporting venceu apenas 6 vezes sem Salazar. Ou seja, em termos percentuais, cerca de 65% dos títulos do Sporting foram conquistados com Salazar no poder, ao contrário do Benfica, com cerca de 43%.
A época dourada (em termos internos) do Benfica coincide com o período mais esquerdista de Portugal, 1970-1980. Em 10 edições do campeonato, na década de 70, o Benfica conquistou 6 e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo.
De realçar, que nos 20 anos seguintes à revolução de Abril, o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 taças ganhos pelo Porto e 2 campeonatos e 2 taças conquistados pelo Sporting.
Elucidativo…
Em termos europeus, o Benfica conta com 8 finais europeias (7 na Taça dos Clubes Campeões Europeus e uma na Taça UEFA) e duas meias-finais (Taça dasTaças). Venceu, ainda, a Taça Latina e uma edição da Taça Ibérica (em 83/84).
Estes dados mostram o poderio do Benfica, quer em Portugal quer na Europa, na era Salazar e no pós-Salazar.
Relembro que a final da Taça UEFA foi em 82/83 e as 2 últimas presenças na final na Taça dos Campeões Europeus foi bem longe do período salazarista (90/92)... .
Quem não conhece a história do Benfica pode pensar que o seu hino de sempre é a música de Luís Piçarra, mas isso não corresponde à verdade. O hino oficial do Benfica, composto por Bermudes, chamava-se “Avante Benfica” e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder.
Miguel Sousa Tavares, adepto portista reconhecidíssimo, no seu best-seller “Rio das Flores”, apresenta um excelente trabalho acerca da evolução das ditaduras de direita na primeira metade do século XX.
De facto, Miguel Sousa Tavares não podia ser mais explícito e, a dada altura, refere: “SPORTING ERA O CLUBE DO REGIME”. Contudo, Salazar aproveitou-se das vitórias do Benfica para se promover e credibilizar, como faria qualquer ditador.
Na história do Benfica contam-se imensos dirigentes que lutaram contra o fascismo de Salazar. Manuel Conceição Afonso, Félix Bermudes (o autor do hino censurado), Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro são alguns desses exemplos.
Mais, este último declarou publicamente que não se recandidataria à presidência do clube porque, precisamente, sabia estar a prejudicá-lo junto do poder central.
Para finalizar: José Magalhães Godinho, conhecido opositor do regime, foi o primeiro director do jornal do Benfica. Em 1954/55 o Benfica - apesar de campeão – não foi indicado para a Taça dos Campeões Europeus porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendocampeão, foi preterido em favor do Sporting.
Em 61/62 o Benfica foi obrigado a jogar a final da taça de Portugal em casa do adversário (Vitória de Setúbal) um dia depois de o Benfica ter vencido o Barcelona na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Os 15 jogadores que estiveram nesse jogo estavam em viagem no dia do jogo da Taça em Setúbal.
O Benfica perdeu 1-0.
Palavras para quê?
É o clube do REGIME!

10 julho, 2008 11:31  
Anonymous Anónimo said...

Para o lampião das 11:31:

Vai dar banho ao cão, com estas comparações infantis. Isto até parece a conversa da treta do Feio e Lda.

Todos sabem que o clube do (antigo) regime era o Belenenses. O próprio Américo Tomás o admitiu...

E já agora qual é o clube do Cavaco, o FCP?... É que a grande maioria dos títulos alcançados pelo FCP foram alcançados com Cavaco em PM e com Cavaco em Belém...

Olha morde aqui e vê se eu deixo...

10 julho, 2008 12:15  
Anonymous Anónimo said...

So falta discutir quem nasceu primeiro se a galinha se o ovo!!!

htfshicp+

10 julho, 2008 13:14  
Anonymous Anónimo said...

"Carrão não é candidato a nada!"

- Pudera. Já tem a reforma assegurada. Agora que trabalhem os outros.
Na volta vai ceder o lugar ao João Vital. Até que era bom para o PSD...

10 julho, 2008 13:20  
Anonymous Anónimo said...

João Vital?!
O moço é bom demais para se meter na política. E é pena, poderia fazer à Câmara a mesma coisa que fez à Festa dos Tabuleiros... O que ía ser um problema para os que querem continuar a mamar na teta do Município!

10 julho, 2008 17:25  
Anonymous Anónimo said...

Vivó FCP.
Zé Beto

10 julho, 2008 17:45  
Anonymous Anónimo said...

O meu amigo Andrew Simms, australiano de Perth que conheci nos idos de 80 quando por cá passou umas férias de 8 dias, enviou-me recentemente um e-mail informando-me que agora, já reformado da sua profissão de engenheiro químico, tem mais tempo para passear e decidiu retornar à Europa este ano, por alturas de Setembro, com o intuito de conhecer o sul de Espanha, nomeadamente as cidades com maior infuência árabe. Dada a proximidade geográfica e já ciente de que Portugal não é (para nosso azar) uma província espanhola, informou-me que vai aproveitar para dar um salto a terras lusas para conhecer Aveiro e Figueira da Foz, e, naturalmente virá dar uma vista de olhos de novo a Tomar. Pediu-me que lhe enviasse via e-mail umas fotografias de Tomar para recordar e confrontar com as que de cá levou. Aí eu fiquei à rasca. É que o que menos quero é "espantar a caça", e como desejo rever aquele velho amigo com quem só estive uma vez, mas de quem guardo boas recordações, e com quem de resto tenho mantido correspondência mais ou menos assídua facilitada pela internet, resolvi rodear a questão e disse-lhe que prefiro que ele descubra por ele mesmo "in loco". Mal tenho coragem para o receber nesta terra. O Noite e Sol onde ele gozou umas boas cervejolas e conviveu com o saber estar do saudoso sr. Acácio já foi. A famosa pescada cozida da Bela Vista que ele tanto apreciou já era. O Mouchão com os seus meandros, pequenos cantos sombrios e arvoredo variado não passa de uma recordação. O parque de campismo onde o levei e à esposa a jantar numa noite em que se ouviam ralos por todo o lado já pertence ao outro mundo. A Mata dos Sete Montes que apesar de já estar em declínio nessa época foi para ele a coisa mais bonita que viu está de fazer chegar lágrimas aos olhos. Tanta coisa ele viu que o agradou que até disse que era uma pena Portugal estar tão longe da Austrália senão reformava-se e assentava arraiais por cá.
Vou sofrer como ninguém vergonhas sem fim quando voltar a passear com aquele velho senhor de sessenta e muitos, vivido, viajado e conhecedor, por uma cidade deformada, distorcida, desqualificada, empobrecida, ex-cidade jardim, metralhada por obras sem nexo de resultado mais que mau.

10 julho, 2008 17:56  
Anonymous Anónimo said...

Entram 3 mulheres na maternidade, sendo uma delas cigana. Nasce o filho da 1ª, o médico dá-lhe um palmada no rabito e o bebé desata a chorar. Com a 2ª mulher a situação é igual. Quando nasce o ciganito, em vez de 1, a criança apanha 5 palmadas.
No dia seguinte, a cigana indignada pergunta ao médico:
- Sr. Doutor, porque e que o Sr. aos outros bebés só deu 1 palmada e o meu levou 5 ?!!!
- Minha senhora, se ele não me largasse o relógio ainda apanhava mais!!!!

10 julho, 2008 18:29  
Anonymous Anónimo said...

O MEU OBRIGADO AO ANÓNIMO DAS 11H31
===================================
Agradeço o que escreveu para desmistificar isso do Benfica ter sido protegido pelo ditador Salazar.

Imprimi o seu comentário e vou enviá-lo por email a alguns amigos lagartos que gravaram essa cassete na sua cabeça.

É acima de tudo uma atitude cultural e patriótica.

O meu sincero agradecimento.
Um Benfiquista Patriota e de Esquerda.

=====
Já agora....
O Bastonário dos advogados é mesmo um Homem teso.

10 julho, 2008 22:10  
Anonymous Anónimo said...

O que lhe ouvi dizer - em privado -foi que pensa que o querem tramar enviando-o para a boca do lobo, e que já não tem idade para estas coisas.

Quando aos Independentes estarem com medo, se estes quizessem já teriam ido ao canil buscar um cão.

"Quanto às teses, só mesmo quem não sabe fazer mais nada é que insiste em continuar a fingir que estuda. Quem tem trabalho tem que zelar para ser um bom frofissional. E isso, geralmente não se aprende nos livros e nos bancos da universidade. Por outro lado, professores iletrados começa a ser tão banal..."

Eu sou mais moderno e uso aspas modernas e não aspas clássicas!
Concidadão, apenas reforçar o que disse: a seu tempo saberemos tudo.
Professores e profissionais liberais iletrados temos muitos aqui em Tomar. Teses? O concidadão não sabe o que é senão saberia o que é trabalho, dedicação e transpiração.
E tenha mais cuidado na sua prosa pois tem aí alguns erros e fica-lhe muito mal. Para dar calinadas mais vale, o senhor, inscrever-se na lista de espera no nosso canil. Pode ser que um cego o adopte :-)

10 julho, 2008 22:39  
Anonymous Anónimo said...

Alternativa de MARCOS TENÓRIO BASTINHAS na Corrida da TVI na Monumental do Campo Pequeno em Lisboa.
OLÉ!

10 julho, 2008 22:42  
Anonymous Anónimo said...

De facto, para muitos isto é uma grande tourada!

11 julho, 2008 11:52  
Anonymous Anónimo said...

O MEU OBRIGADO AO ANÓNIMO DAS 11H31
===================================
Agradeço o que escreveu para desmistificar isso do Benfica ter sido protegido pelo ditador Salazar.

Imprimi o seu comentário e vou enviá-lo por email a alguns amigos lagartos que gravaram essa cassete na sua cabeça.

É acima de tudo uma atitude cultural e patriótica.

O meu sincero agradecimento.
Um Benfiquista Patriota e de Esquerda.

=====
Já agora....
O Bastonário dos advogados é mesmo um Homem teso.

11 julho, 2008 11:52  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo das 11H31,

Sou do Benfica e é com pena que vejo que está mais preocupado em defender o nosso estatudo face aos nossos adversários da segunda circular do que em monstrar a nossa superioridade perante o FCP.

Amigo, não se preocupe com os lagartos. Procuremos alcançar os tripeiros.

Saudações benfiquistas,

11 julho, 2008 11:57  
Anonymous Anónimo said...

O BENFICA é uma NAÇÃO!
O GLORIOSO faz catarro, inveja, brotoejas a muitos e muitos cágados deste (e doutros) país (es).
Ser BENFIQUISTA é um orgulho.
VIVA O BENFICA!
SEMPRE!

11 julho, 2008 15:22  
Anonymous Anónimo said...

Esse senhor Luís Ferreira que vá mas é tirar o doutoramento.
Apoia o cromo do careca? Faz mal pois deveria apoiar Pires da Silva.

11 julho, 2008 22:30  
Anonymous Anónimo said...

Apoiado!
Pires da Silva a Presidente do Canil Municipal!
O "cromo do careca" a Vice-Presidente no Canil.
Luis Ferreira a Presidente da Assembleia do Canil!

Ousar lutar, ousar vencer!
Lutar em terra, lutar no Rio Nabão!

13 julho, 2008 15:18  
Anonymous Anónimo said...

"Apoiemos o Prof. Pires da Silva para Presidente do Canil Municipal.
Aí pode meter a canzoada nos carris!

Ousar lutar ousar vencer!
Lutar em terra lutar no Nabão!2

O homem tal como o senhor Rosa Dias (reformado como agente de ensino em trabalhos manuais e sem licenciatura) não têm o título de professor pois não são doutorados em nada. Professor... é o Doutor Luís Mota do Politécnico que é Doutorado.
Mas quem fez alguma coisa por Tomar foi gente que não nasceu em Tomar e que não têm medo de mexer com a mesquilhez tomarense por isso o António Paiva foi o melhor e o Dr. Pires da Silva, e não professor, será o próximo. Eu voto nele se se candidatar mas como está instalado na terra dos xuxas acho muito complicado abraçar a política de nojo tomarense.

13 julho, 2008 17:46  
Anonymous Anónimo said...

"Apoiemos o Prof. Pires da Silva para Presidente do Canil Municipal.
Aí pode meter a canzoada nos carris!

Ousar lutar ousar vencer!
Lutar em terra lutar no Nabão!"

O homem tal como o senhor Rosa Dias (reformado como agente de ensino em trabalhos manuais e sem licenciatura) não têm o título de professor pois não são doutorados em nada. Professor... é o Doutor Luís Mota do Politécnico que é Doutorado.
Mas quem fez alguma coisa por Tomar foi gente que não nasceu em Tomar e que não têm medo de mexer com a mesquilhez tomarense por isso o António Paiva foi o melhor e o Dr. Pires da Silva, e não professor, será o próximo. Eu voto nele se se candidatar mas como está instalado na terra dos xuxas acho muito complicado abraçar a política de nojo tomarense.

13 julho, 2008 17:47  
Anonymous Anónimo said...

Por falar em Autarquias, conviria dar uma olhadela pela CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA e não falar tanto em doutores, professores e não doutorados. Com todo o respeito e apreço por todos os licenciados, a política local (especialmente) não se deve condicionar assim tanto a "status" dessa natureza. Muitas vezes, e com a melhor das intenções nesse critério o que nos sai pela porta são vassalos e vavassalos.

Lendo a Constituição da República:
Artigo 263º
"1-A fim de intensificar a participação das populações na vida administrativa local podem ser constituídas ORGANIZAÇÕES DE MORADORES...."
"2-As organiz.Moradores têm direito
a)de petição perante as autarquias locais...."
b)De participação, sem voto, através de representantes seus na AF.


As autarquias podem delegar nelas tarefas.

Porque será que os partidos se esqueceram destes órgãos populares?
e falam agora tanto em "poderes de proximidade", "participação dos cidadãos", mesmo em "democracia mais participativa", etc., etc.

Considero este Artigo da Constituição muito importante, tendo em conta aspectos novos da crise económica e social que se estão a desenvolver.

13 julho, 2008 19:31  
Anonymous Anónimo said...

Quem defende que venha de fora, é na lógica que a minha galinha é melhor que a tua.

O careca do arquitecto é um homem culto e com capacidade para vencer em tomar.

Acredito neste PS com gente jovem como o sr. Luís Ferreira, o Hugo Cristóvão, a Anabela Freitas, o Hugo Costa, a Anabela Estaqueiro e tantos outros.

Vão vencer.

14 julho, 2008 19:20  
Anonymous Anónimo said...

a Vera Simões, o Gonçalo Salgueiro, o Bezerra Vitorino, o Carlos Silva, o Zeca, os Mendes, o Sr. Alexandre, o Jorge Franco, o Antonio Oliveira, o Laranjeira, o Ti Adelino, o Miguel Padeiro, o Galaio, o António Freitas e mais jovens não devem ser esquecidos.

14 julho, 2008 19:44  
Anonymous Anónimo said...

12 distritos de Portugal continental estão, a partir desta terça-feira, em alerta amarelo. O aviso estará em vigor até às 2 horas de quinta-feira nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora e Setúbal, noticia a Lusa.

No Porto, a temperatura máxima esperada para esta terça-feira é de 30º, em Lisboa 34º e Faro 27º. Coimbra, Évora e Beja deverão chegar aos 35º, segundo o Instituto de Meteorologia.

O risco de incêndio é hoje máximo em vários concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Bragança, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. O restante território do interior norte e centro apresenta uma classe de incêndio muito elevado.

O índice de radiação ultravioleta prevista para hoje é muito alto em todo o território continental.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil aconselha a ingestão de líquidos mesmo nos casos que não se sinta sede, utilização de roupas leves, claras e largas, inibição de consumo de álcool e recurso a banho com água tépida no caso de o corpo estar muito quente.

15 julho, 2008 09:58  
Anonymous Anónimo said...

Para os que dizem que "a galinha da minha vizinha é melhor do que a minha", relembro que estes mercenários da política apenas "dão um chouriço a quem lhes comprar um porco".
Se quereis correr risco com foragidos apenas interessados na "cor do dinheiro" tudo bem. A bem dizer eu já estou de saída... e parece que não serei o único.
O desencanto é geral. O último que feche a porta. E já agora que apague a luz para a EDP não se ficar a rir...

15 julho, 2008 10:03  
Anonymous Anónimo said...

Para os lampiões :

"É oficial a decisão do Tribunal Arbitral de Desporto, que recusou o recurso de Benfica e V. Guimarães contestando a admissão do F.C. Porto na Liga dos Campeões. Esta era a última instância desportiva, pelo que na prática significa que os «dragões» irão jogar a «Champions».

O TAS explica que o recurso apresentado pelos clubes portugueses foi «apreciado com urgência», numa audiência que decorreu na segunda-feira, entre as 14h e as 21h30 h suíças. E o organismo sedeado em Lausanne esclarece ainda que os três juízes que compunham o tribunal deliberaram de madrugada, pela 1h30. O TAS comunica também que divulgará mais tarde os fundamentos da sua decisão.

O processo volta agora às mãos da UEFA, cujo Comité de Apelo tinha decidido a 13 de Junho manter o F.C. Porto na Liga dos Campeões apesar da condenação do clube no âmbito do Apito Final, por o processo decorrer ainda na justiça desportiva portuguesa.

.../...

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) decidiu manter o FC Porto na Liga dos Campeões de futebol, recusando os recursos do Benfica e Vitória de Guimarães contra a decisão da Comissão de Apelo da UEFA, anunciou hoje o organismo.

"Os recursos do Benfica e Vitória de Guimarães, apresentados no dia 26 de Junho contra a decisão da Comissão de Apelo da UEFA, a 13 de Junho, foram recusados", anunciou o TAS num comunicado publicado na sua página oficial na Internet, indicando que revelará mais tarde a fundamentação da decisão.

Os "encarnados" e os vimaranenses avançaram com os recursos depois daquela comissão do organismo que rege o futebol europeu ter anulado uma primeira decisão da sua Comissão de Disciplina em afastar os "dragões" da Liga dos Campeões por terem sido punidos pela Comissão Disciplinar da Liga portuguesa no caso Apito Final.

Benfica e Vitória de Guimarães esperavam uma parecer favorável do TAS de modo a manter a primeira decisão tomada pela UEFA que excluía o FC Porto da Liga dos Campeões na época 2008/09.

Nas alegações finais, os advogados dos dois clubes terão incluído o sucedido na última reunião do Conselho de Justiça da Federação portuguesa, em que, depois de uma sessão atribulada, e sem o presidente vice-presidente presentes, cinco conselheiros mantiveram o castigo de dois anos de suspensão aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa.
"

Ou seja:
FC Porto participa na Liga dos Campeões e o SLBenfica na Liga da Playstation!

15 julho, 2008 12:10  
Anonymous Anónimo said...

A fazer batota é que vocês são enormes.
Realmente parece valer a pena toda a trafulhice de azeiteiros sem escrúpulos!
Como dizia o cigano: quem não rouba fica prejudicado.
Parabéns andrades.
Continuai que ides no bom caminho!!!
De trafulhice em trafulhice até ao juízo final!

15 julho, 2008 13:39  
Anonymous Anónimo said...

Seja como for, todo o país sabe e não tem dúvidas que existiram trafulhices que desonram e reduzem a zero todos os êxitos" do FCP, cujas atitudes truxeram muito dinheiro ao clube.

Toda a gente via e sabia. As escutas que vieram a público não deixam dúvidas. E isso é uma vergonha e devia envergonhar os portistas. Toda a Europa sabe. Todo o mundo do futebol sabe. Isso ninguém conseguirá apagar, e os seus homen de serviço nos órgãos do futebol também não. Os seus actos só o comprovam, como foi o caso no CJ.

O Benfica é e será sempre um clube popular. sério, democrático que nasceu para se opor aos rufias de sempre desta terra.

15 julho, 2008 23:52  
Anonymous Anónimo said...

Vivó FCP!

16 julho, 2008 16:57  
Anonymous Anónimo said...

FCP = BATOTEIROS - CORRUPTOS-AZEITEIROS

16 julho, 2008 17:24  
Anonymous Anónimo said...

Pois é!
O IPT é uma autêntica feira de vaidades.
Narcisos que se comem e matam uns aos outros. Autênticos canibais.
O melhor é criar uma redoma de vidro e impedir que essa praga se propague.

17 julho, 2008 09:55  

Enviar um comentário

<< Home