quarta-feira, outubro 29, 2008

Edição de 30-10-2008



“O TEMPLÁRIO” - PRINCIPAIS TÍTULOS
Edição de 2008-10-30
http://www.otemplario.pt/por/conteudosdetalhe.asp?idConteudo=9220

202 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande novidade....

Como a notícia ia saír a CMT veio agora, após anos de abandono, limpar a zona de silvados que comprou aos Madureiras .... para não ficar mal no boneco.

De resto é absolutamente certo que a Cerrada dos Cães tem mais condições para a prática do coito automobilistico que para receber os MILHARES de turistas que demandam o Convento....

Depois, essses turistas vão ao miradouro e deparam-se com os "habitantes de Tomar", garrafas, latas, preservativos, restos de hambúrguer e coca cola do Mac Donalds, papel higiénico roubado dos WC camarários a enfeitar natalíciamente as oliveiras e as silvas.... LINDO!!!

Se conseguirem ver a igreja de São João, entre lixo, árvores altas e ciprestes da Mata dos Sete Montes, são uns sortudos. E queria o Paiva trazer os turistas cá abaixo...!!!

Para quê, para andar a pisar garrafas e latas, pensarão os alemães e espanhóis ???

Vale mais irmos a Fátima que ao menos aquilo tem o chão limpinho e é mais lisinho que este!!!

29 outubro, 2008 21:30  
Anonymous Anónimo said...

Acesso ao Convento. Não será exagero? Umas rondas policiais todas as noites não chegam? A polícia não deve ter dinheiro para gasolina. Mas tem solução: multa os condutores na cidade.

Golf nos pegões. Mais uns tantos que venderam as suas courelas.Mais uns anos e o país está cheio de campos de golf. Está na moda. É como os grandes centros comerciais.

29 outubro, 2008 22:46  
Anonymous Anónimo said...

A coisa mais estúpida que vi até hoje na política portuguesa foi a posição do PSD (MFLeite) estar contra o aumento do salário mínimo de vinte e tal euros. Inacreditável! Como se pode ser tão rélis a fazer política? Que ridículo e vergonhoso, mais ainda quando se diz que abrange apenas cerca de 40.000 trabalhadores.

Os militantes e simpatizantes do PSD devem sentir-se indignados e envergonhados.

Sendo uma medida do Governo eleitoralista à partida de pouco impacto social, o PSD decidiu fazer propaganda a favor do PS.

O Sócrates pregou-lhes uma grande partida, morderam o isco.

29 outubro, 2008 22:57  
Anonymous Anónimo said...

Pessoal! É aproveitar enquanto está disponível! Bora digitar tomar.psdigital.com e ler a intervenção vitoriniana naquela actividade dos xuxas. Há muito tempo que não me ria tanto com aquele estilo de generosas generalidades. Isto é que é falta de sorte!!! Pobre terra!

29 outubro, 2008 23:14  
Anonymous Anónimo said...

EU, enquanto assalariado, no valor de dois ordenados mínimos, (o ainda em vigor) estou chocado!!!

Como poderá uma pessoa arranjar, agora, assim de repente, uma utilização para os tais vinte e poucos euros que vai ter a mais todos os meses???

Já vejo o pânico...!!! o pavor estampado no rosto das pessoas...

Não receiem meus caros compatriotas, a solução está num banco perto de vós!!!
Adquiram acções do vosso banco de eleição, e assim garantirão os próximos subsídios eleitorais aos partidos.... A banca gostará de contar mais uma vez com o V. apoio para retribuir o apoio que o estado lhe começou a dar há semanas atrás...
Por exemplo, o BES, coitadito, teve uma quebra de lucros de 36 % homónimos relativamente aos 9 meses do ano passado.... É uma catástrofe!!!.... Só espero que os accionistas do BES também aufiram dos benditos vinte e tal euros que o Engº Sócrates tirou da sua cartola eleitoralista....

29 outubro, 2008 23:15  
Anonymous Anónimo said...

Essa do acesso ao Convento envergonha Tomar parece ter sidouma encomenda da câmara, que agora vai adjudicar a empreitada da cerca e da Cerrada dos Cães, que ninguém sabe ao certo de que se trata. Mas quanto a mim o verdadeiro escândalo é o conjunto Calçada de S. Tiago, Calçada dos Cavaleiros, microentrada do convento e visitas a 5 euros sem guia. Isso é que é uma bronca, sobretudo quando se sabe que estão colocadas naquele monumento cerca de 35 pessoas, a maioria das quais não faz rigorosamente nada, a começar pelos técnicos superiores, entre os quais a esposa do sr. presidente Corvelo de Sousa. Por mero acaso, bem entendido! Honi soit qui mal y pense!
Um turista radicado em Tomar

29 outubro, 2008 23:24  
Anonymous Anónimo said...

Ele há turistas perspicazes, oh se há !!!

29 outubro, 2008 23:26  
Anonymous Anónimo said...

A tal empreitada ainda não saiu... o que saiu, foi um "estudo" de quase 90 000 euros (vide boletim informativo) que ainda não se conhece e se calhar vai pró arquivo C..... Grande crise!

29 outubro, 2008 23:29  
Anonymous Anónimo said...

Mas já agora, ó sr lumbago, é só para dizer que o estacionamento atrás da câmara era um terreno que fazia parte do convento. mas o Paiva meteu lá a parque T e ainda se viu à rasca com a justiça, porque foi construir e a seguir alienar propriedade que não era da camara mas sim do estado português!!!!

um destes dias é que se safou porque fez um usucapião daquela porcaria, já o parque novo estava construído. olhe que até a judiciária andou em tomar....

agora temos aquilo com unstaipais de chapas e é um grande cartão de visita pois é, ganhem vergonha na cara

29 outubro, 2008 23:36  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo das 23:36, são acusações graves as que profere.

A mim custa-me muito acreditar que uma personalidade esclarecida como o Engº Paiva fosse cair na asneira de edificar e seguidamente ceder uma parcela de terreno que não fosse legalmente propriedade da CMT.

Até lhe digo mais... sei de fonte segura, que há alguns anos o Engº paiva ficou muito agradado por o Ippar andar a limpar a encosta do Castelo e a do estacionamento, porque afinal os donos dos terrenos é que deviam tratar disso e assim a Câmara trataria doutras zonas. Isto foi dito pelo próprio na presença de várias pessoas, quando estava uma máquina a destroçar lenha no estacionamento antigo, até já havia lá parquímetros!!!
Daqui se poderá inferir que o Engº Paiva sabia qual o proprietário dos terrenos, até porque tinha acesso aos dados cadastrais de todo o concelho, não é??

29 outubro, 2008 23:44  
Anonymous Anónimo said...

SO SE PODE ACHAR QUE TOMAR DEVE MUDAR DE RUMO O MAIS RAPIDO POSSIVEL. ESTA CONCELHIA PSD ESTA FEITA COM INTERESSES OBSCUROS, SÓ UMA FORÇA INDEPENDENTE PODERÁ RUMAR AO FUTURO.

29 outubro, 2008 23:48  
Anonymous Anónimo said...

ó 29 Outubro, 2008 23:48, vai po mercado mais o marques fazer campanha...

29 outubro, 2008 23:57  
Anonymous Anónimo said...

Os culpados disto tudo somos nós todos, tomarenses. O pequeno comércio devia encher a praça da República para acusar todos os autarcas e fazer o mesmo à porta das delegações partidárias pelas cretinices que têm andado a fazer à cidade.

Passa lá pela cabeça de alguém acabar com a recepção de excursionistas na Várzea Pequena, um local de concentração que rapidamente entravam na zona histórica e comercial. A alteração do chão das ruas.

Nesta terra quem tem um olho é rei. E nós passamos a vida a cascar uns nos outros, a deitarmo-nos abaixo como neste blog.

Já devíamos ter largado o tempo em que se construiam urinóis para mostrar obra e ganhar votos.

29 outubro, 2008 23:57  
Anonymous Anónimo said...

Só um completo idiota é que pode achar que a encosta do castelo, monumento património mundial, fosse propriedade da câmara!
E essa do Paiva personalidade esclarecida!..., chico esperto sim.
É ele e os xuxas, não votem no Marques e depois digam que se enganaram...

30 outubro, 2008 00:25  
Anonymous Anónimo said...

votar marques...puufff

30 outubro, 2008 00:28  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem o anónimo das 00:25, e tá sei que o Paiva andou tão á rasca com a polícia que mandou gente para a Torre do Tombo fazer investigação para provar que a encosta e o estacionamento eram da CMT! qual esclarecidu qualcarapuça

30 outubro, 2008 08:07  
Anonymous Anónimo said...

Sede amigos caros nabantinos! Nada ganhais agredindo-vos mutuamente! Pelo contrário. No caso da encosta do castelo estais quase todos enganados. O estado das coisas parece ser este: do Convento era a Cerca, a Calçada de Santiago e a outra. Tudo o resto eram baldios, ou terrenos comunitários, naturalmente administrados por quem representa a referida comunidade. O resto é música partideira. Entendidos? Fazei então o obséquio de mudar de assunto, por por aí não ides a lado algum.
Salvador sem sorte.

30 outubro, 2008 09:22  
Anonymous Anónimo said...

Autarcas do PSD forçam inclusão de Manuel Faria na direcção da nova região de turismo


Os presidentes das câmaras de Tomar, Santarém, Entroncamento e Ferreira do Zêzere, todos eleitos pelo PSD, viram-se obrigados a escrever uma carta ao presidente da comissão instaladora da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (ERT-LVT) a indicar claramente o nome que pretendem que se seja indicado para o lugar de vice-presidente executivo na nova entidade.

Esta posição dos autarcas, que fazem parte da assembleia-geral desse órgão, é a resposta a rumores de que o presidente da ERT-LVT, o socialista Joaquim Rosa do Céu, não pretendia aceitar Manuel Faria na direcção, furando o acordo para a existência de uma lista única e consensual nas eleições para este órgão.

Os presidentes de Tomar, Santarém, Entroncamento e Ferreira do Zêzere, entregaram na entidade regional na segunda-feira, dia 27, uma proposta na qual dizem “indicar Manuel Faria para integrar a lista candidata à direcção (…) como candidato a vice-presidente executivo, no seguimento e na perspectiva da existência de uma lista única e consensual”.

Vários dirigentes do PSD no distrito confirmam que nos últimos dias sentiram que o nome escolhido pelo partido não estava a ser bem aceite por Rosa do Céu, que também é presidente da Câmara de Alpiarça, através de “recados” que chegaram por interpostas pessoas."
Mirante on line

E esta, ein!????!!!!
Toma que é democr´tico!

30 outubro, 2008 09:23  
Anonymous Anónimo said...

Para 29/10, 23H26: Perspicazes certamente, mas aparentemente fraquitos em ortografia: escreve-se honni e não honi. É apenas um detalhe que não altera o sentido, mas permite perceber outras coisas.

Anselmo Augusto Amador Anjos

30 outubro, 2008 09:29  
Anonymous Anónimo said...

O nome da Manuel Faria foi indicado, porque os militantes do PSD não têm qualidade, não têm quadros, e são despojados de bom senso e de auto-estima.
Os militantes do PSD são burros, e não têm cpacidade para dirigir coisa alguma. Por isso o PSD tem que recorrer a independentes de grande craveira intelectual, como Manuel Faria, homem de grandes provas dadas publicamente, Pessoa séria e honesta, com grande passado
e capaz de provocar uma revolução silenciosa, à moda Mao Tse Tung. Do qual é fiel seguidor.
Sendo Manuel Faria o brça direito de Relvas em Tomar, que destronou Pedro Marques para lá pôr Paiva, e amigo de longa data de outro grande tomarense Duarte Nuno, que movem influências ao mais alto nível, portanto ´Rosa do Céu não vai ter outra hipótese que não ceder.
Os militantes do PSD que continuem a lamber a botas ao grande chefe, e a serem humilhados e ofendidos como têm vindo a ser há vários anos, pois também não merecem mais do que umas migalhitas da borda do prato.
Manuel Faria, sempre! O seu passado fala por si!

Ex-Militante do PSD e grande admirador deste trio Faria, Relvas e Duarte Nuno!!!!

30 outubro, 2008 10:15  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns à Sra. Isabel Miliciano pelo excelente artigo que escreveu esta semana no Templário. Acabei de ler e pelo menos apresenta ideias para Tomar.
Boa!

30 outubro, 2008 10:22  
Anonymous Anónimo said...

"
Golf nos pegões. Mais uns tantos que venderam as suas courelas.Mais uns anos e o país está cheio de campos de golf. Está na moda. É como os grandes centros comerciais.
"

Mesmo sem crise económica os campos de golfe já tinham os dias contados. Em Espanha foi feito um estudo tendo-se concluído que a grande maioria dos campos de golfe não apresentavam sustentabilidade financeira. Desconheço se existe igual estudo sobre os campos de golfe portugueses. Mas com a crise económica que também tem afectado o sector do turismo (e que já levou o governo a desenvolver uma campanha turística em espanha - e não só) para capturar fluxos turísticos, os campos de golfe não serão a melhor solução.
Isto é o que eu penso, mas como sou (apenas) um mau economista... (pelo menos é o que dizem os meus pares no Politécnico).

30 outubro, 2008 11:13  
Anonymous Anónimo said...

Carta aberta a José Sócrates
Autor: Pedro Carvalho Magalhães

Senhor Primeiro Ministro:
Venho protestar veementemente a Vª Exª pelo nome dado ao
computador que os vossos serviços resolveram distribuir aos meninos
deste país (os que sobrarem do seu negócio com o Hugo Chavez na trocado petróleo, bem entendido).
Eu, Pedro Carvalho de Magalhães, nunca mais poderei usar a minha
assinatura sem ser indecentemente gozado pelos meus colegas de
trabalho. Sempre assinei PC Magalhães e, desde que Vªs Exªs baptizaram
o tal computador, tive que alterar todos os meus documentos.
Uma coisa tão simples como perguntar as horas e a resposta que recebo é:
Atão Magalhães... vai ao Google...
Se vou à máquina de preservativos, há sempre uma boca dum colega:
Para quê, Magalhães? Não te chega o anti-virus?
Se vou ao dentista, a recepção é sempre a mesma:
- Então o senhor Magalhães vem limpar o teclado...
A minha mulher, Paula Carvalho Magalhães, também sofre pressões
indescritíveis no emprego: Ontem uma colega veio da casa de banho com
um tampão na mão e gritou:
- Paula.... esqueceste-te da tua pen!
Também o ginecologista não resistiu ao nome e, após a consulta,
disse-lhe que tudo estava bem com as entradas USB!
Nem o meu filho, Pedro Carvalho Magalhães, escapa ao gozo que o nome
veio provocar.A Rita, a mocinha com quem andava há mais de 6 meses, acabou tudo comeste argumento:
- Magalhães.... vou à Staples procurar outro que a tua pega é muito pequena!
Quando, devido a tudo isto, apanhei uma tremenda depressão que me
impediu de trabalhar, fui ao psiquiatra. Ele olhou para o meu nome e
disse:
- Pois é, senhor PC Magalhães. Aconselho-o a passar pelo suporte
técnico da Staples... podem ser problemas de memória RAM!
Neste momento a minha mulher quer desinstalar-se e procurar alguém que tenha um nome 'decente'.
Senhor Primeiro Ministro... porque diabo não puseram Sócrates a esse PC…
Atenciosamente,
Pedro Carvalho M. (e não me perguntem o que é o M)

30 outubro, 2008 11:15  
Anonymous Anónimo said...

A reportagem não devia ser "Golfe nos Pegões" mas sim "A quem interessa o Golfe nos Pegões?"...

Um conselho. GRATUITO.
- Antes de se gastarem milhões (de euros) num campo de 18 buracos, porque não testar o mercado gastando apenas alguns milhares (de euros) com a construção de um "drivig range" (espaço onde os jogadores batem bolas) no Convento de Cristo (antigo seminário).
Só quem não pratica é que desconhece que os jogadores de Golfe passam muito mais tempo no "driving range" que no "green". É conhecido que Tiger Woods treina todos os dias várias horas em "driving range", onde bate habitualmente cerca de 500 bolas por dia.

30 outubro, 2008 12:31  
Anonymous Anónimo said...

Para 10H22 de hoje: Apoio com muito gosto a sua mensagem. E está muito bem visto o seu ponto. O que a Dª Isabel apresenta não é um projecto mas uma ideia operativa para Tomar, à volta da qual será possivel, ou não, agregar outras, as quais, por sua vez, poderão ou não, estar na origem de um plano devidamente estruturado. Saber se a direcção apontada pela senhora é boa ou se é a melhor, isso só após muita discussão séria. Para já apenas se pode dizer que não é seguramente a única mas tem o mérito de existir. E mostra também um raciocínio bastante claro e coerente, modéstia e vontade de acertar.Comparando com a intervenção do sr. arquitecto nas jornadas do PS, cuja súmula pode ser lida no blogue do PS (ir a vamosporaqui, e daí a PS Tomar) uma pessoa fica abismada. Quem é que consegue entender uma salganhada daquelas? Será possível que um respeitável arq. com anos de experiência escreva assim tão mal??? Pelos jeitos é!

30 outubro, 2008 12:38  
Anonymous Anónimo said...

Oiça 10H15, você esqueceu-se do principal. A amizade Relvas-Faria estabeleceu-se por ordem do então presidente Durão Barroso, amigo do peito de Faria, com quem militou no glorioso MRPUMPUM. E vai daí Relvas curvou a espinha e obedeceu. Desde então é o que se tem visto.
O mais estranho disto tudo é que alguns militantes socialistas ficam irritadíssimos quando se lhes diz que há acordos locais e regionais PS/PSD. Como se o próprio candidato do PS à Câmara de Tomar não soubesse isso muito bem, ao dizer recentemente, no encontro de Tomar, "Quanto a oposição CONSTRUTIVA, temos desempenhado o nosso papel COM DETERMINAÇÃO E ENTREGA." Ninguém o diria melhor em tão poucas palavras.(ver blogue PS).

30 outubro, 2008 12:50  
Anonymous Anónimo said...

Só faltava essa, 12H31! Um "bate-bolas" no Convento! E que tal você bater bastante com a sua bola na parede, para ver se perde a ideia? Ele há por ai cada uma!!!

30 outubro, 2008 12:57  
Anonymous Anónimo said...

Se o Faria é assim tão amigo do Barroso, porque é que o segundo não o levou para Bruxelas?
Tomar agradecia.

30 outubro, 2008 12:58  
Anonymous Anónimo said...

"
Só faltava essa, 12H31! Um "bate-bolas" no Convento! E que tal você bater bastante com a sua bola na parede, para ver se perde a ideia? Ele há por ai cada uma!!!
"

Se calhar perde a ideia quando se perder a ideia de colocar um campo nos Pegões...

30 outubro, 2008 13:00  
Anonymous Anónimo said...

"Bate-bolas" (2)

No convento não, mas para a Mata dos Se7e Monte poderia ser uma ideia a ponderar.
Talvez o arquitecto xuxa agarre na ideia, já que os IdT estão no corte.
Afinal com eles é mais futebol...

30 outubro, 2008 13:28  
Anonymous Anónimo said...

Lá que Tomar agradecia, não tenha dúvidas. Mas que faria o Faria em Bruxelas? Os lugares de motorista, segurança, mordomo, jardineiro, etc. já estavam ocupados quando o Barroso tomou posse, como sempre acontece. Como o Faria não fala francês nem inglês, de flamengo só conhece o queijo (e mal), e só tem o 2º ano de electrotecnia, que funções atribuir-lhe? Só na área de turismo de Tomar, onde os outros também não percebem peva do assunto, o que até nem é grave, porque os turistas continuarão a vir, mesmo sem promoção ou acolhimento adequado. A nâo ser que a Câmara resolva mandar fechar as estradas, os hotéis e as pensões, como já fez com o campismo. Afinal essa gente só vem perturbar a nossa conhecida pacatez. Abaixo o desenvolvimento! Vivó Faria e quem o apoia!

30 outubro, 2008 13:54  
Anonymous Anónimo said...

A julgar pelo acontecido em Marvão-S. Salvador de Aramenha com o célebre Melancia e os dinheiros de Macau, o objectivo final dos investidores particulares no Campo de Golfe dos Pegões pode nem ser o que anunciam. Se calhar pretenderão transformar terrenos agrícolas, situados na zona de protecção ao aqueduto, em terrenos urbanizáveis. Aí sim, haverá muito dinheiro a ganhar, se e quando a crise passar. Por isso a oposição também votou favoravelmente a decisão de autorizar a elaboração do indispensável plano de pormenor. Nunca me constou que o Pedro (embora agora sem a arquitetas) ou o arquixuxas andem a dormir. Aquilo é pessoal que nunca larga a lã pelas balsas sem contrapartidas. Sólidas!

30 outubro, 2008 14:06  
Anonymous Anónimo said...

"Portugal, fazendo jus a uma democracia consolidada, tem um quadro legislativo favorável a este propósito.
Toda legislação que tem vindo a ser produzida no domínio da regulação entre os órgãos autárquicos e a população apontam num caminho de aprofundamento da acção participativa, ou seja da democracia directa em sentido lato.
Orçamento participativo
Ordenamento do território participativo
etc.
Tudo está previsto e ao dispor".-Arquiteto Vitorino Becerra

Ó Sr. Arquiteto, essa da democracia directa, só pode ser anedota. Não queira ser mais papista que o papa. Está a querer revolucionar a nossa democracia representativa institucionalizada?

Para isso teria que inscrever no seu programa a aplicação do Art. 263º. da Constituição da República e daria um bom passo nesse sentido. É legal e incentivo-o a essa ousadia. Mas veja lá onde se mete.

Aplaudo a forte vertente cultural das suas intenções. Mas cuidado. Os candidatos a Presidente ou presidentes que se refugiam demasiado nessa área podem esconder muitas insuficiências, refugiando-se na acção desse pelouro para agradar a líderes de opinião que em Tomar, na maioria, estão muito vocacionados para actividades culturais.

E o apoio social, a crise económica, o desemprego, a crise no pequeno comércio, propostas para desenvolvimento económico, planos para aplicação dos fundos europeus (21,5 mil milhões de euros + 20 milhões públicos), para desviar para Tomar algum.

São 42 mil milhões de investimentos até 2013. Um presidente de câmara tem que ter planos para dar uma dentada naquele bolo.

Obviamente ainda é cedo. As eleições são para o ano e convém não mostrar os trunfos.

30 outubro, 2008 14:15  
Anonymous Anónimo said...

Arquitecto Victorino Becerra no seu melhor. É mesmo para ler.

Vejam só este extracto:

Quanto ao PDM


O Plano Director Municipal de Tomar encontra-se em fase de revisão (há vários anos).

A Câmara Municipal inclui um pequeno capítulo na sua incipiente página da internet dedicado ao PDM, cumpre, pelos mínimos, o dever de informar, não sobre as linhas orientadoras do plano, como acontece em muitos outros concelhos por esse país, mas tão-somente sobre o facto de o estar a rever.

E qual é o resultado agora?
A população não participa!


A equipa técnica que tem desenvolvido o projecto elaborou um inquérito de perfil à população, amplamente distribuído com a factura da água.

Resultado: menos de 3% da população respondeu e devolveu
Uma indiferença de 97%, e ninguém dá sinais de preocupação

Desta vez, o respeito que a população do concelho nos merece, levou-nos a empreender uma acção pedagógica.

Tal acção competiria a quem detém a condução da autarquia, mas não o fez nem creio que pense fazê-lo.

Pode concluir-se que os órgãos autárquicos, quando mal geridos, rejeitam esta participação popular, quer de forma activa, quer de forma passiva."



ORA SR. ARQUITECTO TENHA JUIZO: ONDE JÁ SE VIU OUVIR A POPULAÇÃO SOBRE UMA COISA DESSAS?

FANCAMENTE!

30 outubro, 2008 14:48  
Anonymous Anónimo said...

São 42 mil milhões de investimentos até 2013. Um presidente de câmara tem que ter planos para dar uma dentada naquele bolo.


Mais do que "planos", são precisos "projectos". "Bons projectos". O que não tem sido costume...

30 outubro, 2008 15:01  
Anonymous Anónimo said...

É como costuma dizer por aí um conhecido líder da opinião local. «A escrita é a montra do pensamento.» Quem escreve como se estivesse mais ou menos baralhado, tem seguramente pensamentos do mesmo tipo. De forma que, no caso do nosso arquitecto...a Dª Isabel, que nunca andou nas Belas-Artes mas também já foi do PS, escreve muitíssimo melhor, conforme se pode constatar no Templário de hoje. Que pena não ser candidata! Ou ainda há esperança? Com o Luis Graça à cabeça, era vitória certa. Só se os xuxas locais ganhassem juizo e sentido da realidade entretanto, o que parece quase tão difícil como pôr o Nabão a correr para cima...

30 outubro, 2008 16:18  
Anonymous Anónimo said...

Este blog é uma fonte de surpresas em revelações. Quase todos já estiveram em trincheiras diferentes, outros ameaçam passar para as dos "inimigos", outros instigam a esse desempenho,uns tantos apelam à fundação de novas "quadrilhas" e enviam blandícias a uma Senhora do "Templário" para se deixar ser "segunda"... numa lista de um tomarense muito amigo...

Há paixões demasiado racionais... que não colhem no galenteio...

30 outubro, 2008 16:52  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, corrijo, deve ler-se galantear e não "galentear"

30 outubro, 2008 16:57  
Anonymous Anónimo said...

Lindo o escrito do candidato do PS.

"Todos nós, cidadãos comuns, ao entregarmo-nos à actividade política enfrentamos um paradoxo:

Constituindo-se o exercício político num forte sentido de cidadania e entrega à coisa pública, na prática, somos confrontados com alguma perda de prestígio perante os nossos pares, pois ficamos sujeitos a um estereótipo estabelecido por grande parte da população em relação à chamada “classe política”.

Sobranceria, cinzentismo, falta de imaginação ou até de cultura, etc.

Não vem a propósito esboçar em mais detalhe este retrato, mas creio que a confrontação que a tal “classe política” experimenta, periodicamente, com uma atitude abstencionista muito expressiva em toda a sorte de eleições, não nos permite ignorar a extensão deste fenómeno.

Claro que não é a perda de qualidade aparente que nos deve preocupar, mas antes as consequências que tal facto encerra na busca de uma gestão, no caso, autárquica, verdadeiramente eficaz porque alicerçada num construtivismo social em constante interacção.

Uma acção política que, em lugar de impor ideias, muitas vezes destinadas ao insucesso, saiba fazer a síntese de um sentimento colectivo em relação ao meio em que se insere, às suas necessidades à sua história e aos seus objectivos.

Mesmo que, numa primeira análise, este propósito possa parecer utópico.

Mesmo que não haja soluções claras para este problema, aborda-lo não será certamente tempo perdido.

Parece-nos uma reflexão urgente e necessária numa sociedade moderna, não no sentido estético que configura o modernismo, conceito já ultrapassado.

Mas numa sociedade em que o arquétipo do desenvolvimento pelo desenvolvimento há muito deu lugar à busca de uma modernidade menos expansionista, mas pelo contrário, mais inclusiva e mais sustentável."

Victorino Becerra, em www.pstomar.blogspot.com

30 outubro, 2008 17:28  
Anonymous Anónimo said...

"
É com esta forma de actuar que pretendemos num futuro próximo vir a dar voz às iniciativas privadas.
Criar condições para a melhoria da qualidade de vida dos Tomarenses.

Numa palavra:
Recuperar o prestígio do Concelho de Tomar
"

Para candidato à presidência de uma câmara não está nada mal. Nem sabe contar. Diz "Numa palavra" e de seguida vomita sete...

Em relação a esta conclusão, apetece dizer: "bem prega frei Tomás"

30 outubro, 2008 18:20  
Anonymous Anónimo said...

Da última edição de O TEMPLÁRIO:

"
- Câmara de Tomar vai pagar mais 100 mil euros a empreiteiro
"

Gostaria que me informassem quem vai ser responsabilizado por tal ocorrência. Ou será que vamos, mais uma vez, ter agravamento de taxas para cobrir a irresponsabilidade de funcionários incompetentes?

30 outubro, 2008 18:25  
Anonymous Anónimo said...

"Parece que há muito boa gente no Politécnico, como o Sérgio Nunes, que se anda a oferecer aos IpT, na esperança de um lugarzito...
Acresce que uma das portas priveligiadas para chegar ao "deus-pai" Pedro Marques tem sido o seu filho..."

O SENHOR SÉRGIO NUNES NÃO É PERDIDO NEM ACHADO NOS IpT ATÉ PORQUE O PRÓPRIO NÃO SE OFERECEU. É UM SENHOR ALTAMENTE COMPETENTE QUE AO QUE SEI NÃO ESCREVE PARA SE OFERECER A NINGUÉM. E JÁ AGORA GOSTARIA DE CORRIGIR A CITAÇÃO ACIMA: ONDE ESTÁ "priveligiadas" DEVERIA ESTAR "privilegiadas". O RIGOR E A COMPETÊNCIA SÃO CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE QUEM ESTÁ NOS LUGARES POR MERITOCRACIA E NÃO POR QUEM SE OFERECE A TUDO E A TODOS... CARÍSSIMO LABREGO!

30 outubro, 2008 22:00  
Anonymous Anónimo said...

Numa coisa, pelo menos, temos de concordar: quem já visitou o blogue do PS, como eu fiz, deve ter ficado todo contente com a qualidade da peça e com a sua pertinência. Vê-se que o candidato conhece bem os problemas locais, o que o leva a apresentar soluções claras para todos. Assim é que é! Crise? Qual crise? O estado continua a pagar bem, mesmo a quem o serve mal.

30 outubro, 2008 22:50  
Anonymous Anónimo said...

"O estado continua a pagar bem, mesmo a quem o serve mal."

Onde está "estado" deveria estar "Estado". Estes burros vêm para aqui escrever asneiradas sobre asneiradas na forma e no conteúdo... fdx estou farto destas pistoladas de uma cambada de imcompetentes do PS e do PSD. Vou passar pelas brasas :-(

31 outubro, 2008 05:35  
Anonymous Anónimo said...

A propaganda da malta do PS está a tornar-se habilidosa, soft, enganosa - como demonstra o post do anónimo de 30 Outubro, 2008 22:50.
Mas não deixa de ser propaganda e, como tal ....... vale o que vale.

31 outubro, 2008 09:23  
Anonymous Anónimo said...

Para 31/10, 05H35:
Também a essa hora não admira que esteja com má disposição. Quem é que lhe disse que este blogue ajudava a conciliar o sono. É contrário!

31 outubro, 2008 09:25  
Anonymous Anónimo said...

Nova ponte no rio Mondego pode destruir parte do Choupal
As implicações ambientais e sociais que a construção da nova ponte no Mondego pode provocar na Mata do Choupal estão a gerar alguma polémica e já motivaram mesmo a criação de um blogue em que se apela à participação na fase de Consulta Pública no âmbito do respectivo processo de Avaliação de Impacte Ambiental.
A nova ponte (como se pode ver na imagem inserida no blogue) será construída a jusante da Ponte Açude e bastante perto da ponte de caminho-de-ferro. Em causa estaria assim a área da mata mais próxima do centro da cidade."
Diário de Coimbra

31 outubro, 2008 09:28  
Anonymous Anónimo said...

AVISO À NAVEGAÇÃO!!!
A mensagem de 3/10, 22H50 é sarcástica. Isto é: p que lá se diz deve ser entendido ao contrário. Perceberam? Mas bem sei que eram mais de 5 da matina...

31 outubro, 2008 09:30  
Anonymous Anónimo said...

SOBRE O CAMPO DE GOLFE DOS PEGÕES
2
Eu não dizia! Aquilo não é tanto golfe mas mais um projecto imobiliário numa zona agrícola de protecção a um monumento nacional. O golfe é só um pretexto para ultrapassar obstáculos legais. Significa isto que se deva recusar o projecto? De modo nenhum. Quer dizer apenas que todos devem estar muito atentos ao que se diz na mensagem anterior (30/10,14H06), nesta e nos factos seguintes: 1-Na altura da votação o vereador Pedro Marques ausentou-se da sala, mas os jornais não explicam porquê. Porque terá sido? 2-O agora presidente da Câmara era anteriormente o advogado avençado de Cidade de Tomar, cujo director e sócio maioritário é António Madureira,um dos cinco proprietários dos terrenos previstos para o campo de golfe. 3- Quem serão os outros 4 actuais proprietários? E quem eram os proprietários anteriores, se os houve? 4-Um dos argumentos usados pela maioria PSD para despachar favoravelmente a pretensão foi o facto de o PDM prever para aquele local um campo de golfe. Mera coincidência, sem dúvida. 5-O PDM em vigor no concelho foi encomendado e pago pela Câmara PS de Pedro Marques. Mais uma simples coincidência?
Pelo menos à primeira vista, aqui está um excelente tema para os jornalistas locais de investigação (haverá cá disso?), se quiserem, puderem e souberem. O costume.

31 outubro, 2008 09:53  
Anonymous Anónimo said...

Ó pessoal! Então não toparam logo que a mensagem de 30/10, 22H50 é só para gozar os xuxas? Basta ler o texto do arquixuxa, no blogue do PS,para ficar esclarecido. Se com aquilo se pretende ir a algum lado...aproveito e vou alí, já venho!

31 outubro, 2008 10:00  
Anonymous Anónimo said...

Na indiferença geral, a venerável botica do sr. Pimenta, ali ao cimo da Corredoura, fez as malas, foi de viagem e passou-se para a outra margem. E sem intenções de voltar! É um tipo de turismo que se está a acentuar na cidade, este de ir morar para Espanha, como antigamente se designava a zona de Além da Ponte, actual freguesia de Santa Maria,quase sem Olivais. O burgo nabantino cada vez se parece mais com o norte de África ou o Vale do Nilo. Numa margem o oásis, a cidade dos vivos, a residência dos que estão bem na vida. Na outra a cidade dos mortos, dos camelos e dos beduinos. Só os cemitérios é que estão ao contrário.Mas deve ser só para disfarçar, não é?

31 outubro, 2008 10:14  
Anonymous Anónimo said...

Que silêncio! Que silêncio! Que silêncio! Devem estar todos a meditar, como é costume. Ou então sairam para ir comprar pastilhas Rennie, ideais para a azia e a indigestão. Boas melhoras!

31 outubro, 2008 12:17  
Anonymous Anónimo said...

Então não reparou que estamos na véspera do Dia de Finados?!

Bolinhos e bolinhós,
Para mim e para vós,
Para dar aos finados,
Que estão enterrados
Debaixo da bela cruz,
Para sempre
Amen,
Jesus!

31 outubro, 2008 13:53  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei espantado pelo candidato do PS não ter prometido prover o "Magalhães".
O esfola gatos e mata cães.

Não acharam engraçado?

31 outubro, 2008 14:29  
Anonymous Anónimo said...

Numa coisa o PS de Tomar bate os outros todos:

Tem um blog onde divulga boa parte da sua vida interna, alguns dos seus militantes expressam-se nos seus blogs, etc.

E os outros?

31 outubro, 2008 14:34  
Anonymous Anónimo said...

"O estado continua a pagar bem, mesmo a quem o serve mal."

Onde está "estado" deveria estar "Estado". Estes burros vêm para aqui escrever asneiradas sobre asneiradas na forma e no conteúdo... fdx estou farto destas pistoladas de uma cambada de imcompetentes do PS e do PSD. Vou passar pelas brasas :-(

"IMCOMPETENTES" ?????
E AINDA PRETENDE CORRIGIR OS OUTROS...

31 outubro, 2008 14:47  
Anonymous Anónimo said...

Você escreveu mal "incompetentes".

Ora verifique.

31 outubro, 2008 15:43  
Anonymous Anónimo said...

Bem, já é melhor que nada. E quem defende o PS, por comparação com os outros, também tem uma certa razão. Pena é que os três vereadores rotativos do PS tenham actuações tão infantis que me colocam perante um dilema: Se os criticar duramente, vão-me acusar de agressão a menores; se disser bem e tecer louvores, vão-me acusar de pedofilia. Quem é que pode viver sossegado numa terra destas?

31 outubro, 2008 15:58  
Anonymous Anónimo said...

Dado amanhã ser dia de finados e já não faltar muito para esta terra se finar também, enquanto cidade digna do nome, aqui vai uma quadra fresquinha só para tomarenses de nascimento, educação e vivência. Os outros, diria o Nini Ferreira, também vão perceber, mas de maneira diferente. É assim o tomarensismo!

Ao nobre Gualdim

Porque estás a chorar?
Por quem dobram os sinos?
P´la minha bela Tomar
E pelos seus assassinos

31 outubro, 2008 16:07  
Anonymous Anónimo said...

Ai os gajos estavam convencidos que escavacavam isto tudo e ficavam cá para ver? Isso é que era bom!Vão-se abotoando, mas nunca pensem que ninguém está a ver.

31 outubro, 2008 16:10  
Anonymous Anónimo said...

Está-se a referir aos actuais e futuros autarcas, não é? Pois olhe que é feio fazer juizos por antecipação. Se eles ainda nem sequer foram eleitos, como pode ter já uma opinião?

João Céptico

31 outubro, 2008 16:16  
Anonymous Anónimo said...

Tem toda a razão o sr. Joâo (rima e é verdade). Todavia eu não me atrevi a julgar ninguém por antecipação. Sei muito bem que quem gostava de fazer isso era o Estaline, que no entanto morreu sossegadamente na cama.E ainda hoje há muito gente que o considera o Pai dos Povos, não é camarada Jerónimo? (ai desculpe, que me enganei, sr. João).Limito-me a considerar que cada árvore deve ser apreciada unicamente pelos frutos que dá. Ora como nunca um castanheiro, por exemplo, deu pêssegos, mesmo enxertado, e os autarcas actuais e futuros já são árvores grandes e com grande passado na área... Não é dificil prever o que irão fazer. Até porque, e para mais, lá está! "A escrita e a fala são montras do pensamento". Mesmo se alguns não se arriscam a escrever, pelo menos falam (e há por aí quem diga que a alguns nem os percebe).
Anselmo Augusto Anjos

31 outubro, 2008 16:26  
Anonymous Anónimo said...

Só para lembrar: O inverno está à porta, as enxurradas também.

A questão é esta: o Vereador do pelouro desta área tem algum projecto para evitar os prejuízos aos munícipes, ou vai aparecer na televisão a dizer que estão a eleborar um para os próximos anos?

Estamos cá para ver esse trabalhinho.

31 outubro, 2008 17:19  
Anonymous Anónimo said...

Tomar no seu melhor: um mês para comemorar um fiel colaborador da ditadura.

31 outubro, 2008 17:59  
Anonymous Anónimo said...

Ó 17H59 não estou a ver onde quer chegar, e já limpei os óculos duas vezes.Será defeito congénito meu?

31 outubro, 2008 18:41  
Anonymous Anónimo said...

Parece que as coisas estão a aquecer pelos lados da câmara. Apesar daquela estranha unanimidade no caso "Campo de golpe dos Pegões", a oposição, (supõe-se que os IpT porque o PS só faz oposição construtiva), cansa-se a pedir para ver o projecto das obras do Flecheiro, e nada! Combinam uma visita de trabalho e a maioria PSD vai adiando sempre para a semana seguinte. Agora o presidente Corvelo garantiu que para o verão que vem já haverá novo parque de campismo. Só não disse onde. Se calhar é como o "Parque temático para iludir eleitores lorpas". Que deu resultado, porque ganharam. Dará resultado outra vez?

31 outubro, 2008 18:50  
Anonymous Anónimo said...

Caro 17H19: Parece-me, com o devido respeito e consideração, que você está a tentar atingir o alvo errado. Como se sabe, apesar de cada autarca ser um manda-chuva no seu concelho, na verdade não manda nada no tempo. Que plano é que você quer contra as enxurradas e os prejuízos dos munícipes? Se a câmara até já mandou fazer uma muralha contra as cheias que, em média, só acontecem de 20 em 20 anos, que mais pretende? Que se desvie o Nabão senhor barão? E para onde senhor conde?
E a propósito: tem os seus impostos e taxas em dia? Isto não pode ser só direitos e exigências...

31 outubro, 2008 19:05  
Anonymous Anónimo said...

Faça alguma coisa pela sua cidade e pelo concelho! Leia o blogue do PS e comente a candidatura de Victorino, mandando um mail para:
becerra.victorino@gmail.com
Se ele receber muitos mails a dizer que não tem estaleca para a política, pode ser que reconsidere. Tomar só teria a ganhar. Na minha opinião claro. Em todo o caso, o que não adianta nada é lastimar-se quando já não houver remédio.
A velha senhora indigna

31 outubro, 2008 19:14  
Anonymous Anónimo said...

A velha senhora indiga está indignada pelo facto de Becerra ser candidato pela Rosa. Minha senhora, tem bom remédio, vote no Marques. Ou no Curvelo. Ou no Carrão. A democracia é para isso mesmo. Para escolher o melhor. Ou se preferir, o menos mau. Por estas e por outras é que eu emigrei. Agora voto no Entroncamento. Mas as moscas são parecidas...

31 outubro, 2008 19:23  
Anonymous Anónimo said...

Entrevista exclusiva a Luís Filipe Vieira
«No Benfica investimos nas pessoas»

Cumpre-se esta sexta-feira o quinto aniversário desde que Luís Filipe Vieira sucedeu a Manuel Vilarinho, tornando-se o 33.º presidente do Sport Lisboa e Benfica. Para assinalar o facto, o Site Oficial do Benfica apresenta uma entrevista exclusiva com o homem do leme da nau encarnada. Uma entrevista onde se faz o balanço dos últimos cinco anos, mas onde se fala também do presente e do futuro. Tudo na primeira pessoa.

Uma questão de credibilidade

Quase a cumprir o quinto aniversário como presidente do Benfica, que balanço faz destes cinco anos?
Quando assumi as funções que hoje desempenho no Sport Lisboa e Benfica, fi-lo numa perspectiva de missão. A conjuntura era difícil e as dificuldades eram conhecidas, mas também sabíamos da determinação e da vontade que tínhamos em reerguer o Benfica. Tenho orgulho no trabalho realizado e na resposta que conseguimos dar a todas as dificuldades que foram surgindo – e acreditem que foram muitas. Voltámos a dar ao sócio o lugar de destaque que ele tem direito dentro do universo do Clube. Recuperar a ligação dos sócios ao Clube foi uma das minhas principais preocupações. O Benfica pertence-lhes e eles passaram a senti-lo. Não é por acaso que outros clubes se queixam de falta de militância, mas não é um fenómeno recente, já se passa há anos. A grande diferença é que no Benfica investimos nas pessoas. O Benfica tem a ver com pessoas! Uma realidade que muitos outros clubes esqueceram! Outro aspecto muito importante é que recuperámos um valor que se tinha perdido: a credibilidade. Estas duas são apenas algumas das marcas que as direcções a que presidi souberam deixar. Estes cinco anos são fruto do trabalho de uma equipa, porque, tal como no futebol, a individualidade é necessária, mas é a equipa que vence jogos. Essa foi uma das minhas prioridades: dotar o Sport Lisboa e Benfica de uma estrutura profissional que conseguisse dar resposta as necessidades sentidas. Não foram anos fáceis, mas foram tempos de um desafio constante em que foi definida uma estratégia clara que nos permitiu chegar até aqui. Sempre acreditei, e continuo a acreditar, que é possível vencer qualquer dificuldade quando temos fé em nós próprios, quando não nos damos por vencidos. Foi, fundamentalmente, esta maneira de pensar e de agir que trouxe para dentro do Benfica. Portanto, apesar deste rápido balanço que considero, sem falsas modéstias, positivo, o meu inconformismo obriga-me a centrar-me no que ainda falta fazer.

Alcançou os objectivos propostos?
O mais positivo destes cinco anos creio que se pode resumir numa palavra: credibilidade. Foi uma das batalhas mais duras que enfrentámos. Traçámos um rumo, feito de rigor, com critérios de avaliação e muita exigência. Só assim conseguimos ultrapassar o descrédito a que o Sport Lisboa e Benfica tinha chegado. Todo o esforço que foi feito apontou na recuperação da ‘marca’ e no crescimento do Clube. Foi um período em que resolvemos e pagámos os custos dos inúmeros processos judiciais herdados do período mais negro da nossa história. Regularizámos salários em atraso que encontrámos, nomeadamente junto de muitos atletas do Clube. Pagámos as dívidas a fornecedores, na ordem dos vários milhões de euros. Tudo isto, sem nunca limitar a estratégia de crescimento e desenvolvimento do Sport Lisboa e Benfica, que tínhamos definido. É evidente que quando olho para esta realidade e a comparo com o que hoje vivemos, com as contas auditadas e consolidadas, é natural que tenha orgulho no caminho que foi percorrido até aqui!

A vez aos êxitos desportivos

Alguma coisa que gostaria de ter concretizado e não conseguiu?
Era difícil ter feito mais do que foi feito neste espaço de tempo. É evidente que no capítulo desportivo, nomeadamente a nível do futebol, gostaria de ter conquistado mais títulos, mas nunca podemos perder de vista a conjuntura em que encontrámos o Clube e que, evidentemente, condicionou todas as nossas melhores aspirações. Para o futuro, espero continuar a desenvolver o Sport Lisboa e Benfica, consolidar os novos projectos, como a Benfica TV, mantendo o Clube no caminho da inovação e do pioneirismo a nível do desporto português. A tudo isto quero acrescentar os êxitos desportivos que nos têm vindo a escapar nos últimos anos!

Como tem acompanhado o desempenho da equipa de futebol?
Com optimismo. Trata-se de um grupo de qualidade, que tem demonstrado uma grande determinação e empenho, mas que vai precisar de mais algum tempo para demonstrar todas as suas capacidades. A equipa tem crescido de semana para semana e o apoio dos adeptos tem sido fundamental para esse crescimento. Quando há trabalho, o fruto desse trabalho acaba sempre por aparecer, e é isso que vai acabar por acontecer este ano. Tenho a certeza que mesmo que aconteçam alguns percalços no meio do caminho, esta equipa vai contar sempre com o apoio de todos.

Se pudesse alterar alguma decisão que tomou no passado, mudaria muitas coisas?
Quando se olha para trás é normal que passados alguns anos se tenha a tentação de dizer ou pensar que em determinadas situações poderíamos ter agido de maneira diferente. Fácil seria tomar decisões conhecendo as suas implicações no futuro, mas como ninguém tem esse dom, não vale a pena perder muito tempo com cenários desse tipo, mas no geral, e vendo o conjunto destes cinco anos, era difícil fazer de forma diferente.

O que é que ainda falta fazer para ter o Benfica que idealizou?
O Sport Lisboa e Benfica é um projecto que nunca se completa. Haverá sempre coisas a fazer, aspectos a melhorar, novas soluções a implementar. O Benfica é um projecto intemporal, independentemente das pessoas que estiverem à frente do Clube. O que é importante é garantir a seriedade das mesmas e evitar erros do passado. As pessoas devem chegar aqui para servir o Clube e não para servir-se dele.

Como gostaria de ser recordado no futuro?
Como alguém que se dedicou de alma e coração ao Sport Lisboa e Benfica e que tudo fez para engrandecer o nome e a história do nosso Clube.

Texto: Ricardo Soares

31 outubro, 2008 21:10  
Anonymous Anónimo said...

I love my Benfica.

Digo-o em Inglês porque o Benfica é Planetário, Universal. Portugal é pequeno demais para a sua grandeza. Benfica é o Princípio Originário.

Viva o Benfica! Viva a Mátria Portuguesa Benfiquista!

Ámen.

31 outubro, 2008 22:49  
Anonymous Anónimo said...

FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP FCP

31 outubro, 2008 23:46  
Anonymous Anónimo said...

Para 19H23 de hoje:Não estou minimamente incomodada com o nome do candidato. O que me incomoda é o previsível futuro desta terra. Você canta de galo porque migrou, mas confessa que mesmo assim as moscas são parecidas. Acha melhor tentar resistir legalmente, ou desistir lamentavelmente?
A velha senhora indigna

01 novembro, 2008 00:22  
Anonymous Anónimo said...

Sra Dª Isabel e Sr. José Gaio: Perante mais este triste exemplo dos "desportistas" que vamos tendo, não seria melhor arranjar um blogue Templário-desporto? Bem sei que há e deve continuar a haver liberdade de expressão. Muitos cidadãos sofreram de diversas formas para que hoje todos dela beneficiem. Mesmo aqueles que a não apreciam. De qualquer forma, há criancices verdadeiramente lamentáveis e dispensáveis, porque nos envergonham a todos.
Jerónimo Foice

01 novembro, 2008 00:29  
Anonymous Anónimo said...

Com o país a atravessar uma crise muito grave e a nossa cidade uma crise que poderá ser-lhe fatal se nada for feito para alterar o rumo seguido até agora, gente com mentalidade de criança mal educada decidiu causticar-nos com cachopices pretensamente desportivas. Não se dão conta que o futebol também vai comendo por tabela e, de qualquer forma, ganhe quem ganhar o campeonato e a taça, acham que isso tem alguma influência no nosso poder compra, por exemplo? E que tal portarem-se como homenzinhos e preocuparem-se um bocadinho mais com os problemas reais do dia a dia? Ninguém perdia nada e ninguém se zangava convosco.

01 novembro, 2008 00:38  
Anonymous Anónimo said...

FCP FCP FCP
CLUBE DOS BATOTEIROS CLUBE DOS BATOTEIROS CLUBE DOS BATOTEIROS CLUBE DOS BATOTEIROS
E DOS AZEITEIROS AZEITEIROS AZEITEIROS

01 novembro, 2008 09:48  
Anonymous Anónimo said...

E a brincadeira continua! Irra que são teimosos! Noutros tempos coisas deste tipo resolviam-se com umas palmadas filiais e uns raspanetes. Hoje em dia deixou de ser tolerável tal método correctivo, por poder provocar traumatismos, recalcamentos e outras feridas graves de ordem psíquica. Os resultados estão à vista de quem não seja invisual. Boa educação? Português? Aritmética? Contas de cabeça? Tabuada? Ética? Honestidade? Respeito pelo próximo? Para quê? Há máquinas para tudo. Pois há. Menos para pensar de forma autónoma. E isso começa a notar-se. Oh se começa!
A velha senhora indigna

01 novembro, 2008 10:30  
Anonymous Anónimo said...

Muito boa a mais recente entrada no blogue de Hugo Cristóvão "Algures aqui". Pena é que no PS local nem todos afinem pelo mesmo diapasão, que o mesmo é dizer não analisem a realidade com o mesmo realismo. Mas também é verdade que a unanimidade ou as grandes maiorias eleitorais são pouco democráticas...

01 novembro, 2008 10:34  
Anonymous Anónimo said...

Manuel Maria Carrilho é um bom político e gostava de o ver à frente do PS e como PM.

Assina hoje um artigo no "DN" de interesse, onde realça a desgraça de termos desperdiçado a entrada de 10 milhões de euros diários de Fundos Comunitários nos últimos 20 anos e o perigo eminente de fazermos o mesmo aos 21 mil milhões até 2013.

Põe como prioridade acções de formação e investigação, entre outras, no artístico.

Será que vamos deixar passar ao lado a possibilidade de uma candidatura com um projecto nessa área para a cidade, de âmbito nacional?

01 novembro, 2008 13:40  
Anonymous Anónimo said...

Já cá faltava a porcaria do futebol e ainda por cima dosi clubes que nada têm a haver com Tomar.
Este blogue deve servir para debater os assuntos cá do concelho e não trapalhadas exteriores.

01 novembro, 2008 14:13  
Anonymous Anónimo said...

Diz isso porque não sabe dar um pontapé numa bola. Porcaria o tanas. Olhe para os dirigentes da SAD do Porto o cabedal qque ganham em prémios anuais. Disse o Pôncio MOnteiro que é a mesma coisa que se passa nas empresas. E é verdade. descapitalizam as empresas, choram baba e ranho pelo aumento ordenado mínimo, ameaçam despedir os trabalhadores se lhes vão comprometer os chorudos prémios. Dinheiro que devia ser capitalizado ou distribuído em aumentos pelo pessoal ou para investimentos de inovação das suas empresas ou contratar pessoal mais especializado, mais carito, está bem de ver.

Estou a brincar, mas no Benfica até nem há dessa marmelada. Penso eu de que. Mas concordo que não se deve abusar de bola no blog. Só para respirar um pouco de humor.

01 novembro, 2008 14:36  
Anonymous Anónimo said...

Presidente da Câmara de Constância diz que comunidade urbana está moribunda
“Não há espírito de equipa entre municípios do Médio Tejo”


O presidente da Câmara de Constância, António Mendes (CDU), considera que a Comunidade Urbana do Médio Tejo (CUMT) está “mais moribunda do que nunca”. O autarca diz que essa entidade, que brevemente mudará de designação para Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, não tem tido um papel interventivo na defesa dessa sub-região e por isso mesmo deixou de comparecer nas reuniões da Junta, que envolvem todos os presidentes de câmara, fazendo-se representar por um vereador.


António Mendes alega que as autarquias pouco ou nada se envolvem na CUMT e não se revêem no seu trabalho. E não perdoa o facto de terem transferido a sede dessa entidade de Constância para Tomar com o beneplácito dos presidentes das câmaras de Tomar, Torres Novas e Abrantes, a quem designou como “coveiros” da comunidade urbana. No entanto não personifica as críticas em nenhum dos presidentes que a CUMT foi tendo, dizendo que respeita o trabalho deles. “O problema está na mentalidade dos responsáveis de todos os municípios”, argumenta.


O autarca de Constância diz que “não há espírito de equipa” e que “isso quase sempre se fez sentir”, desde os tempos em que “era o triângulo (Tomar/Torres Novas/Abrantes) que estava na moda”. Acrescenta que “o trabalho de desenvolvimento de uma sub-região tem de ser feito com outras mentalidades” e dá como exemplo o pouco empenho dos outros municípios em processos como o da nova ponte sobre o Tejo em Constância ou do aproveitamento da pista militar de Tancos para a aviação civil."
MIRANTE

01 novembro, 2008 14:49  
Anonymous Anónimo said...

Absolutamente e totalmente de acordo, 14H13! Só uma pequena correcção, que decerto não levará a mal. Apesar de até o José Rodrigues dos Santos usar essa forma de quando em quando, NA REALIDADE A EXPRESSÃO «tem a haver» só deve ser usada no sentido de "tem a receber". Em todos os outros casos a forma correcta é «TEM A VER COM". Não tem nada que agradecer. Devemos ser uns para os outros, uma vez que somos, dizem alguns, "dez milhões de habitantes separados pela mesma língua". E depois ainda há os PALOP e os emigrantes.

01 novembro, 2008 14:50  
Anonymous Anónimo said...

Autarquias reclamam transferências proporcionais às receitas fiscais do Estado
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu ontem a alteração do Orçamento de Estado, propondo que as transferências de verbas para as autarquias acompanhem, em termos proporcionais, o crescimento das receitas fiscais do Estado.
«As autarquias considerariam preferível ver alterada a presente proposta de lei [do Orçamento de Estado para 2009] de modo a que as transferências financeiras para os municípios pudessem acompanhar, em termos proporcionais, o crescimento das receitas fiscais do Estado, que se cifram nos 11,9 por cento», preconiza um parecer ontem aprovado pelo Conselho Geral da ANMP.
Para a associação, «esse crescimento iria permitir a existência de uma almofada financeira capaz de viabilizar uma nova e mais interventiva política social local, capaz de dar resposta pronta e eficaz, por parte dos municípios, às carências das populações que constantemente batem às suas portas».
Divulgado no final da reunião do Conselho Geral, que decorreu em Coimbra, o documento defende «um Orçamento capaz de dar resposta às necessidades das populações, no sentido de verem aliviada a sua carga fiscal e, ao mesmo tempo, verem ser adoptadas políticas sociais por parte quer da Administração Central, quer da Local, que procurem diminuir as dificuldades das famílias e as assimetrias regionais».
«As transferências para os municípios poderiam acompanhar um compromisso reiterado pelo primeiro-ministro de que as receitas para os municípios acompanhariam as receitas dos impostos de referência, o IRS, do IRC e do IVA, que aumentaram 11,9 por cento», afirmou, em conferência de imprensa, o presidente da ANMP, Fernando Ruas.
O autarca sublinhou que existe «uma ‘décalage’ enorme» entre aquele aumento e «as receitas transferidas para os municípios» que, segundo o parecer do Conselho Geral, têm um crescimento médio previsto de 4,8 por cento.
«O que nós achamos é que esta ‘décalage’ poderia suportar uma almofada financeira que pudesse levar os municípios a fazerem e implementarem localmente estas políticas sociais. Acho que se perde uma boa oportunidade, quer pelo nosso conhecimento, quer pela facilidade com que detectamos estes casos», sustentou.
«Em caso de necessidade, as pessoas, a primeira entidade onde batem, é na porta das câmaras e não do ministro das Finanças», salientou Fernando Ruas.
A recuperação da habitação ou a prestação de um subsídio de apoio às crianças seriam alguns dos problemas que as autarquias estariam mais aptas a resolver localmente, segundo Fernando Ruas.
Preocupação pelo atraso
na execução do QREN
Entre os aspectos positivos da proposta de lei de Orçamento de Estado, Fernando Ruas destacou a suspensão da lei das taxas, realçando que esta leva, contudo, a que os municípios «deixem de receber 200 milhões de euros».
«A nossa preocupação exclusiva face aos dados do Orçamento tem a ver com políticas sociais de apoio aos cidadãos. Há outras matérias, e não apenas a habitação, que devem ter apoio», defendeu.
Os municípios portugueses «estão conscientes de que a Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2009 foi elaborada num momento de particular dificuldade da conjuntura económica em que também a sociedade portuguesa vive mergulhada», lê-se no mesmo documento.
Além disso, os autarcas concordam que este «abalo social pode vir a afectar sectores tão importantes como a segurança social, o emprego, o desenvolvimento da economia e a sustentabilidade dos mercados financeiros».
O outro ponto da agenda da reunião do Conselho Geral da ANMP foi a aplicação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A associação manifesta a sua «enorme preocupação pelo atraso que se verifica na execução do QREN 2007/2013, que o transformou na prática em QREN 2009/2013, levando a uma concentração de investimentos em cinco anos (em vez dos sete anos que estavam previstos), dificultando a sua realização e a obtenção de financiamento para as contrapartidas nacionais e municipais».
Nesse sentido, a ANMP apela ao «empenhamento de todos – Governo, Comissões Directivas dos Programas Operacionais Regionais e Municípios – para que seja acelerado o processo de contratualização com as Associações de Municípios/NUTS III, por forma a possibilitar a concretização dos investimentos previstos, com a maior brevidade».

DIÁRIO DE COIMBRA

01 novembro, 2008 14:51  
Anonymous Anónimo said...

Professores com manifestação nacional única no dia 8

Depois de mais de 24 horas de negociações, os representantes de movimentos independentes de professores e a FENPROF (Federação Nacional de Professores) entenderam-se – não haverá duas, mas apenas “uma única e grande manifestação nacional”, no dia 8 de Novembro, a data que havia sido determinada pela Plataforma Sindical.

“Neste momento, e face à situação em que vivem os professores, a unidade é demasiado importante”, sustentou Mário Machaqueiro, coordenador da Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino, um dos três movimentos que estavam a organizar a manifestação de dia 15.

Para chegarem a acordo, explicou, os líderes dos movimentos prescindiram daquilo que antes consideravam essencial, a denúncia, por parte da Plataforma Sindical, do memorando de entendimento estabelecido com o Ministério da Educação. Em contrapartida, explicou, a Federação Nacional de Professores (que integra a plataforma) aceitou subscrever um comunicado conjunto em que se afirma os “sucessivos incumprimentos do memorando”, por parte do ministério, “o esvaziam de conteúdo”, “praticamente” (http://apede.blogspot.com).

Hoje à noite, os representantes dos movimentos independentes de defesa dos professores vão encontrar-se para determinarem que acções serão desenvolvidas no dia 15, uma data que não querem que seja “esvaziada de sentido”, disse Machaqueiro. Uma das possibilidades é a organização de manifestações regionais.

01 novembro, 2008 14:56  
Anonymous Anónimo said...

Valter Lemos: Ministério está a cumprir "religiosamente" o memorando que assinou com os professores

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, garantiu ontem à noite que o Ministério está a cumprir o memorando que assinou com os sindicatos e que não vê razões para os professores se manifestarem.

"Estamos a seguir religiosamente o memorando de entendimento que assinamos com todos os sindicatos", afirmou Valter Lemos à Lusa, acrescentando que pode acontecer que "alguns sindicatos tenham mudado de opinião".

O secretário de Estado da Educação falava em Baião, onde presidiu à inauguração de um centro escolar com 12 salas, todas dotadas de quadros interactivos mas que tem a particularidade de incluir uma unidade especializada para alunos autistas, com capacidade para oito crianças.

Valter Lemos explicou que o acordo com os sindicatos, assinado em Abril, previa um regime simplificado para os professores contratados -- que abrangeu cerca de 20 mil docentes no anterior ano lectivo -- e que foi cumprido.

No âmbito desse acordo e relativamente ao presente ano lectivo -- acrescentou -- ficou decidido "que a avaliação deste modelo seria feita apenas no final do ano lectivo e que eu saiba estamos no início do ano e não no fim".

O secretário de Estado insistiu "que a avaliação é um direito do professor", que sabe que a lei determina "que quem não for avaliado não poderá progredir na carreira".

01 novembro, 2008 14:58  
Anonymous Anónimo said...

Para 13H40 de hoje:
Também eu sou um admirador de M. M. Carrilho, um dos raros intelectuais portugueses reconhecido a nivel europeu e mundial.
Quanto aos fundos europeus e aos projectos, tudo o que não cheire a betão e a negócio por baixo da mesa, tem poucas hipóteses de singrar. Um exemplo recente:Na escolha para cabeça de lista do PSTomar em 2009, apenas um dos candidatos anunciou e fundamentou que tinha um projecto coerente e realista para Tomar, susceptível de começar, sem milagres, a inverter o sentido da nossa caminhada rumo ao abismo.Pois apesar de haver um período de 15 minutos para perguntas, ninguém se deu por achado. A explicação para tal silêncio surgiu mais tarde, nas recentes jornadas do PS para autarcas. Disse então o candidato escolhido de facto há mais de um ano, que como se sabe é arquitecto:«... Não se cria a partir do nada, NÃO SE CONSEGUE ERGUER UMA OBRA COERENTE A PARTIR DE UM QUALQUER DEVANEIO IMAGINATIVO INDIVIDUAL...» Ou seja, ninguém julgou oportuno pedir esclarecimentos, para posterior opinião fundamentada. Já sabiam antecipadamente o que dizer. Acha que é com candidatos destes que vamos melhorar, antes ou depois de Carrilho?
A velha senhora indigna

01 novembro, 2008 15:13  
Anonymous Anónimo said...

Ó Hugo! Ó Luis Xuxa! Isto é com vocês. Então o Vitorino ainda não é presidente e já anda a dizer bacoradas?! Se não se fazem projectos «... com um qualquer devaneio imaginativo individual...", ou seja com ideias. Então fazem-se com quê? Com as ideias dos outros? E o Torre Eiffel, o Tag Mahal, a Gioconda, etc etc. apareceram como? Com imaginação colectiva, querem ver!!??
Estamos bem servidos, estamos!!!

01 novembro, 2008 15:21  
Anonymous Anónimo said...

Pires da Silva, presidente do Instituto Politécnico de Tomar
“IPT tem vindo a crescer e a assumir o seu papel na dinamização da região”



Segundo Pires da Silva, esta instituição de Ensino Superior tem vindo a crescer nas suas diversas vertentes, destacando-se os 20 cursos de licenciatura, os 11 cursos de mestrado, os 16 cursos de especialização tecnológica, os 4000 alunos, 250 professores e 120 funcionários e um orçamento de 15 milhões de euros.

Cidade de Tomar (CT) - Qual é o balanço que faz às colocações de novos alunos no Instituto Politécnico de Tomar? Pires da Silva (PS) - Em minha opinião é extremamente positivo. Este ano verificou-se, mais uma vez, um aumento no número de alunos que se candidataram aos nossos cursos, tanto na 1.ª e 2.ª fases dos contingentes gerais como nos acessos por concursos especiais como são os casos das mudanças de curso, transferência, reingressos e os M23. É certo que tivemos alguns cursos com uma procura mais baixa mas, neste momento, a nossa previsão é de que no final deste processo de admissão de novos alunos, sejam admitidos cerca de 1200 novos alunos, só para os cursos de licenciatura. Se a esses adicionarmos os alunos dos cursos de especialização tecnológica e dos cursos de mestrado em implementação, no final deste ano o número total de alunos do IPT deverá ultrapassar os 4000 alunos.

01 novembro, 2008 15:24  
Anonymous Anónimo said...

Os Xuxas tomarenses devem ter alguém para lhes ensinar tácticas e fintas. Cada vez que aparece aqui no blogue alguma coisa interessante sobre a cidade ou o concelho, mas que apresente o PS ou os Xuxas locais pouco favoravelmente, Zaz! Como não podem eliminar mensagens,PROCURAM AFOGÁ-LAS COM TEXTOS NOTICIOSOS APARENTEMENTE NEUTROS MAS QUE NADA TÊM A VER COM A CIDADE OU O CONCELHO EM TERMOS POLÍTICO/PARTIDÁRIOS.A que propósito aparecem aqui as declarações aldrabonas e fantasiosas do Pires da Silva sobre o IPT? Se está tudo assim tão bem, porque é que o governo o quer fundir com Santarém? Resposta: Porque já há muito tempo que andam a fundir-se uns aos outros, a fundir os alunos e a fundir o dinheiro dos contribuintes. E agora começaram a tentar fundir o juizo ao Governador Civil. Ou é mentira?
Bernardo que vai às compras (quando o deixam, claro!)

01 novembro, 2008 15:45  
Anonymous Anónimo said...

MFL no seu labirinto
Manuela Ferreira Leite propõe alterações ao Orçamento que implicariam um aumento de despesa pública superior a 700 milhões de euros (na sua própria estimativa). Para compensar essa despesa a mais, propõe um corte no investimento público, de igual montante.
Esta proposta é, desde logo, estranha e incoerente, porque nestes anos o PSD tem criticado o Governo justamente por ter sacrificado o investimento público no altar da redução do défice orçamental. Mas, para quem julgue que o alvo a abater são os grandes projectos de obras públicas (aeroporto, TGV, autoestradas, barragens, etc.), contra os quais MFL tem estado em cruzada, deve desenganar-se, pois tais obras constituem essencialmente investimento privado e têm reduzida expressão em 2009. Portanto, aquele nutrido corte no investimento público tem de ser feito noutros projectos de investimento que representem aquele montante. A Presidente do PSD tem obrigação de dizer quais...
[Publicado por Vital Moreira]

01 novembro, 2008 15:58  
Anonymous Anónimo said...

Mistificação
O "ranking" das escolas com base na média de classificações dos seus alunos tornou-se uma mistificação anual.
É evidente que a diferença está menos nas escolas do que nos alunos. A melhor das escolas deixaria de o ser se tivesse os alunos da pior, e vice-versa. Comparar escolas privadas que seleccionam os seus alunos entre a elite social de Lisboa e do Porto com escolas públicas que não podem seleccionar os seus alunos não é um exercício sério.
[Publicado por Vital Moreira] [31.10.08] [Permanent Link]
Comentadores
Um conspícuo comentador da praça sustentava ontem que o controlo do défice orçamental foi feito exclusivamente à conta do aumento da receita e que o governo de Durão Barroso não pôde proceder a reformas por causa da oposição do PS.
Ora, é indesmentível que: (i) cerca de metade da correcção do défice foi feita pelo lado da contenção da despesa; (ii) o governo de Barroso tinha maioria absoluta (coligação PSD-CDS), pelo que a oposição não podia impedir nenhuma reforma.
No comentário, a opinião é livre, mas os factos, não...
[Publicado por Vital Moreira]

01 novembro, 2008 16:00  
Anonymous Anónimo said...

Ao das 15H13,

Sabe muito bem, suponho, que a direcção nacional do PS divulgou uma directiva pelas federações para que fossem REELEITOS todos os secretários das distritais. Isto quer dizer que essa ingerência centralista criou as condições para que nas concelhias fossem eleittos para seus responsáveis os preferidos das distritais, numa negação desavergonhada da prática democrática interna na eleição dos quadros dirigentes.

Julgo que nem no PCP, do chamado centralismo democrático, chegariam a tal descaramento.

Sobre Manuel Maria Carrilho há muito que o procuram isolar e desprestigiar. Arranjaram~lhe um lugar no estrangeiro. O núcleo duro do PS não suporta um dirigente que teve a coragem de enfrentar com toda a verticalidade certos "lobbies", nomeadamente os ligados ao sector financeiro, como fez no "Porto, Capital da Cultura", ou coisa parecida que não me lembro agora.

MMCarrilho é um intelectual (na área da filosofia) e um bom político português que não é refém do exclusivismo de uma perspectiva centro-europeia de pensamento liberal que elimine a diferença, lançando na sombra os que se não inscrevam nessa tentativa de unidade de pensamento.

É pena que o PS use estes métodos. É por isso caricato que o eleito para candidato à câmara fale em "democracia directa", outros em "ética republicana".

01 novembro, 2008 17:15  
Anonymous Anónimo said...

Alguém consegue exlpicar como é que toda a Câmara apoia e aprova o projecto do campo de golfe para os Pegões e deixou ir por água abaixo o investimento privado que estva para ser construido na Quinta do Contador, em Santa Marta?
Qual a razão de não ser aprovado esse projecto? O que falhou?
Será que não traria maiores benefícios para Tomar em relação ao campo de golfe?
A verdade é que este e outro campo de golfe já estavam previstos no PDM elaborado no tempo do dr. Pedro Marques, o outro é na Quinta de Cardais.
Continuam a querer o concelho só para elites. É uma vergonha.
O Angustiado.

01 novembro, 2008 17:52  
Anonymous Anónimo said...

QUAL É A INSTITUIÇÃO TOMARENSE QUE TEM UMA GESTÃO MAIS CRITERIOSA?
O IPT!
A CÂMARA E O HOSPITAL ESTÃO COM BURACOS FINANCEIROS ACIMA DOS 20 MILHÕES DE EUROS.
E QUAL FUSÃO QUAL CARAPUÇA COM SANTARÉM. O IPT E TOMAR ESTÃO MUITO BEM E RECOMENDAM-SE A TODOS AQUELES QUE QUEREM APRENDER. A PROPÓSITO ACONSELHO O DUPLO QUEIXO A FAZER LÁ UMA LICENCIATURA E AO MENINA UM MESTRADO: A OFERTA É VARIADA E GARANTE UM POSTO DE TRABALHO CONTUDO ESTES DOIS IMPRODUTIVOS NÃO PRECISAM, NEM DE ESTUDAR MAIS NEM DE EMPREGO, ATÉ O PS SER GOVERNO, NÃO É?
TEREI O PRAZER MÓRBIDO DE OS AVALIAR! SIM PORQUE NAS AVALIAÇÕES POR ESCRITO NÃO TERÃO O CORRECTOR ORTOGRÁFICO QUE USAM FREQUENTEMENTE NOS SEUS "LINDOS" BLOGUES!

01 novembro, 2008 19:00  
Anonymous Anónimo said...

quem é esse senhor a quem chamar rebelo? acho que escreve nos pasquins locais mas não os leio pois sujam as mãos.
alguém pode elucidar-me e colocar o seu CV aqui? parece que o homem tem um curriculum farto, etc.

01 novembro, 2008 19:03  
Anonymous Anónimo said...

Em declarações ao "Mirante" Corvelo de Sousa garantiu que teremos um novo parque de campismo antes do próximo verão. Mas não quis dizer onde. Com um bocado de sorte estará a pensar no Campo de Golpe,(ai desculpem), de Golfe, assim é que é!, dos Pegões. A dar-se o caso, os comerciantes locais e os donos dos restaurantes vão ficar calados como é costume. À espera que alguém se mexa por eles.Vão esperando! E daqui por uns anos não se esqueçam de vir protestar para este blogue, como aconteceu recentemente a propósito do estacionamento de autocarros na Várzea Pequena.
Anselmo Anjos

01 novembro, 2008 19:08  
Anonymous Anónimo said...

"com o já assumido, (ou assumido à pressa na semana em que o PS decidiu o seu) “obviamente candidato” Pedro Marques.
Hum,… não?!, estão a achar estranho um assumido candidato a presidente de câmara ter tal palco num órgão de comunicação social?! Só se não forem de Tomar ou totalmente desatentos…
São as tais questões da transparência e da hipocrisia."
IM BLOGUE DA MENINA

O MARQUES JÁ ERA CANDIDATO POIS FÊ-LO PUBLICAMENTE NO JORNAL ANTES DOS DESNORTEADOS DO PS! ALIÁS SÓ O FIZERAM NO DOMINGO E AQUILO LÁ NA SEDE FOI UMA VERGONHA COM O MENDES A PERDER AS ESTRIBEIRAS DE TANTA IMCOMPETÊNCIA, DE TANTA DESGOVERNANÇA. CULPA SUA E DO SEU DUPLO QUEIXO.
A INVEJA É TRAMADA SEU GORDO: ENTÃO MANUELA LEITE NÃO TEM UM ESPAÇO SEMANAL NO EXPRESSO E POR ALGUM ACASO O SEU DIRECTOR JÁ DISSE QUE VOTAVA NO PSD? MENINA LEIA LÁ O SEGUINTE: PERDEU EM 2005, DEPOIS QUIS SER A PROMESSA DO PS PARA 2009 COM UM ESPAÇO NA RÁDIO. ERA O PS, O PSD, A CDU REPRESENTADAS E OS OUTROS? ISTO É QUE É A SUA DEMOCRACIA OU ÉTICA REPÚBLICANA? AGORA VEM COM TIQUES E VÓMITOS DE INVEJOSO "VAMOS A COISAS SÉRIAS". SIM PORQUE EU OUVI-O NO SEU PROGRAMA E SÓ DIZIA FUTILIDADES E CARREGAVA NA MULETA DO "EFECTIVAMENTE" POIS NÃO PERCEBE NADA DO CONTACTO E DAS NECESSIDADES DOS TOMARENSES. ATÉ O JOVEM ADVOGADO QUE FALA COMO SE TIVESSE BATATAS NA BOCA DIZIA COISAS COM MAIS INTERESSE EMBORA MUITO CRÚ, MUITO CRÚ.


POST SCRIPTUM: PREPARE AS TROPAS QUE AINDA CHEGA A GENERAL :-)

01 novembro, 2008 19:28  
Anonymous Anónimo said...

Num outro registo mais radiofónico, Luis Ferreira acordou da hibernação e colocou a sua nota do dia da Rádio Hertz, no seu blogue.

Para os mais desatentos leiam e deliciem-se com as pérolas dos socialistas. (SE NÃO OS TIVESSEMOS DIVERTIA-MO-NOS COM QUÊM?)

http://pstomar.blogspot.com
http://vamosporaqui.blogspot.com
http://alguresaqui.blogspot.com

FEZ MUUITO BEM O COMENTADOR ANTERIOR EM DAR NAS CANELAS DO CRISTÓVÃO, QUE DIZ QUEM VIU QUE AQUILO DA ESCOLHA DO CANDIDATO DO PS FOI UMA VERGONHA: ATÉ VOTARAM E TUDO. ONDE JÁ SE VIU?

01 novembro, 2008 22:27  
Anonymous Anónimo said...

Para 1/11, 22H27:
Também lá estive e garanto que a votação foi livre e honesta e a bronca não está na eleição, está na teimosia do Luis que resolveu escolher o sr. arquitecto há muito tempo e insistiu em convencer toda a CP. Agora em conversas particulares muitos dizem que havia outro candidato melhor mas o Luis o Cristóvão, a Anabela e mais dois ou três dizem que ele é velho, que tem um passado, que saiu do partido há mais de 20 anos.
Como não votei no candidato vencedor posso dizer que a verdadeira bronca foi a falta de coragem dos 24 que preferiram o seguidismo á moda do PC. E mais não posso adiantar á cautela que as paredes também ouvem.
Um militante da Comissão Política do PS

02 novembro, 2008 10:41  
Anonymous Anónimo said...

Á cautela, este "pseudo-dirigente", claramente mais um dos heterónimos de Pedro Marques, ainda não digeriu que o PS lhe voltou costas há anos.

À cautela, o sonho de muitos dos que pelas esquinas de Tomar se arrastam em maldicência sobre o PS e seus dirigentes, era que no PS lhes ligassem alguma.

À cautela no PS, "corrupto" há vários anos que não entra.

À cautela, numa das paredes da entrada da sede em Tomar está um autocolante que diz: DEPENDENTES, SÓ DE TOMAR.

À cautela, era bom que outros o pudessem afirmar.

Um militante real, com o nº100343

02 novembro, 2008 11:32  
Anonymous Anónimo said...

"À cautela no PS, "corrupto" há vários anos que não entra."

Camarada, tem a certeza?
Jura?
Isso é que era bom!

02 novembro, 2008 12:42  
Anonymous Anónimo said...

Quem é capaz de definir um "corrupto" em Portugal?

02 novembro, 2008 13:21  
Anonymous Anónimo said...

Então mas afinal o militante é socialista ou monárquico? Essa do "militante real" vê-se mesmo que é obra de controleiros incomodados, a ver se algum militante mais simplório se lembra de colocar aqui o seu nº a assinar a mensagem. Estão cada vez pior.

02 novembro, 2008 13:34  
Anonymous Anónimo said...

Alguém consegue exlpicar como é que toda a Câmara apoia e aprova o projecto do campo de golfe para os Pegões e deixou ir por água abaixo o investimento privado que estva para ser construido na Quinta do Contador, em Santa Marta?
Qual a razão de não ser aprovado esse projecto? O que falhou?
Será que não traria maiores benefícios para Tomar em relação ao campo de golfe?
A verdade é que este e outro campo de golfe já estavam previstos no PDM elaborado no tempo do dr. Pedro Marques, o outro é na Quinta de Cardais.
Continuam a querer o concelho só para elites. É uma vergonha.
O Angustiado.

02 novembro, 2008 13:54  
Anonymous Anónimo said...

Vamos então tentar pôr a questão em pratos limpos. Eu pecador me confesso. Fui um dos 24 votantes do sr. arquitecto porque considerei ser importante respeitar a palavra dada mas depois de ouvir os 4 candidatos comecei a ter muitas dúvidas pelo seguinte: quando a CP de que faço parte aceitou as razões apresentadas para escolher esse candidato na verdade não havia mais ninguém de jeito a não ser a Anabela mas ela não quis porque quer ir para deputada. Ao haver outros pretendentes penso que a CP devia ter dado liberdade de voto aos seus membros. Assim entrou em contradição quando apregoa por um lado democracia directa e ética republicana e por outro lado pratica exactamente o contrário. E depois como eu há outros militantes
descontentes por causa das eleições para a concelhia. A equipa actual que perdeu estrondosamente as eleições em 2005 não se devia ter recandidatado. Assim ganhou mas em eleições defeituosas porque não é a pagar as quotas e algumas bebidas aos da JS para lhes comprar os votos que o PS da nossa terra vai conseguir levantar a cabeça. Se querem democracia directa e ética republicana comecem por ouvir e tomar em consideração o que dizem as pessoas em geral e os militantes em particular. Não é muito bonito nem muito proveitoso em termos de opinião pública andar sempre a culpar os corruptos, os IpT, os dissidentes criando assim ou tentando criar um clima de paranóia em que o mundo inteiro do concelho de Tomar anda a perseguir e quer a derrota do PS. O melhor é deixarem-se de desculpas e de criancices e passarem a aceitar pacificamente que a Terra é redonda e gira à volta do Sol.
Um militante da CP sem antolhos.

02 novembro, 2008 13:57  
Anonymous Anónimo said...

Ao militante sen antolhos,
tudo bem, mas parece que se encolheu nas explicações que parecia ia dar. Ãpurámos a atenção, mas...Pareceu-se aquele que diz "vocês sabem do que eu estou afalar".

Ou se pega o assunto pelos chavelhos e se vai até ao fim ou fecha-se a boca para não avolumar suspeitas como compete a um militante. E tanto pode ir até ao fim lá dentro como cá fora porque um partido não deve ser uma sociedade secreta.

02 novembro, 2008 14:20  
Anonymous Anónimo said...

Ninguém disse que ia pegar no assunto pelos chavelhos, até porque não estamos no âmbito da tauromaquia, julgo eu. Digamos que por agora o que havia a dizer para esclarecer certas questões, está dito. Quanto ao resto, quem tiver comichões que as coce, tal como eu faço quando isso acontece.Daqui até Outubro 2009 ainda há muito tempo para outros episódios da série "Uma cidade rumo à ruína".

Um militante da CP do PS de Tomar
(Que não é real mas republicano)

02 novembro, 2008 15:35  
Anonymous Anónimo said...

Não sou militante partidário e por isso falo por fora. E por isso faço a pergunta. Veio alvitrar algo de grave. Será que é mera pressão para ter um lugarzito na lista? Com tantos enigmas, o melhor é procurar outras arenas. Com correligionários destes vou ali ja venho...

02 novembro, 2008 15:49  
Anonymous Anónimo said...

"Com tantos enigmas, o melhor é procurar outras arenas."

O pior é que a temporada já acabou.
Mas no defeso há por aí muitas tentas. É só procurar nas várias ganadarias em Porutgual e España.

A propósito, 6toros6 fez uma sugestiva entrevista a Victorino, a ler com atenção

OLÉ.

02 novembro, 2008 17:46  
Anonymous Anónimo said...

As imagens podem ferir os mais sensíveis contudo não posso deixar de as publicitar:

http://www.peta.org/feat/ChineseFurFarms/index.asp

Será que vai ser assim a política tomarense até Outubro de 2009?
Vale mesmo tudo para sobreviver no poder?
Haverão vítimas esfoladas?
O tempo o dirá!!!

02 novembro, 2008 18:11  
Anonymous Anónimo said...

PASSOS COELHO PREPARA-SE PARA SUBSTITUIR MFL

«É um trabalho de formiga. Desde que perdeu as directas para líder do PSD, Pedro Passos Coelho lançou-se numa sistemática angariação de apoios dentro e fora do partido, com o objectivo de se preparar para uma recandidatura que ninguém sabe se não chegará antes do previsto.

Miguel Relvas, braço-direito de Passos, não esconde a ambição do homem que decidiu apoiar: “O problema do partido já não é de escolher entre a má e a boa moeda (segundo os cavaquistas, a boa são eles e a má são os populistas do partido), o problema do PSD é de nova moeda”. Entenda-se: a sucessão já mexe e há sondagens a animar as hostes, como a que o Expresso hoje publica e onde Passos surge muito à frente de Seara ou Morais Sarmento como preferido para candidato a Lisboa.» [Expresso assinantes]

02 novembro, 2008 18:11  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. Luis Ferreira aproveita agora a Nota do Dia da Rádio Hertz para fazer descarada propaganda partidáriae atacar os seus adversários dos IpT.

É assim a ética republicana deste (e doutros) dirigentes socialistas.

Palavras, palavras, só palavras.

Registe-se!

02 novembro, 2008 18:32  
Anonymous Anónimo said...

Não meta os chineses nisto, que de chinesices estamos nós fartos. Agora já ninguém esfola ninguém, tirando os políticos que esfolamn os eleitores através do orçamento, das licenças, das taxas e dos preços da água. Quanto ao resto, não, julgo eu. Já ninguém por estas bandas joga ao sete e meio, ao montinho ou à loba e umas meninas que havia ali numa certa rua para esfolar cabritos, há muito que fecharam por ordem salazarenta. De modo que, o melhor é aguentar e continuar a participar.

02 novembro, 2008 18:55  
Anonymous Anónimo said...

MFLeite decepcionou-me, cada vez que fala enterra-se: agora foi com os caboverdeanos e ucranianos. Esquece-se que há cerca de 38 anos a França tinha 12/13% de desempregados e trabalhavam em França 1 milhão de portugueses que nunca mais pararam, em maior ou menor número. de partir para lá. Na Suiça o desemprego aumenta, era anos atrás de 2,5/3% e agora já vai nos 7% e trabalham lá mais de 100 mil portugueses. Os portugueses continuam a emigrar, a aumentar todos os anos.

Desastrosos argumentos para um político que quer governar um país com 5 milhões de portugueses lá fora! Sim, tendo em conta que ficou preocupada com o aumento do salário mínimo em 24 euros.

Pedro Passos Coelho ainda não está maduro porque quando fala quase debita integralmente frases de livros que tem andado a ler dos teóricos e filósofos liberais, algumas delas até eu as sei e não percebo nada de filosofia. Ainda não aprendeu a aculturar o seu discurso a outras correntes para se vender melhor. Mas como ainda é muito jovem a gente desculpa e até admira.

02 novembro, 2008 18:59  
Anonymous Anónimo said...

Alto lá! Esta quase a começar o Guimarães/Benfica. Não posso perder.

02 novembro, 2008 19:04  
Anonymous Anónimo said...

"Alto lá! Esta quase a começar o Guimarães/Benfica. Não posso perder."

oxalá o benfica perca pois aquilo é uma cambada de chulos.
oh cristovão mexe essas banhas e vem dar uns pontapés na bola: mente sã em corpo são e não mente sã em corpo malfeito!

02 novembro, 2008 19:09  
Anonymous Anónimo said...

Para 2/11, 15H49:
Não sendo militante partidário não pode entender certas atitudes. Passo a explicar. Se andasse à procura do tal lugarzito na lista, não lhe parece que seria mais aconselhável escrever uma mensagem untuosa a louvar a actual equipa dirigente, a exaltar o seu trabalho, a aplaudir a escolha do candidato, a realçar as excelsas qualidades deste, já amplamente demonstradas nas intervenções que tem feito? Seria uma enormidade e uma sabujice? É verdade, mas eu conheço bem a casa e sei que os seus queridos dirigentes, alguns pelo menos, gostam de ser elogiados, lisonjeados, adulados até, pelo que o tal lugarzito estaria praticamente no papo, desde que terminasse a mensagem com "Militante real nº..." Acontece que não procuro nada disso e apenas procuro evitar o desastre de 2005, ou pior ainda, levando os queridos dirigentes a ponderar em cada momento, em função da situação local. Ou muito me engano ou como especialista de marketing que sou, com o produto escolhido e as previsíveis condições de mercado no Outono de 2009, há apenas duas hipóteses, se nada for alterado pelo PS local entretanto. A hipótese mais favorável mas não segura, é manterem um eleito no executivo, o que não é impossível com apenas PSD, IPT, CDU, BE, CDS como produtos concorrentes. A hipótese mais desagradável mas também a mais provável neste momento é não meterem ninguém caso além dos anunciados apareça também o produto Carrão em separado do PSD, porque aquele militante social-democrata tem uma aceitação muito grande em todas as freguesias.
Nesta situação, que é apenas uma previsão com alguns fundamentos, resolvi que seria melhor agir no anonimato para não constranger ninguém, de forma a levar os queridos dirigentes a admitirem uma verdade primária. Não há ninguém que não erre, mas quem é inteligente não insiste no erro cometido. E só os asnos é que não mudam.
Militante PS membro da CP

02 novembro, 2008 19:22  
Anonymous Anónimo said...

Para 02/11, 15:49: Ó luis Xuxa! Lá se distraiu você outra vez! Cansaço? Excesso de trabalho? Na vertical ou na horizontal ou uma coisa e outra? Seja como for, tenha cuidado homem! Então começa por dizer que não é militante partidário, a seguir pergunta se é para obter um lugarzito e depois diz que com correlegionários assim vai ali e já vem. Antes tinha dito que ia para outras arenas. Em que ficamos no fim? É ou não filiado num partido? Tem ou não correlegionários? Porquê a alusão às arenas? São todos do tipo MIURA?

EL REPUBLICANO DE 36

02 novembro, 2008 19:38  
Anonymous Anónimo said...

Esta nova táctica dos apoiantes do oportunista do marques tem que se lhe diga. Agora até são membros da CP do PS?

É pura e redonda mentira.

Mas se ele ainda tiver alguns apoiantes lá dentro é só concorrerem às próximas eleições do PS, que parece que são... em 2010.

Ou então podem concorrer às do PSD, que são... em 2010.

portanto se não gostam dos partidos, de onde foram corridos, se não querem nada com os partidos, porque não os deixam em paz?

As fichas para inscrição estão em www.psd.pt e em www.ps.pt

E as vossas estão onde? Em xxx.camorra.it? É?

02 novembro, 2008 20:35  
Anonymous Anónimo said...

"E as vossas estão onde? Em xxx.camorra.it? É?"


CALMA RESINEIRO QUE A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO.
O SITE ESTÁ PARA BREVE... MUITO BREVE SEU AZEITEIRO :-)

02 novembro, 2008 21:58  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. Luis Ferreira aproveita agora a Nota do Dia da Rádio Hertz para fazer descarada propaganda partidáriae atacar os seus adversários dos IpT.

É assim a ética republicana deste (e doutros) dirigentes socialistas.

Palavreado, palavreado, só palavreado.

Registe-se!

02 novembro, 2008 22:40  
Anonymous Anónimo said...

19h38,

Não foi o Luís Xuxa que escreveu o comentário a que se refere.

02 novembro, 2008 22:46  
Anonymous Anónimo said...

22,46: Se não foi imita muito bem. A argumentação é do mesmo tipo e as incoerências continuam por esclarecer. Mas obrigado pela advertência.Em todo o caso devo dizer que acho que se mantém a possibilidade que os tomarenses devem evitar a todo o custo. Se o PS não eleger ninguém, por causa da candidatura Carrão em separado, como é escrito em 19,22 de hoje, HÁ MUITO FORTES HIPÓTESES DE PEDRO MARQUES GANHAR EM 2009. Por isso ponham-se a pau militantes socialistas e eleitores convencidos que dois mandatos do Marques por culpa do PS já foram demais. Hay que hacer algo mientras tenemos tiempo compañeros!

El Republicano de 36

02 novembro, 2008 23:55  
Anonymous Anónimo said...

O sr. Luis Ferreira e respectivos lacaios estão cada vez mais desorientados. Então agora resolveram vir para aqui garantir que não há nenhum dissidente na Comissão Política?!!! Com os seus 38 membros, como é que podem garantir que é pura e redonda mentira, como dizem? Ou trata-se apenas de erro da redacção e queriam apenas dizer "convinha que fosse pura e redonda mentira"? E os outros militantes tipo Fernando Santos que deixaram de aparecer? Continuem a barafustar contra os independentes, contra os dissidentes, contra os inimigos do PS, contra o PSD só a nível nacional, e vão ver o tamanho do trambolhão em 2009.
Joaquim Previsto

03 novembro, 2008 08:36  
Anonymous Anónimo said...

O Sr.Carlos Carrão, pelo que se vai ouvindo já tem dados concretos do estudo de opinião encomendado.

Fica em segundo, destacando-se completamente da penetração do Dr.Ivo Santos, que era o que mais votos perdia para Arq.Victorino e Dr.Pedro Marques.

Surpreendentemente só se Carlos Carrão fosse o candidato do PSD é que o Dr.Pedro Marques conseguia empatar com o Arq.Victorino.

O estudo foi realizado antes de ser público o afastamento do Sr.Rosa Dias dos IPT.

O Dr.Corvelo está bem colocado em todos os cenários, pelo que em breve o Presidente da Distrital, o Deputado Vasco Cunha, oficializará a recandidatura do actual Presidente da Câmara de Tomar.

Outra novidade é a de que o Sr.António Rodrigues deixará de ser o candidato à Junta de Sta. Maria, sendo substituído pelo Sr. Mário Santos. Os IPT concorrerão pela primeira vez nesta Junta, apresentando o Sr.Júlio Ribeiro, do Tribunal e ex-candidato do PSD à Junta de FFeguesia de Alviobeira. Quanto ao PS, nada se sabe.

Em S.João Baptista é dado como certo que o Prof.Acácio continua, fazendo alterações substanciais na sua equipa. O clã Madureira irá ser promovido,com o Director do Cidade de Tomar a integrar a lista para a Vereação e o seu sobrinho, Francisco Madureira, a ir directo para a Assembleia Municipal.


O informador

03 novembro, 2008 10:11  
Anonymous Anónimo said...

"
QUAL É A INSTITUIÇÃO TOMARENSE QUE TEM UMA GESTÃO MAIS CRITERIOSA?
O IPT!
A CÂMARA E O HOSPITAL ESTÃO COM BURACOS FINANCEIROS ACIMA DOS 20 MILHÕES DE EUROS.
E QUAL FUSÃO QUAL CARAPUÇA COM SANTARÉM. O IPT E TOMAR ESTÃO MUITO BEM E RECOMENDAM-SE A TODOS AQUELES QUE QUEREM APRENDER. A PROPÓSITO ACONSELHO O DUPLO QUEIXO A FAZER LÁ UMA LICENCIATURA E AO MENINA UM MESTRADO: A OFERTA É VARIADA E GARANTE UM POSTO DE TRABALHO CONTUDO ESTES DOIS IMPRODUTIVOS NÃO PRECISAM, NEM DE ESTUDAR MAIS NEM DE EMPREGO, ATÉ O PS SER GOVERNO, NÃO É?
TEREI O PRAZER MÓRBIDO DE OS AVALIAR! SIM PORQUE NAS AVALIAÇÕES POR ESCRITO NÃO TERÃO O CORRECTOR ORTOGRÁFICO QUE USAM FREQUENTEMENTE NOS SEUS "LINDOS" BLOGUES!
"

O Vendedor do IPT que fez o comentário anterior, e que muito provavelmente fez o mesmo "curso intensivo de vendas para tótós" que o conhecido super-vendedor de Magalhães, deveria ter tento no que aqui vai escrevendo, sobretudo quando afirma que o IPT não tem dívidas. Se ele estivesse por dentro daquela escola saberia que as dívidas são superiores aos 20 Milhões que refere?

03 novembro, 2008 10:26  
Anonymous Anónimo said...

"O Vendedor do IPT que fez o comentário anterior, e que muito provavelmente fez o mesmo "curso intensivo de vendas para tótós" que o conhecido super-vendedor de Magalhães, deveria ter tento no que aqui vai escrevendo, sobretudo quando afirma que o IPT não tem dívidas. Se ele estivesse por dentro daquela escola saberia que as dívidas são superiores aos 20 Milhões que refere?"

oh amigo é melhor não mexer pois comigo leva mesmo. é... eu não estou por dentro de nada mesmo! nem vale a pena em entrar e tecnicismos pois para burro basta o meu amigo... caríííííssimo :-)

03 novembro, 2008 12:16  
Anonymous Anónimo said...

"O Vendedor do IPT que fez o comentário anterior, e que muito provavelmente fez o mesmo "curso intensivo de vendas para tótós" que o conhecido super-vendedor de Magalhães, deveria ter tento no que aqui vai escrevendo, sobretudo quando afirma que o IPT não tem dívidas. Se ele estivesse por dentro daquela escola saberia que as dívidas são superiores aos 20 Milhões que refere?"

oh amigo é melhor não mexer pois comigo leva mesmo. é... eu não estou por dentro de nada mesmo! nem vale a pena entrar em tecnicismos pois para burro basta o meu amigo... caríííííssimo :-)

post scriptum: o dignííííssimo ainda chega a general!

03 novembro, 2008 12:18  
Anonymous Anónimo said...

Para o INFORMADOR:
Muito e muito obrigada! Até que enfim que aparece alguém com novidades ao mesmo tempo frescas, concretas e locais. Assim é que deve ser. De música de embalar estamos todos fartos, ou não?
Ainda assim ficam por esclarecer alguns pontos: Qual a atitude de Carrão? Vai em 2º? Vai como independente? Qual ou quais os motivos para a subida do clã Madureira, a qual só poderá prejudicar o PSD? E o Ivo? Cala-se e vai em 3º? O Corvelo avança com a mesma equipa se possível? Ou vai agregar outros "independentes" mais próximos do irmão? E pelas bandas do PS a que se deve tanto silêncio? Quem vai Pedro Marques buscar para substituir Rosa Dias? Qual a atitude de Trincão e Serraventoso? Ficam de fora?
Basta para agora que isto na política é como na ciência É MAIS IMPORTANTE E DIFÍCIL ENCONTRAR AS BOAS PERGUNTAS DO QUE AS BOAS RESPOSTAS.

A velha senhora indigna

03 novembro, 2008 12:30  
Anonymous Anónimo said...

Adenda para INFORMADOR:
A escrever directamente no teclado, sem rascunho prévio,omiti sem querer o elemento mais importante, sério e misterioso do actual executivo, a Rosário Simões. Que lugar lhe reserva o PSD, tendo em conta a sua capacidade administrativa e a excelente relação com o Paiva? Vão obrigá-la a voltar para a escola, por causa do seu conhecido mas só aparente mau feitio? Quem estará realmente em condições de a substituir? Falar é fácil, executar com correcção é outra coisa bem mais difícil.

A velha senhora indigna

03 novembro, 2008 12:38  
Anonymous Anónimo said...

o carrão vai ajoelhar ao marques sua velha pensionista.

03 novembro, 2008 12:59  
Anonymous Anónimo said...

Essa de no PS corrupto não entra, só dá para rir! não entra, porque já lá está?
É o que parece, senão investiguem os que por lá mandam, os donos do PS de Tomar.
E se quiserem, começem pelo dinheiro que era destinado a pagar anúncios e servia para pagar a renda do escritório.
Aguardemos, pois um dia destes, na altura certa, alguém cai do cavalo, quando tudo isto vier a público.
Quem tem telhados de vidro...!

03 novembro, 2008 13:23  
Anonymous Anónimo said...

Essa do Informador serve para no mínimo especular.
De qualquer modo, alguém acha que o PSD depois de tanta asneira e de deixar o concelho de tanga, nunca se deveu tanto como agora, seria preciso parar três anos com as obras, para pagar quase tudo o que se deve.
O Paiva deixou isto num estado lastimável e o Corvelo nada mais faz que continuar com as asneiras dele.
E o Carrão que não se ponha de fora, pois de todos foi sempre aquele que foi mais conivente com o Paiva, embora se reconheça que o fez sem intenção, já que, como não sabe nem tem capacidade para mais, deixou-se ir na onda do Paiva.
Entre Corvelo e Carrão venha o diabo e escolha.
Ainda a procissão vai no adro, pois quando aparecer a nova polémica com o ParqueT e os problemas com o parque de estacionamento do Pavilhão é que vão ser elas.
Este PSD tem de ser varrido enquanto é tempo.

03 novembro, 2008 13:34  
Anonymous Anónimo said...

SOBRE O IPT

O pessoal informado da cidade e arredores sabe muito bem o que é na realidade o IPT, como é que funciona, como recruta os seus professores e funcionários, como faz as promoções e progressões, como «selecciona» os alunos normais e M23, etc. etc.etc.
Veio agora o seu honrado presidente esclarecer, ainda que indirectamente, que vai tudo pelo melhor no melhor dos mundos, pelo que a fusão não se justifica de modo algum. Ou seja: NÃO HÁ PROBLEMA NENHUM NO IPT. POIS!!!
Aposto que um dia destes vai acontecer ao Politécnico tomarense o mesmo que ao cavalo do sevilhano:QUANDO JÁ ESTAVA HABITUADO A NÃO COMER, FICOU-SE DE REPENTE! Quanto vale a aposta?

Jerónimo Foice

03 novembro, 2008 13:46  
Anonymous Anónimo said...

Para 13H34: O que diz é tudo verdade e do conhecimento dos eleitores minimamente conscientes. Falta porém fazer uma pergunta seca:Que alternativas há? Até agora nenhuma. O PS escolheu para cabeça de lista um dos actuais vereadores rotativos, cuja actuação até ao momento é desnecessário qualificar,por motivo à vista de todos. Os IPT tencionam avançar com Pedro Marques, ainda convencido de que a câmara está como no tempo dele, em que bastava aumentar as taxas e o preço da água, para custear a admissão, como funcionários superiores ou não, amigos e conhecidos, bem como para cuidar da relva do estádio que só servia para o união. Os outros partidos,
permita-se-me a expressão popular,
"não dão peido que se oiça ou que se cheire". A ser assim até Outubro próximo, onde é que está a escolha? E olhem que a cidade e o concelho bem precisam de novas opções honestas e realistas.

A velha senhora indigna (que só se deixa ofender por quem ela quer)

03 novembro, 2008 14:01  
Anonymous Anónimo said...

Para a Velha senhora muito digna a escrever: A senhora, desculpe-me dizer-lho, faz cada pergunta! Então não sabe que o sr. Corvelo sempre foi o causídico avençado de Cidade de Tomar, o semanário dirigido desde Lisboa pelo sr. Madureira? Olhe que até já foi escrito neste blogue.

03 novembro, 2008 14:10  
Anonymous Anónimo said...

Andava a ver uns jornais antigos, e de repente õu de caras com uma entrevista ao ex.Presidente Paiva, em que este diz:
"Tomar não para quem quer, ms para quem pode!"

Será que o Corvelo também pensa assim? E o Becerra? E o Marques? e o Carrão?
Seráestamos condenados a emigrar e deixar o concelho entregue a meia dúzia barões?

HM

03 novembro, 2008 14:29  
Anonymous Anónimo said...

Andava a ver uns jornais antigos, e de repente dou de caras com uma entrevista ao ex.Presidente Paiva, em que este diz:
"Tomar não é para quem quer, mas para quem pode!"

Será que o Corvelo também pensa assim? E o Becerra? E o Marques? e o Carrão?
Será que estamos condenados a emigrar e deixar o concelho entregue a meia dúzia de barões?

HM

03 novembro, 2008 14:30  
Anonymous Anónimo said...

Olhe 14H30, pelo andar da carruagem se o pior que nos acontecer for isso de termos de emigrar, já não nos poderemos queixar muito. O pior é se nem tivermos dinheiro para custear a viagem de ida.
Alegre e anafada, a classe política tomarense pretende manter os seus privilégios legais e outros, fazendo para 2009 o que era corrente até meados do século passado: transformar os fatos velhos em novos, virando e adaptando os tecidos já muito usados. Conseguirão? Depende de nós.
Anselmo Anjos

03 novembro, 2008 15:14  
Anonymous Anónimo said...

"...transformar os fatos velhos em novos, virando e adaptando os tecidos já muito usados."

Já não há burguesia como antigamente. Os barões que hoje mandam em Tomar, mais não pretendem que a manutenção dos privilégios ocos do tempa da "velha senhora", negando ao concelho o progresso que a maioria pretende.
Por isso é que passeiam pelas ruas da cidade, vestidos de casacos cossados e orgulho refinado, mas sem dinheiro para a gasolina. Enfim, pretendendo manter inatacável a última coisa que lhes resta: o prestígio de outrora.

Tomar nem precisará de revolução, porque essa élite, de tão caquética, cairá de podre. Mas ainda não será no próximo ano.

03 novembro, 2008 15:27  
Anonymous Anónimo said...

15h27,

Nem imagina como é verdade o que disse!

03 novembro, 2008 15:56  
Anonymous Anónimo said...

Ao Anónimo '03 Novembro, 2008 13:23', Jorge Cosme e Luis Graça.

Vocês estão a começar a pisar o risco.

Vejam lá se se cuidam que o artista das flautas faz-hes a folha de vez.

Quem avisa, amigo é.

03 novembro, 2008 17:10  
Anonymous Anónimo said...

Mau! O nível do debate está outra vez a baixar, e de que maneira! Ganhem juizo bloguistas. A vida é demasiado curta pra desperdiçar parte dela com ressentimentos, rancores e vinganças. Façam pela vida mas sem prejudicar nem tentar rebaixar os outros, pois afinal somos dignos como eles e eles como nós. Valeu?

03 novembro, 2008 17:42  
Anonymous Anónimo said...

Senhora Dona Anabela, Senhor Luis, Senhor Hugo:
Não sabeis quem sou nem isso adianta. Republicano, laico e socialista, voto PS a nível nacional e lastimo não poder fazer outro tanto a nivel local, por não concordar com as vossas opçãos, que considero erróneas mas perfeitamente legais e legítimas.
Nunca fiz, não faço nem virei a fazer parte dos IPT. Cá por coisas. Choca-me no entanto que andeis sempre a tentar atribuir a outros as vossas manifestas carências e a culpá-los pelos insucessos das vossas opções na esfera local.
A vossa mais recente asneira consiste em garantir sob anonimato que não há dissidentes na CPC do PS. Estais assim tão certos disso? Ou trata-se unicamente de tomar os desejos por realidades? Houve ou não dois candidatos membros da CPC? Se nenhum deles era dissidente, o que o levou a enfrentar o outro?
Para vosso governo, eis uma fórmula muito recente e bem esgalhada de um membro da CPC em efectividade de funções. Segundo esse militante, "Há três anos não elegemos o segundo por causa do primeiro; pelo caminho que as coisas levam, no próximo ano não metemos ninguém por causa do primeiro e do segundo." Ora tomai lá e comei que é milho de boa qualidade.

Salvador Sem Sorte

03 novembro, 2008 18:00  
Anonymous Anónimo said...

Diferenças de opinião não são dissidências, só se for no PC e no grupito do marques. No PS e no PSD, sempre houve direfenças de opinião e sempre foi normal, ou deve ser normal, existirem vários candidatos a uma mesma coisa. Isso penso chamar-se democracia. Grave são os que ficam de fora, ou que se acobardam, ficarem a chamar nomes aos outros. O que o PS fez em Tomar merece respeito, porque falta por aí, transparência e liberdade de participação.
Não gostam do candidato, se calhar também não é o que mais gostaria, mas não apareceram outros, ou acobardaram-se como o Cristóvão, e decidiu quem tinha que decidir.
É que metem impressão estes seguidores do marques, dizem-se tão independentes e estão sempre a falar no PS! Não percebem como se tornam ridículos.

03 novembro, 2008 19:19  
Anonymous Anónimo said...

Para 19,19: Bem sei que os resultados de português a nível local são o que são; mas julgava que a generalidade dos participantes neste blogue sabia pelo menos ler. Lamento profundamente que tal não seja o caso. Se o autor da mensagem indica que republicano, laico e socialista e que nun ca foi, não nem nunca será dos IPT, que o leva a pensar o contrário? Se calhar alguma ideia fixa. Ainda a respeito, não partilho a opinião de que o Cristóvão se acobardou. Para mim limitou-se a ter em conta a realidade política local. É pena que outros não façam o mesmo. Se ter opinião diferente não é ser dissidente no PS e no PSD, então que vos leva a crer que ninguém da CPC escreve neste blogue? O socialismo em Tomar estará por acaso a tornar-se numa religião intolerante?
Anselmo Anjos

03 novembro, 2008 19:40  
Anonymous Anónimo said...

"Não gostam do candidato, se
calhar também não é o que mais gostaria, mas também não apareceram outros." 19H19
Já está a construir uma realidade virtual à sua medida, ou quê? Então não apareceram outros? Os outros três eram apenas fantasmas, palhaços pagos, ou quê? Explique-se, por favor, e já agora seja franco e aproveite o anonimato garantido. Diga-nos lá quem é aquele ou aquela de que mais gostaria. Ou está desde já a tentar sacudir a água do capote, prevendo o desastre que serão para o PS tomarense as autárquicas de Outubro próximo? Se assim for, compreende-se, mas então o melhor é dizer as coisas com frontalidade, em vez de andar a tentar nadar em potes de iogurte e a baralhar quem o lê sem proveito para ninguém, não é assim?

03 novembro, 2008 19:55  
Anonymous Anónimo said...

O Sr.Carlos Carrão, pelo que se vai ouvindo já tem dados concretos do estudo de opinião encomendado.

Fica em segundo, destacando-se completamente da penetração do Dr.Ivo Santos, que era o que mais votos perdia para Arq.Victorino e Dr.Pedro Marques.

Surpreendentemente só se Carlos Carrão fosse o candidato do PSD é que o Dr.Pedro Marques conseguia empatar com o Arq.Victorino.

O estudo foi realizado antes de ser público o afastamento do Sr.Rosa Dias dos IPT.

O Dr.Corvelo está bem colocado em todos os cenários, pelo que em breve o Presidente da Distrital, o Deputado Vasco Cunha, oficializará a recandidatura do actual Presidente da Câmara de Tomar.

Outra novidade é a de que o Sr.António Rodrigues deixará de ser o candidato à Junta de Sta. Maria, sendo substituído pelo Sr. Mário Santos. Os IPT concorrerão pela primeira vez nesta Junta, apresentando o Sr.Júlio Ribeiro, do Tribunal e ex-candidato do PSD à Junta de FFeguesia de Alviobeira. Quanto ao PS, nada se sabe.

Em S.João Baptista é dado como certo que o Prof.Acácio continua, fazendo alterações substanciais na sua equipa. O clã Madureira irá ser promovido,com o Director do Cidade de Tomar a integrar a lista para a Vereação e o seu sobrinho, Francisco Madureira, a ir directo para a Assembleia Municipal.


O informador

É MESMO DES-INFORMAÇÃO. MAS CONTINUEM QUE ESTÁ GIRO

03 novembro, 2008 21:46  
Anonymous Anónimo said...

Efeitos colaterais
A propósito do BPN, bem pode Vítor Constâncio defender que a supervisão bancária não implica ser "polícia dos bancos".
A verdade é que não é fácil entender como é que podem ter passado despercebidas e sem investigação situações tão graves como o desvio de milhões e milhões de euros para um obscuro banco sediado em Cabo Verde ou o mistério das taxas de remuneração de depósitos bastante acima da concorrência, além dos rumores que desde há muito imputavam ao BPN a suspeita de negociatas várias.
Depois do caso do BCP, dificilmente o dossier do BPN deixará de questionar a eficácia do BdP na regulação do sistema bancário.
[Publicado por Vital Moreira]

03 novembro, 2008 22:14  
Anonymous Anónimo said...

Atirar areia para os olhos
Em mais um "sound byte" para a bancada, o líder parlamentar do PSD veio acusar o PS de ter um projecto de "capitalismo de Estado" ou de "neo-socialismo", por coincidência após a nacionalização de emergência do BPN.
Pensará, porventura, Paulo Rangel que com uma tirada destas consegue fazer esquecer o envolvimento de muitas gradas figuras do PSD na fraude pegada que é a história do dito banco? Ou estará somente a tentar desviar a atenção da evidente deriva neoliberal do PSD desde há vários anos, que agora o leva a ver "neo-socialismo" na simples fidelidade do PS ao projecto de Estado social e de Estado regulador que há muito é o seu?
[Publicado por Vital Moreira]

03 novembro, 2008 22:16  
Anonymous Anónimo said...

Ama mesmo o Vital Moreira, o escolástico de Coimbra, o sacerdote escrina do poder, o representante do funcionalismo público deste Estado ladrão e corrupto. Podia dar-lhe para pior.

03 novembro, 2008 22:31  
Anonymous Anónimo said...

Essa do Pedro Marques só conseguir empatar com o Victorino se for o Carrão o candidato do PSD, é só para baralhar, para apalpar ou para desculpar?

03 novembro, 2008 22:40  
Anonymous Anónimo said...

Nacionalizar os podres da banca?


Concordo que o governo intervenha evitando o colapso da banca portuguesa mas receio que esta intervenção seja aproveitada pela banca para transferir para o Estado os seus prejuízos e para beneficiar de condições vantajosas no acesso ao crédito internacional para, dessa forma, obter mais prejuízos. A nacionalização do BPN e a recente afirmação do presidente do BCP de que poderia recorrer às garantias do Estado mesmo que não houvesse dificuldades do crédito mas se essa garantia lhes permitisse obter dinheiro a custos vantajosos.

A verdade é que os bancos não estão a perder dinheiro e a redução dos lucros deve-se muito mais às perdas nas suas carteiras de acções do que da exploração. Isso significa que outras empresas que estão a ser penalizadas pela queda das bolsas também poderiam ter direito à ajuda do Estado.

A nacionalização do BPN nada tem que ver com a crise financeira, as dificuldades do banco já se eram públicas antes desta crise que apenas veio a complicar a situação. O Estado intervém com o argumento de salvar os seus poucos depositantes e é bem capaz de ser verdade, os verdadeiros beneficiários dos prejuízos do banco tiveram tempo para colocarem o seu dinheiro a salvo deixando o banco entregue aos depositantes mais incautos e ao Estado. O próprio Dias Loureiro já deu a saber que há muito que tinha retirado o seu dinheiro do banco. Quantos mais o retiraram nos últimos meses?

Não concordo inteiramente com Louça ao propor que a ajuda do banco tenha como contrapartida a descida dos juros, mas fez sentido questionar se esta ajuda vis o seu colapso ou se servirá para os bancos obterem lucros maiores. Se assim é Francisco Louça tem razão. A verdade é que os nossos bancos nunca evidenciaram preocupações nacionalistas ou sociais na sua gestão, conseguiram lucros à custa de taxas de juros reais elevadas e da proletarização dos seus funcionários, e sempre que apareceu uma boa oportunidade de venda a estrangeiros os nossos banqueiros venderam os bancos.

Ajudar os banco sim, mas que isso não signifique uma ajuda directa aos seus lucros e sem contrapartidas. Se assim não for corremos o risco de ver o Estado nacionalizar os podres da banca, ajudar os mais competitivos a aumentar os seus lucros e quando tudo estiver bem os nossos banqueiros vendem os bancos ao melhor preço ao mesmo tempo que pedem uma audiência a Cavaco Silca para que este interceda em defesa da localização em Portugal dos centros de decisão.

Num país onde todos os anos encerram milhares de empresas, em que quase diariamente assistimos ao encerramento de empresas não acontecerá nada demais se um banco mal gerido for à falência. É evidente que isso é um risco para o sistema bancário, mas isso não pode servir de chantagem sobre os contribuintes. Se é bom que as empresas menos competitivas e mal geridas encerrem isso também é verdade para os bancos.

Em Portugal já encerraram empresas mais necessárias ao país do que o BPN.


O Jumento

03 novembro, 2008 22:44  
Anonymous Anónimo said...

Está mesmo a ficar encolhido o pessoal PS. Já gastaram o pouco latim que sabem? Já não conseguem perceber a complexidade dos comentários sobre o PS? Estavam preparados pelo Luis para se oporem apenas aos IPT? Não têm argumentos para responder? Vão finalmente mudar de estratégia? E de táctica? Eu aguardo, tu aguardas, ele e ela aguarda...

03 novembro, 2008 22:46  
Anonymous Anónimo said...

Agora até temos no blogue um Jumento especialista de micro e de macroeconomia, para mais apoiante declarado do sacerdote Louçã, cuja má-fé em matéria económica não escapa a ninguém realmente interessado pelo coisa. Que o Alegre e o Jerónimo debitem argoladas sobre economia, não espanta, porque um é poeta e o outro não entende o que está a dizer e lhe foi escrito por outros. Agora o Louçã que é mestre da disciplina... Este país é um espanto e esta terra uma pérola rara!

03 novembro, 2008 22:55  
Anonymous Anónimo said...

As citações do Vital e outras coisas e tal só servem para tentar iludir papalvos e/ou para confortar militantes desamparados. Os participantes deste blogue já terão percebido há algum tempo a táctica dos xuxas locais: quando há questões melindrosas a que não convém ou não se consegue responder, usam-se citações sem relação directa com a cidade ou o concelho, de forma a tentar baralhar para provocar confusão e induzir esquecimento. Não estaria mal visto se ninguém se apercebesse. Assim não passa de mais uma cachopice, como diria o outro.Embrulhem!

03 novembro, 2008 23:06  
Anonymous Anónimo said...

Anda tudo a gamar, estamos a ser comidos à canzana, pela esquerda e pela direita. Parte das benesses que o Governo anunciou ultimamente vão ser pagas com excedentes dos impostos, entre os quais os dos combustíveis que deviam ter baixado mais e não baixam e, quem sabe, com verbas dos fundos comunitários. São valores impressionantes, inéditos, em valor, na nossa história.

O Governo está cheio de massa, a D.G. do Tesouro cobre todos os desmandos, há gente que já devia estar presa, administradores que já deviam estar demitidos, estão a florescer pequenas bavieras pelo país à custa de dinheiro dos contribuintes, a imprensa está toda comprada e controlada. Há gente que nem naquela coisa que projecta a bola sabe pegar e gasta milhares de euros em equipamentos para jogar golf.

E é por isso que os oficiais das forças armadas estão a fazer ameaças veladas à democracia, querem parte do tesouro. Os Governos portugueses e os da Europa estão empenhados claramente em roubar ainda mais o povo para defender o capitalismo selvagem que se dedica agora a deitar mãos aos cofres públicos - apanhados com a mão na massa e não os levam de imediato a depor. Mas os da ralé... até levam a televisão, entram pelas suas barracas dentro, indiscriminadamente.

Até um capitalista português de sotaque madeirense denunciou esta pouca vergonha há bastante tempo´ para toda a gente ouvir.

Deixemo-nos de inventar "ronaldos" da política local e vamos escolher pessoas sérias.competentes, sérias, dedicadas, sérias com espírito de servir. Não permitir joguinhos da treta para ficar tudo na mesma.

O país está a saque. O país está a saque. Não se consegue ver? Não está à vista de todos?

Vamos escolher gente capaz que não esteja refém de interesses neste Estado corrupto que nada consegue controlar. Elas podem ser encontradas em todos os partidos. Os partidos não são clubes de futebol. Os governos que temos tido só se esforçam por distribuir esmolas e permitir enriquecimentos provocadores da dignidade de um país e de um povo. Quantas organizações particulares de apoio social e outras andam por este país fora a pedir esmolas para o seu trabalho social absolutamente necessário?

A protecção aos bancos não é para defender o povo. Que o diga Cadilhe que não quer a nacionalização do BPN, queria a massa para cobrir os ladrões que o dirigiram.

Neste país é possível andar meses a denunciar uma adolescente nas televisões, com a sua imagem pela posse do seu telemóvel, o PGR intervir a pedir legislação para punir alunos mal comportados e não consegue reunir provas para castigar estes ladrões do erário público.

Arre porra! Discuta-se o que nos está a .... a todos a cada segundo que passa.

Como é possível que a administração local tenha dívidas de 1.500 milhões de euros? O que é isto? Mas o que é isto? E muitos vão ser reeleitos, imagine.se!

03 novembro, 2008 23:52  
Anonymous Anónimo said...

PODE OBAMA PERDER NA SECRETARIA?

«Arevolução americana (1776-87) legou ao mundo algumas heranças fundamentais para a arte de governar nos sistemas políticos modernos: a existência de uma Constituição escrita e produzida através da uma assembleia constituinte eleita para o efeito (a "convenção constitucional"); a "carta dos direitos" fundamentais dos cidadãos; a separação institucional de poderes e, através dela, a ideia do controlo mútuo dos órgãos do poder político; a justiça constitucional; o federalismo. Tratou-se de inovações fundamentais pelo seu carácter pioneiro e pelo seu impacto e difusão mundiais.

Apesar daquele extraordinário legado, o sistema americano tem algumas características (dificuldades de inscrição nos cadernos eleitorais, votação em dia útil da semana, "chapeladas", muitos votos perdidos por efeito do método maioritário, etc.) que não só desincentivam a participação dos cidadãos como podem ter "efeitos patológicos" na conversão de votos em mandatos (o candidato mais votado pode não ser o eleito). Ensina a mais elementar humildade democrática e a imprescindível prudência analítica que não há nunca vencedores antecipados numa eleição democrática. Ou seja, embora seja altamente provável a eleição de Obama, há alguns elementos que podem levar a um volte-face de última hora. Adicionalmente, há alguns elementos no sistema institucional que podem não só potenciar um tal resultado como até, mesmo que Obama vença nas urnas, propiciar um "resultado patológico".

Como disse, uma das inovações fundamentais da revolução americana é o federalismo. Trata-se de um arranjo institucional para a partilha do poder em estados de grandes dimensões e/ou em sociedades muito heterogéneas. Tal mecanismo de partilha de poder implica que as minorias (constituintes) têm um poder muito superior àquele que lhes caberia se aplicássemos apenas a regra "um homem, um voto": a "representação desigual" leva à sua sobre-representação. No caso americano, tal passa pela existência de um "Congresso" com duas câmaras, a "Câmara dos Representantes" e o "Senado", desigualmente compostas mas com idênticos poderes na aprovação da legislação federal. Na primeira estão representados os cidadãos e cada estado tem um número de representantes proporcional ao número dos seus eleitores, embora nenhum possa ter menos do que um representante (regra que favorece os estados muito pequenos, como, por exemplo, o Alasca). No Senado, estão representados os cinquenta estados: cada um tem dois senadores, ou seja, os estados pequenos (minorias) estão altamente sobre-representados face aos grandes (maiorias). É o preço a pagar para manter unido um país com tal dimensão e heterogeneidade: caso contrário, os pequenos estados deixariam de contar, logo não teriam incentivos para se manter na federação.

O sistema de colégio eleitoral para a eleição do Presidente representa uma extensão do sistema federal. Eleito pelos cidadãos, o colégio é constituído por 538 elementos que depois elegerão o Presidente. Cada estado tem um número de membros no colégio igual à soma dos seus membros nas duas câmaras do Congresso. Naturalmente, estes traços sobre-representam os pequenos estados na eleição do Presidente. Mais, tais mecanismos podem levar a que o candidato com mais votos perca as eleições. Parece-me difícil reformar a "representação desigual" sem que os pequenos estados deixem de contar na eleição do Presidente. Mas há um outro elemento, esse sim reformável sem pôr em causa o federalismo, que é raramente referido (na imprensa portuguesa) mas que é determinante para um eventual "desfecho patológico". É a aplicação da regra da maioria para a determinação de quem ganha todos (!) os membros do colégio eleitoral em cada estado. Por exemplo, a Florida, onde Obama está à frente com uma pequena margem, tem 27 lugares no colégio eleitoral. Mas se Obama (ou McCain) acabar por perder aí, o vencedor terá direito a todos os membros do colégio e o candidato perdedor verá todos os seus votos desperdiçados (mesmo que tenha apenas menos 1 voto, em vários milhões, do que o vencedor). Se se aplicasse uma regra proporcional para distribuir os membros do colégio eleitoral pelos candidatos seria possível preservar o elemento federal e, simultaneamente, limitar bastante os seus potenciais "efeitos patológicos". Mais, estimular-se-ia a participação dos cidadãos porque deixaria de haver tantos votos que não contam para nada: todos os votos no(s) candidato(s) perdedor(es) em cada estado.

Mas, afinal, Obama pode perder na secretaria ou não? Segundo o sítio Real Clear Politics (em 31/10/08), baseado em médias de várias sondagens estaduais, Obama está muito à frente de McCain: ganharia "seguramente" (lidera com 10 por cento de vantagem ou mais) ou quase (lidera com 5 a 10 por cento de vantagem) em vários estados, o suficiente para conseguir 311 votos no colégio (a vitória obtém-se com 270). Porém, embora seja improvável, Obama pode perder alguns dos estados que parecem "seguros" ou quase. Primeiro, porque o voto em Obama pode estar sobrestimado se, para encobrir um eventual preconceito racial, muitos eleitores não estiveram a revelar o seu verdadeiro sentido de voto. Segundo, Obama tem um grande apoio entre as camadas mais jovens, usualmente mais abstencionistas, que, se não afluírem em número suficiente às urnas, poderão penalizá-lo. Terceiro, se ocorrer algum evento inesperado que venha dar vantagem a McCain (por exemplo, um atentado terrorista). Quarto, há nos EUA um historial de "chapeladas" (fraudes e expedientes semelhantes) de todo o tipo que podem subverter o voto popular (sobretudo se este for renhido) em estados cruciais. Mesmo que apenas alguns destes efeitos se verifiquem, poderão ser suficientes para aproximar as votações nos dois candidatos e propiciar uma derrota na secretaria (ao candidato com mais votos).» [Público assinantes]PODE OBAMA PERDER NA SECRETARIA?

«Arevolução americana (1776-87) legou ao mundo algumas heranças fundamentais para a arte de governar nos sistemas políticos modernos: a existência de uma Constituição escrita e produzida através da uma assembleia constituinte eleita para o efeito (a "convenção constitucional"); a "carta dos direitos" fundamentais dos cidadãos; a separação institucional de poderes e, através dela, a ideia do controlo mútuo dos órgãos do poder político; a justiça constitucional; o federalismo. Tratou-se de inovações fundamentais pelo seu carácter pioneiro e pelo seu impacto e difusão mundiais.

Apesar daquele extraordinário legado, o sistema americano tem algumas características (dificuldades de inscrição nos cadernos eleitorais, votação em dia útil da semana, "chapeladas", muitos votos perdidos por efeito do método maioritário, etc.) que não só desincentivam a participação dos cidadãos como podem ter "efeitos patológicos" na conversão de votos em mandatos (o candidato mais votado pode não ser o eleito). Ensina a mais elementar humildade democrática e a imprescindível prudência analítica que não há nunca vencedores antecipados numa eleição democrática. Ou seja, embora seja altamente provável a eleição de Obama, há alguns elementos que podem levar a um volte-face de última hora. Adicionalmente, há alguns elementos no sistema institucional que podem não só potenciar um tal resultado como até, mesmo que Obama vença nas urnas, propiciar um "resultado patológico".

Como disse, uma das inovações fundamentais da revolução americana é o federalismo. Trata-se de um arranjo institucional para a partilha do poder em estados de grandes dimensões e/ou em sociedades muito heterogéneas. Tal mecanismo de partilha de poder implica que as minorias (constituintes) têm um poder muito superior àquele que lhes caberia se aplicássemos apenas a regra "um homem, um voto": a "representação desigual" leva à sua sobre-representação. No caso americano, tal passa pela existência de um "Congresso" com duas câmaras, a "Câmara dos Representantes" e o "Senado", desigualmente compostas mas com idênticos poderes na aprovação da legislação federal. Na primeira estão representados os cidadãos e cada estado tem um número de representantes proporcional ao número dos seus eleitores, embora nenhum possa ter menos do que um representante (regra que favorece os estados muito pequenos, como, por exemplo, o Alasca). No Senado, estão representados os cinquenta estados: cada um tem dois senadores, ou seja, os estados pequenos (minorias) estão altamente sobre-representados face aos grandes (maiorias). É o preço a pagar para manter unido um país com tal dimensão e heterogeneidade: caso contrário, os pequenos estados deixariam de contar, logo não teriam incentivos para se manter na federação.

O sistema de colégio eleitoral para a eleição do Presidente representa uma extensão do sistema federal. Eleito pelos cidadãos, o colégio é constituído por 538 elementos que depois elegerão o Presidente. Cada estado tem um número de membros no colégio igual à soma dos seus membros nas duas câmaras do Congresso. Naturalmente, estes traços sobre-representam os pequenos estados na eleição do Presidente. Mais, tais mecanismos podem levar a que o candidato com mais votos perca as eleições. Parece-me difícil reformar a "representação desigual" sem que os pequenos estados deixem de contar na eleição do Presidente. Mas há um outro elemento, esse sim reformável sem pôr em causa o federalismo, que é raramente referido (na imprensa portuguesa) mas que é determinante para um eventual "desfecho patológico". É a aplicação da regra da maioria para a determinação de quem ganha todos (!) os membros do colégio eleitoral em cada estado. Por exemplo, a Florida, onde Obama está à frente com uma pequena margem, tem 27 lugares no colégio eleitoral. Mas se Obama (ou McCain) acabar por perder aí, o vencedor terá direito a todos os membros do colégio e o candidato perdedor verá todos os seus votos desperdiçados (mesmo que tenha apenas menos 1 voto, em vários milhões, do que o vencedor). Se se aplicasse uma regra proporcional para distribuir os membros do colégio eleitoral pelos candidatos seria possível preservar o elemento federal e, simultaneamente, limitar bastante os seus potenciais "efeitos patológicos". Mais, estimular-se-ia a participação dos cidadãos porque deixaria de haver tantos votos que não contam para nada: todos os votos no(s) candidato(s) perdedor(es) em cada estado.

Mas, afinal, Obama pode perder na secretaria ou não? Segundo o sítio Real Clear Politics (em 31/10/08), baseado em médias de várias sondagens estaduais, Obama está muito à frente de McCain: ganharia "seguramente" (lidera com 10 por cento de vantagem ou mais) ou quase (lidera com 5 a 10 por cento de vantagem) em vários estados, o suficiente para conseguir 311 votos no colégio (a vitória obtém-se com 270). Porém, embora seja improvável, Obama pode perder alguns dos estados que parecem "seguros" ou quase. Primeiro, porque o voto em Obama pode estar sobrestimado se, para encobrir um eventual preconceito racial, muitos eleitores não estiveram a revelar o seu verdadeiro sentido de voto. Segundo, Obama tem um grande apoio entre as camadas mais jovens, usualmente mais abstencionistas, que, se não afluírem em número suficiente às urnas, poderão penalizá-lo. Terceiro, se ocorrer algum evento inesperado que venha dar vantagem a McCain (por exemplo, um atentado terrorista). Quarto, há nos EUA um historial de "chapeladas" (fraudes e expedientes semelhantes) de todo o tipo que podem subverter o voto popular (sobretudo se este for renhido) em estados cruciais. Mesmo que apenas alguns destes efeitos se verifiquem, poderão ser suficientes para aproximar as votações nos dois candidatos e propiciar uma derrota na secretaria (ao candidato com mais votos).» [Público assinantes]

Parecer:

Por André Freire. André Freire.

04 novembro, 2008 09:34  
Anonymous Anónimo said...

Os militantes do PS tomarense irritam-se com as críticas, sobretudo o Luis. Na minha maneira de ver fazem mal. Se há tanta crítica, uma justa, outra nem tanto, aqui pelos blogues, isso indica que os cidadãos que as fazem ainda têm esperança de que os socialistas locais sejam dignos da história e do tempo que passa, tendo a coragem de alterar o que está mal e à vista de todos.Se assim não fosse, calavam-se, que dava menos trabalho. Olhem para o PSD local. Quem os critica? Praticamente ninguém. Considera-se que está morto e aguarda-se o funeral, grandioso de preferência.

A velha senhora indigna

04 novembro, 2008 09:45  
Anonymous Anónimo said...

Essa do Obama perder ou ganhar vem mesmo a matar! Andam a brincar connosco ou quê? Tenham vergonha! Numa terra que é uma montanha de problemas, têm a lata de ocupar espaço considerável aqui do blogue só para distrair daquilo que é fundamental para os tomarenses? Gente reles ou desmiolada, é o que é! Quer o Obama ganhe, quer perca, o que é que nós lucraremos com isso aqui nas margens do Nabão? Esmolas dos americanos?! Já nem há que chegue para os pobres deles...
A política local não é como o futebol, o desporto em geral ou a política internacional. A atitude e a actuação dos cidadãos conta e conta muito. Basta ver o caso tomarense. Como os eleitores se interessam mais por futebol, desporto, comes e bebes, passeios, tinto e palmadas nas costas, OS RESULTADOS ESTÃO À VISTA DE TODOS.Mas não há piores cegos do que aqueles que não querem ver.

A velha senhora indigna

04 novembro, 2008 09:58  
Anonymous Anónimo said...

Afinal o PSD ainda mexe:

De anónimo, ao que parece bem informado.


O Sr.Carlos Carrão, pelo que se vai ouvindo já tem dados concretos do estudo de opinião encomendado.

Fica em segundo, destacando-se completamente da penetração do Dr.Ivo Santos, que era o que mais votos perdia para Arq.Victorino e Dr.Pedro Marques.

Surpreendentemente só se Carlos Carrão fosse o candidato do PSD é que o Dr.Pedro Marques conseguia empatar com o Arq.Victorino.

O estudo foi realizado antes de ser público o afastamento do Sr.Rosa Dias dos IPT.

O Dr.Corvelo está bem colocado em todos os cenários, pelo que em breve o Presidente da Distrital, o Deputado Vasco Cunha, oficializará a recandidatura do actual Presidente da Câmara de Tomar.

Outra novidade é a de que o Sr.António Rodrigues deixará de ser o candidato à Junta de Sta. Maria, sendo substituído pelo Sr. Mário Santos. Os IPT concorrerão pela primeira vez nesta Junta, apresentando o Sr.Júlio Ribeiro, do Tribunal e ex-candidato do PSD à Junta de FFeguesia de Alviobeira. Quanto ao PS, nada se sabe.

Em S.João Baptista é dado como certo que o Prof.Acácio continua, fazendo alterações substanciais na sua equipa. O clã Madureira irá ser promovido,com o Director do Cidade de Tomar a integrar a lista para a Vereação e o seu sobrinho, Francisco Madureira, a ir directo para a Assembleia Municipal.


O informador


O que este informador não explica é como é que Rosário Simões se mantém no filme, se Sandra Mata entra na Vereação ou não.

Parece ser verdadeira a especulação que me contaram a semana passada que Pedro Marques já endereçou três convites a colegas seus advogados, de renome, para irem na lista com ele e que terão recusado. Ele próprio confidenciou a pesssoa próxima que "lá tenho de levar o João Simões".

Não vão tempos fáceis para estar na política, ao que parece. E Tomar que se dane.

04 novembro, 2008 10:43  
Anonymous Anónimo said...

A Sandra Mata bem pode esperar.
Mesmo que vá na lista, nunca será eleita.
Porque se o PSD ganhar não elege mais de três e vai ser arrasca.
Esperem para ver.
Acredito que o PSD vai perder as próximas eleições autárquicas.
Ainda há muitas surpresas para acontecerem. Vitorino, Carrão, Corvelo e Pedro Marques ainda vão ter que engolir alguns sapos.
Em política tudo pode acontecer.
E há gente a trabalhar na sombra. Gente credível que irá aparecer com uma grande lista, sobejamente conhecida de toda a gente. Essa sim é que vai ganhar.
Esperemos para ver!
Quanto à Rosário Simões, ela existe?? É que não se dá por isso!

O Mingas

04 novembro, 2008 10:55  
Anonymous Anónimo said...

Quem, o Tó CArvalho!?

04 novembro, 2008 11:02  
Anonymous Anónimo said...

Pois não, não se dá por ela e é bom sinal. Mas na verdade é ela que mantém aquilo tudo a andar. Se lá não estivesse...É assim como a nossa saúde, também só se dá por ela quando já a não temos.

Jerónimo Foice

04 novembro, 2008 11:57  
Anonymous Anónimo said...

Ó sr. Informador! É tudo mentira! A sondagem ainda nem sequer acabou. Só depois é que vão analisar os resultados. As suas fontes jorram informações inquinadas. Assim não vale.

Alguém da CPC do PSD

04 novembro, 2008 12:02  
Anonymous Anónimo said...

23:52,

Completamente de acordo.
O reino está podre. O país é uma miragem. Tomar é um pântano. Os políticos há muito deixaram de se interessar pela "polis". É um "salve-se quem puder". Todos roubam todos. A populaça é roubada sem dó nem piedade. A polícia rouba os ladrões. Os políticos roubam a polícia e agora vem a tropa querer roubar a parte dos políticos.
Vamos continuar a ser trucidados por impostos e taxas. As dívidas do Estado não param de aumentar. Temos o país endividado até 2100. Os nossos netos que se preparem. Somos pobres. Mas queremos fazer de ricos. Por isso queremos muitos campos de golfe e condomínios com vista de mar. Mais valia criarmos áreas de pic-nic para pousarmos os garrafões. Pelos menos poupávamos uns trocos. Ainda falam da Islândia... Nós estamos piores. Temos é a vantagem de estar com o Euro na moeda única.
Não temos dinheiro para nada mas continuamos com obras faraónicas. Não temos dinheiro para remendar estradas nacionais, mas queremos auto-estradas novas. Não temos dinheiro para reparar os vidros paridos em escolas primárias, mas construímos escolas básicas de raiz com comodidades que ofuscam as escolas nórdicas. Somos campeõs das desigualdades sociais. Mas asseguramos um rendimento mínimo a quem não quer trabalhar. E quanto ao ambiente. Bem esse desapareceu da lista das prioridades do Sócrates. O recente DL 166/2008 promete ser uma machadada na Reserva Ecológica nacional (REN), com o Estado a lavar as mãos e a recusar toda e qualquer responsabilidade. Estamos habituados. Não temos governantes. Temos bailarinas, que dançam o vira consoante o vento.
Os xulos abundam nas ruas deste país. Talvez porque as prisões estão cheias. Talvez porque ninguém condene a normalidade.
As testemunhas de Jeová gritam o fim do mundo. Estão erradas. É apenas o fim de uma civilzação que tinha o homem como ser inteligente.

04 novembro, 2008 13:31  
Anonymous Anónimo said...

"
Parece ser verdadeira a especulação que me contaram a semana passada que Pedro Marques já endereçou três convites a colegas seus advogados, de renome, para irem na lista com ele e que terão recusado. Ele próprio confidenciou a pesssoa próxima que "lá tenho de levar o João Simões".

Não vão tempos fáceis para estar na política, ao que parece. E Tomar que se dane.
"

João Simões em número dois?...
De facto a política tomarense está mesmo mal e desacreditada. Antes o Rui dos sapatos. Pelo menos esse não anda nos blogues armado em cão de fila. Ou será vira-lata rafeiroso?...

04 novembro, 2008 13:37  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito nessa dos convites a 3 advogados. Para isso tinha o antigo servente Mourão, que ainda está vivo. Mas pode ser verdade que enquanto os IPT não explicarem como deve ser a saída do Rosa Dias, vão ter muitas dificuldades para recrutar companheiros de lista e aderentes/eleitores. Essa da retirada por causa de estar com os netos, não conseguiu enganar ninguém. Até os netos e a Fátima estão com dúvidas!

04 novembro, 2008 14:29  
Anonymous Anónimo said...

Ó Luis, larga as calças do Marques! Chiça que já é pior que uma mania! Parece uma verdadeira doença.Sendo o ódio uma das formas do amor, se estás bem lá no íntimo apaixonado por ele, ganha coragem e declara-te. Deixa de andar aqui a titilar os guizos ao pessoal...que os tenha, bem entendido! Percebeste?

04 novembro, 2008 14:35  
Anonymous Anónimo said...

"
Não acredito nessa dos convites a 3 advogados
"

Pois. Até parece que é preciso ter um curso de direito para ser político nos IpT...
O que nos vale é que Deus gosta de escrever por linhas tortas.

04 novembro, 2008 16:32  
Anonymous Anónimo said...

Depois de muito tempo de reflexão, decidi: vou votar em Pedro Marques.

A este já eu conheço bem.

04 novembro, 2008 16:33  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente pelo facto de já o conhecer bem é que me recuso a votar nele.
Mais depressa votaria no espantalho chamado Corvelo...

04 novembro, 2008 16:56  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu votava PS se o cabeça de lista fosse o Luís.

04 novembro, 2008 17:14  
Anonymous Anónimo said...

Para 16H33:«A este já eu conheço bem" Olhe que não! Olhe que não! Parece que até a mãe dele diz às vizinhas que já não conhece o filho que criou, tá você a ver! E se calhar é até provável que você nem se quer se conheça a si próprio. Já dizia o filósofo clássico "Conhece-te a ti próprio." O mesmo que afirmou "Só sei que nada sei e mesmo assim já sei alguma coisa". Em conclusão, vote lá em quem quiser mas arranje outra argumentação para se autodesculpar.

A velha senhora indigna

04 novembro, 2008 19:00  
Anonymous Anónimo said...

Para quem gosta de "sangue" sem mortos nem feridos, como na TV, bora a Vamosporaqui, o blogue do Luis Ferreira. Num post com data de ontem volta a desancar no Pedro Marques sem dó nem piedade, mas desta vez numa prosa muito mais escolhida e elegante. Diga-se o que se disser, goste-se ou odeie-se o personagem, temos ali um excelente polemista e um futuro político de grande craveira. Comete erros monumentais, como a escrita do ataque anterior,ou a "recente" escolha do cabeça de lista? E daí? Quem é que nunca comete erros? Erro crasso e indesculpável é não emendar erros anteriores, quando é possível. O post de ontem demonstra bem que o Luis Ferreira aprende com os seus erros e aprende depressa. Fico contente porque é bom para ele e é bom para o concelho. Porque já vai sendo tempo de os tomarenses compreenderenm que sem políticos de qualidade não vão a lado nenhum. E um político leva muitos anos a fazer-se na prática quotidiana, pois não há escolas para formar políticos.
A mania de tentar deitar abaixo todos os que se dedicam ou tentam dedicar à política só nos tem prejudicado, sendo a principal causa da triste situação em que nos encontramos, porque os bons singram sempre e não têm pachorra nenhuma para aturar os tomarenses.Por isso dão corda aos sapatos. A cidade é linda, o Convento uma maravilha, mas a maioria dos tomarenses, valha-nos Deus que bem pode! E sei do que estou falando. Sou tomarense!

Jerónimo Foice

04 novembro, 2008 19:19  
Anonymous Anónimo said...

O Luis Ferreira, politico de qualidade?
Não haja dúvida que a qualidade anda mesmo por baixo.
A qualidade desse senhor tem sido demonstrada nos diferentes lugares que vem ocupando, com realce para as funções que por várias vezes já exerceu como adjunto do Sr. Governador Civil.
É por aí comentado as ligações que ele estabeleceu entre o Governo Civil, há uns anos atrás, com uma sua empresa instalada em Tomar.
Fala-se em rendas e em publicidade, pelo que era bom que ele esclarecesse o assunto, que ao que se sabe de ético nada tinha.
Profissional da politica é ele, quanto ao resto deixa muito a desejar.

04 novembro, 2008 19:44  
Anonymous Anónimo said...

Não li o artigo do Luis Ferreira, mas não é surpresa que ele venha agora atacar o Pedro Marques, pois já todos percebemos que é o alvo preferencial do adjunto, ou não fosse ele aquele que lhe poderá fazer frente e que poderá reduzir uma vez mais o PS de Ferreira & Cristovão e agora também de Vitorino a uma derrota humilhante nas próximas autárquicas.
Mas, gostava que esse adjunto nos explicasse porque é que em finais de 2004, decidiu em conjunto com a JS, homenagear o Pedro Marques?
Em 2004 justificava-se a homenagem e agora ataca-se de forma despudorada o homem, referindo periodos anteriores?
Porque será?

04 novembro, 2008 19:52  
Anonymous Anónimo said...

Já não há vergonha, agora até a mãe do Pedro Marques é chamada à liça.
Como se alguém acredita que a mãe do Pedro Marques diga que já nem conhece o filho.
Não haja dúvida que se entrou numa de vale tudo.
Essa velha senhora indigna, tem o nome com ela e devia era enxergar-se e ter vergonha.
Lamentável o que se passa neste blogue.

04 novembro, 2008 19:57  
Anonymous Anónimo said...

Antes de ires p´rá cama

VOTA OBAMA!

04 novembro, 2008 21:20  
Anonymous Anónimo said...

"Que já nem conhece o filho que criou", em vez de "que já nem conhece o filho". Quem esteja um pouco acima do português básico entende sem dificuldade a diferença, que é considerável, entre a frase original e a citação. Mas é pena que muito poucos conheçam suficientemente a língua que falam, e com isso arranjem confusões escusadas.
Até se percebe a reacção da senhora que afinal é a de milhares de outras mães: os filhos crescem e elas deixam de os conhecer tão bem, o que é natural. O que pretendi pôr em relevo foi a confessada ignorância de quem o conhece há dezenas de anos, e alguém que diz conhecê-lo bem. Se ofendi, lastimo e peço desculpa porque foi sem intenção.

A velha senhora indigna

04 novembro, 2008 23:02  
Anonymous Anónimo said...

Para 19H52:

Se calhar o melhor é ler o texto do Luis Ferreira, antes avançar por aí fora com a crítica-tractor, a atropelar a malta toda. Quem está fora dessas rivalidades, como eu, não acha que desta vez ele faça uma crítica despudorada. Limita-se a apontar uma situação real. Sobre a questão da homenagem e o antes e o depois, será preciso lembrar que, como escreveu o outro, "5 minutos antes de morrer, ainda estava vivo"? Se em 5 minutos mudou tudo, agora imagine em meses e anos...

Jerónimo Foice

04 novembro, 2008 23:11  
Anonymous Anónimo said...

Para 19H44:

Quantas vezes vieram já com essa lengalenga de insinuações? Que vos leva a nunca passarem daí? Se sabem realmente de algo punível por lei, avancem, desembuchem! Caso contrário, o melhor será meterem a viola no saco, porque a vossa música começa a ser conhecida e, como qualquer outra, não agrada a todos, longe disso.

Jerónimo Foice

04 novembro, 2008 23:18  
Anonymous Anónimo said...

"Lamentável o que se passa neste blogue."

Com o devido respeito, julgo que em vez de ser lamentável até tem a sua piada. É a chamada prática dos dois pesos e duas medidas. Se for para dizer mal do PS ou desancar nos seus dirigentes e militantes, tudo bem. Se, pelo contrário, for para criticar os IPT, sobretudo o seu lider, é lamentável. Acontece que realmente é lamentável, mas em termos de coerência de atitudes. Diz-me com quem andas, te direi quem és!

Anselmo Anjos

04 novembro, 2008 23:27  
Anonymous Anónimo said...

Esta agora da mãe do Pedro Marques dizer que já não conhece o filho é nova. Gostaria de ver a pessoa (pois é anónima/L.F.) que teve a coragem para escrever isto, dirigir-se há Sra. D. Lurdes, pessoa que é respeitada em toda a cidade e concelho, e dizerem-lhe isso. Façam politica suja com todas as pessoas que pertencem há mesma, não venham para aqui chamar quem nem quer saber de vós e das vossas intrigas.
E só mais uma coisa antes de virem para aqui escrever sobre a familia deste e daquele, lembrem-se da vossa familia.

Sou amigo da familia e muito amigo da Sra. em questão resolvi escrever visto o jornal Templário não ter eliminado todos os comentários relativos ao assunto.

António Jerónimo

05 novembro, 2008 00:10  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo das 19:44, Jorge Cosme / Luis Graça.

O aviso de que estão a pisar o risco já foi feito.
Convém não ultrapassar.
Os rectrovisores estão bem limpos?
Convém, quando se acelera muito, ver bem quem vem atrás, que pode ser que,

Vá lá, ganhem juizinho e sigam o Rosa Dias. Ide tratar da família, que pelo que se ouve dizer está bem carenciada.

O L.Graça já deve ter as condições para o RSI, se o pai entretanto não vendeu mais uma vinha para lhe pagar as dívidas que toda a vida fez nos devaneios.

O J.Cosme já o recebe, agora por via endovenosa, uma vez que tendo deixado os comprimidos, optou por outros aditivos na volta de Angola.

05 novembro, 2008 01:04  
Anonymous Anónimo said...

PSD em Tomar festeja vitória de Hussein Obama.

Se ele consegue vencer na América, também nós conseguimos em Tomar convencer o Carrão e o Ivo que o melhor para todos é Corvelo.

Sim, nós podemos!

Se ele consegue ser o líder da mais forte nação do mundo, também nós podemos esquecer as divergências, os ódios e as malandrices que fazemos uns aos outros.

Sim, nós podemos!

Se ele consegue por todo um país que não vota há décadas a votar, também nós podemos.

Sim, nós podemos!

YES, WE CAN!

Viva Obama, viva o pSD, viva Corvelo!

05 novembro, 2008 07:24  
Anonymous Anónimo said...

YES, WE CAN!

O problema não é ganhar a Câmara, que até pode ser uma tarefa fácil. O problema é saber o que se vai para lá fazer, além de mamar os ordenados e outras regalias, que é o que fazem exclusivamente os da actual maioria PSD E POR ISSO ESTÃO EM SÉRIO RISCO DE CAIREM DO CAVALO SEM SABER COMO NEM PORQUÊ.

Jerónimo Foice (Ceifa tudo a direito)

05 novembro, 2008 08:49  
Anonymous Anónimo said...

Para 01H04:

O seu tipo de mensagem, mesmo sem palavrões e com intuitos humorísticos, não é aceitável em Tomar em 2008. Deixe-se de ameaças que felizmente não estamos em Palermo, como deve saber, terra da máfia e dos palermitas.

Anselmo Anjos

05 novembro, 2008 08:54  
Anonymous Anónimo said...

Vá tomar os medicamentos, sr. cosme, que ainda não é desta que é estratega de uma campanha que ganhe.
Aproveite e guarde os epitáfios de palermo, que o meu amigo é que deve saber do que está a falar.
Se tem dúvidas, pode sempre ligar para quem o pode ajudar. Basta discar o 91 239 48 68 e marcar entrevista. Ele está lá para isso. Ah, mas você não precisa de marcar, desculpe. A proximidade e os métodos, ambições e frustrações são comuns, não é? Olhe, então tire uma senha e espere pela sua vez, como os outros e não se arme em chico esperto, que o tempo não está para isso.

05 novembro, 2008 09:23  
Anonymous Anónimo said...

MAS QUEM É QUE É ESTE COSME?

05 novembro, 2008 09:31  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente.
Até que enfim que temos um preto na casa branca. É bom para o ego do terceiro mundo. A partir de agora deixam de ser permitidas anedotas racistas de forma gratuita. Por outro lado, passa a ser amplamente difundido o humor negro.
O regime vai mudar. Mas talvez não tanto quanto os que esperavam pelas mudanças. O imperialismo norte-americano no mundo irá diminuir. Nada que não fosse expectável quando a nação mais influente se vê a braços com uma crise. No entanto os interesses económicos dos EUA continuarão a marcar a política externa. Haverá maiores contibuições financeiras para a FAO e a UNESCO. Quioto poderá ser relançado. Sobretudo para contentar o ex.vice-presidente Al Gore. Mas a América não é parva e distinguirá o importante do acessório. E tal como nos Balcâs, não tardará a apresentar a factura aos seus aliados europeus.
Obama ganhou. A Europa está contente. Mas não terá ganho nada com esta vitória democrata. Os EUA ameaçam fechar-se um pouco sobre si para arrumar a casa. E tal não será bom para a economia europeia. Durão Barroso que se cuide, pois corre o risco de não ser reeleito á frente da Comissão Europeia.

O Lacrau do Nabão

05 novembro, 2008 10:10  
Anonymous Anónimo said...

Já me confirmaram que o Carlos Carrão desistiu de se candidatar.

Corvelo só precisa agora de resolver o problema Ivo Santos.

Não é de estranhar que lhe façam o que foi feito ao seu ex-chefe Fidalgo.

Com a natural saída de Ivo, Victorino ganha força e apoiantes cada vez mais fortes dentro do PSD.

Ivo naturalmente virá a ser o substituto de Rosa Dias nos IpT.

05 novembro, 2008 10:15  
Anonymous Anónimo said...

Ivo em segundo na lista dos IpT, quando todas as sondagens lhe dão mais intenções de voto que Pedro Marques?
Olhe que não, olhe que não.
Se é para correr riscos, corre por si e não para a mão a outro.
Força Ivo, estamos contigo. E o pSD também estará contigo contra Curvelo.

05 novembro, 2008 11:26  
Anonymous Anónimo said...

se o ivo for para os Ipt é mais um para o marques se pendurar... ja nas ultimas eleições se pendurou no rosa dias...

05 novembro, 2008 12:27  
Anonymous Anónimo said...

Ao "Lacrau do Nabão - Eleição de Obama.

O seu comentario é caviloso. Nota-se alguma decepção escondida; é perverso.

A eleição de Obama é um grande feito da humanidade multicultural, é uma grande vitória da cultura democrática, pelo menos é para já um símbolo importante.

O povo americano, especialmente as suas novas gerações obtiveram uma enormíssima vitória.

O seu comentário expressa bem a doentia mentalidade de certos estratos da sociedade portuguesa,provinciana, interesseira, inculta, estúpida.

Com que então "um preto na Casa Branca"? Será que não consegue ver nisso uma vitória maravilhosa das sociedades?

Todos sabemos que a sua eleição não vai alterar as contradições entre as classes sociais. Quantos nas últimas dezenas de anos prometeram isso e se tornaram nos piores ditadores da história moderna?

Certos acontecimentos são de festa interior, para ser comemorada com inteligencia, até com lágrimas de uma alegria que só a cultura pode provocar. Não se arme em analista político de trazer por casa.

05 novembro, 2008 14:16  
Anonymous Anónimo said...

Ivo naturalmente virá a ser o substituto de Rosa Dias nos IpT.

PORREIRO, PÁ!

05 novembro, 2008 14:43  
Anonymous Anónimo said...

votas XUXXAS

VOTA ViT, HUG, HUG, LU e AB.

05 novembro, 2008 17:08  
Anonymous Anónimo said...

Para O Lacrau do Nabão,

Esqueceu-se de ser politicamente correcto. Portanto, nunca chegará a vereador nesta terra.

05 novembro, 2008 17:13  
Anonymous Anónimo said...

"
se o ivo for para os Ipt é mais um para o marques se pendurar... ja nas ultimas eleições se pendurou no rosa dias...
"

Por motivos óbvios o Marques não poderá nunca pendurar-se durante muito tempo em ninguém.

05 novembro, 2008 18:21  

Enviar um comentário

<< Home