quinta-feira, dezembro 25, 2008

DÊ-NOS A SUA OPINIÃO SOBRE A PONTE DO FLECHEIRO

A ponte do Flecheiro foi inaugurada na terça-feira, dia 23, ao fim da tarde numa cerimónia simples à qual assistiram largas dezenas de pessoas.
A presidir esteve Fonseca Ferreira, presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo e também presidente do Conselho de Administração da Sociedade Tomar Polis, entidade responsável pela obra.
A nova travessia custou cerca de 2,5 milhões de euros (500 mil contos) e foi inaugurada com quatro meses de atraso.
Imediatamente após a inauguração começaram a circular os automóveis pela nova ponte do Flecheiro.
Agora que a terceira travessia urbana de Tomar está concluída e aberta ao trânsito, é altura de os automobilistas dizerem de sua justiça.
“O Templário” desafia os leitores a manifestarem a sua opinião sobre a nova ponte. Escreva nos comentários do blog ou envie directamente para templario@mail.telepac.pt

.......................................................................................................................................................................
A agência Lusa lançou um take sobre a inauguração da ponte que a seguir transcrevemos:

Autarca de Tomar garante que inauguração da ponte do Flecheiro põe termo a décadas de espera
24.12.2008
A inauguração da terceira travessia do rio Nabão põe termo a "dezenas de anos de espera", disse ontem o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Corvelo de Sousa, garantindo a utilidade para a região da ponte do Flecheiro."Esta ponte foi uma obra difícil, complicada e tirada a ferros, mas julgo que ficou muito bonita e o que me dá mais satisfação é que, uma hora depois da abertura ao trânsito, já tem bastante afluência", afirmou o autarca, rematando: "Não há dúvida de que era mesmo precisa." A ponte rodoviária, entre as zonas do Flecheiro e o mercado tomarense, foi desenvolvida no âmbito do programa de requalificação urbana Polis, que abrange ainda "arranjos exteriores nas imediações da travessia também complicados, que deviam estar terminados e ainda não estão".
Nas imediações da nova travessia sobre o Nabão, que representa um investimento de 2,6 milhões de euros, está prevista a subida da altura das margens do rio entre um e 1,20 metros, de forma a resolver o problema das inundações na zona do Flecheiro. "Apesar disso, não podíamos manter a ponte fechada, à espera de uma cerimónia, sendo esta tão útil aos cidadãos", frisou o presidente da autarquia de Tomar.A nova infra-estrutura consiste num tabuleiro de três vãos, em betão armado e pré-esforçado, com uma extensão total de 71,5 metros e uma largura de 17 metros, e poderá tirar grande parte do trânsito que actualmente passa pela travessia que une o centro histórico à parte nova da cidade, construída nos anos 50 do século passado.

In http://jornal.publico.clix.pt/ (2008-12-24 - página 20)
.......................................................................................................................................................................
Jornal "O Templário"
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail:
templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt
http://o-templario.blogspot.com
http://otemplario.hi5.com

76 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma coisa que me custa a entender é o número de faixas. Duas para um lado e só uma para o outro. Em 1967 o eng.º Arantes e Oliveira inaugurou a ponte nova com quatro faixas. Mais de 40 anos depois será que temos menos carros? Será que não havia terreno para fazer quatro faixas na ponte do Flecheiro? O eng.º Paiva revelou que tem visão curta. O Marquês de Pombal e a av. da Liberdade é um bom exemplo de visão de futuro...

25 dezembro, 2008 10:37  
Anonymous Anónimo said...

O Eng. Arantes e Oliveira era tomarense e conhecia bem os seus conterrâneos. Por isso e por casa da "marreca" do lado do mercado, a ponte nunca foi oficialmente inaugurada, nem por ele nem por outro qualquer. O governo de então sabia que a ponte fora uma solução de recurso e que o projecto nem era para este rio, com ainda hoje é evidente para qualquer técnico. É só lá ir ver com atenção. Até previram duas marginais e/ou passagens para peões sob a ponte. Em 1967, andava o Paiva onde?

25 dezembro, 2008 11:18  
Blogger Rui Ferreira said...

A pressa em abrir a ponte, fez com que se negligenciassem os acessos, nomeadamente as sinalizações verticais...
A falta de rails de protecção na ligeira curva descendente, já perto da ARAL, vai originar problemas.
A faixa única ascendente, não é problema, O PROBLEMA é se ter assumido isso "em pedra" com o lancil baixo no solo. As três faixas com a possibilidade da REVERSÂO da central, isso sim seria acertado.
Nota-se finalmente, mas isso já toda a gente sabia, a necessidade de uma rotunda junto à ARAL.

25 dezembro, 2008 11:24  
Anonymous Anónimo said...

Mas a ponte é obra da Treta do Turismo? É que recebi e-mails e sms da Treta do Turismo a elogiar a obra e a convidar-me para a inauguração.

25 dezembro, 2008 11:36  
Anonymous Anónimo said...

Se o teimoso do paulino tivesse construído a ponte uns metros mais abaixo no padrão teria o apoio unânime cá da malta do burgo e não se verificavam estes (e outros futuros) problemas.
Mas o tipo jogou no "fórum" e em dar-lhe acessos e deu nisto.

Os e-mails do turismo são da autoria do seu vice-presidente Ex.mo Faria, que em propaganda e demagogia quer ser ainda melhor que os xuxas.

25 dezembro, 2008 12:17  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

25 dezembro, 2008 15:09  
Anonymous Anónimo said...

o manel faria convocou os tomarenses via sms para estarem na inauguração da ponte. que palhaço a mando do relvas. o psd no seu pior. estão a ver como o falso engenheiro está no lugar que está... e sem valor nenhum um ladrão enche o papo.

25 dezembro, 2008 15:11  
Anonymous Anónimo said...

OH FARIA O QUE É UM EXCURSIONISTA? E UM VISITANTE? E UM TURISTA? QUEM FAZ MAIS DORMIDAS POR PAÍS DE RESIDÊNCIA OFICIAL EM TOMAR? O ESPANHOL, O INGLÊS OU O ALEMÃO? E QUEM GASTA MAIS EM TOMAR? O ESPANHOL, O INGLÊS OU O ALEMÃO? E QUEM FAZ UMA ESTADIA MAIOR EM TOMAR? O ESPANHOL, O INGLÊS OU O ALEMÃO?


ENTÃO ARRUDAE E FARIA AS RESPOSTAS, PORRA!
QUE BURROS DUMA PORRA!
QUE CORRUPTOS DUMA PORRA!
QUE NOJO DE GENTE QUE NEM O NATAL PASSAM COM ELES!
ATÀ PEDRO MAQUES SER PRESIDENTE GARNATO QUE NEM QUE TEHA QUE FAZER SANGUE MAS NÃO DEIXO QUE ARRUDAS, FARIAS, RELVAS, DUPLOS-QUEIXOS, O MENINA, O VITORINO FAÇAM JOGO SUJO. SE O FIZEREM LEVAM CHUMBO! EU SEI QUE NÃO TÊM MEDO MAS PERTP DA MORTE TODOS TEMOS SEUS VERMES

25 dezembro, 2008 15:57  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

25 dezembro, 2008 16:01  
Anonymous Anónimo said...

a campanha eleitoral tomarense vai ficar na história de portugal. eu trato de tudo (eu e a minha equipa)!!!!!


*Mega Massa Pro*

25 dezembro, 2008 16:02  
Anonymous Anónimo said...

AS PESSOAS PODEM ESCREVER NSETE BLOGUE SOBRE A PONTE PARA QUE ENVIAR UM RABISCO PARA UM MAIL?
QUE MÁ... IDEIA!
HÁ MOMENTOS TRISTES.
PASSEI NA PORRA DA PONTE E ESTÁ MUITO PERIGOSA. DEIXEM VIR AS CHEIAS QUE QUEO VER SE LÁ SE PASSA, EHEHEH.
Já agora aconselho o taco de snucher do carrão e do corvêlo a beberem uns batidos de mega massa pois parecem dois paus de virar tripas, seadof!!!
Três doses de mega massa para 750 cl de leite gordo pois estão muito seco... estes atrofiados.



*Mega Massa Pro*

25 dezembro, 2008 16:08  
Anonymous Anónimo said...

Ó Massinha.

Vai gritar para a tua rua.

Tu nem os piolhos que tens na cabeça matas.

E não, não sou doutorado mas para ti basta a quarta classe antiga.

25 dezembro, 2008 16:08  
Anonymous Anónimo said...

AS PESSOAS PODEM ESCREVER NEsTE BLOGUE SOBRE A PONTE PARA QUÊ ENVIAR UM RABISCO PARA UM MAIL?
QUE MÁ... IDEIA!
HÁ MOMENTOS TRISTES.
PASSEI NA PORRA DA PONTE E ESTÁ MUITO PERIGOSA. DEIXEM VIR AS CHEIAS QUE QUERO VER SE LÁ SE PASSA, EHEHEH.
Já agora aconselho o taco de snucker do carrão e do corvêlo a beberem uns batidos de mega massa pois parecem dois paus de virar tripas, seadof!!!
Três doses de mega massa para 750 cl de leite gordo pois estão muito seco... estes atrofiados. se quiserem dou-lhes a melhor marca do mercado internacional com instruções em português.



*Mega Massa Pro*

25 dezembro, 2008 16:10  
Anonymous Anónimo said...

Tens nome de conde mas és filho de dois deficientes e criado na casa pia. já viste o filme TAXIDERMIA? Então vê e depois falamos. Tens que ter a TVCINE mas não me parece que tenhas poder de compra no teu bugdet para comprares o pacote da cabo.
Vai doutorar-te e aparece. Se quiseres ensino-te a estudar e a pesquisar. Dou umas dicas gratuitas a infelizes. É a minha contribuição natalícia pois donativos nunca mais. A gente sabe bem para onde vai o dinheiro. O P8 e o subprime explicam os desvios de moeda escritural.
Eu sou burro e não percebo o que escrevo é só tanga, EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEEHEHEHEHEHEEHEHEHEEHEHEHEEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEH

*Mega Massa Pro* apoiante do grande e idolatrado O BURRO!

25 dezembro, 2008 16:17  
Anonymous Anónimo said...

Para bem da nossa saúde mental alguém consegue tirar o computador do manicómio ou interditar ao "massinha" a sua utilização.

25 dezembro, 2008 16:21  
Blogger Rui Ferreira said...

Entretanto, e sobre o assunto da Ponte do Flecheiro, tendo lá passado apenas duas vezes - uma para cima e outra para baixo - não pude deixar de notar o "arranjo urbanístico" feito às habitaciones da comunidade cigana..... Uns taipais de zinco e tá feito.
Já passei mais uma vez na Nuno Álvares Pereira, rumo à BP e pude sentir arrepios perante a falta de sinalização de via e de sentido..., ao menos no chão.... Na minha opinião é extremamente perigoso virar à esquerda rumo à nova ponte. Os semáforos não estão programado para gerir 4 acessos mas apenas 3 ( fica verde para quem vem de lisboa ao mesmo tempo que para quem vem da rotunda!!! (pareceu-me!) Estarei certo?

25 dezembro, 2008 18:03  
Anonymous Anónimo said...

"Para bem da nossa saúde mental alguém consegue tirar o computador do manicómio ou interditar ao "massinha" a sua utilização."



Caríssimo senhor porque não fazer a si próprio em particular e à humanidade em geral uma coisa positiva: desligar o seu computador também. Fariamos um favor a nós próprios pois também não estou para aturar velhos babados que não sabem nada da vida. Vá... desligue ou vá ao cinema ver Áustrália.
A inveja de ser mais inteligente, mas novo, de dominar assuntos mais actuais, de ter estudado nas melhores escolas e de cultivar o corpo é tramada quando estamos perante uma aberração. A luta é até ao fim... senhor até Pedro Marques ser de novo Alcaide de Tomar. Só mais uma coisa a DOIDEIRA é justamente com o seu Manuel Faria que esse sim é MALUCO: parece que só o arrudalho que rima com c...alho é que não quer ver. Morra senhor... morra senil.

*Mega Massa Pro*

25 dezembro, 2008 18:37  
Anonymous Anónimo said...

"Para bem da nossa saúde mental alguém consegue tirar o computador do manicómio ou interditar ao "massinha" a sua utilização."



Caríssimo senhor porque não fazer a si próprio em particular e à humanidade em geral uma coisa positiva: desligar o seu computador também. Fariamos um favor a nós próprios pois também não estou para aturar velhos babados que não sabem nada da vida. Vá... desligue ou vá ao cinema ver Austrália.
A inveja de ser mais inteligente, mas novo, de dominar assuntos mais actuais, de ter estudado nas melhores escolas e de cultivar o corpo é tramada quando estamos perante uma aberração. A luta é até ao fim... senhor... até Pedro Marques ser de novo Alcaide de Tomar. Só mais uma coisa a DOIDEIRA é justamente com o seu Manuel Faria que esse sim é MALUCO: parece que só o arrudalho que rima com c...alho é que não quer ver. Morra senhor... morra senil. Olhe ature os seus netos... ou melhor eles que o aturem seu... BURRO. O que é um quadrado perfeito? E um número irracional? E uma matriz não-singular? E a primitiva de 3X? E o que é um triângulo isósceles? O que é o Fordismo? O que é a taxa interna de rendibilidade? O que quer dizer TAEG? O que é um polímero e um inerte? Aposto que sabe o que é um vibrador!
Se souber responder às questões que lhe coloco vai morrer mais feliz ou não, não é.... IGNORANTE E BURRO AO CUBO.

*Mega Massa Pro*

25 dezembro, 2008 18:44  
Anonymous Anónimo said...

"Para bem da nossa saúde mental alguém consegue tirar o computador do manicómio ou interditar ao "massinha" a sua utilização."



Caríssimo senhor porque não fazer a si próprio em particular e à humanidade em geral uma coisa positiva: desligar o seu computador também. Fariamos um favor a nós próprios pois também não estou para aturar velhos babados que não sabem nada da vida. Vá... desligue ou vá ao cinema ver Austrália.
A inveja de ser mais inteligente, mas novo, de dominar assuntos mais actuais, de ter estudado nas melhores escolas e de cultivar o corpo é tramada quando estamos perante uma aberração. A luta é até ao fim... senhor... até Pedro Marques ser de novo Alcaide de Tomar. Só mais uma coisa a DOIDEIRA é justamente com o seu Manuel Faria que esse sim é MALUCO: parece que só o arrudalho que rima com c...alho é que não quer ver. Morra senhor... morra senil. Olhe ature os seus netos... ou melhor eles que o aturem seu... BURRO. O que é um quadrado perfeito? E um número irracional? E uma matriz não-singular? E a primitiva de 3X? E o que é um triângulo isósceles? O que é o Fordismo? O que é a taxa interna de rendibilidade? O que quer dizer TAEG? O que é um polímero e um inerte? Aposto que sabe o que é um vibrador!
Se souber responder às questões que lhe coloco vai morrer mais feliz ou não, não é.... IGNORANTE E BURRO AO CUBO?

*Mega Massa Pro*

25 dezembro, 2008 18:44  
Anonymous Anónimo said...

"""""Entretanto, e sobre o assunto da Ponte do Flecheiro, tendo lá passado apenas duas vezes - uma para cima e outra para baixo - não pude deixar de notar o "arranjo urbanístico" feito às habitaciones da comunidade cigana..... Uns taipais de zinco e tá feito.
Já passei mais uma vez na Nuno Álvares Pereira, rumo à BP e pude sentir arrepios perante a falta de sinalização de via e de sentido..., ao menos no chão.... Na minha opinião é extremamente perigoso virar à esquerda rumo à nova ponte. Os semáforos não estão programado para gerir 4 acessos mas apenas 3 ( fica verde para quem vem de lisboa ao mesmo tempo que para quem vem da rotunda!!! (pareceu-me!) Estarei certo?""""""

SE O SENHOR FOSSE À CÂMARA ANTES EVITAVA ESTAR COM ESSAS PALERMICES DE CIDADÃO MESQUINHO. MAS PRONTO CADA CROMO É COMO CADA CROMO! O QUE UM GAJO FAZ PARA SER NOTADO. POR MIM EVITO ISSO E SOU SOBEJAMENTE CONHECIDO E JÁ ESTOU IMORTALIZADO. TRABALHEM COM INTELIGÊNCIA, SEJAM HUMILDES E SÉRIOS E SERÃO RECOMPENSADOS! PASSEM ESTA MENSAGEM 100 VEZES PARA QUE SE PERPÉTUE NO TEMPO E NO ESPAÇO :-)

*Mega Massa Pro*

25 dezembro, 2008 18:49  
Anonymous Anónimo said...

Ó sopinha de "massa"

Caramba!

Foi a tua tese de doutoramento?

Não quererias antes saber o que é uma "besta quadrada perfeita"?

Compra um espelho.

25 dezembro, 2008 20:16  
Blogger Rui Ferreira said...

Sr. anónimo Mega Massa Pro:

Desculpe a minha palermice, cromice e falta de humildade... o Sr é que tem razão, continue a demonstrar a sua cidadania impoluta! Estaremos cá para aprender com os seus escritos!

25 dezembro, 2008 20:29  
Anonymous Anónimo said...

Ó Rui.

Se estás à espera de aprender alguma coisa com o "sopinha de massa" a.k.a. "Mega Massa Pro" aconselho-te vivamente a compra de um banco.

25 dezembro, 2008 20:56  
Anonymous Anónimo said...

Oh "Mega Massa Pro"
Não sei porquê mas começo a simpatizar consigo/a.
Continue a dar com força.
Pelo manos não tem medo de dizer o que pensa.
Gostei dessa, de já estar imortalizado!
Parece que a sua obra já o imortalizou.
Parabéns pelo feito.
Gosto de imortais.
Quanto a malucos que atrás referiu, vai nmorrer sózinho e sem
obra... Apenas envolto em ódios e rancores.

O Observador

25 dezembro, 2008 21:01  
Anonymous Anónimo said...

O gajo a que se referem não é maluco... É psicopata e esquizofrénico!!!
Talvez se cure, anda no psiquiatra...
Ele lá sabe porquê!

O Xanax

25 dezembro, 2008 21:04  
Anonymous Anónimo said...

Aconselho vivamente a leitura do artigo de opinião José Soares
no jornal O Templário, na sua última edição.
É uma "porrada" valente no Relvas.
Ainda bem que existe o Templário, porque os restantes jornais no Distrito não publicavam. Tenho a certeza.
Ainda há imprensa livre...
Parabéns Templário.

O Forasteiro

25 dezembro, 2008 22:20  
Blogger templario said...

Muitas críticas são feitas neste blog à nova ponte no Flecheiro. Há uns meses, numa passagem por Tomar, olhei-a de longe e pareceu-me bem enquadrada, discreta.

Na passada semana estive em Tomar dia e meio e não resisti a dar por lá uma passeata, atravessei-a no sentido "Portugal"/"Espanha", depois de pedir autorização a um dos capatazes: "desde que não passe por cima de mim...". Contornando ferramentas e pequenas máquinas, montes de saibro e areia, operários em grande azáfama, topava-se que o ritmo de trabalho era de empreitada, uma obra à portuguesa, sim senhor, naquele tradicional risco de negligenciar os acabamentos finais em subordinação a interesses políticos por via de cumprimento de datas de conveniência. Compreensível. Qual é o político que não gosta de deixar obra? Lembro-me de, trinta anos atrás andar envolvido nestas coisas e travavam-se lutas pela construção de urinóis públicos, alpendrar paragens de autocarros e até construir lavadoiros públicos quando já quase toda a gente tinha máquinas de lavar. Todos queriam construir obra pública, erigir um Portugal novo, moderno e progressista, muitas vezes sem sabermos bem com quê e como. Felizmente que, passado todo este tempo, esse espírito tão característico dos autarcas não esmoreceu, pesem embora muitos erros que se cometem. As câmaras municipais e juntas de freguesia são o ai-jesus das populações e há por aí uns gajinhos que querem acabar com elas,plantando-lhes por riba outra dimensão de poder. Nesse tempo os partidos a nível autárquico remavam quase sempre no mesmo sentido, entravam todos nas festas de inauguração. Os autarcas ganhavam pouco ou nada, alguns umas senhas de presença, cujos valores muitas vezes não resgatavam, deslocavam-se nas suas viaturas em serviço público e sentia-se vergonha de apresentar a nota de despesas correspondente aos gastos com combustível. Os tempos de hoje são diferentes, tudo mais especializado, mais profissional e o nosso país tem hoje milhares de autarcas de grande qualidade. Nalgumas autarquias a radicalização política é ridícula, motivada por interesses pessoais que nada têm a ver com as necessidades das comunidades.

Estava a falar da nova ponte e perdi-me. Ao atravessá-la,parei a meio, olhei em meu redor e achei bonito. as "Docas" de Tomar...., pensei.Ao chegar à outra extremidade dois senhores, da minha geração, comentavam a qualidade da obra e um deles desabafava: "já viste esta m...? Mas que pouca vergonha!"! Admirado com tal desabafo, tanto mais que estava a gostar do que via, perguntei-lhe: "Porque é que diz isso? Não me parece nada mal".

Surpreendido com a minha observação, virou-se para mim "exaltado" e quetionou-me em voz alta: "Diga-me lá porque é que esta m.... tem duas vias para lá e uma só para cá! Esta gente é doida! Uma obra do século XXI"! Retorqui, cauteloso: "essa decisão terá, seguramente, obedecido a estudos por parte dos técnicos". Bem frustradas foram as minhas intenções para acalmar o diálogo, pois, de imediato fui "agredido" com interrogações em catadupa, em tom cada vez mais alto, "diga-me lá o que pode justificar uma só via num dos sentidos? É capaz de me explicar? Puxe pela cabeça"! - "Pois...secalhar... Não sei...".

Certo, certo foi ter gostado do que vi. E imaginei até o rio todo assim alindado até à ponte velha. E voltei costas a caminho da bela Sintra tomado de inveja por ter a certeza de nunca vir a ter o privilégio de aí voltar a viver e desfrutar de mais este lindo espaço da cidade Templária. Os meus parabéns à autarquia e aos seus autarcas. Pena é aquela coisinha de duas para cá e uma para lá. Mas tenho a certeza que um dia vão resolver essa deficiência, espero que antes da próxima Festa dos Tabuleiros.

Não me sinto em condições para corroborar as críticas aqui apontadas a essa infraestrutura. Mas gostei do que vi, o local é bom, as margens do rio bem aproveitadas para lazer e entretenimento. Uma cidade como Tomar, dispor de três pontes para ligar as duas bandas é mesmo um luxo!

Trata-se de uma infraestrutura que perdurará no tempo e, por isso, tenho pena que o nome que venho aqui propondo há meses não seja aceite:
PONTE DE D. DUARTE
Rei-Filósofo
Falecido em Tomar.

E Viva a Ponte Nova.

25 dezembro, 2008 22:29  
Anonymous Anónimo said...

Autarcas de grande qualidade???
OH amigo do post anterior, você está em que país?
A maior parte deles é só chulagem!!!
Bons carros, viagens, telemóveis, combutíveis, ajudas de custo, almoçaradas... concursos para os amigos e afins...!
Lugarzinhos antes de o serem já são nossos.
Promessas ocas e vazias....!
Autarcas? Aqui na nossa terra, Carrão e Corvelo quando sairem da Câmara vão fazer o quê?
Plantar batatas???
precisam mais daquilo como pão para a boca!

O anti-autarca

25 dezembro, 2008 22:57  
Anonymous Anónimo said...

Carrão, Corvelo e Rosário quando sairem da Câmara deixam de existir!
Nunca se impuseram à sociedade.
O que são foi a teta da política que lhes ofereceu.
Aliás como ao Relvas, mas esse´está noutro patamar, polido!
Dá conselhos a empresários que estão em Angola e Portugal.
Mas que rica profissão!!!
Conselhos!

O Forasteiro

25 dezembro, 2008 23:00  
Anonymous Anónimo said...

A Ponte é linda!
A inauguração foi linda!
O povo é lindo!
A oposição é linda!
Os que falatram â festa são lindos!
Eu sou lindo!

O Lindo

25 dezembro, 2008 23:03  
Anonymous Anónimo said...

"
Uma cidade como Tomar, dispor de três pontes para ligar as duas bandas é mesmo um luxo!
"
Um luxo ou uma necessidade?
Esta ponte parece mais uma remendo sem grande utilidade. Com péssimos acessos e sinalização deficiente. E apenas serve para colocar mais a nu a degradação que vê um pouco por toda a cidade. A Torre de Santa Maria vista da ponte é uma lástima. O cruzamento (espero que futura rotunda) da Aral e a zona visível do Fleixeiro é mais antros de degradação.
Tomar precisava de mais três ou quatro pontes - de jeito. Que têm tardado. Mas precisava também de um plano de renovação urbana que contrarie a degradação e a descaracterização de várias áras da cidade, incluindo o seu centro histórico.

AA

26 dezembro, 2008 10:07  
Anonymous Anónimo said...

Caro AA,

Continue assim que temos homem (ou mulhler).
Candidate-se à Câmara.
Prometo votar em si.

O Observador

26 dezembro, 2008 13:06  
Anonymous Anónimo said...

OH SENHORES QUE "MANDAM" NA CIDADE VEJAM SE DESLIGAM AS LUZES DOS CANDEEIROS. É UMA VERGOLHA 13:50 E AS LUZES ACESAS. POIS NÃO LHES SAI DO BOLSO. INCOMPETENTES.
o discurso do sócrates foi de uma hipocrisia... um nojo. o ano de 2009 será muito difícil mas o p8 poderá dizer-me porque é que os ricos sentem menos o peso das viagens turísticas até à malásia que os de classe média. só aceito linguagem técnica... eheheh.


*Mega Massa Pro*

26 dezembro, 2008 13:53  
Anonymous Anónimo said...

o atrasado do arrudalho saberá qual a diferença entre tese e dissertação?
claro que não... o homem é burro!
o dias fereira é que anda no psiquiatra... eu trabalho no duro no ginásio e ... não posso dizer mais arrudinha atrasado e atrofiado e monglóide.

*Mega Massa Pro*

26 dezembro, 2008 13:57  
Anonymous Anónimo said...

o atrasado do arrudalho saberá qual a diferença entre tese e dissertação?
claro que não... o homem é burro!
o dias ferreira é que anda no psiquiatra... eu trabalho no duro no ginásio e ... não posso dizer mais arrudinha atrasado e atrofiado e monglóide. vou almoçar tudo do melhor pois vou passar fome em janeiro. eu só quero é o marques na presidência. vã ver o que o dr. marques fará. a câmara precisa de uma pessoa assim: sem cartão político e humano, porra!


*Mega Massa Pro*

26 dezembro, 2008 14:00  
Anonymous Anónimo said...

o atrasado do arrudalho saberá qual a diferença entre tese e dissertação?
claro que não... o homem é burro!
o dias ferreira é que anda no psiquiatra... eu trabalho no duro no ginásio e ... não posso dizer mais arrudinha atrasado e atrofiado e monglóide. vou almoçar tudo do melhor pois vou passar fome em janeiro. eu só quero é o marques na presidência. vão ver o que o dr. marques fará. a câmara precisa de uma pessoa assim: sem cartão político e humano, porra!


*Mega Massa Pro*

26 dezembro, 2008 14:00  
Anonymous Anónimo said...

humano...só se for...por estar falido...como todos os humanos...

26 dezembro, 2008 16:23  
Anonymous Anónimo said...

porque é que o actual presidente do ipt só agora conseguiu fazer uma vivenda tendo passado quase 45 anos em casas de renda? está bem já sei: só agora pode pois acumulou riqueza para agora construir a casa dos seus sonhos. ninguém liga, ninguém investiga mas todos falam por portas e travessas e só eu tenho a coragem de o escrever em terra de liberdade sob anonimato. que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!

26 dezembro, 2008 16:54  
Anonymous Anónimo said...

Humano porque erra imenso...

26 dezembro, 2008 16:55  
Anonymous Anónimo said...

Questão do dia:
"Errar é Umano ou Desumano?"

26 dezembro, 2008 16:57  
Anonymous Anónimo said...

"Errar é Umano ou Desumano?"

errar_ é na alameda do paiva não haver água. tristeza de cidade. tristeza de gestores!

26 dezembro, 2008 17:35  
Anonymous Anónimo said...

"Anónimo disse...
porque é que o actual presidente do ipt só agora conseguiu fazer uma vivenda tendo passado quase 45 anos em casas de renda? está bem já sei: só agora pode pois acumulou riqueza para agora construir a casa dos seus sonhos. ninguém liga, ninguém investiga mas todos falam por portas e travessas e só eu tenho a coragem de o escrever em terra de liberdade sob anonimato. que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!

26 Dezembro, 2008 16:54"

OH pá, então não sabes que o homem ganha 5.000 euros mês!Fora as alcavalas!
E já tem os filhos criados e bem instalados na vida?!
Agora é só arrecadar...
Mas olha pá morres como os pobres
e é comidinho pela terra tal qual os pobretanas e se for para jazigo
tranaforma-se em liquidozinho, como água do esgoto...
É a vingança da natureza, também morre como os pobretanas!

26 dezembro, 2008 17:40  
Anonymous Anónimo said...

"Anónimo disse...
"Errar é Umano ou Desumano?"

errar_ é na alameda do paiva não haver água. tristeza de cidade. tristeza de gestores!

26 Dezembro, 2008 17:35"

Aguenta-te à brava
que é para saberes o que sofrem os pobres quando não têm água ou quando lhe a cortam por falta de guito!
Aguenta-te! Porque os pobres deste país também se aguentam!!!

26 dezembro, 2008 17:43  
Anonymous Anónimo said...

*Mega Massa Pro*

Quem será este cromo que tanta anseia pelo Pedro Marques na presidência da Câmara.
Vais para assessor?
Vais para jurista?
Vais para Chefe de gabinete?
Vais para Adjunto?
Porra diz lá porque queres o Marques?
É mesmo a sério ou é pura ironia?
Confessa-te homem/a!
Fico à espera.

Um gajo à espera de vez.

26 dezembro, 2008 17:51  
Anonymous Anónimo said...

PORRA DÊEM ÁGUA AO PAIVA!
ENTÃO NÃO É QUE NÃO TEMOS ÁGUA NA SANTOS SIMÕES, NA AMORIM ROSA E NA ALAMEDA UM DE MARÇO! VÁ QUE O HOMEM QUER LAVAR-SE DOS PECADOS.

26 dezembro, 2008 17:55  
Anonymous Anónimo said...

OH Pá o Paiva não passa Natal em Tomar nem ano novo. Deve estar a banhos num país europeu ou nos Estados Unidos da América mais a famelga, como é hábito.
A sua classe não fica no país, é foleiro!

Em nome do povo

26 dezembro, 2008 17:58  
Anonymous Anónimo said...

A Tema (Ex-Norema) entra em crise. Vai reduzir produção. Só vai laborar de terça a sexta-feira.
Lá vamos ter que aturar o Vicente na Câmara ou SMAS onde arercada mais de 650 euros mês.
Diga-se que é uma rica avença...
E depois queixam-se que não têm água!

26 dezembro, 2008 18:01  
Anonymous Anónimo said...

Fdx...
Tomar já está em crise há muito tempo.
Sabiam que João Salvador tem salários em atraso?
Sabiam que Freitas Lopes anda à rasca...
Sabiam que a Tema vai reduzir produção?
Isto vai bonito...
Esta cidade está mesmo condenada a viver com meia dúzia de empregos da Função pública!
Eu vou-me pirar daqui para fora!
O último que vier que feche a porta.

Em nome da crise

26 dezembro, 2008 18:05  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26 dezembro, 2008 18:19  
Anonymous Anónimo said...

"OH Pá o Paiva não passa Natal em Tomar nem ano novo. Deve estar a banhos num país europeu ou nos Estados Unidos da América mais a famelga, como é hábito.
A sua classe não fica no país, é foleiro!

Em nome do povo"

AI NÃO ENTÃO VAI LÁ A CASA DELE OU ESTÁ ATENTO QUE O GAJO DEPOIS DE LAVAR O CABELO SAI DA TOCA. O PAIVA FOI TOCADO PELA CRISE COMO TODA A CLASSE MÉDIA. O SÓCRATES AJUDA OS POBRES E OS RICOS E F... OS OUTROS.

O Xanax

26 dezembro, 2008 18:22  
Anonymous Anónimo said...

*Mega Massa Pro*

Eh pá fui-te mesmo ao osso.
Não é preciso ficares tão irritado!
Isto ainda agora começou.
Olha tem cuidado, com os maricas, não te ponhas à frente, senão....

Um gajo à espera de vez.

26 dezembro, 2008 18:25  
Anonymous Anónimo said...

OH Xanax

Tu conheces o Paivita?
Sabes o que o gajo tem?
Quanto ganha?
As heranças que herdou?

Se optou por cá ficar
é por outros motivos, menos por esse da crise. Porque crise é coisa que o Paia não sabe o que é!
Isso te garanto eu!

Visita da casa

26 dezembro, 2008 18:28  
Anonymous Anónimo said...

Andam por aí a escrever que em Tomar anda um maluco à solta...
Quem será?

Dão-se alvísseras para quem acertar!

O Totoloto

26 dezembro, 2008 18:33  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26 dezembro, 2008 18:39  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26 dezembro, 2008 19:32  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26 dezembro, 2008 19:34  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26 dezembro, 2008 19:39  
Anonymous Anónimo said...

Os iluminados do blogue que apareceu há pouco tempo resolveram deixar os comentários em sinal aberto. Considero por isso que vão ganhar adeptos. Sempre os avisei que de outra forma ninguém lhes ligva e toca de seguirem O SPECIAL ONE.

*Mega Massa Pro*

26 dezembro, 2008 19:47  
Anonymous Anónimo said...

"OH pá, então não sabes que o homem ganha 5.000 euros mês!Fora as alcavalas!
E já tem os filhos criados e bem instalados na vida?!
Agora é só arrecadar...
Mas olha pá morres como os pobres
e é comidinho pela terra tal qual os pobretanas e se for para jazigo
tranaforma-se em liquidozinho, como água do esgoto...
É a vingança da natureza, também morre como os pobretanas!"


Parabéns pelo seu comentário pois vai de encontro ao que esperava que alguém com coragem o dissesse.
Só uma correcção Pires da Silva não pode receber os 5.000 €, apenas metade, pois o velho já é reformado.

26 dezembro, 2008 20:11  
Blogger Rui Ferreira said...

E tentando novamente falar sobre o assunto deste post:
É quase hilariante ver a foto que o Toamar a dianteira faz publicar na sua página...
"alguns utentes da Feira Semanal demandando a Ponte do Flecheiro..."

não havendo escadas, o talude de terra e pedregulhos serve para acesso. e depois dizem que os cidadãos não tem educação, que dizem muitos palavrões, pudera! com engenharias destas!

26 dezembro, 2008 21:20  
Anonymous Anónimo said...

A Ponte Velha de Tomar tem algum nome ou é simplesmente Ponte Velha?

Desculpem a ignorância do macaco.

26 dezembro, 2008 22:40  
Anonymous Anónimo said...

A ponte velha tem base romana.

Imagino que não devem ter feito festa de inauguração.

26 dezembro, 2008 23:03  
Anonymous Anónimo said...

Queira saber caro cidadão que a ponte que chamais de velha teve de facto formal inauguração!

Eu, Caio Nabantio, cidadão desta província romana fui convidado. Na cerimónia estiveram presentes o Governador da Iberia Romana, Pavlus Fontsêsas, o praefectus Curvillus, os decuriões da guarda imperial e demais criadagem bem como um grande número de escravos que espalharam flores pelo rio.
Durante o acto, as entidades foram presenteadas por um grupo de nadadoras núbias que se desnudaram e entrando nas águas realizaram alguns exercícios de natação sincronizada.

27 dezembro, 2008 00:48  
Anonymous Anónimo said...

"Parabéns pelo seu comentário pois vai de encontro ao que esperava que alguém com coragem o dissesse.
Só uma correcção Pires da Silva não pode receber os 5.000 €, apenas metade, pois o velho já é reformado".

Pois é, recebe metade do ordenado mais um terço da reforma. Ou estou errado?
Portanto contas feitas dá a coisa no mesmo. Se tiver em conta o telemóvel, carro, motorista, ajudas de custo, almoçaradas e viagens (em serviço porque são sempre em serviço) ultrapassa os cinco mil euros, caro amigo.
Mas o que é isso?
Uma ninharia nos dias que correm.

O milhões

27 dezembro, 2008 10:15  
Anonymous Anónimo said...

Há esqueci-me de referir:

Não é só o Pires da SIlva, a chupar o sistema!
Temos a mulher do presidente da Câmara Rosa Maria que também"chupa"
à volta de 3.000 euros mês, e vê-se o braça de trabalho qe é!
O sr. Paulino das rotundas tomarenses com mais de 4.000 euros, a contar os miçhões do Qren.
Os directores dos departamentos do IPT e cprofessores coordenadores, a chuparem 3.000 mês
mais os da região de turismo, que acabou, mas voltou tudo ao mesmo (mudas as moscas mas a merda é a mesma) a chuparem também 3.000 3euros...
Fora os pensionistas militarões que nunca produziram um bago de arroz neste país, que também chupam aos milhões, e outros politicos que dão por nome de deputados, a chuaparem chupam...
milhões ao país...
E um dia destes quando acordais vereis que o país faliu...
São mais os chupistas que os trabalhistas!!!
Tudo boa gente. Séria e trabalhadora.
Pobre país! Que dentro de meia dúzia de anos vai ser um dos países mais pobres da Europa!

27 dezembro, 2008 10:23  
Anonymous Anónimo said...

Com o tempo que temos aí, só apetece é morder neste e naquele, precisamente porque não sabemos que fazer nos nossos tempos livres.

Há por aqui alguma associação onde possamos fazer alguma coisa de útil?

Proponho uma associação de defesa dos direitos cívicos, onde se organizem debates, colóquios.
O primeiro evento poderia ser: Que fazer na zona histórica de Tomar?
O segundo poderia ser: O poder local e a crise.
O terceiro poderia ser: Qual o papel da imprensa local no Portugal de hoje?
O quarto poderia ser:como vai o movimento associativo na cidade e no concelho?
O quinto poderia ser: novas formas de participação dos munícipes na vida política, associatica e cultural.

Já temos aqui achegas para quase um ano de actividade.

27 dezembro, 2008 16:45  
Anonymous Anónimo said...

Nova Ponte = Aberração Total
Que condições são aquelas que oferece para a circulação de veiculos pesados?
Que espécie de entroncamento é aquele com a Avenida Nuno Álvares Pereira?
Que condições tem para a circulação dos autocarros de transporte escolar?
Será que os Engenheiros, que projectaram e visionaram a sua execução, têem carta de condução?
Saberão que existe manual de segurança rodoviária, para a construção de vias de trânsito?
Por fim, foi feita uma grande obra, com condições reduzidas para a circulação automóvel em segurança.

Alguém que pune os condutores por infringirem o Código da Estrada em condições criadas por pessoas que desconhecem totalmente esta legislação.

27 dezembro, 2008 17:33  
Anonymous Anónimo said...

"Com o tempo que temos aí, só apetece é morder neste e naquele, precisamente porque não sabemos que fazer nos nossos tempos livres.

Há por aqui alguma associação onde possamos fazer alguma coisa de útil?

Proponho uma associação de defesa dos direitos cívicos, onde se organizem debates, colóquios.
O primeiro evento poderia ser: Que fazer na zona histórica de Tomar?
O segundo poderia ser: O poder local e a crise.
O terceiro poderia ser: Qual o papel da imprensa local no Portugal de hoje?
O quarto poderia ser:como vai o movimento associativo na cidade e no concelho?
O quinto poderia ser: novas formas de participação dos munícipes na vida política, associatica e cultural.

Já temos aqui achegas para quase um ano de actividade."

27 Dezembro, 2008 16:45

Pois é meu caro amigo, eu já tenho a experiência. Ainda há pouco tempo sei de quem promoveu um debate e a plateia ficou-se por meia dúzia de gatos pingados.
As pessoas são assim criticam, e depois na hora da verdade não se assumem ou não dão a cara.
Eu já estou cansado de dar bolotas a p.....
Portanto.... fiquemos por aqui!

27 dezembro, 2008 17:48  
Anonymous Anónimo said...

Ao Anónimo das 17H33

"Nova Ponte = Aberração Total
Que condições são aquelas que oferece para a circulação de veiculos pesados?"

E refere também o transporte escolar.

Está a referir-se à largura das faixas? Se não se importa, pode especificar as razões? Quantos metros largura tem cada faixa?

27 dezembro, 2008 18:18  
Anonymous Anónimo said...

...E no palanque da inauguração podiam-se ver, Curvelo Sousa e o seu Vice Carrão, agora de pazes feitas, o barão social democrata Relvas e sempre presente marqu~es dos socialistas Ferreira.

Fonseca Ferreira, Presidente da CCDR e confesso neo-liberal socialista dava à cerimónia o seu ar oficial.

Curvelo faz um discurso de ocasião, fraco, sem dimensão, dando a impressão de estar ali a mais. carrão e Ferreira riam-se em pequemos esgarestípicos de quem sabe que o próximo tempo será definitivamente seu. Quer um, quer outro sabem que Relvas e Curvelo estão na sua mão, por diferentes e variados motivos.

A manta morta

28 dezembro, 2008 13:42  
Anonymous Anónimo said...

E na plateia, a assistir à inaurugração, a maioria eram velhos.
Lá vieram os presidentes da Junta, com a sua presença savar as honras da casa. Porque senão mais parecia um funeral que uma inauguração. Depois havia comes e bebes na estalagem de santa Iria. Mas muitos não souberam....

28 dezembro, 2008 14:09  
Anonymous Anónimo said...

O que safou a inauguração da ponte foi o importante trabalho de marketing do Tursimo do Vale do Tejo que convidou milhentas pessoas para a festa, mas ao que parece estiveram nas tintas para a inauguração, porque não compareceram.
Isto não se faz, não levar a sério esta nova entidade de turismo!
Seus marotos! E depois queixem-se que para a próxima não têm obra em Tomar.

28 dezembro, 2008 14:16  
Anonymous Anónimo said...

Inaugurações da treta.
O povo já não vai em cantigas destas. Só mesmo os velhotes que ainda acreditam que devem algo a estes políticos. Os novos já perceberam do que é que a casa gasta e saltaram fora do barco. Razão tem a pileca que para aqui anda. Com esta gente não vamos a lado nenhum. Estes contos já não dão sequer para embalar quanto mais para empolgar!

29 dezembro, 2008 23:19  
Anonymous Anónimo said...

Como sabem... o heritage tourism provoca efeitos directos (gastos no alojamento ou restauração), indirectos (contratualização de serviços de conservação e restauro de monumentos ou edifícios; outsourcing na conservação e manutenção de recursos naturais como os jardins, o rio ou a mata) e induzidos (criação/manutenção de emprego que provocará aumento do rendimento disponível local com consequente acréscimo da procura global: compra de casa, automóvel, mobiliário).
Ora perante tamanhas barbaridades cometidas pela câmara PSD o resultado de 10 anos de gestão camarária está bem à vista nas fotos apresentadas. Com tantos recursos financeiros desperdiçados, por exemplo, num complexo desportivo realizado sem qualquer estudo custo/benefício. Sem sensibilidade pelo que melhor temos em Tomar canalizaram-se recursos para obras "megalómanas".
Ora sair do marasmo em que Tomar esteve desde 1996 poderia ter sido evitado apostando e estimulando os vários agentes turísticos em torno da nossa cidade com uma estratégia concertada. Como em tudo na vida foram tomadas decisões e opções e os resultados estão à vista: os eleitores que os julguem em 2009 como é normal na nossa democracia.
Recomendo que vão ao largo que dá entrada para o Castelo de Tomar/Convento de Cristo e que façam o registo fotográfico do abandono e desprezo a que foi deixado o local. Até turistas ou excursionistas se sentirão aturdidos com tanta degradação à volta. Será o heritage tourism - que não é a mesma coisa que turísmo cultural - é uma prioridade de alguma força partidária candidata a eleições para o ano em Tomar?
Vou sair pois não tenho capacidade para mais e a tristeza plasmasse na minha alma perante tantas incompetências e interesses imobiliários. Quanto aos interesses políticos cá estaremos para avaliar estes 10 anos e governação PSD comandados pelo SALTITOCAS.


*Mega Massa Pro*

30 dezembro, 2008 14:32  
Anonymous Anónimo said...

"(...)a tristeza plasmasse na minha alma(..."

Para Português de doutorado e pouco menos que genial, que até sabe, pasme-se!, o que é a TAEG, não está mal.

Recomenda-se contudo uma revisão da conjugação reflexiva.

30 dezembro, 2008 14:42  
Anonymous Anónimo said...

arreda, vem aí o arruda!

01 janeiro, 2009 21:28  

Enviar um comentário

<< Home