quinta-feira, março 26, 2009

"O Templário" - Edição de 2009/03/26


Nesta quinta-feira, dia 26 de Março, está nas bancas mais uma edição do jornal "O Templário"

50 Comments:

Anonymous Anónimo said...

JORNAL DE NEGÓCIOS

Custos de duas auto-estradas levam Cavaco Silva a intervir


O elevado custo para o Estado de duas das concessões rodoviárias lançadas pelo Governo motivou os alertas do Presidente da República para a necessidade de se tomarem decisões acertadas na comparação entre custos e benefícios.

As concessões Auto-Estradas do Centro e Pinhal Interior, que ainda estão a concurso, não só vão exigir o dobro do investimento previsto, ultrapassando, em conjunto, os três mil milhões de euros, como durante o prazo da concessão o Estado terá de arcar ainda com outros custos, como a operação e manutenção, o serviço da dívida e o retorno do investimento.

Custos que, segundo apurou o Negócios, podem quadruplicar o custo total com estas auto-estradas que o Estado terá de suportar durante o prazo da concessão. O investimento inicialmente previsto pelo Executivo na Auto-Estradas do Centro era de 740 milhões e na Pinhal Interior de mais de 770 milhões.

E se a Estradas de Portugal (EP), em troca do pagamento da disponibilidade e do serviços às concessionárias, recebe as receitas de portagem, no caso da Pinhal Interior não haverá receita para a empresa pública, uma vez que não terá portagens. Na Auto-Estradas do Centro, 184 dos 369 quilómetros terão portagem.

A preocupação de Cavaco Silva prende-se com os custos que as novas concessões rodoviárias terão para as gerações futuras, tendo por isso apelado anteontem a que as decisões sejam "ponderadas para que do dinheiro dos contribuintes saia mais benefício do que custo".

26 março, 2009 16:17  
Anonymous Anónimo said...

É a simpatia de Cavaco Silva e do PSD de Miguel Relvas para com Tomar.

Quando decidiu o traçado da AE1 no final dos anos 80 Cavaco Silva optou por ligar a Leiria, deixando Tomar a mais de 30Km da principal via do País.

Agora que o Governo Sócrates ía finalmente fazer a AutoEstrada de Tomar a Coimbra (IC3), anda Paulo Rangel, Miguel Relvas e Cavaco Silva a dizer em todo o lado que é despesismo e que não se deve construir.

Eles que façam uma viagem entre Tomar e Coimbra, a cumprir os limites de velocidade, sem ser nos carros oficiais portanto, e que depois digam que a tal "terceira autoestrada" não é necessária.

Sempre contra Tomar.
Tudo bons rapazes.
Votem mais neles, votem.

26 março, 2009 16:57  
Anonymous Anónimo said...

As grandes obras até poderiam ser adiadas.O problema está sobre o que vão fazer ao dinheiro: distribuí-lo a torto e a direito para as tesourarias de firmas? a maior parte delas vai mesmo falir. Façam obras, façam as obras, garantem alguns empregos e as obras ficam e menos dinheiro vai ser gamado.

Já no Tempo do Cavaco PM o que verdadeiramente se aproveitou foi o que foi gasto em auto-estradas e betão. Nesse tempo a corrupção atingiu níveis nunca vistos nos últimos 34 anos. Até os sindicatos meteram a mão na massa. Do nosso sistema partidário não esperem grandes planos acertados e realistas nem para combater a crise, nem para planos de desenvolvimento, porque para isso tinham que se entender e eles não estão para aí virados. Os nossos economistas coitadinhos..., não dão uma para a caixa.

Os nossos empresários, tirando uma dúzia deles, são um desastre. Ainda não perceberam que as fronteiras foram abolidas há anos na Europa e só pensam nela para receber uns trocos.

E se não derem o poder legal aos trabalhadores através de seus representantes para controlarem também eles a forma como as empresas gastam o dinheiro, o país entra mesmo em bancarrota. Continuam a chegar à porta de entrada e está lá um cartaz a dizer: falimos, estão despedidos, vão queixar-se à segurança social, o Estado que vos dê subsídios ou arrangem emprego no Estado.

26 março, 2009 19:00  
Anonymous Anónimo said...

meu caro amigo. O seu post é um desvario completo. Tudo é mau: os empresários, os políticos, o povo, os ricos que desbaratam, os pobres que não trabalham.

Mas então o meu amigo acha o quê: que todo o mundo está contra si, ou que afinal os culpados do disparate são os Senhores Cavaco Silva e Miguel Relvas, ou não?

26 março, 2009 20:24  
Anonymous Anónimo said...

Amanhã pelas 20h.30m o Núcleo Sportinguista de Tomar vai homenagear 8 vultos do clube de Alvalade. É na Quinta da Gracinda e tanto o presidente Soares Franco como o levezinho Liedson já confirmaram a presença no evento. Esta iniciativa é hoje notícia nos sites do Sporting, da Bola e do Record, entre outros. Parabéns aos Sportinguistas por colocarem Tomar no mapa.

26 março, 2009 20:59  
Anonymous Anónimo said...

Ao Anónimo das 20h24,

Dá-se uma opinião, sem dúvida mal elaborada, e V. responde ao estilo espalha-brasas em vez de procurar ser positivo. Aqui quando se diz qualquer coisa impera logo a partidarite, o espírito de tribo, ou seja, do grupo que pareça estar a ser beliscado. A tal ponto que me atribui dizer que os pobres não trabalham. Parte dele não trabalha porque não tem emprego. Deita a mão à cassette e aqui vai disto. Eu que até defendi que os trabalhadores deviam, neste tempo de crise, ter um papel legal mais activo no controle da vida das empresas, unidades económicas sociais.

Depois, vêja só, não falei de mim, não me queixei dos meus eventuais prejuízos. Não vai acreditar, mas quando falo dos problemas do nosso país não ponho os meus eventuais problemas pessoais. Sentia vergonha. Falo dele no interesse colectivo: dos trabalhadores em geral, dos empresários, etc..

Depois não falei em Relvas e se falei em Cavaco foi para comparar um tempo em que também havia muito dinheiro dos fundos europeus.

Resumindo, a si interessa-lhe tudo, o passado metafísico e o futuro metafísico; quanto ao presente real, se nos pronunciamos responde à espalha-brasas, do tipo, vai-te coçar, tu és é do outro grupo...

26 março, 2009 21:53  
Anonymous Anónimo said...

Será que ouvi bem?!
O Sr. Isaltino disse que o remanescente em dinheiro de apoios à sua campanha, o guardava para ele. E que todos fazem isso. Será que ouvi mesmo bem?

E já agora: estão a ver que o AFTores foi ilibado.

26 março, 2009 22:07  
Anonymous Anónimo said...

o Avelino safou-se, porque o adjunto não era o juiz.
Se fosse, o homem ia já para o degredo, pois a condenação à morte não é possível!

26 março, 2009 22:28  
Anonymous Anónimo said...

Tudo gente séria, está claro.

E assim vai o circo de Tomar!

26 março, 2009 22:43  
Anonymous Anónimo said...

"O PS, dentro das competências do Município, propôs um conjunto de soluções para minorar o efeito da crise internacional, recusadas pela maioria PSD na Câmara.

As medidadas por nós propostas,(...), tiveram como objectivos PROMOVER O APOIO ÀS FAMÍLIAS E ÀS EMPRESAS."


Diz o candidato rosa, num folheto que está a inundar o Concelho.

E termina com esta linda (ex)citação: "Para melhor está, está bem. Para pior já basta assim"

O que quererá tal candidato, que até assina como Arquitecto, dizer com tal tirada a roçar o "popularucho"?

Quer que encontremos melhor que ele? Será tal assim muito difícil?

Quer dizer que com este Governo as coisas não podem ficar piores, mas se ficarem e lhe entregarem, a ele, a Câmara ele cá estará para nos AJUDAR?

Os estrategas rosa que nos expliquem lá bem a coisa, que eu não estou a ver.

27 março, 2009 09:30  
Anonymous Anónimo said...

P R O P A G A N D A !

É aquilo que eles sabem fazer para enganar a malta!

São os rosas enganadores!!!!!!

27 março, 2009 10:20  
Anonymous Anónimo said...

epa...o liedson e o soares franco hj em tomr....será que vão beber carlsberg ao jantar? lol

27 março, 2009 15:18  
Anonymous Anónimo said...

Hoje é o Dia Mundial do Teatro.

Tomar tem algumas tradições na arte teatral, a nível de amadores. Os mais destacados blogs do concelho não assinalam a data e os locais onde mais se manifestou, pelos vistos, também não. A imprensa local também não se lembrou. Não porque isso tenha importância de maior, são coisas do passado, simples, populares, muito o resultado de um associativismo que de uma maneira ou de outra era interventivo no espaço público.

Na Atenas de há mais de 2 300 anos, o teatro exercia grande influência sobre os espectadores, às vezes 30 000, que assistiam aos concursos de autores, de manhã à noite e já nesse tempo Platão condenava o teatro e defendia a sua exclusão da sua cidade ideal. Hoje, o poder oficial, procura assegurar o seu controle nomeando directores afeiçoados a quem paga razoáveis salários, ou dá subsídios à l'afarta ou à l'aféria.

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro neste blog deixo um diálogo da Comédia "Os Cavaleiros" de Aristófanes:

SALSICHEIRO: E que história é essa das "garras curvas"?

DEMÓSTENES: Está mesmo a dizer: com as mãos que nem garras, o tipo apanha e leva.

SALSICHEIRO: E a serpente, o que é que significa?

DEMÓSTENES: Isso então é claro como água. A serpente é comprida. O Chouriço também é comprido. E chupador de sangue, tanto o é o chouriço como a serpente. A serpente, portanto, segundo o que lá diz, vai vencer a águia dos couros, a não ser que se deixe enrolar com conversa fiada.

SALSICHEIRO: Esse oráculo deixa-me muito lisonjeado. Mas admira-me como vou ser capaz de governar o povo.

DEMÓSTENES:É muito simples. Continua a fazer aquilo que já fazes: mistura os negócios públicos, amassa-los todos juntos, numa pasta. O povo, conquista-lo quando quiseres, com umas palavrinhas delicodoces, lá da tua especialidade. Tudo o mais necessário à demagogia tem-lo tu de sobra, voz de safado, baixa condição, ar de valdevinos. Tens tudo o que é preciso para a governação.Vamos, põe a coroa e faz uma libação à Estupidez. Depois trata de arrumar com o tipo".

27 março, 2009 17:32  
Anonymous Anónimo said...

Soares Franco, Liedson, Carlos Carrão e António Rodrigues, ontem no Jantar do Nucleo Sportinguista.

Também foram vistos Rosa Dias e Becerra Vitorino.

Mais uma série de gente importante por lá circulou, como Bento Baptista e a Odete das Farturas.

Uma verdadeira noite In tomarense.

28 março, 2009 06:49  
Blogger Sebastião Barros said...

Podem tirar daí o sentido! Sou do Belenenses e não frequento cerimónias lagartais. Se alguém se fez passar por mim, trata-se de miserável usurpação de identidade, quiçá com fins pouco confessáveis.Já agora aproveito para esclarecer que não apoio nem tenciono votar em qualquer dos candidatos previsíveis até ao momento.
Um grande xi-coração da
Odete das Farturas, muito contente no seu retiro leiriense.

28 março, 2009 07:45  
Anonymous Anónimo said...

Dos nomes indicados, só o Carrão não é lagarto, porque é esclarecido, felizmente!!!!!

28 março, 2009 10:33  
Anonymous Anónimo said...

Tambem la estavas, para saberes tanto, só curiosos

28 março, 2009 15:32  
Anonymous Anónimo said...

Curiosa foi a constatação que fiz à pouco, quando após a compra do Jornal, passeava pela corredoura e encontro uma grande comitiva do PS, a distribuir os tais panfletos contra a crise.

Digo curiosa porque além do vereador Carlos Silva, pude ver o candidato Vitorino em largos passos, secundado pela Dra.Anabela Estanqueiro, numa grande conversa com os transeuntes.

Além destes acompanhavam a volumosa comitiva mais de dez pessoas.

Dir-se-ia que andavam em campanha, pelo ar divertido com que abordavam as pessoas, mas não percebo como podem andar assim se ninguém parece querer votar neles.

28 março, 2009 15:50  
Anonymous Anónimo said...

VEJAM A TRISTEZA DA MEDIOCRIDADE DE UM CANDIDATO À CÂMARA: http://www.omirante.pt/omirantetv/index.asp?idgrupo=2&IdEdicao=54&idSeccao=514&id=28889&Action=noticia

28 março, 2009 16:32  
Anonymous Cantoneiro da Borda da Estrada said...

Estive a ouvir e fiquei deveras.... decepcionado.

Generalidades... Sinceramente, digam-me lá, a sua intervenção sobre o tema foram só aquelas 2 folhas ou eu, que não sou muito bom em informática, tinha que fazer mais qualquer coisa para ouvir o resto?

28 março, 2009 18:54  
Anonymous Anónimo said...

As aparências por vezes enganam! Será que a ruina do Concelho se deve ao PS, ou à maioria que se encontra na CMT? Só não vota no PS, quem quer continuar a ver o concelho a ser destruido. Primeiro por um cidadão chamado (Paiva) que descaracterizou e arruinou a minha amada cidade e agora os seguidores, que mais não fazem que é contrair emprestimos para tapar boracos...é bom que não se esqueçam que essas dividas terão que ser pagas...o pior é o resto... Mesmo assim dá para tudo, é só publicidade vergonhosa...

28 março, 2009 22:10  
Anonymous Anónimo said...

Concerteza que o senhor se está a referir aos boracos das dividas, Sim porque os boracos das estradas não se tapam!

28 março, 2009 22:14  
Anonymous Anónimo said...

Claro que a responsabilidade do tudo o que se passa de mal no Concelho é do PS. Disso não tenham a mínima dúvida.

Se tivessem escolhido um homem sério para ganharem a Câmara em 1989 e não aquele oportunista que escolheram, este Concelho seria outro.

28 março, 2009 23:21  
Anonymous Anónimo said...

A propósito deste post

VEJAM A TRISTEZA DA MEDIOCRIDADE DE UM CANDIDATO À CÂMARA: http://www.omirante.pt/omirantetv/index.asp?idgrupo=2&IdEdicao=54&idSeccao=514&id=28889&Action=noticia

28 Março, 2009 16:32

Só merece um comentário: QUEM É QUE FOI O ANORMAL QUE ESCREVEI AQUELE TEXTO AO PRESIDENTE DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO.

Não acredito, sinceramente, que um diplomado em Direito escrevesse tamanha BABOSEIRA. Só pode ter sido escrito por algum assessor, saido da escola secundária, com certificação profissional obtida através do "Novas Oportunidade".

Deus nos acuda. Aquilo é um chorrilho de IMBECILIDADES. Despeçam já o tipo, ou a tipa.

28 março, 2009 23:43  
Anonymous Anónimo said...

O PS pode não arruinar por completo Tomar e arredores, mas arruina lentamente e de certeza o país, só resta saber que Tomar ainda pertence a Portugal, logo estamos todos feitos ao bife.

28 março, 2009 23:56  
Anonymous Anónimo said...

Marinho Pinto é capaz de ser um bom candidato à Presidência da República.

29 março, 2009 13:56  
Anonymous Anónimo said...

E que viva o Jaime dos Casais e comparsas, cultos e visionários, que estão na Câmara.

Esses sim, gente que não arruina Tomar ou não a transforma na boçal terra.

29 março, 2009 16:50  
Anonymous Anónimo said...

O ti Jaime e o "seu"parque de merendas, bem visto, bem visto

29 março, 2009 22:36  
Anonymous Anónimo said...

E depois admirem-se se o pessoal decidir votar no arquitecto vitorino.

29 março, 2009 23:54  
Anonymous Anónimo said...

LIVRA!!!!!!

Antes a morte que tal sorte!

Arreda!

30 março, 2009 09:25  
Anonymous Anónimo said...

Alguém notou o "excesso" de dirigentes e simpatizantes socialistas na inauguração da creche da Gualdim-Pais?

Apesar do esforço de Bruno Graça(CDU), parece que quem levou a melhor foi Hugo Cristóvão (PS) e Luis Ferreira(PS), conhecidos dirigentes locais, amigos de longa data e ex-musicos da referida Gualdim-Pais.

A eles não deve ser estranho, não só o grande investimento que o Estado tem feito na referida IPSS, como esta vinda do Ministro, integrada numa 2ªronda da jornada de propaganda, que levou Vieira da Silva a Alcanena, onde foi o cabeça de Lista à Assembleia Municipal pelo PS, a Torres Novas à instituição onde o Vice-Presidente da Cãmara é Presidente e a Tomar, precisamente à Gualdim-Pais, onde além das já referidas ligações, pontua também Anabela Freitas(PS), através do seu pai também dirigente da casa.

30 março, 2009 09:44  
Anonymous Anónimo said...

Até o Penetra lá estava!!!!!!!!

Eles comem tudo ....!!!!!!!

Dêm-lhes a maioria e vão ver como elas mordem!!!!

30 março, 2009 14:51  
Anonymous Anónimo said...

Pelo menos em Tomar o risco não é elevado.

Basta comparar com o que tem sido feito nestes últimos 12 anos, para não termos medo de MUDAR.

30 março, 2009 20:18  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, mas não como (e com quem) pensas, pá!

Vocês comem tudo e não deixam nada!!!!!!!

30 março, 2009 21:03  
Anonymous Anónimo said...

Dou os parabéns ao Jornal Templário por dar aos eleitores a possibilidade de puderem exprimir as suas ideias. Pena é, que alguns palermas não levem a sério as coisas. Não sou partidario, mas ando farto de ver o meu concelho a ser governado por incompetentes. Posso dizer mesmo, que existem muitos cidadãos da área PSD, que comugam desta mesma ideia.
Quem não sabe ver o que fizeram à nossa cidade? Quem não sabe ver o que não fizeram nos meios rurais? O que é voz corrente, é que, as dividas são muitas, consequentemente por obras mal geridas, por parques de estacionamento construidos, que serviam bem o concelho construindo outros arruinando o concelho.
Deixo a pergunta não há responsáveis? não deveriam pagar por tudo isso?
A mim nada me repugna que esta gente seja corrida no dia das eleiçoes, gente desta o concelho não precisa.
É uma pena, que os partidos estejam comparados aos clubes de futebol, porque podem não jogar mal, mas são os maiores...

30 março, 2009 22:01  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma razão para os eleitores votarem no (PS) Vitorino, porque é a unica alternativa, porque se vamos dividir os votos com os independentes, vamos comer mais do mesmo, assistindo à ruina total. Como pode um presidente primar apenas pela simpatia, e pela publicidade cara e enganosa? onde estão as obras, sobretudo nos meios rurais. Há cidadãos que já dizem, até parece que não vai haver ileições, não há obras!

30 março, 2009 23:04  
Anonymous Anónimo said...

Cá por uma coisa... o Presidente da Câmara de Tomar esteve na Gualdim Pais com o Ministro?

30 março, 2009 23:26  
Anonymous Anónimo said...

"Mais uma razão para os eleitores votarem no (PS) Vitorino, porque é a unica alternativa, "

Credo!

Este exlusividade dos xuxas já começa a tornar-se uma obsessão!

Eles querem comer tudo!!!

Já não lhes chega o poder, os boys, os amigos, as famílias, as clientelas.

Irra!!!!

30 março, 2009 23:43  
Anonymous Anónimo said...

VISTO DE LONGE, DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO, TOMAR TEM A PEQUENEZ DE UM ÁTOMO DE HIDROGÉNIO NO ESPAÇO. DEIXEM-SE DE HISTÓRIAS DE COMADRES DESAVINDAS E TRABALHEM EM FAVOR DO BEM COMUM.

O BURRO A TRABALHAR PARA O BEM DO PAÍS NO M.I.T.


MIT - Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA, USA

31 março, 2009 04:08  
Anonymous Anónimo said...

O PS ruma a um resultado histórico...vai vencer contra os dois piores presidentes da camara da história de Tomar...

31 março, 2009 14:03  
Anonymous Anónimo said...

Continuem! Rezem! Rezem! Rezem!

É preciso ter fé!, muita fé! ainda para mais com um dos piores vereadores da câmara da história de Tomar....

31 março, 2009 14:29  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, só que alguns nem história conseguem fazer...e para fazer história igual ou parecida com a de alguns vale mais não a ter...

31 março, 2009 22:32  
Anonymous Anónimo said...

Histórias!
Vitórias!
Histórias!
Vitórias!
Histórias!
Vitórias!
Historietas!
Tretas!
Historietas!
Tretas!
Historiestas!
Tretas!

Nisto são uns craques!!!!!!!!!!!

31 março, 2009 22:41  
Anonymous Anónimo said...

O PS vai ter um resultado histórico... contra dois presidentes de Câmara, que sinceramente não sei qual deles o melhor.
Coitado do Corvelo vai-se embora sem reforma, tendo que esperar até aos 65 anos para a obter.
Assim já não acontece ao Pedro, porque lhe valeram oito anos para a obter.
Toda a gente tem direito à vida, mas as pessoas para estes cargos deveriam ter perfil adequado, começando pela seriedade, passando por determinados conhecimentos, sobretudo na área de construção Civil, gestão etc, etc...

31 março, 2009 22:43  
Anonymous Anónimo said...

"Toda a gente tem direito à vida, mas as pessoas para estes cargos deveriam ter perfil adequado, começando pela seriedade, passando por determinados conhecimentos, sobretudo na área de construção Civil, gestão etc, etc..."

Pois é. O Paiva era um engenheiro com conhecimentos de gestão autárquica e foi o que se viu. Uma nódoa. Arrangem outro igual para arrumarmos de vez o assunto.

01 abril, 2009 01:04  
Anonymous Anónimo said...

Deixem-se de arquitectar planos, que vão sair furados.
Felizmente!!!!!

01 abril, 2009 09:36  
Anonymous Anónimo said...

O PS vai mostrando trabalho.

Distribui Panfletos contra a Crise.
Apresenta candidatos a juntas.
Faz propostas sérias.
Traz figuras nacionais.

01 abril, 2009 14:10  
Anonymous Anónimo said...

Pareceis pacóvios.

Quais conhecimentos de contrução civil, gestão e outras parvoíces, qual carapuça! Parece que já nem conseguem raciocinar, de tal maneira "estendes"... alapados a grupos de interesses. Sois medíocres a pensar assim, quereis fugir à política a sério para melhor serem cobras, enguias à cata de uma, pequenina que seja, mordomia. Pelo vosso falar "sendes"... empregados do povo e quereis dirigir o seu barco.

Arregalai os olhos e botem opiniões que sirvam o concelho, seus apegados.

Há um candidato que reúne todas as condições para ser um bom presidente, à medida das necessidades de Tomar, mas entrou na lista errada. Se os partidos não estivessem envolvidos em tricas internas e de grupinhos, é muito provável que ele estivesse à cabeça de uma lista ganhadora e democrática.

A ver pelo actual Presidente, os restantes são como ele, não prestam, só interessam às centenas de funcionários da câmara e outros interesses ligados à autarquia.

Abram a pestana e chamem os bois pelos nomes.

O que é preciso é um político a sério,

01 abril, 2009 14:28  
Anonymous Anónimo said...

O PS

Distribui Panfletos contra a Crise.
Faz propostas sérias.
Traz figuras nacionais."

Sim senhor, porreiro, pá!

Vamos todos distribuir panfletos contra a Crise.
Vamos todos fazer propostas sérias e
Vamos trazer figuras nacionais.

Quem mais distribuir, fizer e trouxer e conseguir propagandear com força!!!!!

dá cabo da crise e ganha as eleições!

ólarilas!!!!!!

01 abril, 2009 18:38  
Anonymous Anónimo said...

Ó INVEJOZECO.

FAZ QUALQUER COISA PELA VIDA.

O PESSOAL DO PS PELO MENOS TEM IDEIAS, TEM PROJECTO, TEM GENTE A DAR A CARA.

E SE ESTÃO CONTENTES CONTINUEM COM OS QUE LÁ TÊM ESTADO.

02 abril, 2009 09:59  

Enviar um comentário

<< Home