quarta-feira, dezembro 10, 2008

Tomar: água vai aumentar 3,1%

Com os votos contra dos Independentes e PS, a Câmara de Tomar aprovou o aumento do preço da água para 2009 que se vai fixar nos 3,1 por cento.
A administração dos Serviços Municipalizados (SMAS), presidida por Luís Vicente, argumenta que os valores propostos estão de acordo com os índices de inflação (fonte do INE). No entanto os vereadores Independentes por Tomar lembram que o Governo considerou o valor de 2,9% como referencial para a actualização da tabela salarial da função pública e ainda porque se estima actualmente que em 2009 a inflação venha a ser ainda inferior ao indicado referencial utilizado pelo Governo.
Mais pormenores na próxima edição do jornal “O Templário”.

10-12-2008 14:14

Jornal "O Templário"
Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28
Apartado 152 * 2304-909 Tomar
Teles.: 249322733 - Fax: 249322734
E-mail: templario@mail.telepac.pt
www.otemplario.pt
http://o-templario.blogspot.com
http://otemplario.hi5.com

35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez a abrir as hostilidades...

É bom de ver que os SMAS de Tomar se preparam para tomar a dianteira, e passo a publicidade, para se tornarem os campeões de Portugal em preço finais da água ao domicílio. Gostaria de saber porquê??, teremos custos de captação mais caros que outros ou o contrato com as águas do Centro foi feito por gente que se estava marimbando para as populações?

10 dezembro, 2008 17:07  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida, que treta de cidade. Por amor de deus estes gajos andam de certeza a gozar com todo o povo. Aumentar a água em 3.1%, Tomar passa a ser uma cidade para ricos. É uma vergonha, acho que está na altura de todos nós ir a uma reunião de Câmara e pedir explicações por esta e por outras razões. Faço um apelo a todos e vamos a uma reunião pedir explicações.

10 dezembro, 2008 18:15  
Anonymous Anónimo said...

Para anónimo das 18H15:

Desejo-lhe muito boa sorte para o seu apelo, que apoio inteiramente, mas não se iluda. Ou as coisas mudaram imenso em termos de participação dos cidadãos, ou vão aparecer 2 ou 3, como sucedeu há cerca de 20 anos quando um jornalista local conhecido fez uma proposta semelhante. O povo quer é festas, excursões, febras e vinho tinto! Agora pagamos todos a factura!

10 dezembro, 2008 19:49  
Anonymous Anónimo said...

Para a oposição (????) a questão parece ser 0,2%.

2,9% estava bem mas 3,1%...

Eu, cá por mim voto CDU.

10 dezembro, 2008 20:27  
Anonymous Anónimo said...

Para a oposição, continuarmos a ser um dos concelhos mais caros do país está bom!! É que mais tarde ou mais cedo alguém da oposição pode ir prós SMAS ou prá Aguas do Centro, Jura???

10 dezembro, 2008 20:51  
Anonymous Anónimo said...

Só para variar e para irritar alguns:

Duas novas entradas em tomaradianteira.blogspot.com Vão já ler!

10 dezembro, 2008 20:56  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 10 Dezembro, 2008 20:27

Fazes muito bem, já que a CDU é determinante neste (e noutros assuntos) em discussão no executivo da Cãmara!

Os seus vereadores (inexistentes) até votaram na manutenção do tarifário actual.

10 dezembro, 2008 20:57  
Anonymous Anónimo said...

Oh Paris 8 a água é um bem público? Porquê? O que serão estas coisas da não-exclusão e da não-rivalidade? Explica lá à gente! Sua inteligência.

10 dezembro, 2008 22:16  
Anonymous Anónimo said...

Então mas agora o Paris VIII é carne para canhão? Ou pau para toda a obra?
Afinal queixais-vos de quê? De que só paris 8? Pois sabei que podeis parir quantos quiserdes. Basta que façais por e para isso. No sítio certo. Tá claro?

10 dezembro, 2008 23:07  
Anonymous Anónimo said...

Já que pediram ajuda a alguém da Tomar a dianteira, aqui vai a posição oficial da malta cá do blogue.
Se não fora o facto de Portugal carecer de empregos disponíveis como os portugueses carecem de tintol, o melhor seria acabar com os contadores, os recibos e os serviços de cobrança, passando o pessoal a pagar uma taxa mensal ou anual fixa, em função da composição do agregado familiar junto com a luz, por exemplo, porque ninguém se põe a gastar água de castigo, pelo menos nas zonas urbanas. Acabava-se com o aluguer do contador e com as taxas de religação, mantendo-se a taxa de saneamento, que passaria a englobar a de resíduos sólidos. Acabando com o pessoal da contagem e o da facturação, provavelmente ainda se poupavam umas boas notas.

CT

10 dezembro, 2008 23:18  
Anonymous Anónimo said...

És capaz de ter razão ó Mário....

10 dezembro, 2008 23:26  
Anonymous Anónimo said...

Ai agora o Cão Tinhoso chama-se Mário?! Este blogue é cheio de surpresas! E uma maravilha, enquanto não aparecem os participantes de bota cardada e ceroula de atilho.

CT

11 dezembro, 2008 08:15  
Anonymous Anónimo said...

E de faca na liga e língua encardida e ideias venenosas.

11 dezembro, 2008 09:20  
Anonymous Anónimo said...

No ocidente da península, vive um povo que nem se sabe governar, nem deixa que o governem.

TENTAR COMPREENDER A CRISE - 7

tomar a dianteira.blogspot.com

11 dezembro, 2008 11:02  
Anonymous Anónimo said...

O problema principal é sempre o mesmo: A Câmara de Tomar precisa de pessoas novas com visão para o futuro e não pessoas que apenas pensam no seu umbigo. Outro facto é que a oposição vai no mesmo caminho. O Drº Pedro Marques esteve lá 8 anos e Tomar regrediu. O PS não tem o candiato para esta Câmara há anos.
Senão for o Povo a pedir responsabilidades por estes fracos politicos desta cidade seremos sempre enganados.
Infelizmente a comunicação social também é culpada por estas situações, senão vejamos: Eu mesmo á cerca de 2 meses entreguei uma cópia de uma factura de água de um apartamento no Algarve em que a conta de 2 meses do Verão foi de 8€.Pedi ao Jornal para aproveitar esta situação e fazer uma entrevista ao Smas sobre o preço da água. Na semana seguite o meu espanto quando verifico que essa mesma factura estava quase na última pagina só com um pequeno comentário.
Tomar é uma cidade que está a morrer e ninguém quer ver.

11 dezembro, 2008 21:04  
Anonymous Anónimo said...

Tem razão em tudo aquilo que diz. No caso do Pedro Marques, deve assinalar-se que foi durante os seus mandatos que se iniciou esta política insensata das tarifas da água, que depois se foi agravando. Julgo que os candidatos podem ter qualquer idade activa. Há é necessidade de planos claros, para os eleitores poderem escolher por algo mais que a cara da pessoa. Com tipos simpáticos e mais nada, cada vez estaremos pior.

11 dezembro, 2008 22:48  
Anonymous Anónimo said...

Preço da água:

no Diário de Notícias:

"
Em 2007, e segundo dados do Instituto Regulador da Água e dos Resíduos (IRAR), da despesa por uma família média com serviços de abastecimento, saneamento e resíduos, os municípios de Famalicão, Barcelos, Aveiro, Vila Real, Lousada, S. João da Madeira, Póvoa do Lanhoso, Albergaria-a-Velhas, Paços de Ferreira e Póvoa do Varzim apresentam as facturas anuais mais caras, acima dos 267 euros. Do outro lado, estão os concelhos de Amares, AnsIão, Calheta (Madeira), Porto Moniz, Penedono, Lajes das Flores, Santa Cruz das Flores, S. Vicente, Corvo e Oleiros, com um encargo anual por família até 30 euros por ano. O IRAR explica que esta é uma análise descritiva e não valorativa, pelo que é incorrecto avaliar cada situação apenas a partir do nível tarifário sem atender à estrutura de custos do respectivo serviço, a qual pode variar muito de sistema para sistema. No entanto, estes dados dão uma ideia da disparidade de preços a nível nacional.
"

Segundo indicações fornecidas, em Tomar era de cerca de 180 euros. Dizer que vamos ter das mais elevadas é mentir às pessoas e não perceber que todo o investimento que os SMAS de Tomar têm andado a efectuar terá que ser ressarcido de algum modo. Para além das comparticipações dos fundos europeus.

12 dezembro, 2008 12:27  
Anonymous Anónimo said...

Para anónimo das 12H27: Mentir às pessoas é aquilo que você está a tentar fazer, pelo método de atirar com poeira para os olhos, de modo a que os pagantes os fechem. Vamos a factos.A - Ainda não há muito tempo o DN escreveu preto no branco que o nosso concelho estava entre os que pagam a água mais cara do país. Ninguém desmentiu, quando a notícia foi reproduzida por um semanário local, mas já então apareceu essa conversa dos investimentos. B - A água é um bem livre, que qualquer cidadão pode recolher nos rios, fontes, albufeiras, nascentes, pelo que aquilo que os consumidores pagam aos SMAS não é bem a água mas o seu serviço de captação, análise, tratamento e distribuição. C - Sendo assim, não faz qualquer sentido facturar o mesmo serviço a preços muito diferentes, consoante os consumidores finais, prática que até pode vir a configurar, perante a justiça, um caso de flagrante especulação, pois os SMS agem em regime de monopólio de facto. D - No caso dos fornecimentos aos organismos de estado, financiados totalmente pelos contribuintes, tal como a autarquia, a tarifa única que foi fixada é escandalosa, designadamente quando comparada com a da autarquia, e pode vir a ser considerado uma mera extorsão, pois além do aspecto legal, obrigar hospital e escolas a pagarem a água muito mais cara que a destinada pela Câmara a regar jardins ou encher uma das piscinas, é vergonhoso e demonstra que se trata de sacar o mais possível onde o haja. E - Configura um caso de acordo leonino a decisão unilateral de obrigar os consumiores a pagarem TODO o consumo pelo escalão máximo atingido, quando outros pagam muito menos pelo mesmo produto, só porque consumiram menos. F - Carece de base legal ou moral a cobrança da chamada taxa de serviço, visto que aquilo que os consumidores pagam realmente aos SMAS é um serviço, como foi referido acima. Se assim é, taxa de serviço de quê? De outro serviço? É ridículo.
São estas práticas que vão contribuindo para desacreditar a democracia e os políticos que temos.

Redacção de tomaradianteira.blogspot.com

12 dezembro, 2008 13:25  
Anonymous Anónimo said...

Para a redacção do tomaradianteira.blogspot.com que afinal, e para espanto de muitos, mudou de pouso e armou tenda neste blogue.

1. Ninguém está a mentir. Se a média do país é cerca de 150 euros (267+30/2), a de Tomar (180 euros), está nitidamente acima da média nacional, logo poderá ser apelidada de "cara" ou dispendiosa".
2. Aquilo que chama de "conversa dos investimentos" não é treta nenhuma, é a realidade, Veja o plano de investimentos da CMT e dos SMS e verifique por si.
3. "Aquilo que os consumidores pagam aos SMAS não é bem a água mas o seu serviço de captação, análise, tratamento e distribuição". Exactamente pagam por um bem - a água - com garantia de qualidade (algo que não existia no passado) e que recebem directamente em casa, numa qualquer torneira. E por todo serviço pagam menos de um euro por metro cúbito, o mesmo preço de um litro de água engarrafada (com um controlo de qualidade inferior - veja o numero de análises que têm ambas as águas)no mini-mercado da esquina. Experimente substituir a água da rede por água engarrafada e veja a factura no fim do mês.
4. Já ouviram falar em equidade, em coesão social? Já ouviram falar em racionalização de consumos? Em evitar desperdícios e excessos? Em evitar que pessoas sem senso usem água da rede pública para encher piscinas privadas?
5. A questão do monopólio é muito pertinente, infelizmente é um facto neste "utility". Lembre-se que se houvesse uma privatização desta provavelmente a situação seria pior.
6. Não percebo quando dizem que os organismos públicos, como os hospitais, pagam a água mais barata. Penso que terão que refazer as contas que apresentam no vosso blogue... "Por exemplo: Se o leitor gastar mensalmente 6 metros cúbicos, pagará 1 euro e meio, mais taxas, ou seja 0,45 por metro cúbico. Se tiver uma família grande e gastar 26 metros cúbicos, pagará 26x1,54= 40,04 euros. Descontando os 6 metros cúbicos a o,45, temos os restantes 20 a 1,92 euros. ... Mais gritante ainda, o estado, igualmente a viver dos impostos de todos nós, paga a água que se gasta no hospital, nas escolas, nas finanças, no quartel, etc. a 1,94 cada metro cúbico, a contar do primeiro".
7. Essa da extorção tem bom remédio. Queixa para a DECO. Pode se que cole...
8. A inexistência de taxa de serviço apenas beneficia os que possuem mais do que uma habitação. Provavelmente está a falar em defesa do seu interesse particular. Como tal está desculpado.
9. Enquanto que gente dita inteligente achar que a tarifa deverá apenas refletir o consumo e não o serviço prestado, não teremos serviços públicos sustentáveis, podendo levar a uma degradação do serviço público que no caso desta utility poderá ter reflexos graves. Basta vermos as notícias do surto de cólera no Zimbábué.

(Nota final - esta do Zimbabué é apenas para dar mote á futura discussão, pois já sei que há falta de outros argumentos, muitos rabejadores tenderão a agarrar o texto por algo secundário...)

12 dezembro, 2008 15:13  
Anonymous Anónimo said...

VAI DAR BANHO AO CÃO. A ÁGUA EM TOMAR É CARA E PRONTO. O RESTO SÃO CANTIGAS DE TONY CARREIRA. E DEPOIS SOU EU QUE SOU BURRO!

12 dezembro, 2008 15:43  
Anonymous Anónimo said...

À falta de identificação cabal, supõe-se que a mensagem da 15H13 tenha a sua origem nos SMAS, não só pelo estilo mas também pelos factos alegados. Vamos por pontos:
1 - Se é aqui que se escrevem mensagens com o intuito nítido de enganar os eleitores, terá de ser aqui que tomaradianteira responde.Se tal facto agrada ou
não, já é outra vertente do problema. 2 -O que a notícia do DN, que foi citada por nós, dizia é que a água dos SMAS estava (está) entre as mais caras do país. É verdade ou é mentira? Na altura ninguém desmentiu. É verdade ou não? 3 - É feio tentar instalar a confusão onde ela não existe.O que se escreveu e se mantém é que é escandaloso que o estado tenha de pagar 1,94 euros por cada metro cúbico de água gasta no hospital, no quartel ou nas escolas, a partir do 1º metro cúbico, enquanto a autarquia paga água, da mesma qualidade e do mesmo fornecedor, para regar alguns jardins e encher uma das piscinas, a 0,52 cêntimos, ou seja quase 4 vezes menos. Se isto não é "sacar" dinheiro ao estado, é o quê? Neste domínio,
pensamos que seria muito interessante saber quanto pagam mensalmente aos SMAS os organismos de estado (Quartel, Hospital, Escolas, Finanças, Justiça) e a autarquia. Vamos a isso?
4 - Outra situação "curiosa" é a dos comerciantes. Que mal fizeram eles para pagarem a água três vezes mais cara do que a autarquia, caso gastem mais de 15 metros cúbicos/mês?
5 - Há ainda aquela estranha ideia de cobrar o total consumido pelo preço unitário do último escalão atingido. Isto baseia-se em que ideia de justiça?
6 - Sobre a quota de serviço, mantém-se a pergunta: que serviço? A sua qualidade varia com o diâmetro da tubuladora do contador?
7- Por último e por agora, esta verdadeira "pérola" de racionalidade: É suposto que as tarifas mais baixas, ditas sociais, sejam para ajudar os cidadãos mais desfavorecidos, a tal "caridadezinha", não é assim? Pois então vamos supor que uma família carenciada, de 4 pessoas, consumiu, durante dois meses, um total de 10+10 metros cúbicos e foi-lhe apresentada, na melhor das hipóteses, uma factura-recibo de13,60 euros. Como as coisas não vão nada bem para a generalidade da população, sobretudo para os que não são da função pública, não puderam pagar e foi-lhes cortado o fornecimento (ou não) e aplicada a respectiva taxa de restabelecimento da ligação, ou seja 46,15 euros + os consumos por liquidar = 13,60+juros de mora, num total de mais ou menos 60 euros. As nossas perguntas são estas: Se o desgraçado do consumidor não conseguiu liquidar menos de 15 euros, onde é que irá arranjar 60, para satisfazer os caprichos dos SMAS? É a isto que chamam justiça social? Acham que se trata de uma medida racional? À luz de que lógica particular?
Resta a questão dos investimentos que tem de ser pagos. É claro que têm e são os contribuintes que terão de fazer, de uma maneira(impostos e taxas) ou de outra (tarifário abusivo e injusto). Pensamos que o mal dividido por todos, é menos doloroso do que só para alguns.

redacção de tomaradianteira

12 dezembro, 2008 16:29  
Anonymous Anónimo said...

Quanto mais falam mais se enterram.
- Contínuo a achar que não querem as taxas de serviço para poderem continuar a encher as piscinas nas várias moradias que têm, pagando tudo ao primeiro escalão. É esse o vosso sentido de justiça social?

12 dezembro, 2008 16:40  
Anonymous Anónimo said...

DE FACTO, ESTES TIPOS DO TOMARADIANTEIRA AINDA NÃO PERCEBERAM A CRISE, POIS CONTINUAM A DISSECÁ-LA EM 58 ETAPAS, MAS JÁ SE ARVORAM COMO ESPECIALISTAS EM "ECONOMIA DA ÁGUA". SÃO MESMO MUITO BONS. SOBRETUDO A DEITAR AREIA PARA OS OLHOS DOS OUTROS. PRECISAVAM DE RETORNAR AOS BANCOS DA ESCOLA PARA APRENDEREM UMAS NOÇÕES SOBRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS,INFRASTRUCTURES AND PUBLIC UTILITIES, UTILITY COST RECOVERY. E DEPOIS EU É QUE SOU BURRO.

12 dezembro, 2008 16:52  
Anonymous Anónimo said...

Pelo paleio, lá acertaram os tipos outra vez nas partes sensíveis de alguns responsáveis pelo estado lamentável a que isto chegou. Quando se começa a cobrar o serviço em função do diâmetro, está-se a passar para um sector que não é certamente o do fornecimento de água. Mas pronto, como se diz por aí que a política é a actividade mais parecida com a outra, a mais velha profissão conhecida, estávamos à espera de quê?

12 dezembro, 2008 18:46  
Anonymous Anónimo said...

Quem sabe é o burro! Quem sabe é o burro! Quem sabe é o burro! Os anglófonos é que são bons! Os anglófonos é que são bons! Os anglófonos é que são bons!
Só há um pequeno óbice -manifestamente não sabem ler português, ou pelo menos parece. Ninguém se proclamou o que quer que seja; o respeitável contraditor é que decidiu, sem mais nem porquê, armar ao pingarelho e pôr-se a debitar barbaridades, convicto de que se eleva e se torna importante ao dizer mal e tentar rebaixar quem não segue os seus ditames. Pobre homem! Ou senhora? Não conseguem ver mais longe, é o que é...

12 dezembro, 2008 18:54  
Anonymous Anónimo said...

E que tal se respondessem ao texto, em vez de derivarem para o ataque pessoal? Julgo que ganharíamos todos. Ou estou enganado?

12 dezembro, 2008 19:05  
Anonymous Anónimo said...

Para anónimo das 16H40: Agora é que você acertou em cheio! Realmente aqui na cidade é só piscinas por todos os lados! Até faz impressão! Agora a sério, você vive em que mundo?

12 dezembro, 2008 19:11  
Anonymous Anónimo said...

Ó 16H40, você meteu a pata na poça. Pois se a Câmara pode encher a piscina da Estrada do Barreiro a 52 cêntimos o metro cúbico, com dinheiro dos contribuintes, porque razão estes não hão-de poder fazer o mesmo, ao mesmo preço e pagando do seu próprio bolso? Ou você é partidário do céu para si e o inferno para os outros?

12 dezembro, 2008 19:16  
Anonymous Anónimo said...

Só posso dizer uma coisa apenas: ESPECTÁCULO
Sim, é incrível como é possível escrever tanta asneira, mentiras, quando todos nós que vivemos em Tomar e que tenham alguma cultura, sabe perfeitamente, que a água é das mais caras do País.
Podem vir com desculpas mas já que são politicamente correctos façam um estudo do preço da água no distrito e publiquem.
Agora sim, mostraram como o SMAS trabalha com um método de enganar e fazer todos nós os Burros.
O triste é que somos mesmos Burros porque aceitamos e não fazemos nada. Falamos muito e fazemos muito pouco.
Já tinha apelado que deveríamos todos pedir explicações a este exectivo numa próxima reunião de Câmara. Agora depende de nós e de uma ajuda da dita "comuniação Social desta cidade.

12 dezembro, 2008 21:44  
Anonymous Anónimo said...

COST RECOVERY!

14 dezembro, 2008 00:56  
Anonymous Anónimo said...

"Ó 16H40, você meteu a pata na poça. Pois se a Câmara pode encher a piscina da Estrada do Barreiro a 52 cêntimos o metro cúbico, com dinheiro dos contribuintes, porque razão estes não hão-de poder fazer o mesmo, ao mesmo preço e pagando do seu próprio bolso?
"
- Se calhar porque a primeira é pública e as outras privadas, seu liberal da treta!

15 dezembro, 2008 10:33  
Anonymous Anónimo said...

Preço da água:

Proposta enviada para consulta ao representante da ANMP no Conselho Nacional de Defesa do Consumidor pelo Secretário de Estado da Defesa do Consumidor

- Artigos relevantes para a fixação do preço da água: artigo 8.º e artigo 15.º

http://www.anmp.pt/anmp/doc/Dpeas/2008/div/rtspaasargrsu08011.pdf

16 dezembro, 2008 11:33  
Anonymous Anónimo said...

Está tudo explicado em

tomaradianteira.blogspot.com

Sem mais comentários, que não vale a pena.

16 dezembro, 2008 18:32  
Anonymous Anónimo said...

MAIS UMA PROVA DA SENILIDADE DE QUEM QUER FALAR DE TUDO SEM COMPETÊNCIA PARA TAL. E AINDA CRITICAM O MARCELO REBELO DE SOUSA...
E DEPOIS O BURRO SOU EU!

17 dezembro, 2008 12:56  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que o preço da água tem de aumentar:

* Princípio do utilizador-pagador. Princípio da recuperação de custos (Lei n.º58/2005, de 29 de Dezembro - Lei da Água);

* Taxa de Recursos Hídricos (TRH) - Uma nova taxa na factura da água (Decreto-Lei 97/2008, de 11 de Junho);

* Taxas para licenciamentos de descargas de efluentes e de ocupação no domínio público hídrico do Estado (DHPE).

19 dezembro, 2008 10:28  

Enviar um comentário

<< Home